Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    A planta que enviei era a única que tinha em formato pdf mas o projecto já foi aprovado e a planta actual não tem erros.
    O terreno situa-se em Lavra Matosinhos a 300 m do mar.

    O terreno foi uma oportunidade que surgiu sendo o custo do mesmo irrelevante. Obviamente que se tivesse que comprá-lo numa situação "normal" não o teria feito num terreno com esta configuração.

    Contando que a CM irá exproriar uma parte amortizo o custo que tive com a outra parte.

    A disposição da zona social da casa foi uma opção da nossa parte, pois se tenho terreno atrás queria que a sala ficasse nas traseiras da casa, assim como a cozinha em contacto directo com a sala. O tererno tem de frente cerca de 7 metros e alarga para os 12 m.

    No fundo o meu objectivo ao colher a vossa opinião, era saber, da vossa experiencia e com tudo o que referi:

    - se tenho uma habitação cujo custo de construção "chave na mão" possa custar cerca de 350.000 pois eu penso que algo está errado, mas como não sou da área...
    - se vale a pena contratar directamente as especialidades, ou seja, se a redução de custo que vou obter compensa a dor de cabeça que está inerente à contrstação de cada especialidade de forma isolada.
    - se este projecto, pela vossa experiencia, pode ter um custo de estabilidade de cerca de 55.000 euros.
    - qual é a margem que normalmente as empresas colocam para um projecto chave na mão.
    - se uma casa térrea fica efectivamente mais barata que uma casa com diversos pisos.

    Obrigada
    • RCF
    • 23 novembro 2016

     # 42

    Colocado por: Claudiaccm- se vale a pena contratar directamente as especialidades, ou seja, se a redução de custo que vou obter compensa a dor de cabeça que está inerente à contrstação de cada especialidade de forma isolada.


    Colocado por: Claudiaccm- qual é a margem que normalmente as empresas colocam para um projecto chave na mão.


    Da minha (pouca) experiência:
    - optar por construção por etapas, em vez de chave na mão, compensará apenas para quem tiver algum conhecimento na área e bons contactos na área. Isto é, se tiver conhecimentos sobre construção ou alguma experiência, por anterior construção e conhecer empreiteiros ou especialistas em várias áreas, fará sentido avançar para a construção por etapas. Se assim não for, mais valerá entregar tudo, chave na mão, a um empreiteiro.
    - a margem de lucro do empreiteiro, que constrói chave na mão, não é equivalente à margem de poupança que o dono de obra poderá ter se construir, separadamente, por especialidades. O empreiteiro (chave na mão) consegue preços que não estão ao alcance de um dono de obra, quer em materiais quer em mão de obra, pois ele não constrói apenas uma casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Claudiaccm
  2.  # 43

    Colocado por: Claudiaccmse tenho uma habitação cujo custo de construção "chave na mão" possa custar cerca de 350.000 pois eu penso que algo está errado, mas como não sou da área...

    Errado pode não estar, mas é para acabamentos de muito boa qualidade. O cenário que traçou está errado e alguém ia ganhar muito dinheiro com o projecto...
    Pode falar com outros empreiteiros e certamente irá encontrar outros valores. Indique claramente que não está disponível para pagar mais que um certo valor por m2 e cheguem a uma solução intermédia.


    Colocado por: Claudiaccmse vale a pena contratar directamente as especialidades, ou seja, se a redução de custo que vou obter compensa a dor de cabeça que está inerente à contrstação de cada especialidade de forma isolada.

    É de longe uma solução mais barata que chave na mão, se bem que estará no limite da legalidade (estou a suavizar), pois tem que arranjar um alvará de uma empresa que se responsabilize... tudo se arranja.
    Contudo passa de 8 para 80. Não queria chatices e ia para uma solução chave na mão agora quer contratar tudo à parte e terá que andar sempre em cima disso e gerir tudo!

    Colocado por: Claudiaccmse uma casa térrea fica efectivamente mais barata que uma casa com diversos pisos.

    Obrigada


    Pode ser mais barata ou mais cara. No geral não é por aí que poupa ou gasta mais dinheiro, mas é um conjunto de factores. (Poupa nas fundações, gasta no telhado e tem mais área útil dentro de casa)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Claudiaccm
  3.  # 44

    Se já tem projecto aprovado e se não quer começar de novo, e está contente com esse mesmo projecto, então faça um mapa de quantidades bem detalhado. pelos valores que tem pela frente, pague algum a alguém que lhe faça medições correctas e um mapa de quantidades bem detalhao e volte à carga com vários empreiteiros.

    Vai reduzir a disparidade de propostas, no sentido em que cada um responda como bem entende. Assim vai conseguir comparar rubrica a rubrica os város empreiteiros e negociar valores individuais, mantendo a "dôr de cabeça" no processo "chave-na-mão".

    Tem de reduzir o risco e as variáveis. Só quando conseguir ter um base de comparação estável, é que vai conseguir perceber onde tem de "negociar".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Claudiaccm
    • RCF
    • 23 novembro 2016

     # 45

    Colocado por: Claudiaccmse a redução de custo que vou obter compensa a dor de cabeça que está inerente à contrstação de cada especialidade de forma isolada.


    Poderá ter redução de custo, mas isso não é garantido, conforme já atrás escrevi.
    Quanto à dor de cabeça, pode não ser apenas durante a fase de construção, pois pode continuar depois. Imagine que, por exemplo, já estando a habitar a casa, o solha levanta. Contacta quem o assentou, que lhe diz que a responsabilidade não é dele, mas de quem fez a laje... Isto é, posteriormente, existindo problemas, haverá o jogo do "empurra" e vai-lhe ser mais difícil imputar responsabilidades. Se a construção for chave na mão, o construtor até pode não querer assumir responsabilidades mas, pelo menos, não poderá empurrar para outro.
    Mas, repito, se tiver algum domínio sobre a área de construção, bons contactos e tempo disponível, será uma boa opção não entregar "chave na mão".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Claudiaccm
    •  
      mhpinto
    • 23 novembro 2016 editado

     # 46

    Presumindo do que escreve que refazer o projeto não é opção (mesmo que fosse o mais aconselhável*), o meu conselho é só um: continue a pedir orçamentos.
    Aposto que para comprar sapatos, ou se calhar até um simples pacote de arroz, compara preços em duas ou três lojas. Nesta ordem de valores, não há nem pode haver limite para o número de orçamentos pedidos.

    Outro conselho passa por sondar também métodos de construção menos convencionais.
    (https://forumdacasa.com/discussion/44968/1/duvidas-sobre-orcamentos-para-construcao-de-moradia-woodframing-lsf-e-ate-alvenaria/)

    *O meu projeto é estupidamente parecido ao seu: o terreno é quase fotocópia, o número de divisões semelhante (3 quartos + 1 escritório/quarto de visitas) e o princípio subjacente a disposição das mesmas também (casa térrea, quartos na frente e zona social na traseira). Pormenor: o meu tem cerca de 180 m2 de área bruta. E parece (pelo menos a mim) bem mais funcional que o seu. Isto só para dizer que poderia (e ainda pode) ter poupado imenso logo à partida.
    Concordam com este comentário: Claudiaccm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Claudiaccm
  4.  # 47

    Lavra é uma daquelas zonas demasiado caras e inflacionadas.

    Infelizmente não tenho euros para ir para morar lá,as casas são um balurdio, talvez seja por isso que os contrutores lhe estão a dar orçamentos elevados.
    pedir orçamentos a pessoal de fora talvez não seja má opção, mas percebo pouco da area de contrução.

    Enquanto andei a pequeisar casas nessa zona e passando la´muito tempo porque gosto de dar la uns passeios, qualquer casa pequenina passa dos 300.000€ facilmente uma com essas dimensões deve chegar a esse valor que refere, acho que se estão a aproveitar de voce ter escolhido essa zona e que uns kilometros ao lado o preço é menos 30/40%
    Concordam com este comentário: Claudiaccm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Claudiaccm
  5.  # 48

    Mhpinto fico contente em ter assim um projecto estranho como o meu mas que é do meu agrado.

    Já gora pode enviar-me a sua planta para comparar e tirar ideias?
    Não me importo de ter uma casa mais pequena desde que esteja dentro do meu plafon. Objectivo: plafon!!!!
    Isto porque não quero gastar aquilo que posso e o que não posso e há mais vida para além de uma casa :-)
    • emad
    • 23 novembro 2016

     # 49

    Claudia você ainda não sabe bem o que quer. Deveria arranjar um arquitecto que percebesse bem o terreno e aquilo que pretende que seja a sua casa.
    Nao se precipite. Esta e a devida mais importante da sua vida. Decida de forma consciente e sustentada.
    Um conselho de alguém que esta no fim de um processo de construção
  6.  # 50

    Colocado por: emadClaudia você ainda não sabe bem o que quer. Deveria arranjar um arquitecto que percebesse bem o terreno e aquilo que pretende que seja a sua casa.
    Um conselho de alguém que esta no fim de um processo de construção



    Eu sei o que quero, gosto da casa e da arquitectura, só não gosto é do preço e isso condiciona tudo.
    Entre o que a gente gosta e o que podemos vai uma grande distância.
    Claro que estamos a estudar diversas hipóteses em face dos valores obtidos mas quis colher aqui mais opiniões e as vossas opiniões têm sido importantes.
    • smdx
    • 23 novembro 2016

     # 51

    o melhor é pedir várias propostas..
    e acima de tudo (e se possível) pedir propostas a construtores de quem lhe tenham dado boas referências.

    é relativamente fácil haver grandes disparidades dos valores mesmo com caderno de encargos e mapa de quantidades
  7.  # 52

    diga aos empreiteiros que pedir orçamento que a casa é em vilar (logo por trás de Lavra) e a sua casa de sonho com gavetas já vai para baixo dos 250.000€.
    depois de lhe apresentar o orçamento diga-lhe que a localização é 5km ao lado e ele já não vai ter argumentos para cobrar +100.000€ acho eu :-)
    Concordam com este comentário: damned, fmrato
    • VXMC
    • 23 novembro 2016

     # 53

    Colocado por: Claudiaccm


    Eu sei o que quero, gosto da casa e da arquitectura, só não gosto é do preço e isso condiciona tudo.
    Entre o que a gente gosta e o que podemos vai uma grande distância.
    Claro que estamos a estudar diversas hipóteses em face dos valores obtidos mas quis colher aqui mais opiniões e as vossas opiniões têm sido importantes.


    ClaudiaCCM, sei bem o que está a sentir pois eu senti-me +- na sua situação. É o que dá ter azar e encontrar maus arquitetos e maus profissionais. Venderam-lhe um sonho de fazer uma casa por um valor quando no final custa esse valor 1,5vezes +IVA.
    Aconselho a procurar vários, muitos orçamentos e caso não esteja satisfeita não procure o mesmo profissional para refazer a arquitetura. Já está visto que não é pessoa de fiar se é que me entende...
    Em todo o caso muito boa sorte.
  8.  # 54

    Colocado por: ClaudiaccmMhpinto fico contente em ter assim um projecto estranho como o meu mas que é do meu agrado.

    Já gora pode enviar-me a sua planta para comparar e tirar ideias?


    Vou responder por mensagem privada.
    Concordam com este comentário: Claudiaccm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Claudiaccm
  9.  # 55

    O ideal é ter um mapa de quantidades bem detalhado, e o empreiteiro responder a esse mapa.
    No outro tópico coloquei exemplos de aluns artigos do mapas de trabalhos que costumo fazer, e terá uma ideia de como deve ser.
    Sabe que quando se pretende a sanita x ou o paviento y, fica a perceber que o empreiteiro compra (diz que compra, sabe-se lá onde) sanitas completas por 40 euros, e mosaico a 5 euros... Bombas de calor a 3 mil euros, painéis solares a 300, etc...
    Concordam com este comentário: Hugo S., riscos, fmrato
  10.  # 56

    (não querendo gerar ruído nesta discussão, mas não encontrei outra mais apropriada, ainda aberta)

    Como DO estou a tomar a decisão de adjudicar chave na mão, com 2 empreiteiros em "short-list".
    1 - empresa A - empresa da região, experiência em obras de dimensão e complexidade semelhante, valor aprox. 5%-6% mais alto
    2 - empresa B - empresa de fora (sede no Minho, quando a obra é no Algarve), maior em experiência e pessoal do que a anterior mas com um plano de reabilitação em curso, valor proposto inferior;

    A questão sendo:
    - quais as grandes vantagens / inconvenientes em contratar na região vs. fora?

    Todos os comentários serão bem vindos, obrigado.
    • riscos
    • 28 novembro 2016 editado

     # 57

    Colocado por: fmratoinconvenientes em contratar na região vs. fora?


    Tem toda a desvantagem em ser uma empresa do minho, a não ser que esteja a falar de uma empresa com grande capital e capacidade técnica. senão vejamos:

    material vai ser transportado do norte para o algarve, desde material bruto de cofragem a material delicado como louças e vidros, tem varios condicionantes, desde atrasos a problemas no transporte.
    Mão de obra, ou vão do norte para o algarve...alojamento..etc, ou vai subcontratar uma empresa do algarve e aí começam os problemas!

    No seu lugar preferiria uma empresa da região.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fmrato
  11.  # 58

    "2 - empresa B - empresa de fora (sede no Minho, quando a obra é no Algarve), maior em experiência e pessoal do que a anterior mas com um plano de reabilitação em curso, valor proposto inferior;" esta empresa por acaso não é a espaço abstrato? se for fuja a 7 pés
  12.  # 59

    não é a "espaço abstrato" neste caso
  13.  # 60

    se tem um plano de reabilitação ja é motivo para fugir....
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
 
0.0247 seg. NEW