Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Jfsmoreira

puxe pela imaginação e vai ver que não é só uma vez e por causa do mal estar que a viagem pode acontecer.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  2.  # 102

Colocado por: Pedro Barradas

A CMartin presume muita coisa.... quem lhe disse que os "arquitectos star system" são perfeito.. aliás é precisamente o contrario na maior parte das suas obras... acho que se deslumbra com pouco... A realidade é outra.

Os colegas arquitectos não vão opinar sobre um planta que não está em questão... isso é mais que óbvio.

Cinjamo-nos ao problema do criador desta discussão.

Boas Pedro,

Podia desenvolver um pouco mais em afirmar que a planta não está em questão? O que melhorava ? Outra das solucoes apresentadas foi colocar a moradia no Centro do terreno, pouco corredores havia, o bom que o terreno tinha (exposição solar) deixava de existir, e depois o terreno ficava "divido" sem haver uma grande área de lazer. Já li aqui no fórum que um bom projecto é aquele que se adapta ao terreno, foi respeitado os limites de distância legais para ter a maior porção de terreno disponível para lazer e aproveitamento solar. Escusado será dizer que no inverno a casa apanha sol todo o dia em todas as divisões. Que soluções tinha para reunir estes dois fatores sem haver um corredor acima das medidas ?
  3.  # 103

Colocado por: enf.magalhaesLol. As vezes estamos na cama e a mulher diz : esqueci disto ou daquilo na sala e lá vou eu . Ou então vais buscar um chá ou água. Ou arrumar a roupa .. ir e vir são mais de 60 metros , repita isto 4 vezes ....

E repita 16 ou 18 (já ara não dizer 24) degraus 4 vezes... não sei o que preferiria!
  4.  # 104

Jfsmoreira

se calhar o enf.magalhães preferia apenas ter um trajeto um pouco mais curto.

enfim Zebota

vai-me perdoar a ironia mas os seus princípios estão certos, o que não está certo é a forma de o fazer
    podia perfeitamente ter a casa em L ou em U ou outra coisa qualquer e tudo isso e mais um para de botas e ser algo com racionalidade e bom senso, em suma com uma organização funcional com sentido e dentro da razoabilidade.
    já agora em termos de exposição solar, é preferível ter o sol rasante nos quartos de manhã do que á tarde, portanto se calhar a sua casa até funcionava melhor nesse aspeto se tudo fosse invertido. Os quartos na zona da sala e a sala e cozinha na zona dos quartos.
    Concordam com este comentário: tozepalma
  5.  # 105

Achei piada ao outro comentário do Marco, como vivo no RC de um apartamento e tenho um terraço, para onde estão virados os quartos, no fim de semana seja caricato fazer arrumações e ir de quarto em quarto pela rua, para para não falar em sair de um quarto, para o terraço, entrar no outro para ir à cozinha.
    É importante isso dos percursos e rotinas diárias.

Uma que muita gente se esquece.
    Em dias de chuva ou deixa o carro à porta ou na garagem ao fundo da rampa,. Quantos metros à chuva até à porta de casa?
    Onde está o portão da rua? a porta da casa ? e a rampa inclinada ? Se calar faz sentido ter a porta de casa para a zona onde os carros passam.
  6.  # 106

Na minha futura casa também é deste genero. Divisões a sul e um corredor a norte . A casa tem 28 metros de comprimento. O corredor deste o termino da cozinha até ao escritório que é a última divisão tem uns 15 metros . Agora que na obra já dá para identificar os limites da casa acho a casa enorme , muito cumprida....
    Da para fazer uma casa como quer sem tanto corredor e tão dispersa .
    A minha ficou num ângulo de 45 graus ao terreno para aproveitar o sul .
  7.  # 107

Quanto mais perto ficar as coisas uma da outra melhor . Melhora a vivencia das pessoas . A mulher na cozinha e você a na freguesia ao lado.
    Estou a exagerar mas é para perceber o que quero dizer.
    • Zebota
    • 5 novembro 2016 editado

# 108

Colocado por: enf.magalhaesQuanto mais perto ficar as coisas uma da outra melhor . Melhora a vivencia das pessoas . A mulher na cozinha e você a na freguesia ao lado.
    Estou a exagerar mas é para perceber o que quero dizer.

então e as casas com 3 ou 4 pisos ? Cave para o carro e arrumos, zona social no rc e quartos no 1 piso. Ja sao dois lanços de escadas. É essa a vivência? A vivência faz se na zona social e essa não podia ser melhor ! Os quartos são para dormir a única vivência que existe é com a esposa, não percebo essa da vivência
  8.  # 109

Zebota por isso pedi ao arquitecto uma casa que a vivencia fosse só num piso , livre de escadas e que o espaço fosse todo para utilizar no dia a dia , porque não me revejo em casa de 3 ou 4 andares .
    Mas zebota se gosta da casa assim é na boa , a casa é para si ....
  9.  # 110

O Zebota entra em casa , fica na sala e só vai ao quarto as 23h ? E de noite e o seu filho estiver doente no quarto e você tiver de cozinhar ou ir fazer um chá ou ou ...
    Escusa de enervar . a minha vivência provavelmente é diferente da sua.
    Foi a minha opinião. Que tem um grau de subjectividade .
    O zebota faz o que lhe agradar mais
  10.  # 111

Colocado por: ZebotaPodia desenvolver um pouco mais em afirmar que a planta não está em questão?

As planta ou plantas que não estão em questão ´são as que a CMartim aqui meteu, para despropositadamente alguém opinar.. Não me estava a referir à sua ;)

A sua já os meus colegas disseram de sua justiça... concordo com os comentários e não tenho mais nada a acrescentar.
  11.  # 112

Colocado por: Zebotaentão e as casas com 3 ou 4 pisos ?

A escolha não está entre fazer uma casa de piso único ou uma de 3 ou 4 pisos, está entre fazer uma casa com um único piso sem excesso de circulação e uma com excesso de circulação, como a que propõe
    Concordam com este comentário: nunogouveia, enf.magalhaes
  12.  # 113

Colocado por: Zebota

Ventilação mecânica centralizada com climatização. Quando me apetecer ligo o recuperador
    pode desenvolver esta sua intenção?
    Não me parece adequada a este imóvel, qual e a localização?
    • emad
    • 5 novembro 2016

# 114

Mais uma vez digo quem coloca no foru. plantas criadas por arquitecto para se sujeitar a criticas, ou não sabe o que quer, ou nao confia no seu arquitecto.
    Concordam com este comentário: jorgferr
  13.  # 115

Então para que serve o fórum se não para tirar uma ideia aqui ou ali?
    Concordam com este comentário: sousa tavares
  14.  # 116

Colocado por: PandREntão para que serve o fórum se não para tirar uma ideia aqui ou ali?

O forum é só para pessoas que raramente se enganam e nunca tem duvidas.
    A frase que eu mais gosto de alguns iluminados é " o que é que diz o seu técnico? "
    Concordam com este comentário: sousa tavares
  15.  # 117

Colocado por: alexpA frase que eu mais gosto de alguns iluminados é " o que é que diz o seu técnico? "

Normalmente quem escreve essa frase, são precisamente membros do forum que são "tecnicos".... Onde eu me incluo.. cada vez tenho mais vontade de me "iluminar"....

Há dúvidas que por aqui aparecem.. havendo técnicos por trás, não deveriam sequer aqui aparecer/ transparecer... ;)
  16.  # 118

A minha planta recebeu criticas também(não tem porta de entrada, tem degraus no teto de um corredor), e até agora não modaria nada no e está toda a quase feita feita, mudaria que houve-se mais orçamento como não há teve assim, tambem gostava por exemplo ter garangem para 2 carros, mas não chega para tudo. Tive pessoas que deram ideias de mudança mas depois não iam de encontro com o queriam e que ajudaram na escolha por exemplo do acabamento do capoto, ventilação etc
  17.  # 119

Colocado por: nelson__ricardoA minha planta recebeu criticas também(não tem porta de entrada,

Tenho muitas casa que projectei SEM porta de entrada formal!!!, são montes, são casas dentro de propriedades rurais... , recebe-se as visitas directamente pelas zonas sociais. O formalismo fica ao portão/ limite de propriedade ;) Mas no entanto tem mesmo de haver uma porta de serviço ;)
    Concordam com este comentário: nelson__ricardo
  18.  # 120

Claro que os gostos são subjectivos. Se a pessoa sente-se bem com determinada solução só tem de a seguir e ignorar o resto . Como disse para mim fazia diferente mas eu sou eu com os meus gostos e ideias moldadas de uma forma multifactorial assim como zebota terá os seus gostos e o seu perfil de utilização da casa será diferente do meu . Por isso se está confiante e satisfeito, força .

0.0423 seg. NEW