Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: eu
    Antes por causa do ambiente do que por causa do cartel OPEP.

A subida dos custos tem sido só por causa do saque fiscal. Só melhora o ambiente das Finanças.
    Concordam com este comentário: manelvc
    • eu
    • 14 outubro 2019

# 2

Colocado por: Carvai
    A subida dos custos tem sido só por causa do saque fiscal

Para ser rigoroso, não é por causa dos impostos.

Também tem havido variações (para cima e para baixo) no preço do petróleo. Imagem apenas ilustrativa.

• eu
    • 14 outubro 2019 editado

# 3

Mas concordo numa coisa: as taxas ambientais têm sido pouco usadas para fins ambientais.

Uma medida básica que o governo poderia/deveria tomar, usando parte do dinheiro das taxas ambientais, seria subsidiar a aquisição de painéis solares para AQS. Por exemplo, um cheque desconto de 1500 € seria apropriado.

A fraca utilização de painéis solares para AQS num país com tantos dias de sol, é um verdadeiro crime ambiental.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
    • SrR
    • 14 outubro 2019

# 4

Mas ainda há dúvidas sobre o aquecimento global? Se até a intervenção humana foi capaz de alterar o eixo de rotação da terra, provas não faltam
  2.  # 5

Sabe o que a minha avó dizia : Missa ? Da-a o padre ...
    Se ainda existe gente que não acredita no aquecimento global e alterações climáticas devido á interferência humana, a única coisa que me ocorre , é esperar que “fechem os olhinhos” .
    Este tipo de discussão , ( a exigir soluções para a “salvação do mundo”) , é nada mais que nova forma de desacreditar , descredibiliza-los e negar o que se passa á frente dos nossos olhos.

EU, tento melhorar o mundo que me rodeia e uma das minhas obrigações como pai é garantir que os meus filhos façam o mesmo e entendam o porque de ter ser feito .

Vir ao fórum pedir batatinhas e citar blogs como fontes credíveis ( não ser um post do face até me admira mas ... ) , é mostrarem quão tacanha é a geração Facebook ( aquela que ainda acha que a terra e redonda , que a ida á lua foi forjada , que o Elvis está vivo, que o tempo do Salazar é que era bom ...) , é uma geração pessimista, céptica , que ainda acha que vive no auge do patriarcado , homofóbica, racista e sexista que acha que a palavra “SUSTENTABILIDADE “ é um palavrão.

Portanto , contra os meus pais falo, sabe qual é um dos passos fundamentais para avançarmos para medidas reais para combater o aquecimento global e as alterações climáticas : Esperar que essa geração se extinga , e aí finalmente poderemos ver mudanças reais .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas
  3.  # 6

Colocado por: QuilleuteSabe o que a minha avó dizia : Missa ? Da-a o padre ...
    Se ainda existe gente que não acredita no aquecimento global e alterações climáticas devido á interferência humana, a única coisa que me ocorre , é esperar que “fechem os olhinhos” .
    Este tipo de discussão , ( a exigir soluções para a “salvação do mundo”) , é nada mais que nova forma de desacreditar , descredibiliza-los e negar o que se passa á frente dos nossos olhos.

EU, tento melhorar o mundo que me rodeia e uma das minhas obrigações como pai é garantir que os meus filhos façam o mesmo e entendam o porque de ter ser feito .

Vir ao fórum pedir batatinhas e citar blogs como fontes credíveis ( não ser um post do face até me admira mas ... ) , é mostrarem quão tacanha é a geração Facebook ( aquela que ainda acha que a terra e redonda , que a ida á lua foi forjada , que o Elvis está vivo, que o tempo do Salazar é que era bom ...) , é uma geração pessimista, céptica , que ainda acha que vive no auge do patriarcado , homofóbica, racista e sexista que acha que a palavra “SUSTENTABILIDADE “ é um palavrão.

Portanto , contra os meus pais falo, sabe qual é um dos passos fundamentais para avançarmos para medidas reais para combater o aquecimento global e as alterações climáticas : Esperar que essa geração se extinga , e aí finalmente poderemos ver mudanças reais .

Mas qual geração? Acha que os idiotas só existem na geração que atualmente governa o planeta e que a que se segue será perfeita? Não sejamos ingénuos.

Eu também sou pai de filhos e tento acima de tudo incutir civismo ao meus filhos. Tratar bem o próximo, respeitar a natureza, estudar etc. Mas não exijo dos meus filhos que salvem o planeta. Seria o mesmo que pedir-lhes para apagar um incendio florestal com um balde de água. É óbvio, e nisso concordo consigo, que se todos levassem o seu balde cheio de água talvez fosse possível pelo menos controlar o incendio. No entanto no meio de tantos bombeiros ia sempre haver aqueles que achavam que não precisavam de ir porque já lá estão muitos, outros iam ficar com inveja porque o balde do vizinho é maior ou mais bonito que o seu, os mais desajeitados iam entornar a água pelo caminho, os mais sindicalista iam pedir equipamento de proteção e máscaras, os mais egoístas não ajudavam porque viviam longe do incêndio, os mais inteligentes iam achar estúpido carregar um balde porque havia formas mais eficazes de combater o incêndio etc.

É um bom inicio ganharmos consciência que a mudança começa por cada um de nós mas é preciso muito mais do que isso para podermos fazer frente a um problema que, pelo menos por enquanto, parece incontrolável.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, branco.valter
  4.  # 7

No entanto não de deixa de:

Colocado por: simplesincutir civismo ao meus filhos. Tratar bem o próximo, respeitar a natureza, estudar etc.

Eu também não, mas sinto-me satisfeito por saber que a minha filha irá seguir , espero eu, os ensinamentos que lhe transmiti durante a sua infância e adolescência.
    Colocado por: simplesMas não exijo dos meus filhos que salvem o planeta.

E conclui que:
    Colocado por: simplesÉ um bom inicio ganharmos consciência que a mudança começa por cada um de nós

É bom saber que alguns de nós seguem estes princípios todos os dias.

Revejo-me a 100% nestas palavras.
    Colocado por: QuilleuteEU, tento melhorar o mundo que me rodeia e uma das minhas obrigações como pai é garantir que os meus filhos façam o mesmo e entendam o porque de ter ser feito .
    Concordam com este comentário: simples
  5.  # 8

No meu comentário esqueci-me de referir o grupo mais perigoso de todos. o dos gananciosos. Esses iam começar a vender baldes e logo que o incêndio estivesse extinto iam tratar de atear mais fogo para o negócio continuar a ser lucrativo. Com tanto incêndio o ar começa a ficar pesado e a água poluída. Pegando neste fenómeno alguém, que por acaso produz metal ou papel, vai lembrar-se que o plástico não é reciclável e apontar para os baldes feitos desse material, propondo que se comece a substitui-los por baldes feitos de um material menos poluente. As pessoas cientes do problema, depois de terem sido alertados por cientistas e ambientalistas, deitam o balde de plástico ao lixo e compram baldes de metal ou papel impermeável. O produtor de metal e/ou papel, subsidiado pela comunidade, liga os fornos poluentes para produzir quanto pode e lucrar quanto pode. Quando não há matéria-prima deitam-se árvores abaixo para produzir mais papel e destroem-se montanhas para ganhar metal, o que polui ainda mais o ar e a água. O lixo de plástico, como não é reciclável, é enterrado ou enviado para sítios remotos deste planeta para que ninguém se volte a lembrar dele. O problema é que um balde que antes custava X passa a custar X+Y e as pessoas começam a ficar insatisfeitas porque apesar de ajudarem e até subsidiarem a produção amiga do ambiente pagam mais pelos baldes, as fábricas de papel ou metal poluem ainda mais o ambiente e os incêndios subsistem.

De forma muito simplificada, é mais ou menos assim que as coisas funcionam.
  6.  # 9

Mas simples essa é exactamente a razao pela qual já referi que não vale a pena esperar por soluções vindas do sistema socioeconômico actualmente usado. Simplesmente é impossível iria contra tudo o que o sistema defende.
  7.  # 10

8.  # 11

Colocado por: branco.valter

Fonte:https://www.scimed.pt/geral/refutacao-dos-argumentos-contra-as-alteracoes-climaticas-de-origem-antropogenica/?fbclid=IwAR3Og1YHkUSUfC4XQk4V345yUW4174t08wgSeQUpxvykGFoDDvVMwnrxbiQ

Penso que qualquer pessoa que já tenha uns anitos neste planeta percebe que as alterações climáticas são reais e percetíveis a olho nu, reconhecendo, por toda a informação que está disponível, que os humanos são os principais responsáveis pelo fenómeno. Seria desejável que, para o bem das futuras gerações, se fizesse algo que travasse este processo na medida do possível, no entanto não será fácil porque o ser humano é egoísta por natureza e não está disposto a abdicar dos seus luxos pessoais a favor do bem comum.

Uma redução significativa do CO2 libertado para a atmosfera implicaria uma redução drástica da produção e consequentemente do consumo. As questões que se colocam são: Dos países mais poluidores quem é que está disposto a dar o exemplo e reduzir de facto a emissão do CO2, com todas as consequências que isso implicaria para a própria população? Como se evita que acordos assumidos, embora em rigor nunca cumpridos, não sejam abandonados por questões politicas, como foi agora o caso dos EUA?
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, Kruz, eu
  9.  # 12

10.  # 13

• eu
    • 6 novembro 2019

# 14

11.  # 15

Colocado por: euE continuam a bater-se records:https://observador.pt/2019/11/05/clima-outubro-de-2019-foi-o-outubro-mais-quente-de-sempre/

Em Portugal, onde vivi toda a minha vida, não tenho duvidas que estamos a perder as estações como as conhecemos.
    Tanto o verão e o inverno perdem fulgor. Verões envergonhados e invernos quentinhos.
    • eu
    • 7 novembro 2019 editado

# 16

Colocado por: JoelMSo me custa a entender como é que há pessoal que ainda argumenta com o custo para a economia do combate à poluição... Será que fazem contas ao custo para a economia e para a saúde de ter um planeta assim?

Eu concordo, mas este caso particular está pouco relacionado com as alterações climáticas, é mais uma questão de sobrepopulação e poluição do ar.
  12.  # 17

O que têm a dizer sopre os plásticos? Concordo que é urgente serem reduzidos, mas consigo ver que não vão parar aos mares pelo próprio pé!
    Será excesso de plástico ou a falta de civismo a causa do plástico no mar?!
  13.  # 18

Colocado por: JoelM

Eu diria ambos!

Sim, ambos são responsáveis.
    Mas do meu ponto de vista, com muito plástico e muito civismo haveria menos plastico nos oceanos do que com pouco plástico e pouco civismo.
  14.  # 19

Colocado por: eupoluição do ar.

Que provocam gases com efeitos de estufa.
    • eu
    • 8 novembro 2019

# 20

O que está a acontecer na Índia é poluição atmosférica com partículas, não é nenhum efeito das alterações climáticas.

0.3247 seg. NEW