Colocado por: Alexluxxmaneira geral não gosto de camas/caixotes. Optaria por sommier, mais baixo, ou a manter a altura, optaria por cama de pés - em que o espaço visual, estaria livre por baixo
Colocado por: CMartin
E aproveitando este embalo do "contextualizar", para agradecer o cuidado da resposta da Alexandra (foi bom, o trabalho que se deu - até porque por natureza também eu sou "o tudo ou nada" (a dedicação, lembra-se de o ter referido uma vez?). Portanto, sinto-me lisonjeada por ter sido, ou antes, a minha casa ter sido objecto desse nível de dedicação, ou atenção, Alexandra. Obrigada.
Opções estéticas um pouco á parte, porque fui as explicando e, acima de tudo, porque foram as minhas opções intencionais, escolho focar-me um pouco mais na parte técnica, que, claro, acaba por se reflectir como parte integrante do estético e do resultado, mas com fundamento diferente do visual apenas por si.
Talvez um pouco na linha da forma segue a função, ou por aí..não só, mas também (até porque não sou assim muito certa disto..ou no extremo). Não só porque se tem, nesta casa de 100 anos restaurada em 1992 elementos essenciais da nossa memória colectiva. A lareira, como já referi como exemplo.
Depois, a dada altura da nossa história, havia um leque muito restrito no que toca a cores: o azul, o verde, o branco, e, se não estou em erro o ocre e o sangue de bói. Talvez um arquitecto precisará melhor se efectivamente não me escapa..Daí, estou convencida, o azul (seria o anil) e o verde nesta casa, e o branco. Não mero acaso.
O azul que era anil, há uns anos subi-lhe uns graus para mais claro.
É o que existe vendo o exterior da casa, por exemplo, na imagem que coloquei do pátio de trás.
Aquele verde, que eu chamo de inglês ou after eight, é, como diz a Alexandra, de facto, o fio condutor da casa, existe nas portas, portadas, rodapés, guardacorpos. E é um verde rico e encorpado que se entranha na casa, dela fazendo parte intrínseca como quase pão para a boca. Não o tiraria de forma alguma, também porque, para além de pessoalmente me identificar muito com o verde, neste tom especialmente mais ainda, também o identifico com as casas antigas (mais até com as senhoriais, talvez estupudamente, não sei (!)).
Os azulejos por cima do fogão são Azulejos de São Marcos, artesanais. Não sei ao certo se ainda existe, mas, o artesão que os pintou..Estas coisas mexem comigo. A História, os Afectos, as Gentes.
Nunca tirarei os azulejos também.
Os electrodomésticos, uns novos e uns com 20 anos. Têm tons diferentes claro. Não será razão para os deitar fora, para mim.
Os armários da cozinha, aquela parte que já arranjei nome para : é a casa de bonecas :o) tecnicamente de facto não pôde levar apenas 1,2 ou 3 portas...se não, não abririam. Teve que ser assim, com muitas portinhas. Por dentro não tem separadores em todas - precisamente para não tornar o espaço exíguo para arrumação. Foi bem pensado por quem o projectou, que não fui eu..eu apenas quis os armários da cozinha assim.
O PVC é meu eleito para caixilharia. Tive madeira nesta casa. Tive alumínio. E depois experimentei umas Kommerling que me deixaram rendida, as portas de sacada e o janelão que escolhi agora são Raposo, fabricadas na Bélgica. Estas por razões pessoais (casa de santo..) e porque tinham boa fama. Até agora, mais uma vez, provaram-me que o pvc em termos de isolamento térmico, e até acho, sonoro, é das melhores coisinhas. Tudo oscilobatente.
As cores. Não me choca cores descoloradas pelo tempo, não me choca nada tonalidades diferentes da mesma cor (do alarme, sim) ou da casa de máquinas..ou voltando a ver apenas o estético..tons diferentes da mesma cor.
Abomino a regra dos 3 (3 cores numa casa ou divisão por exemplo. Acho demasiado limitado, não é para mim).
Aquele sofá ao fundo do corredor..é o escritório que alí está mas ainda não coloco imagens..não está criado o ambiente e vou ver-me livre do sofá, que é demasiado grande!
A cesta da roupa na cozinha..também não pertence alí (nem a lado nenhum, vou dar á minha mãe), nem a tábua de passar a ferro..está para alí só a aguardar casa :o)
O que estou a sentir alguma hesitação é que talvez precise algures aqui dum preto. Um quadrado preto. Não sei. Uma tela? Uma risca?..No corredor ? Uma roseira black baccara no pátio ?
É interessante, afinal, dissecar (esta é para o TZ) :o)
Obrigada Alexluxx!
Colocado por: CMartinPara o meu ambiente de interiores.
Verde, azul, rosa, são as principais.
Branco, amarelo e preto como apontamentos.
Colocado por: CMartinE quero menos elementos (mobílias, peças) porque estou com uma vida muito intensa de afazeres, preciso de espaço e tranquilidade. Vou começar por onde posso; pela casa. Preciso de fuga do quotidiano muito preenchido.
Colocado por: CMartinAhhh..para quem ainda possa ter duvidas, não sou nada do estilo "Querido, mudei a casa". Não é de todo o meu género.
Colocado por: CMartin
Gostei disto. "Dramática".
Hmmm..fica no ar.
Colocado por: ClioIIA ler Alain de Botton logo pela manhã?!? :)
Colocado por: Castela
Aconselho isto:https://www.wook.pt/livro/a-arte-de-viajar-alain-de-botton/70497
Colocado por: ikEstão todos a "cascar" na CMartin, mas, ficou como a CMartin queria que ficasse!
Eu também já fiz obras e remodelações e no entanto por vezes ponho-me a pensar que devia ter feito de maneira diferente! A CMartin não
Colocado por: marco1CMartin
não falando propriamente da sua obra, lembro no entanto muita pesquisa que foi mostrando por aqui do género, harmonia, escala, proporção, equilíbrio, luz
ou seja certos princípios, "regras" subjacentes aos espaços independentemente da individualidade de cada um.
"não falando propriamente da minha obra"(que aceito) e vou tentar dissociar-me dela para poder tentar ser mais objectiva nas respostas. Vou fingir que é um interior dum outro user qualquer do forum, tendo apenas esta como nuance (essencial) da discussão
"lembro no entanto muita pesquisa que foi mostrando por aqui do género, harmonia, escala, proporção, equilíbrio, luz ou seja certos princípios, "regras" subjacentes".
"independentemente da individualidade de cada um".
Colocado por: LuBSerá que colocar muitas cores numa sala relativamenre pequena como é o caso da sua sala principal, faz sentido?
Senão vejamos : azul, 2 tons (paredes e lareira) + Rosa (sofá grande) + avermelhado (tejoleira) + Castanho escuro (tectos, moveis) + Verde escuro (portas) + preto (molduras, candeiros) + Dourado ( cadeiras) + Prateado (candeeiros, candelabro, espelho) + Branco (mesa e cantarias)
"faz sentido"? O que quer dizer ?
Será que colocar muitas cores numa sala relativamenre pequena como é o caso da sua sala principal, faz sentido?
Senão vejamos : azul, 2 tons (paredes e lareira) + Rosa (sofá grande) + avermelhado (tejoleira) + Castanho escuro (tectos, moveis) + Verde escuro (portas) + preto (molduras, candeiros) + Dourado ( cadeiras) + Prateado (candeeiros, candelabro, espelho) + Branco (mesa e cantarias)