Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde tenho uma dúvida e preciso da vossa ajuda.
    Fiz uma visita pela imobiliária Era e adorei a casa e fiz logo uma proposta. Posteriormente encontrei a mesma casa numa outra imobiliária, e com outro valor, ou seja mais barata. O problema é que segundo a Era ao fazer a proposta fiquei sendo cliente Era logo não posso fazer uma proposta por outra agencia. Entretanto o dono casa colocou a mesma a venda no Olx com o valor sem a comissão ou seja menos 8000€. Gostaria de saber se posso comprar casa directamente ao proprietário.
    Obrigado
    Sérgio Santos
  2.  # 2

    Não pode... ou melhor poder pode... o vendedor é que vai ter chatices... e ter de pagar a comissão à ERA.
    Concordam com este comentário: Belhinho, Faladura
    • emad
    • 2 novembro 2016

     # 3

    A sua esposa, se for casado ou companheira faz uma proposta com nome diferente do seu directamente ao vendedor.
    Concordam com este comentário: Jpires76
  3.  # 4

    Claro que pode, não assinou nenhum contrato. O vendedor é que pode ter que pagar comissão.
    Uma casa pode estar nas imobiliárias e fazer uma proposta directamente ao vendedor.
    Mas sim, pode sempre fazer como Emad diz e fazer a proposta noutro nome.
  4.  # 5

    Colocado por: costa3333Não pode... ou melhor poder pode... o vendedor é que vai ter chatices... e ter de pagar a comissão à ERA.
    Concordam com este comentário:Belhinho,Faladura



    Para o vendedor ter colocado no OLX não deve ter contrato de exclusividade, e sim a Era vende casas sem contrato de exclusividade....


    Fez proposta apresentou algum cheque para reserva? assinou algum documento?
  5.  # 6

    A razão para as imobiliárias pedirem exclusividade é esta!

    A Era apresentou-lhe a casa, fez o seu trabalho, e agora pretende fugir deles, e comprar a casa sem que a comissão lhes seja devida. Eu percebo ... é dinheiro e estamos a falar de muito, mas é por isto que a maioria das imobiliárias quer exclusividade ...
  6.  # 7

    É hábito no típico Tuga... Vai ao zé, faz o zé perder tempo e dinheiro para opiniões e estudos grátis.
    Depois compra ao Manel

    Faça como achar melhor.
  7.  # 8

    Claro que pode fazer a proposta directamente ao vendedor, não tem nada que o prenda a ERA.

    O resto é apenas conversa de vendedor que não quer perder a bela da comissão.
    • FFAD
    • 3 novembro 2016

     # 9

    Eu dizia à Era que se quiser o negócio tem de acompanhar o valor que vi noutro site, senão vou pela outra agência ou directamente.

    Ser correcto é diferente de ser estúpido.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, Clara Costa
  8.  # 10

    Se ele assinou o documento a fazer a proposta pode já estar agarrado e não poder fazer grande coisa....
  9.  # 11

    ha aqui qualquer coisa que me escapa...... mas porque é que o comprador é perdido e achado aqui no meio da coisa?

    se alguem for penalizado é o vendedor,,,, até porque é o unico que tem uma relação com a imobiliaria!
  10.  # 12

    Para fazer a proposta e mesmo para fazer a visita a ERA obriga a assinatura na ficha de visita.... logo a partir daí o cliente é da ERA...

    Concordando ou Não com o Método de trabalho dessa imobiliária, neste aspecto tem razão, pois para isso é que há legislação nesse sentido... e já vi alguns a pagarem depois em tribunal....

    O SERGIO348 teve conhecimento dessa casa através da ERA... pois se não fosse assim se calhar nem ia ter conhecimento que a casa estava a venda.... logo apesar das pessoas acharem que não faz sentido estar a pagar uma comissão se eu posso fazer o negocio directamente... esquecem-se que a imobiliária tem custos muito elevados para promover e divulgar os imóveis e fazer visitas... que em 100 vendem 1.... pelo que não se pode associar o valor da comissão ao trabalho realizado nesse negócio... pois se fosse assim não existiam imobiliárias em portugal.... o Valor pago da comissão e devido pela "informação" dada ao cliente... que aquela casa estava a venda... e tem o custo que o mercado está disposto a pagar por ele...

    O sergio348 depois de saber que a casa esta a venda... e a localização da mesma, até pode ir ao vendedor e falar directamente com ele, dizendo que quer fazer o negócio por fora.... e pode fazê-lo legalmente....... o problema está que a Imobiliária sabendo que a casa foi vendida, vai tentar perceber quem a comprou... ( Muito fácil pois a informação é publica) e caso associe essa compra a um cliente em que efectuaram a visita, é logo processo em tribunal... e o vendedor fica quase sempre sujeito a pagar a comissão....

    Pode dar voltas em tribunal... e até o vendedor ganhar por questões jurídicas... mas tem sempre gasto com advogados , taxas e taxinhas... e no final acaba sempre a perder....
  11.  # 13

    Colocado por: loverscoutha aqui qualquer coisa que me escapa...... mas porque é que o comprador é perdido e achado aqui no meio da coisa?

    se alguem for penalizado é o vendedor,,,, até porque é o unico que tem uma relação com a imobiliaria!


    Correcto. Só esperamos é que o vendedor não seja enganado e que vá fazer uma transação por X, e depois a imobiliária prove que quem potenciou o negócio foi ela e por isso que o vendedor lhe deve a comissão de Y ... é que X+Y =Z que foi a proposta que o comprador fez.
  12.  # 14

    Colocado por: costa3333Para fazer a proposta e mesmo para fazer a visita a ERA obriga a assinatura na ficha de visita.... logo a partir daí o cliente é da ERA...

    Concordando ou Não com o Método de trabalho dessa imobiliária, neste aspecto tem razão, pois para isso é que há legislação nesse sentido... e já vi alguns a pagarem depois em tribunal....

    O SERGIO348 teve conhecimento dessa casa através da ERA... pois se não fosse assim se calhar nem ia ter conhecimento que a casa estava a venda.... logo apesar das pessoas acharem que não faz sentido estar a pagar uma comissão se eu posso fazer o negocio directamente... esquecem-se que a imobiliária tem custos muito elevados para promover e divulgar os imóveis e fazer visitas... que em 100 vendem 1.... pelo que não se pode associar o valor da comissão ao trabalho realizado nesse negócio... pois se fosse assim não existiam imobiliárias em portugal.... o Valor pago da comissão e devido pela "informação" dada ao cliente... que aquela casa estava a venda... e tem o custo que o mercado está disposto a pagar por ele...

    O sergio348 depois de saber que a casa esta a venda... e a localização da mesma, até pode ir ao vendedor e falar directamente com ele, dizendo que quer fazer o negócio por fora.... e pode fazê-lo legalmente....... o problema está que a Imobiliária sabendo que a casa foi vendida, vai tentar perceber quem a comprou... ( Muito fácil pois a informação é publica) e caso associe essa compra a um cliente em que efectuaram a visita, é logo processo em tribunal... e o vendedor fica quase sempre sujeito a pagar a comissão....

    Pode dar voltas em tribunal... e até o vendedor ganhar por questões jurídicas... mas tem sempre gasto com advogados , taxas e taxinhas... e no final acaba sempre a perder....


    quem ´perde é o vendedor..... isso é problema do vendedor e da imobiliaria! nao vejo como o comprador pode sair prejudicado!
  13.  # 15

    Colocado por: costa3333Para fazer a proposta e mesmo para fazer a visita a ERA obriga a assinatura na ficha de visita.... logo a partir daí o cliente é da ERA...

    Concordando ou Não com o Método de trabalho dessa imobiliária, neste aspecto tem razão, pois para isso é que há legislação nesse sentido... e já vi alguns a pagarem depois em tribunal....

    O SERGIO348 teve conhecimento dessa casa através da ERA... pois se não fosse assim se calhar nem ia ter conhecimento que a casa estava a venda.... logo apesar das pessoas acharem que não faz sentido estar a pagar uma comissão se eu posso fazer o negocio directamente... esquecem-se que a imobiliária tem custos muito elevados para promover e divulgar os imóveis e fazer visitas... que em 100 vendem 1.... pelo que não se pode associar o valor da comissão ao trabalho realizado nesse negócio... pois se fosse assim não existiam imobiliárias em portugal.... o Valor pago da comissão e devido pela "informação" dada ao cliente... que aquela casa estava a venda... e tem o custo que o mercado está disposto a pagar por ele...

    O sergio348 depois de saber que a casa esta a venda... e a localização da mesma, até pode ir ao vendedor e falar directamente com ele, dizendo que quer fazer o negócio por fora.... e pode fazê-lo legalmente....... o problema está que a Imobiliária sabendo que a casa foi vendida, vai tentar perceber quem a comprou... ( Muito fácil pois a informação é publica) e caso associe essa compra a um cliente em que efectuaram a visita, é logo processo em tribunal... e o vendedor fica quase sempre sujeito a pagar a comissão....

    Pode dar voltas em tribunal... e até o vendedor ganhar por questões jurídicas... mas tem sempre gasto com advogados , taxas e taxinhas... e no final acaba sempre a perder....


    Mas quem fica a perder não é o comprador é o vendedor, a não ser que o vendedor depois coloque o comprador em tribunal por ocultação de informação, etc...

    Minha sugestão. Junte todos na mesma sala, e discutam uma solução comum que agrade a todos.

    Eu tive uma situação parecida numa habitação que vebndi, mas foi ao contrário.
    Eu recebi uma visita de um particular, e meia hora depois, esse mesmo particular visitou a minha casa com a Era .... Interessante, certo?

    Eu como sabia que o problema iria ficar nas minhas mãos ... indiquei tanto ao comprador como à Era que apenas venderia se tivesse um papel da Era a indicar que reconhecia que o negócio tinha sido feito sem recurso a intermediação deles. Depois de algumas reuniões onde provei que tinha recebido os compradores antes deles me terem sido apresentados pela Era, lá assinaram e fechou-se o negócio.
  14.  # 16

    Colocado por: loverscout

    quem ´perde é o vendedor..... isso é problema do vendedor e da imobiliaria! nao vejo como o comprador pode sair prejudicado!


    Pois tb me parece que não pode vir a ser prejudicado....
  15.  # 17

    Colocado por: Hugo S.

    Correcto. Só esperamos é que o vendedor não seja enganado e que vá fazer uma transação por X, e depois a imobiliária prove que quem potenciou o negócio foi ela e por isso que o vendedor lhe deve a comissão de Y ... é que X+Y =Z que foi a proposta que o comprador fez.


    correcto.... mais uma vez isso sao contas do vendedor....para quem compra o imovel é igual ao litro!
  16.  # 18

    Salvo engano, segundo a lei portuguesa, as simples propostas nao tem valor legal...

    So mesmo a assinatura de um contrato... Portanto, este comprador, se nao assinou contrato, nao e cliente de ninguem...se quiser retira a proposta tambem..

    E mais etico-moral do que legal (o problema).

    Nao vejo problema para o comprador (alem do etico-moral). Alias, o comprador compra onde melhor lhe servir.
    Concordam com este comentário: Redeaglle
    •  
      Mk Pt
    • 3 novembro 2016 editado

     # 19

    Colocado por: callinasÉ hábito no típico Tuga... Vai ao zé, faz o zé perder tempo e dinheiro para opiniões e estudos grátis.
    Depois compra ao Manel

    Faça como achar melhor.

    Isso na teoria é verdade e devia proceder de forma, digamos, mais politicamente correcta - caso não esteja já comprometido, que aí já seria questão de faltar à legalidade.

    Na prática se as imobiliárias não cobrassem na maioria das vezes valores absurdos pela mera 'mediação' certamente que não haveria tantas pessoas a querer 'fugir'.
    Se o acto de promover o imóvel para facilitar a venda tem o seu valor, também é verdade que o valor real acrescentado ao imóvel é zero e o mercado imobiliário é empolado por comissões elevadíssimas de meros intermediários.

    Isto para não falar de muitas situações que o comissionismo sem responsabilidade real gera - das quais as muitas queixas de clientes 'casa pro' e semelhantes das agências imobiliárias é exemplo, mas isso é naquela de que maus profissionais há em todo o lado (embora, claro, com menos responsabilidade há mais tendência para].



    P.s.:
    Esta opinião não é sobre Era, é sobre as agências imobiliárias no geral.
    Concordam com este comentário: Hugo S., Eugenia Matos
  17.  # 20

    Colocado por: Mk Pt
    Isso na teoria é verdade e devia proceder de forma, digamos, mais politicamente correcta - caso não esteja já comprometido, que aí já seria questão de faltar à legalidade.

    Na prática se as imobiliárias não cobrassem na maioria das vezes valores absurdos pela mera 'mediação' certamente que não haveria tantas pessoas a querer 'fugir'.
    Se o acto de promover o imóvel para facilitar a venda tem o seu valor, também é verdade que o valor real acrescentado ao imóvel é zero e o mercado imobiliário é empolado por comissões elevadíssimas de meros intermediários.

    Isto para não falar de muitas situações que o comissionismo sem responsabilidade real gera - das quais as muitas queixas de clientes 'casa pro' e semelhantes das agências imobiliárias é exemplo, mas isso é naquela de que maus profissionais há em todo o lado (embora, claro, com menos responsabilidade há mais tendência para].



    P.s.:
    Esta opinião não é sobre Era, é sobre as agências imobiliárias no geral.
    Concordam com este comentário:Hugo S.,Eugenia Matos


    Concordo genericamente, mas se assim é, existe algo que todos os vendedores podem fazer quando não vêm valor na mediação. Não a contratam. O que não fakta por aí são plataformas gratuitas para colocar à venda ou em arrendamento os imóveis. Mas a maioria dos vendedores, prefere ter a visita de alguém, que lçhe diz por quanto é que se vende a casa, porque esse alguém tem acesso a dados que o vendedor não tem, que o promove, que o faz circular na sua rede de contactos, e que leva potenciais compradores.

    No final ... parece-me errado que o vendedor se coloque numa posição ... é pá, mas eu nem precisava de vcs e o valor que cobram é muito alto ... mas foi obrigado a fazer o contrato?

    Por outro lado o Comprador tb se procura uma empresa para encontrar casas, de forma a que possa ficar sentadinho em casa e receber contactos, deve respeitar o trabalho feito pela mediação. Se não concorda com ela, pode tb não recorrer a ela.

    É um serviço. Caro ou não, depende de quem paga por ele. Mas é um serviço que não é obrigatório. Só recorre a ele quem quer. Fugir depois de usar o serviço é que me parece errado.

    Atenção, tb não falo de nenhuma mediadora em particular, nem de casos, e são muitos, e má mediação.
    Concordam com este comentário: mhpinto
 
0.0210 seg. NEW