Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      CMartin
    • 15 janeiro 2017 editado

     # 361

    Fonte textos I- 6: http://ultramar.terraweb.biz/06livros_TiagoMoreiradeSa.htm

    Tiago Moreira de Sá

    Tiago Moreira de Sá, nascido em 1971, é doutorado em História Moderna e Contemporânea, especialidade de História das Relações Internacionais no Período Contemporâneo. É professor auxiliar convidado na FCSH-UNL e investigador no IPRI-UNL.

    O livro:
    "Os Estados Unidos e a Descolonização de Angola"
    autor: Tiago Moreira de Sá

    editor: Dom Quixote
    1ªed. Alfragide, 14Abr2011
    •  
      CMartin
    • 15 janeiro 2017 editado

     # 362

    Mário Soares e Freitas do Amaral, os dois fundadores da democracia (e colunistas da VISÃO), recordam as surpresas das primeiras eleições livres.
    Fonte : http://visao.sapo.pt/actualidade/portugal/as-surpresas-de-mario-soares-e-freitas-do-amaral-contadas-pelos-proprios=f817470


    "Não se fiava nas sondagens, apesar de lhe atribuírem a vitória. Talvez por isso, Mário Soares tenha mantido as expetativas relativamente baixas em relação ao desfecho das primeiras eleições por sufrágio universal que se realizaram em Portugal.

    "Nunca me passou pela cabeça o Partido Socialista ficasse em primeiro lugar", conta o histórico dirigente do PS à VISÃO.

    Ainda, assim, a sensação de que iria sair derrotado não lhe tirou o sono na noite de 24 para 25 de abril de 1975, depois de uma extenuante e tensa campanha eleitoral, marcada pela aceleração do processo revolucionário na sequência da tentativa de golpe liderada, a 11 de março, pelo general António de Spínola.

    Soares sempre dormiu bem e encarava o possível triunfo eleitoral dos comunistas com tranquilidade. Não acreditava num "perigo vermelho". "Estava convencido de que, mesmo ganhando, não iriam fazer grandes disparates", confidencia.

    Enquanto ministro dos Negócios Estrangeiros, deslocara-se, em janeiro desse ano, a Moscovo. Aí encontrou-se com o seu homólogo soviético Andrei Gromyko e com o secretário-geral do Partido Comunista da URSS, Leonid Brejnev.

    Confrontou este último com declarações de Álvaro Cunhal de que Portugal seria a Cuba do Ocidente e ficou surpreendido com a resposta. O líder comunista português, conta Soares, não seria uma figura muito querida em Moscovo. E Brejnev tranquilizou-o: "Esteja descansado. O Cunhal nunca fará do vosso país uma Cuba europeia".

    Guardadas no Arquivo Histórico-Diplomático, as anotações feitas pelo então embaixador português em Moscovo, Mário Neves, da conversa entre Soares e Gromyko vão no mesmo sentido. "A União Soviética é um Estado amigo do povo português e deseja ver em Portugal um país livre e independente", garantiu o chefe da diplomacia de Moscovo a Soares.

    Refira-se que Brejnev preparava a conferência de Helsínquia, que se realizaria em julho desse ano. A détente (desanuviamento) e o desarmamento das potências nucleares estavam na ordem do dia. O Kremlin não queria estragar o clima de apaziguamento, apoiando um regime do tipo cubano em Portugal.

    Na noite eleitoral, Soares deslocou-se à Gulbenkian, onde estavam a ser contados os votos. O líder socialista não deixou de ter uma boa surpresa quando, por volta das três da madrugada, a contagem começa a indiciar uma vitória expressiva dos socialistas (37,8%), com o PPD de Sá Carneiro posicionado em segundo lugar (26,4) e em terceiro os comunistas com os seus aliados do MDP/CDE a não ultrapassarem juntos a fasquia dos 17 por cento.

    "Olhe que é para o seu bem..."

    Não foi só Soares a surpreender-se, naquela noite, com o desempenho eleitoral dos comunistas. "Não esperava que ganhassem, mas que ficassem em segundo lugar com uma grande vantagem face ao PPD. Que juntamente com o MDP tivessem uns 30 por cento", recorda Diogo Freitas do Amaral, então líder do CDS, que em 1986 disputou as presidenciais com Soares.

    O CDS teve uma campanha eleitoral difícil. Razões de segurança ditaram que só se fizesse campanha "de Leiria para cima". Ainda assim, em Guimarães houve tiros contra as janelas do cineteatro onde se realizou um comício. "Outra surpresa foi a afluência às urnas: 92%. E o civismo com que o ato eleitoral decorreu. Recearam-se boicotes e ataques, mas não houve uma única reclamação", relembra o líder centrista da altura.

    "Foi um dia de grande alegria para nós, como portugueses e democratas. Estava esclarecida a questão da via revolucionária, já que as forças pró-ocidentais obtiveram mais de 70% dos votos."

    Nesse dia, Freitas do Amaral e a mulher, Maria José, votaram no Liceu Camões, em Lisboa. Seria perto do meio-dia. A saída da assembleia de voto são abordados por um casal mais velho que os cumprimenta e diz ser do CDS, como aliás toda a família. Dirigindo-se a Freitas do Amaral, o homem disse: "O Sr. não vai ganhar. Não seria bom para si." E explicou que reuniu a família e que se combinou que metade votaria CDS, a outra noutro partido. "É que se o CDS tiver um grande resultado, ainda o ilegalizam."

    Freitas do Amaral não compreendeu tal atitude e ficou furibundo. "Olhe que é para seu bem", respondeu-lhe o homem.

    A verdade é que o CDS ficou muito aquém das suas próprias expetativas com um resultado de 7,6 por cento, o que veio turvar a alegria com o desfecho das primeiras eleições verdadeiramente livres realizadas em Portugal.

    Freitas do Amaral acompanhou a noite eleitoral em casa, onde pela televisão e pelo telefone se manteve ao corrente da contagem de votos. Quando o viu desgostoso, Adelino Amaro da Costa, seu amigo e codirigente centrista, disse-lhe: "Não te preocupes, se desta vez só pudemos fazer campanha em metade do País e tivemos 7,6%, para as próximas conseguiremos ir a todo o lado e teremos o dobro da votação". Com efeito, nas legislativas de 1976, a votação nos centristas atingiu os 16 por cento.
  1.  # 363

    Os restos mortais de Salgueiro Maia foram exumados para testes de Paternidade.
    Há pelo menos 4 casos na história de Portugal que urge clarificar para se reporem verdades e limpar honras:
    1-Pai de D.Afonso Henriques (D.Henrique de Borgonha ou Egas Moniz ou Pastor Transmontano?)
    2-Todos os filhos da Rainha Carlota Joaquina serão filhos de D.João VI?( o terror de Nuno da Câmara Pereira)
    3-Maria Pia de Saxe -Coburgo e Bragança era filha de D.Carlos I?(Mário Soares defendeu esta tese em tribunal)
    4-João Soares deveria ser baptizado Villaret? Isso explicaria a sua veia artística tertuliana e a sua falta de veia política.
    Testes de DNA impõem-se!!!!
  2.  # 364

    Colocado por: CMartinQuando o viu desgostoso, Adelino Amaro da Costa, seu amigo e codirigente centrista
    Um dia, cerca de 1979, em Bruxelas, após um jantar em que estávamos 5 ou 6 pessoas, o Mário Soares contava histórias rocambolesco-cómicas do pós-25 de Abril.
    E contava ele, com um incrível ar de gozo: "... foi então que, aparece o Adelino Amaro da Costa - QUE É VIRGEM - e diz ... "

    Gargalhada geral.

    (O Eng.º Civil Adelino Amaro da Costa, era conotado com a Opus Dei. Conta-se que só casou em 1979, depois de alguma dificuldade em obter autorização da "Obra" para o seu casamento).
  3.  # 365

    Colocado por: Alexandre Silva (...) Testes de DNA impõem-se!!!!

    Que falta de respeito, apre!

    Alguém, neste fórum, estará em disputa por causa de hipotética herança a que pensará, também, ter direito?

    Desde quando a liberdade de expressão permite que se escreva atoardas, a torto e a direito, sem respeito pela integridade de quem já não se pode defender?

    E se alguém se lembrasse de exigir testes de DNA a certos escribas que por aqui pululam? Cairia o Carmo e a Trindade, com certeza!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexandre Silva
  4.  # 366

    Colocado por: maria rodrigues
    Que falta de respeito, apre!

    Alguém, neste fórum, estará em disputa por causa de hipotética herança a que pensará, também, ter direito?

    Desde quando a liberdade de expressão permite que se escreva atoardas, a torto e a direito, sem respeito pela integridade de quem já não se pode defender?

    E se alguém se lembrasse de exigir testes de DNA a certos escribas que por aqui pululam? Cairia o Carmo e a Trindade, com certeza!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Alexandre Silva

    Entendo este comentário como uma maneira polite de me chamar f*d*p.Mas o meu DNA não tem grande interesse histórico.Apesar de ter sido modelo (boa genética??)e até aparecer no site geneall...

    Numa altura em que a tecnologia não dava respostas,houve autênticas campanhas para denegrir a descendência de D.Carlota Joaquina, até hoje pessoas das minhas relações afirmam a pés juntos as suas infidelidades.
    Também se diz que quando JS nasceu MS estava exilado em França...

    Acho que a Maria Rodrigues não tem sentido de humor.
  5.  # 367

    Quanto à defesa de Maria Pia Saxe Coburgo e Bragança...Sendo defensor da democracia MS devia era não ter aceite o caso,que é uma causa de índole monárquica...
  6.  # 368

    Colocado por: Alexandre SilvaSendo defensor da democracia MS devia era não ter aceite o caso,que é uma causa de índole monárquica...
    Está a dizer que a monarquia não é democrática?
    Uma boa parte das monarquias europeias foi referendada... isto é, foi uma escolha democrática dos respectivos povos.

    (e eu até sou republicano...!).
  7.  # 369

    Colocado por: Alexandre SilvaAcho que a Maria Rodrigues não tem sentido de humor.

    Claro que tenho sentido de humor, com certeza! E não me passou pela cabeça - nem deveria passar - que a sua pessoa, caro Alexandre Silva, não seria filho de boa gente! Acontece que essa alusão à paternidade da pessoa em questão, tem sido abordada de forma desbocada e sem cerimónia - tome nota de que não me refiro, especificamente, a um único comentário, a esse propósito, mas a vários de uns quantos comentadores de serviço - em desrespeito pela memória de uma senhora que já não se pode defender. Detestaria que alguém, num espaço público, ousasse ofender a memória dos meus progenitores! Tente-se que não valha tudo, menos tirar os olhos!
  8.  # 370

    MB foi outra grande demagoga.
    MR obrigado pelas suas palavras cuidadas,eu não mereço.
  9.  # 371

    Colocado por: Alexandre SilvaMB foi outra grande demagoga.
    MR obrigado pelas suas palavras cuidadas,eu não mereço.

    Não partilho da sua opinião quanto à demagogia.

    E não me agradeça, porque não é caso para isso! Percebo que queira ser dissimuladamente irónico. Tenho algumas dúvidas de que os seus «verdes anos»(?) não o traiam!

    Alguém, algures, lhe bichanou ao ouvido (está a ver como, também eu, tenho sentido de humor?!) que esta família tinha estes e aqueloutros «defeitos» porque não encaixavam no perfil do Estado Novo! Não acredite em tudo o que lhe dizem: há, por aí, muitos difamadores!
  10.  # 372

    Colocado por: Luis K. W.Está a dizer que a monarquia não é democrática?
    Uma boa parte das monarquias europeias foi referendada... isto é, foi uma escolha democrática dos respectivos povos.

    (e eu até sou republicano...!).

    A monarquia tendo como base a superioridade de uma elite em desfavor de outrém é profundamente desumana.

    Tenho um amigo jovem que é o herdeiro de um título de nobreza e graças a Deus que ele já não vai ter acesso ao poder visto ser um incapaz...

    O sistema de castas oriental é profundamente desumano,no entanto é aceite na cultura onde se encontra vigente e não vejo ninguém a querer mudar isso...

    Entretanto casos há-os aos milhares de advogados que abraçam causas que vão contra as suas convicções políticas e morais.Seja como for trabalho é trabalho...
  11.  # 373

    No entanto foi o livre voto que colocou Hitler ou Trump no poder...
    Foi o povo que decidiu.
  12.  # 374

    Colocado por: Alexandre SilvaA monarquia tendo como base a superioridade de uma elite em desfavor de outrém é profundamente desumana.
    Mau!
    Mas estamos a falar de quê?
    De monarquias absolutistas tipo "ancien régime", ou de monarquias constitucionais na Europa do séc. XXI, em que os reis são apenas Chefes de Estado (não governam, nem distribuem benesses pelos seus familiares e amigos)?!?

    A democracia tem destas coisas. Até elege idiotas e lunáticos para governar...
    Mas também elege pessoas que nos inspiram e marcam para sempre (e ainda não inventaram um sistema melhor!).

    E sobretudo, a democracia permite eleger dezenas de milhares de autarcas que trabalham arduamente, que nem formiguinhas, em prol das suas terras, e a quem nunca seremos suficientemente agradecidos.
  13.  # 375

    Para sermos rigorosos não foi o povo alemão que colocou Hitler no poder, foi o Sr. Bernays que o lá colocou. Indirecta e involuntariamnete, mas realisticamnete, foi o Sr Bernays que "fez" as cabeças dos alemães para votarem neste e não naquele....

    E quem foi o Sr. Bernays ? Nada menos que o considerado "pai da publicidade" americana, sobrinho de Freud, e que o Sr. Gobbels considerava o principal mentor, e de quem usou os seus métodos na propapaganda e no manejo dos mass media...

    E , infelizmente para nós, a pior das ditaduras é aquela que se consegue montar dissimuladamente sob a capa de democracia.


    Colocado por: Alexandre SilvaNo entanto foi o livre voto que colocou Hitler ou Trump no poder...
    Foi o povo que decidiu.
    •  
      CMartin
    • 17 janeiro 2017 editado

     # 376

    Sim.
    Por outro lado, quero comentar convosco que acho que os mass media, os jornalistas, não deveriam veicular opinião mas antes e apenas factos.
    O que acontece é que hoje, acabamos por não ter que pensar nos assuntos, quando são os mass media que nos formam a opinião, basta-nos, aos mais preguiçosos, escolher a nossa corrente tendencial e seguirmos por aí.
    E depois o jornalismo que se faz hoje é sensacionalista, acho que devia vir com advertência de publicidade, tal qual vem a publicidade.
    Os adultos ainda terão 2 dedos de testa para pensar, mas imaginemo-nos, por exemplo, no lugar duma criança. Sabe lá discernir o que os mass media lhe enfia goela abaixo como se fosse real. Deve ser assustador.
    (Mais ainda aquelas jornalistas carecas da CMTV, e cujo pouco cabelo que têm, os três pelos, nem esses lavam. Como se as notícias não fossem suficientemente más, a jornalista em si é tão assustadora ou mais quanto a notícia. Desculpem a piada, mas não resisto. De vez em quando tenho que me rir com os outros. E já nem decoro nem propósitos existem para nos apresentarmos nem que profissionalmente em público pergunto??).
  14.  # 377

    Hitler pelo que li foi o mais votado mas sem maioria, depois conseguiu formar governo através de acordos.Mais ou menos como a "geringonça" excepto que o Costa não foi o mais votado...

    Sim,Luís KW é preciso essa elite de figuração para se alimentar a iHOLA!,o ópio do povo.

    Espero que um dia cada indivíduo possa sendo livre,escolher, poder libertar-se das correntes das tradições castradoras(se assim quiser).Possa voar livre com respeito pelo próximo acrescentando algo de bom à sua existência e à humanidade.
  15.  # 378

    Colocado por: Alexandre Silva...elite de figuração para se alimentar a iHOLA!
    Para isso não é preciso ter uma monarquia (veja as revistas do mesmo estilo EM PORTUGAL)
    Colocado por: Alexandre SilvaEspero que um dia cada indivíduo possa sendo livre,escolher, poder libertar-se das correntes das tradições castradoras
    Alexandre Silva,
    Nem todas as tradições são castradoras, nem são correntes que aprisionem os indivíduos.

    E nunca os indíviduos foram mais livre, e tiveram possibilidade de estar bem informados, como actualmente.
  16.  # 379

    Colocado por: Luis K. W.E nunca os indíviduos foram mais livre, e tiveram possibilidade de estar bem informados, como actualmente.


    não sei não luis, o fato de haver muito sitio com informação não quer dizer nada, pois se ela não prestar, o efeito é mesmo caca.
    em suma muita informação, muita manipulação, e muita desinformação, pode ter efeitos nefastos.
  17.  # 380

    Colocado por: marco1o fato de haver muito sitio com informação não quer dizer nada

    Ok...
    Mas eu escrevi:
    Colocado por: Luís K. W.nunca os indíviduos (...) tiveram possibilidade de estar bem informados, como actualmente..
    TIVERAM "A POSSIBILIDADE".
    O que não quer dizer que todos estejam bem informados...
    Concordam com este comentário: marco1
 
0.0608 seg. NEW