Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Confesso que já começoa a estar tão habituado a ver coisas como a que vi ontem (ver a fotografia), que já nada me admira.

Estão portanto a destruir paredes sem fazer a mínima ideia de como é a estrutura... LIINDO!

Quanto à idade do edifício... da última vez que me disseram que o prédio tinha uns 70 anos, ele tinha 230! :-)
    Portanto, certifique-se (data da 1.ª licença de utilização, registo na Conservatória). Pode ser importante para termos uma ideia do tipo de construção.

Com sorte, são lages fungiformes e pode deitar as paredes todas abaixo sem problemas... mas se o prédio tiver 70 anos e for nas Avenidas Novas em Lisboa, fuja!

(já agora: elimine a porta do quarto do fundo e coloque-a onde está a medição de 1,08m - não esqueça o interruptor).
  2.  # 22

Boas

A ligação ao ultimo quarto de facto é ridicula, mude a porta (e o interruptor), não deve ser caro...

Explique lá esse hall de acesso aos quartos... pelo menos meta um armário, ganha arrumação e ele não fica gigantesco.
    Se colocar umas fotografias terá melhores opiniões.

Entre a cozinha e a sala mude o tipo de pavimento, para delimitar áreas.

Já agora alem das vigas, procure também os pilares :-))))))))))
  3.  # 23

Pode colocar uma parede de tijolos de vidro para delimitar uma zona de outra...
  4.  # 24

Viva,

Obrigado pela ajuda a todos, não fui a tempo e a parede do hall já tinha sido deitada a baixo, vou agora voltar a construir a mesma (desperdício de dinheiro) :(

Se quiserem acompanhar as obras e dar a vossa opinião, podem visitar o seguinte blog: http://casasremodeladas.blogspot.com/

Apenas tem as fotos da obra.

Cpts
  5.  # 25

Olá nasei_27

Parece-me que a escala dos moveis de cozinha não estão correctos o que inviabiliza esse lay-out, veja nesta imagem em anexo o resultado.
      img027.jpg
  6.  # 26

Francisco,

Desde já obrigado pela sua ajuda e paciência a efectuar esse desenho :)

Efectivamente tem razão e não é possível efectuar a ideia inicial. Alterei a planta para o seguinte, de igual modo, foram corrigidas algumas paredes e algumas medidas que estavam mal na planta inicial, feita a mão e sem ser por profissionais. No entanto, esta segunda planta esta mais correcta e reflecte melhor o apartamento como ele é. De igual modo, já foi corrigida a planta na casa de banho de serviço que ganhou mais um pequeno espaço.

Abraço
      plantav2_2.JPG
  7.  # 27

Eu compreendo a sua ideia em ganhar espaço para a sala, daí essa solução.
    No entanto não gosto muito da ideia porque gosto de alguma separação entre sala e cozinha, não que dizer que volte á solução inicial em que era completamente separada. Mas arranjar uma harmonia entre os dois espaços, porque têm funções distintas. Ou seja podem estar em espaço comun, mas manter alguma individualidade. Eu prolongava a parede junto á porta, cerca de um metro, para individualizar um pouco os espaços. Depois á que fazer a harmonização entre os espaços. separar através duma bancada, que aproveitava para as refeições, ou um arco na totalidade ou não. Deve haver muitas soluções para isso.
    Depois tudo isto deve ser harmonizado com o lay-out da sala.
  8.  # 28

Viva,

Novas fotos no blog para quem tiver curiosidade, agradecia comentários e ideias ....

http://casasremodeladas.blogspot.com/

Cpts
  9.  # 29

penso que a porta da casa de banho "grande" poderia dar para o corredor e permitir nessa zona onde agora está desenhada, um roupeiro ( arrumo) e tambem assim não dar de caras para o hall.
  10.  # 30

Viva,

Passados seis meses ainda continuo com a grande aventura de remodelar um apartamento que comprei com 20 anos. Assim sendo, decidi partilhar com este magnifico forum as fotos mais recentes, espero que gostem ...

Podem ver as fotos antes e depois e tentarem adivinhar quais são as divisões a que corresponde cada foto.

O Blog é http://casasremodeladas.blogspot.com

Por favor, comentem .....

Abraço
      antesdepois.jpg
    •  
      FD
    • 15 dezembro 2009

# 31

Quanto é que gastou ou está a pensar gastar no total?
  11.  # 32

Viva FD,

Ainda não fiz contas, mas ficou claramente acima dos 15 000 euros. Algumas coisas foram feitas por mim o que permitir poupar algum dinheiro.

No entanto, poderia ter ficado mais barato se não tivesse isolado todas as paredes exteriores e os tectos com pladur + isolamente com lá de vidro.

De igual modo, tudo foi feito de novo, esgotos, aguas, electricidade, WCs, portas, apanelados, chão flutuante, cozinha, etc ... apenas foi aproveitado as janelas em aluminio.

No blog podem verificar como ficaram as outras divisões, agradecia comentários p.f.

Abraço

Nasei_27
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD
    •  
      FD
    • 15 dezembro 2009

# 33

Colocado por: nasei_27No blog podem verificar como ficaram as outras divisões, agradecia comentários p.f.

Pareceu-me tudo bem... só destoam mesmo as janelas e a fita dos estores. :)
  12.  # 34

Colocado por: nasei_27Ainda não fiz contas, mas ficou claramente acima dos 15 000 euros. Algumas coisas foram feitas por mim o que permitir poupar algum dinheiro.

E ainda falta a cozinha?...

Também me parece bem.
    (mas deixe estar que logo mais vou ver isto à lupa!) :-)
  13.  # 35

Peço desculpa se estou algo off-topic mas teria algumas questões em relação ás separações sala-cozinha.

O RGEU menciona nos compartimentos obrigatórios para cada tipologia que, exceptuando o WC, terá que existir um compartimento para sala e outro para cozinha (nos T0). De acordo com pessoas mais experientes que aqui comentaram, é possível "separar" a cozinha e sala mediante mobiliário e entrando na cozinha apenas pela sala (não existem restrições por causa de incêndios?).

1.Isto é válido para construção nova ou só reabilitação/interiores?
    2.Os móveis de separação podem consistir apenas numa bancada aberta com arrumação em cima, por exemplo?
    3.Em caso afirmativo nos dois anteriores, que área se considera como apenas de cozinha (por exemplo em relação ao exemplo que é aqui comentado)?

4.Questão á parte: desde que se salvaguarde a área de rotação (1.5m) para acessibilidades pode a área de cozinha coincidir com a área de entrada (para um pequeno T0)?

Agradeço desde já qualquer informação sobre este assunto.

Cumprimentos
  14.  # 36

*bump
  15.  # 37

Alguém poderia esclarecer esta questão da separação cozinha sala?
    :s

Agradeço toda a ajuda
  16.  # 38

É de facto obrigatorio que as cozinhas estejam fisicamente separadas por uma parede da sala caso estejam servidas de instalação de gas. Se forem servidas por equipamentos electricos as cozinhas podem ter comunicação directa com a sala tipo um arco ou similares mas terá sempre que haver um compartimento autonomo denominado cozinha e outro sala, salvo os empreendimentos turisticos onde são possiveis a dita kitchenette. Isto é valido para construções novas ou alterações sujeitas a licenciamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Oliveira
  17.  # 39

antes de mandar meu desenho acho que vai ter ai um problemazinha porque iolhando para a planta quase de certeza que vai ter ai um pilar algures na parde que quer demolir, e esse n pode tirar mesmo.
  18.  # 40

arq.MarcoCarriço

talvez me possa tirar uma dúvida persistente, no meu entendimento do RGEU acho que um espaço de cozinha desde que tenha iluminação/ventilação própria (art.71), sistema de evacuação de fumos(art.109), área de pavimento constituida por materiais impermeáveis (art.41), não consigo encontrar o sitio onde diz que essa cozinha tem de estar separada por parede em relação á sala.

0.0227 seg. NEW