Iniciar sessão ou registar-se
    • SrR
    • 13 março 2022

     # 61

    Colocado por: rjmsilva

    Já andei a ver preços das bailarinas.
    ha alguns anos instalava bastantes recuperadores de calor, e de maneira k mesmo sem luz ( sim porque havia diversas vezes k a luz faltava) funcionavam, estou com o feeling que se isto da guerra escalar vamos passar maus tempos e teremos que voltar à simplicidade, mas ate os recuperadores andam a subir de preços. Como diz a minha avó, ( ó rapaz no meu tempo o salazar dizia, da guerra vos livro mas da fome nao)
  1.  # 62

    Gasto 42kWH por mês, na tarifa atual menos de 10€

    Colocado por: SirruperEu neste momento e ao preço que o gas de botija está, gasto em media 40€/mês.
    Antes da subida gastava 30€/mês.
    Será que compensa passar para BC?
  2.  # 63

    Não tenho (ainda) bomba para recirculação. Quando tenho de pedir água quente no WC ou na cozinha gasto cerca de 10l de água.

    Será algo a instalar futuramente
  3.  # 64

    Colocado por: SrRsalazar dizia, da guerra vos livro


    Sério?

    Então os mortos e feridos nas ex-colónias não foi na guerra?
    • SrR
    • 13 março 2022

     # 65

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Sério?

    Então os mortos e feridos nas ex-colónias não foi na guerra?
    guerra civil espanhola, a frase vem desse tempo
    Concordam com este comentário: jorgealves
  4.  # 66

    Colocado por: Sirruper
    Entao quem colocar bc é aconselhavel colocar bomba recirculadora?
    Mas isso obriga a bc a estar sempre a trabalhar porque a agua nos tubos arrefece mais do que dentro da bc, nao?


    Se tiver a instalação preparada com tubo de retorno direto à bomba desde a ultima torneira e o circuito de água quente devidamente isolado termicamente, não tem grande problema, porque a bomba circuladora não vai estar sempre a trabalhar.
    Quando baixa a temperatura, em determinado horário com bomba autoadapt, botões de pressão etc.
  5.  # 67

    É verdade? Eu tenho o esquentador fora de casa. No lugar dele posso colocar uma bc monobloco?
    Desvantagens para o split?
    https://youtu.be/X8mQBkuKNzo
  6.  # 68

    Boas.
    Então entre uma caldeira de condensação a gás natural ou a bomba de calor para aqs, continua a ser mais económico o gás?

    Obrigado
    • sltd
    • 14 março 2022

     # 69

    Sim, se em vez de optar pela caldeira, optar por esquentador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pjmpjm
  7.  # 70

    Colocado por: sltdSim, se em vez de optar pela caldeira, optar por esquentador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pjmpjm


    Se estiver num pequeno local externo à casa onde estava a pensar montar a bomba de calor, não perderá eficiência? Não me apetecia ter de fazer obras na cozinha nesta altura.
    Obrigado, mais uma vez
    • Palmix
    • 14 março 2022 editado

     # 71

    Estava há uns tempos a pensar nesta mesma temática, pois estou a construir uma habitação e tenho que optar por um sistema de AQS.

    Já utilizei um clássico termo-acumulador a gás, que funcionava bem, mas consumia demasiado. Então, troquei-o por um clássico esquentador automático. sempre num apartamento. éramos 3, passamos a 4, e salvo abusos de banhos, o acumulador dava conta do recado.
    Troquei pelo esquentador por causa dos 90€ mensais que aquilo nos levava...coloquei esquentador de 17l. Aguentava 2 torneiras abertas, com perda de caudal, mas não de temperatura. Estava felicíssimo com o sistema, que me custava à volta de 50€/mês.

    Agora, construção nova, há as imposições da sustentabilidade energética...enfim...

    Entretanto somos 5...com um pico de consumo de AQS (banhos da rapaziada) ao final do dia.
    A corrente que anda por aí é a de instalar uma BC com 270l (+-), apoiada por uns painéis fotovoltaicos. Comecei a fazer contas aos consumos/necessidades de AQS.
    Primeiro, penso na utilidade dos painéis. O perfil de consumo será 3/4 banhos ao final do dia + 2 de manhã. à noite a BC estará vazia e gastará energia da rede a repor a AQS, para que de manhã os outros já possam tomar banhos. Essa que foi gasta de manhã, será reposta com a ajuda dos painéis.
    Segundo, a capacidade de AQS da BC. OS chuveiros são ecosmart, com termoestaticas, que debitam max 7,6l/min. Vejo que a maioria regula a BC para os 50º/55º, o que dará uns 5l/min de AQS. Portanto em 10min de banho 50l. Mas, malta nova 20min de banho e os outros já vão ficar destapados, ou a loiça na cozinha vai-se lavar em água fria. Isto é a minha maior preocupação.

    Entretanto, dizem-me que posso optar por um sistema de circulação forçada. Portanto painéis solares, com depósito de 500l e apoio de esquentador. Sim, vou ter gás em casa, para o fogão. Assim, terei AQS ilimitada. Contudo, o preço é superior que a solução da BC.

    Li aqui agora, que há ainda a problemática da AQS que se perde nos tubos. a BC será instalada na cave, e os wc's no 1º piso, em que o mais longe deverá estar a quase 30m de distância da BC. Será mais água que se perde, não?

    Agradecia as vossas ajudas a esta minha dúvida, sendo que a grande preocupação será o conforto.
  8.  # 72

    Colocado por: PalmixO perfil de consumo será 3/4 banhos ao final do dia + 2 de manhã.

    epá.. tanto banho para 4. Por isso as contas energeticas com prep. de AQS.
  9.  # 73

    Colocado por: Pedro Barradas
    epá.. tanto banho para 4. Por isso as contas energeticas com prep. de AQS.


    para 5, banhos para 5.
  10.  # 74

    Daikin Altherma M AQS de 260l com serpentina será suficiente para 3 pessoas?
    Se o compartimento onde será colocada a BC monobloco for fechado com porta em persiana de alumino aberta, é possivel os tubos ficarem direccionados para fora sem ter de abrir orificios na persiana de aluminio da porta? A BC sera eficiente?
      thumb.jpeg
  11.  # 75

    Colocado por: SirruperBC sera eficiente


    Sim, eu tenho em projeto para bomba só AQS 300l uma grelha 400x200 destas France Air
      Screenshot_20220314-221256_Drive.jpg
  12.  # 76

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Sim, eu tenho em projeto para bomba só AQS 300l uma grelha 400x200 destas France Air
      Screenshot_20220314-221256_Drive.jpg

    A sua bc será monobloco?
  13.  # 77

    Colocado por: Sirruper
    A sua bc será monobloco?


    Sim, com admissão interior (zona técnica + garagem + lavandaria) e exaustão para essa grelha. O projetista saberá fazer as contas.


    Para admissão, também tem uma grelha igual entre zona técnica e garagem, e um extrator (tipo os dos wc) entre a lavandaria e a zona técnica.

    Problema é que vai sempre propagar algum ruído para a lavandaria.
  14.  # 78

    Colocado por: BigmouseGasto 42kWH por mês, na tarifa atual menos de 10€



    Viva apenas 42kwh?!!!
    Eu tenho a minha há 2 dias e já gastou 6kwh!!!!

    Em 8h que trabalha apenas chega aos 51°!!!
      Screenshot_20220316-000957_eWeLink.jpg
  15.  # 79

    Colocado por: PalmixEstava há uns tempos a pensar nesta mesma temática, pois estou a construir uma habitação e tenho que optar por um sistema de AQS.

    Já utilizei um clássico termo-acumulador a gás, que funcionava bem, mas consumia demasiado. Então, troquei-o por um clássico esquentador automático. sempre num apartamento. éramos 3, passamos a 4, e salvo abusos de banhos, o acumulador dava conta do recado.
    Troquei pelo esquentador por causa dos 90€ mensais que aquilo nos levava...coloquei esquentador de 17l. Aguentava 2 torneiras abertas, com perda de caudal, mas não de temperatura. Estava felicíssimo com o sistema, que me custava à volta de 50€/mês.

    Agora, construção nova, há as imposições da sustentabilidade energética...enfim...

    Entretanto somos 5...com um pico de consumo de AQS (banhos da rapaziada) ao final do dia.
    A corrente que anda por aí é a de instalar uma BC com 270l (+-), apoiada por uns painéis fotovoltaicos. Comecei a fazer contas aos consumos/necessidades de AQS.
    Primeiro, penso na utilidade dos painéis. O perfil de consumo será 3/4 banhos ao final do dia + 2 de manhã. à noite a BC estará vazia e gastará energia da rede a repor a AQS, para que de manhã os outros já possam tomar banhos. Essa que foi gasta de manhã, será reposta com a ajuda dos painéis.
    Segundo, a capacidade de AQS da BC. OS chuveiros são ecosmart, com termoestaticas, que debitam max 7,6l/min. Vejo que a maioria regula a BC para os 50º/55º, o que dará uns 5l/min de AQS. Portanto em 10min de banho 50l. Mas, malta nova 20min de banho e os outros já vão ficar destapados, ou a loiça na cozinha vai-se lavar em água fria. Isto é a minha maior preocupação.

    Entretanto, dizem-me que posso optar por um sistema de circulação forçada. Portanto painéis solares, com depósito de 500l e apoio de esquentador. Sim, vou ter gás em casa, para o fogão. Assim, terei AQS ilimitada. Contudo, o preço é superior que a solução da BC.

    Li aqui agora, que há ainda a problemática da AQS que se perde nos tubos. a BC será instalada na cave, e os wc's no 1º piso, em que o mais longe deverá estar a quase 30m de distância da BC. Será mais água que se perde, não?

    Agradecia as vossas ajudas a esta minha dúvida, sendo que a grande preocupação será o conforto.


    Viva,

    Se tiver gas natural, nada como 1 esquentador termoestatico de 14l.
    Eu tenho um de 17l, mas é tão forte que se o caudal for baixo o esquentador acaba por trabalhar mal. Recomendo de 14l apenas, mas claro isto se a rede for fraca, eu tenho apenas 2.5 bar com casa de 3 pisos.

    A bomba de calor deixou descontente pelo facto de demorar 8h a trabalhar fazendo ruído na lavandaria tipo arca frigorífica industriais.

    Se fosse hoje não investia tanto dinheiro.

    Caso a água acabe.... bem um filme. Pois a água quente só volta umas 3 a 4 horas depois!!!!
    Concordam com este comentário: TJ_10
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palmix
  16.  # 80

    Isto das BC é como os carros electricos.
    Caros e com muitas limitacoes.
    A unica vantagem é o custo do consumo. Porque ter de fazer uma gestao diaria dos mesmos para que nao falte a agua, nao é para todos.
    Este topico tem-me tirado muitas duvidas. Até agora só lia que as bc era só vantagens.
    Concordam com este comentário: Palmix, TJ_10
 
0.0262 seg. NEW