Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: RcrdPrntBoas,

Penso que seja interessante:

Desumidificador Aldi

Potência: 420 W
    Capacidade de desumidificação: 20 l em 24 h
    Função de temporizador e descongelar
    4 modos: humidade do ar, ventilação, automático e secagem de roupa
    Capacidade do depósito: 6,5 l

Preço: 145
    A partir de 09/Novembro

Comprei um o ano passado, e gosto muito do equipamento.
    Não acho demasiado ruidoso, mas também não o tenho num local que me incomoda.
    A função de manter a humidade numa determinada % funciona muito bem.
    O depósito é bem grande.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RcrdPrnt, zemvpferreira
  2. Deixo um alerta sobre o desumificador de 10L silvercrest que saiu esta semana no lidl.

-1a unidade comprada apenas ventilava. Notei logo que estava muito silencioso e o compressor não arrancava. Medi e tinha consumo de 17/18W.

- 2o unidade. Compressor já funcionava, mas não passava dos 160W/170W com humidade de 70%. Ao lado de um tacho a ferver ou num WC fechado com humidade de 90% lá subiu o consumo /potência para os 190/200W. Ou seja, abaixo dos 245W anunciados.

Esteve mais de uma hora para baixar dos 90% para 80% de humidade no WC.

Modelo muito fraquinho e barulhento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemvpferreira, fadadolar
    • eu
    • 6 novembro 2024
    Eu confirmo que é barulhento.

Contudo, por aqui no WC onde está instalado, baixa a humidade de 90% para 60% em cerca de uma hora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemvpferreira, fadadolar
  3. Numa hora baixa 30% está muito bom.

Ainda tenho de testar o meu na casa de banho.

Comprei um higrómetro para comparar e a não ser que o higrómetro também esteja muito aquém, marca cerca de 10% para menos.

No desumidificador marca 75% no higrómetro 65%.

Talvez explique o facto dele ter muita dificuldade em baixar dos 65%, pelos vistos corresponde a 55% o que já é um valor bom.
  4. Em PT onde posso fazee uma revisão ao meu Trotec?
    O gajo está bom há anos, mas queria fazer uma revisão e ver else está tudo ok.
    Lisboa, de preferência 😁
  5. Colocado por: casinhaDaAvoEm PT onde posso fazee uma revisão ao meu Trotec?
    O gajo está bom há anos, mas queria fazer uma revisão e ver else está tudo ok.
    Lisboa, de preferência 😁

Não faço a mínima ideia mas eu não perderia dinheiro com isso. Limpeza de filtro com isso e já está a andar de carrinho.
  6. Uma dúvida:

Vamos supor dois desumidifcadores semelhantes anunciados com capacidade de extração de 10l/dia. Um deles anuncia consumo nominal de 200Wh e o outro 250Wh. Que leitura devo fazer destes dados?

1 - O primeiro vai ser mais eficiente pois consegue, em condições de laboratório, extrair 10l/dia com um consumo nominal de 200Wh ou

2 - O segundo vai ser mais eficaz pois consegue atingir um consumo nominal superior de 250Wh pelo que vai ter mais potência disponível para extrair esses mesmos 10l/dia?

Na prática quando procuramos um desumidifcador devemos olhar para o que consome menos ou para o que "consegue" consumir mais?
  7. Na teoria, a única diferença é o rendimento de cada equipamento.
    O que consome menos tem melhor rendimento, faz o mesmo com menor consumo energético.
    • eu
    • 8 novembro 2024
    E poderemos confiar nos valores anunciados ?
  8. Colocado por: euE poderemos confiar nos valores anunciados ?

É como tudo...
    Concordam com este comentário: eu
  9. Colocado por: rjmpiresNa teoria, a única diferença é o rendimento de cada equipamento.
    O que consome menos tem melhor rendimento, faz o mesmo com menor consumo energético.

Neste caso, impossível ou pelo menos altamente improvável. Os desumidificadores baratuchos são essencialmente todos a mesma máquina, não há qualquer hipótese que um seja 20% mais eficiente que o outro.

Se o preço for semelhante e a potência for semelhante, a capacidade de secagem semelhante será. Provavelmente o vendedor da primeira máquina está a exagerar a capacidade de desumidificação, nada mais.

As diferenças entre aparelhos, quando existirem, têm de ser numa ordem de grandeza maior. Ou é um aparelho grande ou é um aparelho pequeno. Não vale a pena pensar que 50 watts aqui e ali vão ser diferenças reais.
  10. Colocado por: zemvpferreira

Neste caso, impossível ou pelo menos altamente improvável. Os desumidificadores baratuchos são essencialmente todos a mesma máquina, não há qualquer hipótese que um seja 20% mais eficiente que o outro.

Se o preço for semelhante e a potência for semelhante, a capacidade de secagem semelhante será. Provavelmente o vendedor da primeira máquina está a exagerar a capacidade de desumidificação, nada mais.

As diferenças entre aparelhos, quando existirem, têm de ser numa ordem de grandeza maior. Ou é um aparelho grande ou é um aparelho pequeno. Não vale a pena pensar que 50 watts aqui e ali vão ser diferenças reais.
    Concordam com este comentário:eu

Claro, eu estava apenas a falar na questão física/teórica da coisa, tendo por base os valores descritos e a sua comparação.
    Agora que as marcas são aldrabonas.. acho que não há dúvidas 😅
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
    • eu
    • 8 novembro 2024
    Colocado por: zemvpferreiraOs desumidificadores baratuchos são essencialmente todos a mesma máquina

E os mais caros também não são muito diferentes dos baratuchos.

O que varia acima de tudo é a eficiência e ruído do compressor e a área do condensador.
  11. Colocado por: zemvpferreiraDepende da casa e da severidade da humidade, mas em geral sim. Quanto menos potente, mais tempo vai trabalhar continuamente. Se tiver um sítio onde o deixar ligado com uma mangueira de condensados e onde não o ouça, mesmo um para 20m2 vai acabar por secar uma casa de 300m2. Pode é ter de trabalhar 24 horas por dia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:casinhaDaAvo
    isso não tem logica , porque teria que ter um corte de humidade a 100% ,teria que ser uma casa completamente estanque ! Isso não existe .
  12. Claro que é uma simplificação, mas na maioria dos casos a grande contribuição para a humidade interior são os ocupantes, não os ganhos por troca de ar. Estou também a supor que estamos a tentar chegar a uns 50-60% de humidade interior, não a 0%. Conheço uma série de casas americanas gigantes onde espetaram um desumidificar de 400 watts na cave e se esqueceram dele ligado durante 20 anos. Chega perfeitamente para manter o ambiente saudável.

Há casos bicudos que necessitam de aparelhos comerciais de 2000 watts e coisas tais, mas para a larga maioria das pessoas algures entre 200 e 400 está óptimo. Meramente a minha experiência, não sou doutorado em desumidificadores.
  13. Colocado por: zemvpferreiraClaro que é uma simplificação, mas na maioria dos casos a grande contribuição para a humidade interior são os ocupantes, não os ganhos por troca de ar. Estou também a supor que estamos a tentar chegar a uns 50-60% de humidade interior, não a 0%. Conheço uma série de casas americanas gigantes onde espetaram um desumidificar de 400 watts na cave e se esqueceram dele ligado durante 20 anos. Chega perfeitamente para manter o ambiente saudável.

Há casos bicudos que necessitam de aparelhos comerciais de 2000 watts e coisas tais, mas para a larga maioria das pessoas algures entre 200 e 400 está óptimo. Meramente a minha experiência, não sou doutorado em desumidificadores.
    nós precisamos de humidade se não estamos todos lixados principalmente com as vistas ... 55,60% já é um luxo a quem conseguir , o que me estava a referir é que nunca um aparelho de 45m2 vai ser eficaz numa casa de 300... A área em M2 é para simplificar em prática a area m3 ... Uma máquina de 45m2 nunca vai ser eficaz porque a casa nunca será estanque e o poder de captação de humidade só passará a ser pelo ar seco do próprio ar dos 45m2 ou seja um gajo dá um espirro ou uma gargalhada lá se vai a eficácia ... Máquinas boas no mínimo tem que absorver 2/3 + da área da casa assim consegue absorver +- o restante da casa ... Se não a humidade andará sempre acima do ideal mas é bem melhor do que não ter desumidificador !
  14. Estou a pensar seriamente em devolver o desumidificador.

Como passo grande parte do dia no quarto, o barulho incomoda, quando desliga é um descanso total. Além que volta e meia tem uma vibração que é preciso estar sempre a apertar aqui e ali os plásticos para parar.

Outra é que acho, no meu caso, que combater a humidade é uma guerra sem fim, não sei se compensará a longo prazo financeiramente. Quando atinge a humidade selecionada ele pára mas 10min depois volta a ligar porque já subiu outra vez, trabalha mais 20-30min e desliga e fica assim o dia todo.

Neste momento está 26ºc e 62% com a janela aberta sem desumidificador, segundo a app do higrometro a média da semana anda nos 71%.

O que fariam, devolviam ?
  15. Colocado por: joaociviEstou a pensar seriamente em devolver o desumidificador.

Como passo grande parte do dia no quarto, o barulho incomoda, quando desliga é um descanso total. Além que volta e meia tem uma vibração que é preciso estar sempre a apertar aqui e ali os plásticos para parar.

Outra é que acho, no meu caso, que combater a humidade é uma guerra sem fim, não sei se compensará a longo prazo financeiramente. Quando atinge a humidade selecionada ele pára mas 10min depois volta a ligar porque já subiu outra vez, trabalha mais 20-30min e desliga e fica assim o dia todo.

Neste momento está 26ºc e 62% com a janela aberta sem desumidificador, segundo a app do higrometro a média da semana anda nos 71%.

O que fariam, devolviam ?

Não se passa nada com o seu desumidifcador. É o funcionamento normal.
    • eu
    • 11 novembro 2024
    Colocado por: joaociviQuando atinge a humidade selecionada ele pára mas 10min depois volta a ligar porque já subiu outra vez, trabalha mais 20-30min e desliga e fica assim o dia todo.

Perfeitamente normal.

Agora escolha: prefere o barulho ou a humidade?
  16. Reformulando a pergunta.

Vale a pena ter um desumidificador a trabalhar o dia todo para manter os 60% ou poupar a carteira e os ouvidos e ficar pela janela aberta e com os 70% de humidade ?

Será que faz muita diferença em termos de saúde ? Entre 60 e 70% ?

0.0287 seg. NEW