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  1.  # 21

    Não estou a ver qual o problema. As Twin-Towers estão a alguns metros ao lado e não são problema. Naquela zona os aviões passam acima dos 1500 pés (cerca de 500 metros).
  2.  # 22

    ao lado não é por baixo.... e se as aterragens para norte podem não ser problema, as descolagens para sul já não sei.

    Alias, não deve ser por esse motivo que não existem prédios muito altos em Lisboa.
  3.  # 23

    Os prédios não afetam as aproximações ou descolagens a não ser que estejam junto ás cabeceiras das pistas. Em NY o aeroporto La Guardia fica ao fundo de Manhattan e os aviões fazem a final mais baixo que os prédios.
  4.  # 24

    se assim o diz...

    um exercício interessante, ver o perfil de descolagem (ângulo de subida) de um daqueles aviões grandes da TAP com 4 motores, e o de outros.

    agora imagine que um motor falha (dizem que acontece) durante a descolagem, a subida certamente já não terá o mesmo perfil... e ai os obstáculos contam.

    mas tem razão, passei hoje por lá, e tem umas edifícios mais altos a sul da praça de Espanha - agora só depende da altura que o novo(s) terá.
  5.  # 25

    Se falhar um motor nada acontece, se falharem mais a coisa complica-se. E não interessa a altura dos prédios nem o alinhamento com a pista. Em caso de falha o avião nunca vai perfeitamente alinhado com o rumo da descolagem. Em caso de acidente mais 20 metros menos 20 metros não altera nada as consequências.
    • nmex2
    • 8 março 2017 editado

     # 26

    ok, compreendo, se assim o diz.

    na figura em baixo, o ponto de interseção daquela linha tracejada com o perfil do voo (inicio do "climb") é um ponto a 1500 pés... vejo por ali alguma importância a altura dos obstáculos... sejam prédios ou outra coisa qualquer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
      image26.jpg
    • nmex2
    • 8 março 2017 editado

     # 27

    unidades em metros
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
      image27.jpg
  6.  # 28

    Ficha urbanística do lote que vai a leilão...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nmex2
  7.  # 29

    só falta plotar a implantação em relação ao canal da pista e verificar se a altura fica sombreada por algum obstáculo já existente.

    certamente alguém já fez as contas, e deve estar dentro dos conformes, digo eu :)
    • jmcxl
    • 9 março 2017 editado

     # 30

    À vertical da Praça de Espanha, o avião está a cerca de 1000 pés (300 metros).
    Por isso os 145 metros não serão um problema, a menos que a ANA assim o queira. Mas se o lote já está a leilão com essas carateristicas é porque não houve incompatibilidade.
  8.  # 31

    Naquela zona os aviões passam acima dos 1500 pés (cerca de 500 metros).


    À vertical da Praça de Espanha, o avião está a cerca de 1000 pés (300 metros).


    numa descolagem para sul, e com uma falha de motor, eventualmente passará abaixo disso.
  9.  # 32

    Em caso de falha de motor é quase impossível manter o avião a voar direito. Vai sempre voltar para o lado do motor parado e não compensa forçar o rumo a direito. Ou volta para trás ou procura uma zona livre em frente.
  10.  # 33

    E o incomodo sonoro para as pessoas que vão viver ou trabalhar nesses edificios ? ou consegue se isolar completamente o som proveniente dos avioes?


    Existem imensos relatos de pessoas com problemas desses...
    • nmex2
    • 10 março 2017 editado

     # 34

    Colocado por: CarvaiEm caso de falha de motor é quase impossível manter o avião a voar direito. Vai sempre voltar para o lado do motor parado e não compensa forçar o rumo a direito. Ou volta para trás ou procura uma zona livre em frente.


    dai ser um cone e não uma linha na direção da pista, a zona onde os obstáculos são considerados. Logo mais obstáculos são considerados.

    O volta para trás, como deve saber é muito relativo (e muitos já cá não estão para contar porque tomaram essa decisão...) , para a aviação que "frequenta" o aeroporto de Lisboa, quando a decisão é voltar para trás... já nenhum obstáculo deverá ser factor imagino eu.

    No caso em concreto (do tal prédio na praça de Espanha), concordo que até possa já ficar na zona de sombra de outros obstáculos existentes/considerados - só fazendo o plotting, que não fiz - e por isso

    O que estamos aqui a discutir um pouco é servidões aeronáuticas
    http://www.anac.pt/vPT/Generico/ServidoesAeronauticas/Paginas/Servidoesaeronauticas.aspx

    um exemplo interessante :
    22. Despacho n.º 26 311 A/2000 (2.a Série), de 22 de dezembro.
    Declara a utilidade pública, com caráter de urgência, da constituição e exercício de uma servidão aeronáutica sobre o prédio (na freguesia de Alcântara em Lisboa) onde se encontra instalada a radioajuda Outer Marker, explorada pela NAV, E.P.

    no caso concreto, do terreno em questão
    4. Decreto n.º 48542, de 24 de agosto de 1968.
    Sujeita a servidão militar e aeronáutica os terrenos confinantes com o Aeroporto de Lisboa.

    e onde específica as dimensões das zonas de protecção... é só fazer as contas... e não "pendurar" ha posteriori uma antena no topo do edifício...
  11.  # 35

    Muito interessante os dados acima!

    Mas na ficha urbanística eles estão a "vender" 22mil M2 de construção acima do solo.Com uma implantação que dividindo pelos pisos não deve dar 40 andares...
    Criaram uma cláusula em que a Câmara é compensada caso o projeto final tenha uma área aprovada superior.
    O projeto final deve ser a cargo do comprador...
    Mas a quem interessa toda esta operação?
  12.  # 36

    A câmara vende e vende o património municipal e o que faz com o dinheiro gerado e a especulação concomitante?
  13.  # 37

    Colocado por: Palhavao que faz com o dinheiro gerado
    paga dívidas criadas por anteriores presidentes.

    Colocado por: Palhavao que faz com ... a especulação concomitante?
    cobra IMI, taxa de Protecção Civil, taxa de Esgotos, e outras taxinhas.
    O que o imobiliário tem de "bom" é que não pode ser exportado, e quem o compra fica "agarrado" a uma série de compromissos fiscais para sempre.
  14.  # 38

    Terreno Vendido...

    https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2017/03/24/33074-terreno-na-praca-de-espanha-vendido-por-17-milhoes-de-euros

    A uma Sociedade Portuguesa....

    Acho muito estranho.Afinal qual é a sociedade Portuguesa que iria construir uma Torre de Escritórios com 22.000m2 cujo valor total com terreno e impostos rondaria os 40M Euros?

    Acho que a Sociedade Comprou para recolocar no Mercado Internacional e Especular...

    Se a Câmara não impôs prazo para execução de obras vai ser outro projecto sinedie
  15.  # 39

  16.  # 40

    Colocado por: Palhava

    Houve novos centros comerciais que foram grandes falhanços:
    Palácio Sottomayor
    7Avenida
    Twin Towers

    Já os antigos estão fechados ou decrépitos:
    Centro Comercial Imaviz
    CCGemini
    CCLumiar


    Apolo 70, Columbia, Olaias, Via Veneto, exemplos não faltam.
 
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