Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 301

    Aos menos cultos e menos informados podem e devem desculpar-se falhas e/ou incorrecções, mas aos outros NÃO.

    A "Cmartin" já mostrou que não é nada inculta nem pouco informada, pelo que continuar com este arrazoado só pode demonstrar um ÓDIO CEGO ao Mário Soares (e não só) e/ou uma AGENDA ideológica e doutrinária nada consentânea com o espírito de liberdade e democracia próprios do pós 25 de Abril.

    A "CMartin" tem acesso a muitos BLOGS e informações que por aí circulam mas aparentemente só acredita naqueles que lhe convêm (para confirmar o seu pensamento, ideologia e doutrina próprias do 24 de Abril); todas as outras fontes de informação são relativizadas e colocadas em questão.

    Está no seu direito de defender as suas ideias (aproveitando o resultado da luta de Mário Soares e OUTROS) mas não nos queira fazer acreditar APENAS na sua cartilha.


    P S : (é Post Scriptum, não é o Partido ...) - Gabo a paciência - entre outros - do "Luís K. W." . Eu, por mim, termino aqui a minha (curta) participação neste POST.
  2.  # 302

    O que acho curioso é que pouco ou nenhuns conhecem a Historia recente do nosso País, quando supostamente estamos super informados de tudo e mais alguma coisa.
    •  
      CMartin
    • 12 janeiro 2017 editado

     # 303

    JOCOR, penso que posso dar a minha opinião, e o Luis cuja paciência o JOCOR gaba por exemplo que deu opinião contrária à minha, e outros mais também o fizeram, o próprio JOCOR o fez, e eu gostei - porque acho que podemos falar sobre todos os temas com "liberdade de expressão".

    A informação que eu coloquei não foi na sua grande maioria eu que a escrevi, está na internet - nos blogs, nos jornais, na televisão, que é de todos e todos a podem consultar. O JOCOR até pode ir buscar informação para contrapôr a minha, o Luis KW fê-lo por exemplo, e exemplarmente.

    Não percebo a sua questão.
    Isto também é uma questão de querer ter-se cultura, o interessarmo-nos pelos assuntos, de todos os pontos de vista, sabe.

    Eu até disse que a maçonaria existe em todos os partidos, falei nos negativos e ligações de Passos Coelho (PSD), fiquei chocada com a PIDE que matou a mulher grávida e expressei esse choque, e votei e disse-o aqui em Sócrates (PS).

    Qual é a sua questão em concreto ? Está zangado porque ? O JOCOR é de esquerda votou na liberdade de expressão! Mas afinal ela não lhe agrada !
  3.  # 304

    Já que estamos numa de partilha de informações (e conhecimento)...
    Colocado por: macalEu penso que não teria assim grandes possibilidades de entrar também por ser mulher, e as mulheres, (embora existam na história e penso que ainda uma ou outra actualmente na maçonaria) são evitadas por poderem, imagino, representar distracção aos objectivos.
    Essa ideia está muito démodée, CMartin. :-)

    Vi, em tempos, escrito algures que a Grande Loja Feminina de Portugal foi fundada em 1997. Fartei-me de rir.
    As lojas da maçonaria feminina já por cá existem há uns 100 anos, desde o virar do século XIX para XX. Refiro-me às Lojas "Filipa de Vilhena", "8 de Dezembro", "Humanidade" (por onde passaram a escritora Ana de Castro Osório, a médica Adelaide Cabete, a cirurgiã Carolina Beatriz Ângelo - primeira mulher a votar, em 1911), ...

    Além disso, posso garantir-lhe que a minha empresa fez obras de remodelação na sede da Maçonaria Feminina nos finais dos anos 1980.
    Creio que por essa altura, estas nossas Maçonas eram apoiadas pelo Grande Oriente Lusitano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
    •  
      CMartin
    • 12 janeiro 2017 editado

     # 305

    Luís,

    Há realmente algumas questões que não estou a perceber muito bem.

    Essa das mulheres pode até estar relacionada com a minha duvida principal. Realmente porque eu acredito que a maçonaria seja de homens bons de raíz, "os pedreiros da Europa", serão os que começaram a construir o nosso Velho Continente.
    E então repito aqui isto:
    "(...) A maçonaria' exige de seus membros o respeito às leis do país em que cada maçom vive e trabalha. Os princípios Maçônicos não podem entrar em conflito com os deveres que como cidadãos têm os Maçons. Na realidade estes princípios tendem a reforçar o cumprimento de suas responsabilidades públicas e privadas.
    Induz seus membros a uma profunda e sincera reforma de si mesmos, ao contrário de ideologias que pretendem transformar a sociedade, com uma sincera esperança de que, o progresso individual contribuirá, necessariamente, para a posterior melhora e progresso da Humanidade. E é por isso que os maçons jamais participarão de conspirações contra o poder legítimo, escolhido pelos povos.
    Para um maçom, as suas obrigações como cidadão e pai de uma família devem, necessariamente, prevalecer sobre qualquer outra obrigação e, portanto, não dará nenhuma protecção a quem agir desonestamente ou contra os princípios morais e legais da sociedade.
    Em função disso, os objectivos perseguidos pela maçonaria são:
    Ajudar os homens a reforçarem o seu caráter,''
    Melhorar sua bagagem moral e espiritual e
    Aumentar seus horizontes culturais."

    Mas depois temos isto, que também repito : ""O lema, ou o símbolo, "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" se constitui de um grupo de palavras que supostamente exprime as aspirações teóricas do povo maçônico e que, se atingidas, levariam a um alto grau de aperfeiçoamento de toda a Maçonaria, o que é evidentemente utópico, como a nosso ver o são todos os lemas.A trilogia seria de origem revolucionaria e que se introduziu na cultura maçônica através do Imperador Napoleão a partir do início do período napoleônico."

    O que me leva a pensar, ou o que me parece ter acontecido, é que talvez possa ter havido, a determinado ponto (será o que se refere acima da cultura macónica Francesa de Napoleão, revolucionária ?) uma diferenciação entre uma corrente maçónica, a tal da bondade iluminada de homens ilustres e de carácter, e esta que se conhece por razões negativas de obscuras influências ?
    Também pergunto isto, porque oiço falar numa "Free Masonry", o que será relativamente à Masonry, a Free Masonry ?.
    Ou será que foi toda a maçonaria que foi subvertida para o que vemos hoje ?
    É complexo!
  4.  # 306

    "Free Masonry", o que será relativamente à Masonry, a Free Masonry ?.

    "Free masons" são o que por cá chamamos "maçons", e que se traduz por "pedreiros livres". Em resumo, são uma e a mesma coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  5.  # 307

    Colocado por: CMartinos que começaram a construir o nosso Velho Continente
    E o NOVO COntinente, CMartin.
    O Benjamin Franklin, o George Washington eram, reconhecidamente, maçons. Até o nosso D, Pedro IV (1.º do Brasil) era Maçonaria, onde tinha o nome "guatimozin".
    Já olhou bem para a nota de 1 dólar (com a pirâmide, o olho, etc.)?

    Colocado por: CMartinO que me leva a pensar, ou o que me parece ter acontecido, é que talvez possa ter havido, a determinado ponto (será o que se refere acima da cultura macónica Francesa de Napoleão, revolucionária ?) uma diferenciação entre uma corrente maçónica, a tal da bondade iluminada de homens ilustres e de carácter, e esta que se conhece por razões negativas de obscuras influências ?
    Também pergunto isto, porque oiço falar numa "Free Masonry", o que será relativamente à Masonry, a Free Masonry ?.
    Isto já começa a ser demasiado complexo para a minha camioneta...!

    Há organizações conotadas com as Maçonarias (Lyons, Rotary, etc.) que não sei se o são, mas que são conhecidas pelas suas desinteressadas acções humanitárias e filantrópicas.

    Já a Opus Dei sempre teve como objectivo controlar o Poder.
  6.  # 308

    luisvv, obrigada.

    Mas então como se dá este "pulo" da Maçonaria Iluminada de intenções dignas , os homens que se enriquecem moral e individualmente para depois se reflectirem na sociedade de bons princípios, para esta maçonaria subvertida de interesses de tentáculos de polvo ?

    O que me está a falhar, entre uma e outra ?

    Ou será que houve ao longo dos tempos, durante a sua evolução, um aproveitamento dos princípios da maçonaria para depois deixar de ser maçonaria de facto e passar a ser aparentemente uma espécie de mafia de corrupção e de enriquecimentos ilícitos ?
  7.  # 309

    Colocado por: Luis K. W.E o NOVO COntinente, CMartin.
    O Benjamin Franklin, o George Washington eram, reconhecidamente, maçons. Até o nosso D, Pedro IV (1.º do Brasil) era Maçonaria, onde tinha o nome "guatimozin".
    Já olhou bem para a nota de 1 dólar (com a pirâmide, o olho, etc.)?


    Claro que sim. Então se foram os construtores pedreiros da Europa, existem desde sempre, desde os inícios do que conhecemos actualmente como a Europa.
    Estados Unidos....tenho que tentar perceber os EUA. Eu ligo-a à Europa.
  8.  # 310

    Colocado por: CMartinserá que houve ao longo dos tempos, durante a sua evolução, um aproveitamento dos princípios da maçonaria para depois deixar de ser maçonaria de facto e passar a ser aparentemente uma espécie de mafia de corrupção e de enriquecimentos ilícitos ?

    Tal como nos partidos políticos ?

    Onde, em tempos, havia pessoas com ideais e que pretendiam servir desinteressadamente a república, vemos agora lacaios dos interesses financeiros e alpinistas sociais.
    Concordam com este comentário: CMartin
    • Arcade
    • 12 janeiro 2017 editado

     # 311



    Concordam com este comentário: CMartin
  9.  # 312

    Mas acho ainda que a maçonaria remontará aos Cavaleiros Templários.
  10.  # 313

    Colocado por: Luis K. W.
    Tal como nos partidos políticos ?

    Onde, em tempos, havia pessoas com ideais e que pretendiam servir desinteressadamente a república, vemos agora lacaios dos interesses financeiros e alpinistas sociais.


    Sim.
    É o que eu estou a pensar que se tenha dado.
    Mas claramente que não sei ! Pode ainda haver diferenças entre a Maçonaria Inglesa, Italiana, Portuguesa, Francesa, bem as dos 5 continentes e que tenham entre elas nuances de crença. Sei lá.
    •  
      CMartin
    • 12 janeiro 2017 editado

     # 314

    A Origem da Maçonaria. Os cavaleiros Templários

    https://youtu.be/iFKkLT0P194

    Que filme ! Coisa de filme.
    :o)
    •  
      CMartin
    • 12 janeiro 2017 editado

     # 315

    http://www.maconariaportugal.com/

    Já que encontrei como fazê-lo no site acima, que é o site de informações sobre a maçonaria em Portugal, se calhar é melhor eu contactar pessoalmente e colocar as minhas muitas perguntas.

    CONTACTOS - MAÇONARIA PORTUGUESA
    Para qualquer esclarecimento ou pedido de informação, poderá contactar-nos pelo email indicado abaixo.
    Preserva-se a total confidencialidade do contacto.
    [email protected]


    De qualquer maneira parece que existem efectivamente diferentes correntes, ou antes, Lojas em Portugal, pela informação disponibilizada no site e assim:

    "Actualmente em Portugal existem duas grandes Obediências Maçónicas, o Grande Oriente Lusitano, fundado em 1802, tendo sido reconhecido pelo Grande Oriente de França em Maio de 1804. Tem o maior número de membros em Portugal. Representa a Maçonaria Liberal no nosso Pais. http://www.gremio.lusitano.pt

    A Grande Loja Legal de Portugal, foi criada em 1996, depois do escândalo da Universidade Moderna. A esmagadora maioria dos membros saiu da Grande Loja Regular de Portugal para criar esta Obediência. Representa a Maçonaria Tradicional ou Regular e é a segunda maior obediência em Portugal. http://www.gllegalp.pt/

    A Grande Loja Feminina de Portugal foi fundada em 1997 e é constituída exclusivamente por mulheres.http://www.glfp.pt

    O Direito Humano “Le Droit Humain”, é uma Ordem Maçónica Mista Internacional. Iniciou os seus trabalhos em Portugal em 1923 e é constituído por homens e mulheres. http://www.direitohumano.pt

    A Grande Loja Simbólica de Portugal pratica o Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim, em Portugal. Sabe-se muito pouco acerca desta obediência portuguesa e do Rito Memphis Misraim, que é inspirado em Rituais do Antigo Egipto e em Sociedades Herméticas pré-cristãs. Os seus membros pautam-se por uma grande descrição, existe um grande elitismo e secretismo nas suas actividades maçónicas. Possui fortes ligações ao Grande Oriente de França, que é a maior obediência maçónica francesa e a segunda mais antiga a nível mundial. www.memphismisraim.pt".


    De resto, se tiverem interesse didáctico ou cultural, vejam o site por vós próprios.
    •  
      CMartin
    • 12 janeiro 2017 editado

     # 316

    "TEMPLO ECUMÉNICO UNIVERSALISTA, EM PORTUGAL.

    Foi inaugurado, no dia 11 de setembro de 2016, em Miranda do Corvo, o primeiro Templo Ecuménico Universalista, em Portugal.

    O Templo tem a forma de uma pirâmide e estão representados todas as religiões, Maçonaria e outras ordens iniciaticas e mesmo um espaço para os ateus. é um ponto de convergência de União e de Conhecimento.

    Tem 13,4 metros e simboliza o Templo de Salomão, construído no sec. IX ac, em Jerusalem.

    No interior da piramide, coexistem simbologia maçónica, religiosa e pagã.

    No solo estão desenhados os famosos labirintos das Catedrais de Chartes e Amiens, numa alusão aos Templários. Existe um quadrado de 5m, simbolizando o Santo dos Santos do Templo de Salomão."


    Templo Ecuménico Universalista, em Portugal. Escrito por Maconaria
    Fonte :
    http://www.maconariaportugal.com/248-templo-ecumenico-universalista-em-portugal

    null
      mp1.jpg
    •  
      CMartin
    • 12 janeiro 2017 editado

     # 317

    Notícia V
    Um templo sobre religiões onde os ateus são tratados por igual
    2016-09-10
    Fonte original : http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-09-10-Um-templo-sobre-religioes-onde-os-ateus-sao-tratados-por-igual

    Um-templo-sobre-religioes-onde-os-ateus-sao-tratados-por-igual
    10.09.2016 às 17h30

    O Templo Ecuménico Universalista situa-se no Parque Biológico da Serra da Lousã, distrito de Coimbra

    Tem forma de pirâmide para homenagear o Antigo Egito, nas fachadas tem incrustados símbolos das religiões monoteístas e nos espaços interior e exterior simbologia alusiva a 15 religiões. O Templo Ecuménico Universalista, inaugurado no domingo, apela à tolerância religiosa e à desconstrução de preconceitos

    É inaugurado este domingo, em Miranda do Corvo, o Templo Ecuménico Universalista, dedicado à tolerância e ao respeito pela diferença. A coincidência da data com as celebrações de mais um aniversário dos atentados de 11 de Setembro de 2001, nos Estados Unidos, não é inocente. Já a primeira pedra do projeto tinha sido lançada a 11 de setembro de 2015.

    O Templo pretende ser um monumento de homenagem às vítimas do fundamentalismo, especificamente às que morreram em Washington e Nova Iorque, mas de uma forma geral a todas as pessoas que ao longo de séculos e milénios morreram devido ao fundamentalismo e às ortodoxias religiosas”, explicou ao Expresso Jaime Ramos, da Fundação para a Assistência e Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP), a instituição de solidariedade social laica com sede em Miranda do Corvo que idealizou e financiou o projeto. (Foi a primeira instituição fora de Lisboa a acolher refugiados, que neste momento ascendem a 49).

    Com forma piramidal, numa homenagem arquitetónica ao Antigo Egito, e com 13,4 metros de altura, como o Templo de Salomão, construído no século IX a.C. em Jerusalém, o Templo situa-se no topo do Parque Biológico da Serra da Lousã, no distrito de Coimbra.

    No seu interior, abriga um Observatório de Religiões que trata, em pé de igualdade, Cristianismo, Islamismo, Judaísmo, Hinduísmo, Xintoísmo, Jainismo, Budismo, Confucionismo, Taoismo, Sikhismo, Zoroastrismo, Fé Bahaí e a religião dos Orixás. “Este projeto não tem uma visão sincrética”, diz Jaime Ramos. “Não queremos misturar as religiões todas. O Templo valoriza as religiões separadamente, cada uma por si.”

    Um rasgo no Templo permite que, diariamente, ao meio-dia, o Sol indique o centro, numa referência aos antigos adoradores do Sol, provavelmente uma das mais primitivas formas de religiosidade
    Um rasgo no Templo permite que, diariamente, ao meio-dia, o Sol indique o centro, numa referência aos antigos adoradores do Sol, provavelmente uma das mais primitivas formas de religiosidade

    Os conteúdos informativos disponibilizados pelo Observatório são elaborados pelo departamento de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, dirigido por Paulo Mendes Pinto, para quem este é “um projeto completamente único e ímpar em todo o mundo. A ênfase é colocada na cultura da paz, por oposição ao uso das religiões por parte de ideologias e para guerras e morte”.

    “Queremos que pessoas de todas as religiões visitem o Templo, percebam aquilo que todas têm de bom e também o fundamentalismo, a ortodoxia, as guerras religiosas, as barbáries, para além do terrorismo atual que é gerado, muitas vezes, por conceitos e fundamentos religiosos”, diz o fundador da ADFP. “Por isso, este projeto apresenta aquilo que de bom têm as religiões, mas também aquilo que de mau foi feito ao longo de séculos e milénios com base religiosa.”

    Com o mesmo destaque que é dado a cada uma das religiões, o Templo tem também um espaço dedicado ao Ateísmo. “Tratamos a visão do ateu numa posição de igualdade em relação àqueles que creem, com idêntico respeito”, refere Jaime Ramos. “Os ateus não só são bem vindos como são convidados a participar neste diálogo que é importante para todos.”

    No exterior do Templo, um espaço retangular com pavimento em xadrez, e que remete para o típico chão dos templos maçónicos, constitui uma espécie de “pátio dos gentios”, numa resposta às palavras do Papa Bento XVI — que apelou ao diálogo interreligioso aberto a ateus e agnósticos — e “numa lógica de respeito absoluto tanto pela liberdade de querer como pela liberdade de não querer”, explica Jaime Ramos.

    Ainda no espaço exterior, um cubo em pedra com uma bola também de pedra a girar sobre água remete para o positivismo científico de Galileu Galilei, julgado e condenado pela Inquisição há precisamente 400 anos, por defender que a Terra se movia em redor do sol. No cubo, pode ler-se a célebre frase que Galileu terá proferido à saída do tribunal do Santo Ofício: “Contudo ela move-se”.

    “É uma referência que achamos por bem incluir no sentido de que não há nenhuma verdade que seja absoluta”, realça Jaime Ramos. “Todas as verdades podem ser desmentidas e evoluir.”

    Simbolicamente, recorda também que nenhuma crença pode silenciar ou travar a ciência na sua permanente busca da verdade.

    Uma cruz templária simboliza a necessidade de abrir passagens nos muros que separam homens ou fronteiras

    Ao Templo Ecuménico pode chegar-se de carro ou a pé, a partir da entrada do Parque Biológico. (Numa primeira fase, as visitas são só para grupos, mediante contacto prévio para o Parque Biológico da Serra da Lousã.) Para quem optar pela via pedonal, o caminho é pontuado por bancos onde o visitante pode descansar e meditar nas frases de filósofos e pensadores com que se vai cruzando e que convidam à introspeção.

    Ao longo do percurso, sucedem-se símbolos tauistas, a imagem de Buda, um altar hindu, a Mesa da Igualdade dos shiks (que também pode ser a mesa da Última Ceia cristã ou a Távola Redonda da tradição bretã), referências ao mundo politeista e aos fenómenos indígenas no seu confronto com as religiões hegemónicas.

    Nas fachadas do Templo, estão impressos símbolos dos monoteísmos abraâmicos: na face orientada para sudeste o “crescente” do Islão e uma pedra negra que lembra a Caaba e define a direção de Meca; para sudoeste, a estrela de David, símbolo judaico; e na parede voltada para noroeste a cruz cristã.

    Junto ao Templo, a bandeira portuguesa está hasteada a 15,24 metros de altura, a altura da Caaba muçulmana, numa homenagem à religião que chegou a ser maioritária em Portugal."

    null
      mw-1024.jpg
  11.  # 318

  12.  # 319

    Colocado por: CMartin

    Claro que sim. Então se foram os construtores pedreiros da Europa, existem desde sempre, desde os inícios do que conhecemos actualmente como a Europa.
    Estados Unidos....tenho que tentar perceber os EUA. Eu ligo-a à Europa.





    A própria constituição Norte-Americana foi baseada nesta:



    O seu autor? Nada mais, nada menos que Benjamin Franklin!

    Em relação ao Brasil:



    https://www.youtube.com/watch?v=PTurQ6g7x-k
    Concordam com este comentário: CMartin
    • emad
    • 12 janeiro 2017 editado

     # 320

    Deixem la o homem descansar onde estiver.
    Ele foi mas nós estamos ca.
    Celebrem a vida. Nao a morte.

    https://www.youtube.com/watch?v=XCg11XT0FM4

    .
    Concordam com este comentário: CMartin, Bricoleiro
 
0.0697 seg. NEW