Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: riscos

    Tem toda a desvantagem em ser uma empresa do minho, a não ser que esteja a falar de uma empresa com grande capital e capacidade técnica. senão vejamos:

    material vai ser transportado do norte para o algarve, desde material bruto de cofragem a material delicado como louças e vidros, tem varios condicionantes, desde atrasos a problemas no transporte.
    Mão de obra, ou vão do norte para o algarve...alojamento..etc, ou vai subcontratar uma empresa do algarve e aí começam os problemas!

    No seu lugar preferiria uma empresa da região.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fmrato


    Eu (DO) estou inclinado para a empresa local => porque conheço e confio no dono da empresa, é pessoa de idoneidade reconhecida na terra, e tem demonstrado muita vontade em fazer a obra - i.e. mais do que a alternativa (de fora) - ja para não falar de questões de sustentabilidade regional e apoio à comunidade; O projectista (que ja trabalhou com a empresa de fora e tudo correu bem) prefere essa (para mim tb. é importante que o projectista esteja confortável com a decisão)

    Há quem diga: empresa de fora, vem, assenta arraiais e tem a pressão de ter tudo pronto para se ir embora (i.e. pode ser mais rápido) empresa local pode começar a jogar com as equipas em diversas obras da região e atrasa o processo.

    Em termos dos pontos que refere @riscos:
    (em defesa da empresa de fora)
    1 - a empresa tem de facto maior capacidade técnica e faz muitas obras publicas inclusive;
    2 - para o algarve os materiais invariavelmente acabam sempre por vir transportados do norte onde estão sediados a maioria dos fornecedores, mas sim o transporte é sempre uma dor de cabeça;
    3 - a empresa de fora diz que pode subcontratar algumas especialidades mas tem um encarregado em obra e ira fazer a maioria dos trabalhos (fundações, estruturas)
    4 - alojamento consigo fornecer sem grandes custos adicionais;

    (em defesa da empresa local)
    => o meu maior receio até acaba por ser o pós-obra: como sabemos há (quase) sempre chatices, necessidade de accionar garantias, corrigir defeitos so detectados após conclusão, e os normais trabalhos de manutenção... ficaria muito mais confortável sabendo que tenho o empreiteiro sempre por perto... mas lá está, vale o que vale;
    => por outro lado, esta empresa local (que, a ganhar a empreitada, vai ter uma boa referencia na região com uma obra de bandeira) tem muito mais a perder caso as coisas corram menos bem => piores recomendações numa terra onde tudo se fala, passa palavra negativo, etc. coisa que uma empresa de fora nunca está tão exposta, ainda para mais numa obra "menor" quando comprada com o seu portfolio.

    É de facto uma decisão difícil e, provavelmente, a mais importante. O caminho até aqui foi complexo, projecto, licenciamento, financiamentos... mas esta é a decisão mais critica. Algumas dicas para melhor suportar a decisão: matrizes de critérios, contratos de empreitada, etc?

    Obrigado de antemão.
  2.  # 62

    Seria muito estranho se uma empresa do Minho tivesse de vir com materiais do Norte até ao Algarve.. Equipamentos sim, materiais não estou a ver...

    Mas uma possibilidade é negociar com o empreiteiro local. Com uma redução de 5% entrega-lhe a obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fmrato
  3.  # 63

    Colocado por: O.MartinsCom uma redução de 5% entrega-lhe a obra.

    Atenção às reduções ...
    Qualquer empreiteiro com 2 dedos de testa, sabe perfeitamente onde ir recuperar esses 5% que se viu forçado a reduzir para ganhar a obra.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fmrato
  4.  # 64

    Colocado por: zedasilva
    Atenção às reduções ...
    Qualquer empreiteiro com 2 dedos de testa, sabe perfeitamente onde ir recuperar esses 5% que se viu forçado a reduzir para ganhar a obra.


    Isso às vezes é um mito. Um empreiteiro que pense assim, vai querer enganar no que pode quer haja ou não redução de 5%
  5.  # 65

    Colocado por: zedasilva
    Atenção às reduções ...
    Qualquer empreiteiro com 2 dedos de testa, sabe perfeitamente onde ir recuperar esses 5% que se viu forçado a reduzir para ganhar a obra.

    Como "bom" tuga já sabe que tem sempre de fazer um desconto porque o DO vai regatear pelo que já meteu esses 5% a mais, lol
  6.  # 66

    Colocado por: fmrato1 - a empresa tem de facto maior capacidade técnica e faz muitas obras publicas inclusive;

    Na construção de moradias unifamiliares, o excesso de capacidade técnica pode ser um problema para o dono de obra.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fmrato
  7.  # 67

    Eu acho um pouco estranho e até suspeito uma empresa do Minho conseguir construir uma moradia mais barato do que uma empresa local no Algarve. Só em deslocações e estadias...

    Também pode acontecer a empresa local estar a esticar demasiado o preço.
  8.  # 68

    Colocado por: Picaretao excesso de capacidade técnica pode ser um problema para o dono de obra.

    Ora nem mais!
    Quanto mais "burro" for o empreiteiro mais salvaguardado está o DO
  9.  # 69

    Colocado por: ghost12Eu acho um pouco estranho e até suspeito uma empresa do Minho conseguir construiruma moradiamais barato do que uma empresa local

    Pode não ser o caso mas, por norma tem a ver com a capacidade de gestão tempos e recursos.
  10.  # 70

    A empresa do Minho de certeza que tem outras obras no Algarve. Os custos de deslocação praticamente não existem
  11.  # 71

    o facto da casa não estar de esquadria e ter aquela parede enorme toda torta, acaba por aumentar a área de construção, sem que se tenha necessariamente ganhos na distribuição do espaço interior. estando já o projecto aprovado agora qualquer discussão sobre a arquitectura é um pouco irrelevante.
  12.  # 72

    Colocado por: ghost12Eu acho um pouco estranho e até suspeito uma empresa do Minho conseguir construiruma moradiamais barato do que uma empresa local no Algarve. Só em deslocações e estadias


    O contrário é que seria estranho
  13.  # 73

    as empresas do norte ganham a olhos fechados a empresas de outras zonas do país!! não me pergunte como!!
  14.  # 74

    Colocado por: PicaretaA empresa do Minho de certeza que tem outras obras no Algarve. Os custos de deslocação praticamente não existem


    Ok. Se tiver outras obras por perto já é diferente. E se não tiver?

    Também é verdade que desconheço os preços a que as empresas do Algarve trabalham! :)
  15.  # 75

    Colocado por: O.Martins

    O contrário é que seria estranho


    Poderia elaborar?
  16.  # 76

    Colocado por: riscosas empresas do norte ganham a olhos fechados a empresas de outras zonas do país!! não me pergunte como!!

    Salários mais baixos, investimento em equipamentos, novos métodos construtivos e segurança muito mais reduzidos
  17.  # 77

    Colocado por: zedasilva
    Salários mais baixos, investimento em equipamentos, novos métodos construtivos e segurança muito mais reduzidos


    Certissimo, só falha ai uma variável na equação. Normalmente as empresas que mais investem também deviam ser mais produtivas, produzir mais com menos ou mais rápido e isso deveria atenuar a diferença o que me parece que não acontece.
  18.  # 78

    Colocado por: jorgferrNormalmente as empresas que mais investem também deviam ser mais produtivas,

    Certo!
    Só que por vezes não concorrem em igualdade de circunstâncias. Cada vez mais se vêm "prevaricadores" a ganhar obras.
    Por exemplo, uma empresa que tenha nos seus quadros um Diretor de obra já está em desigualdade de circunstâncias em relação a uma que paga apenas 500€ a um técnico para assinar o livro de obra.
  19.  # 79

    Colocado por: zedasilva
    Certo!
    Só que por vezes não concorrem em igualdade de circunstâncias. Cada vez mais se vêm "prevaricadores" a ganhar obras.
    Por exemplo, uma empresa que tenha nos seus quadros um Diretor de obra já está em desigualdade de circunstâncias em relação a uma que paga apenas 500€ a um técnico para assinar o livro de obra.

    Se for uma empresa grande com várias obras em simultâneo certamente precisará de alguém a tempo inteiro. Se for uma empresa pequena que ande só com uma obra de cada vez será que precisa dum director de obra a tempo inteiro? porque não pagar 500 euros ao zedasilva e "comprar-lhe" 20% do seu tempo.
  20.  # 80

    so estão a olhar ao preço.....

    Segundo percebi a empresa do norte está em processo de reabilitação....isto a mim levanta-me mais questões do que ser do norte.....se está nessa situação é preciso ter muito cuidado, porque qualquer dinheiro disponibilizado pode fugir..... ou a empresa fechar mesmo portas a meio da obra!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fmrato
 
0.0286 seg. NEW