Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    A maior vantagem é mesmo não permitir água quente infinita, obrigando a um uso racional da água. O que no meu caso quer dizer que se deixar o duche para depois das Marias, tenho que esperar.
  2.  # 82

    Colocado por: SirruperIsto das BC é como os carros electricos.
    Caros e com muitas limitacoes.
    e ao contrario dos carrops electricos as bom,bas de calor tÊm que ser calculadas em função d euma serie de elementos e o que se constata é que somente se preocupam com o preço inicial e algumas minhoquices (a ficha de desempenho também não ajuda nada), evidentemente que depois os produtos não cumprem o esperado.
  3.  # 83

    Mais ou menos isso.

    Este é o gráfico de consumo do mesmo de fev


    Colocado por: helcasa

    Viva apenas 42kwh?!!!
    Eu tenho a minha há 2 dias e já gastou 6kwh!!!!

    Em 8h que trabalha apenas chega aos 51°!!!
      Screenshot_20220316-000957_eWeLink.jpg
      IMG_20220316_082223.jpg
  4.  # 84

    Colocado por: helcasaSe tiver gas natural, nada como 1 esquentador termoestatico de 14l.
    em construção nova este não pode ser o elemento principal somente apoio.
  5.  # 85

    Colocado por: jorgealvespreço inicial e algumas minhoquices


    Bem, aqui à uns anos, andou por aí o negócio milionário da criação de minhocas...
  6.  # 86

    Colocado por: TJ_10Quais botijas de gás?! Não existe gás canalizado na vossa rua?
    Lol
  7.  # 87

    Colocado por: SirruperIsto das BC é como os carros electricos.
    Caros e com muitas limitacoes.
    A unica vantagem é o custo do consumo. Porque ter de fazer uma gestao diaria dos mesmos para que nao falte a agua, nao é para todos.
    Este topico tem-me tirado muitas duvidas. Até agora só lia que as bc era só vantagens.
    Concordam com este comentário:Palmix,TJ_10


    As bombas de calor para AQS é uma solução com muitas limitações. Quem não admite a lógica de utilizaçao de um termoacumulador nunca pode conviver bem com uma bomba de calor para AQS (não deixa de ser um termoacumulador).

    Soluções realmente interessantes são as Bombas de Calor de alta temperatura para aplicação em sistemas de aquecimento central
    O custo da solução indicada é na casa dos 8k€ só para a máquina térmica (versos os 3k€ dos termoacumuladores). É com estes sistemas sofisticados que se confundem os consumidores, pois um tipo não tem nada a ver com o outro.

    Cumpts,
    TJ
  8.  # 88

    Colocado por: rjmsilvaA maior vantagem é mesmo não permitir água quente infinita, obrigando a um uso racional da água. O que no meu caso quer dizer que se deixar o duche para depois das Marias, tenho que esperar.


    Este é o tipo de argumento que demonstra que quando se quer muito justificar o injustificavel até uma desvantagem se transforma em vantagem. :)

    Cumpts,
    TJ
    • brunoa
    • 16 março 2022 editado

     # 89

    Bem, eu nunca tive falta de agua quente com BC. Assim que baixa uma determinada temperatura entra em funcionamento para repor essas perdas, o que faz com que haja sempre agua quente. Mesmo com 4 banhos seguidos. Por isso não percebo as criticas ao sistema. Claro que se colocarem uma programação horária para o seu funcionamento e depois quiserem AQS a toda a hora, fica difícil... Nestes últimos dias de chuva, em que o solar não chega para aquecer a agua, tenho tido gastos de 6 kWh/dia. E sempre sem falta de AQS! Não me parece um mau sistema! Nos meses de inverno gasta uma média de 65 kWh em AQS.
  9.  # 90

    Colocado por: TJ_10

    Este é o tipo de argumento que demonstra que quando se quer muito justificar o injustificavel até uma desvantagem se transforma em vantagem. :)

    Cumpts,
    TJ


    Eu não quero justificar nada, só conheço bem o eleitorado que tenho cá em casa. Se a água quente fosse ilimitada, os duches também tinham tendência a ser, logo para mim é uma grande vantagem.

    E sim, sou mais eu a achar que julgar que toda a gente tem acesso a gás canalizado é uma enorme falta de conhecimento do país em que vive.
  10.  # 91

    Colocado por: brunoaAssim que baixa uma determinada temperatura entra em funcionamento para repor essas perdas, o que faz com que haja sempre agua quente.


    Só que a reposição leva umas boas horas.
    • brunoa
    • 16 março 2022 editado

     # 92

    Colocado por: rjmsilvaSó que a reposição leva umas boas horas

    Não diria boas horas, mas sim cerca de 30 minutos (nem isso) até que a água esteja a uma temperatura que dá para banho, não se notando nada enquanto se toma banho.
    Aliás, eu tenho BC programada para dar prioridade a AQS apenas 30 minutos a cada hora (o restante é climatização). Demoraria 1h ou mais se apenas trabalhasse quando a agua estivesse totalmente fria. Mas chega aos 42C e começa a trabalhar para repor os 47ºC. E desta forma nunca aconteceu acabar a agua quente. Isso apenas me aconteceu quando comecei a limitar os horários de funcionamento e depois quis tomar banho a uma hora incomum...
  11.  # 93

    Boa tarde,

    eu tenho uma ENERGIE Aquapura Monobloc de 300L com serpentina extra ligada ao aquecimento central (lareira 24kW). Tenho também 1,82kW em fotovoltaicos. A BC trabalha no modo ECO das 9:30h às 11:30 e das 12:30 às 17:30. Está programada para 55ºC. Normalmente, atinge-os pelas 16:30. Não liga se a água tiver sido aquecida pela lareira. Sem o aquecimento central e apenas nos dias em que máquina da loiça e a da roupa trabalhem as duas ou a última duas vezes fica nos 49ºC a 52ºC. Mesmo nestas condições tenho água quente para o meu duche, o dos miúdos (2) e o da esposa.
    Considero a BC um equipamento excelente. É económica, evita-se o gás em casa e não tem os inconvenientes do solar, pois este último entre meados de outubro e meados de março é insuficiente. A provar a média de consumo de 224kw/mês de fatura elétrica numa casa com BC, dois frigoríficos (um americano), aspiração central, indução, forno, furo artesiano, etc.
    Concordam com este comentário: gonzaga
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palmix
  12.  # 94

    Colocado por: fernandevd2apenas nos dias em que máquina da loiça e a da roupa trabalhem as duas


    Tem ambas ligadas no circuito da água quente?

    Tem sistema de recirculação?

    Como faz com a máquina da roupa? Tem uma termostática adicional só para a máquina da roupa, para poder baixar um pouco a temperatura?
  13.  # 95

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Tem ambas ligadas no circuito da água quente?

    Tem sistema de recirculação?

    Como faz com a máquina da roupa? Tem uma termostática adicional só para a máquina da roupa, para poder baixar um pouco a temperatura?


    A quantidade de água que as ML gastam atualmente, invalidam qualquer investimento para tornar isso rentável.
  14.  # 96

    Colocado por: rjmsilva

    A quantidade de água que as ML gastam atualmente, invalidam qualquer investimento para tornar isso rentável.


    Ambas as máquinas têm uma termostática à entrada. Na da loiça coloquei para os casos raros de a água na BC subir aos 70ºC, quando auxiliada pela lareira. Nesta está para o máximo, isto é 60ºC. Na da roupa, que está mesmo junto da BC, é mais necessária e está normalmente regulada para os 45ºC. É raro alterar esta última. Quase só para as toalhas.
  15.  # 97

    Não sei que bomba de calor se referem. Mas a minha em 2hora repõem a água de 45 a 50 graus, e depósito tem 270l.


    Colocado por: rjmsilvaSó que a reposição leva umas boas horas.
      IMG_20220316_193507.jpg
  16.  # 98

    45 graus dá para tomar banho e duas horas não são 30 minutos.
    A lenta reposição da temperatura é uma das desvantagens das BC.
    Se os banhos levarem a água do depósito abaixo dos 30 graus, serão precisas umas boas horas para o próximo banho.
  17.  # 99

    Na prática estou a repor com a mesma rapidez que um termoacumlador com uma resistência de
    aproximadamente 1800W.
  18.  # 100

    Eu tenho a minha em modo eco, mas ainda hoje contei 25 minutos para ir dia 35 aos 47C. Sendo que isso era a temperatura no meio do depósito. Foram 2 banhos e ainda chegava para mais 2 ou 3.
 
0.0324 seg. NEW