Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Alexluxxmaneira geral não gosto de camas/caixotes. Optaria por sommier, mais baixo, ou a manter a altura, optaria por cama de pés - em que o espaço visual, estaria livre por baixo

Vou também aproveitar esta deixa para falar sobre algo que tive como objectivo nesta renovação : a arrumação, e a tal da teoria de Marie Kondo.
    Achei muito prático..embora ainda esteja no primórdio de o conseguir fazer.
    Fica aqui o comentário, para depois não me esquecer de reflectir com maior sustentação quando conseguido :o)
  2.  # 2

Colocado por: CMartin

E aproveitando este embalo do "contextualizar", para agradecer o cuidado da resposta da Alexandra (foi bom, o trabalho que se deu - até porque por natureza também eu sou "o tudo ou nada" (a dedicação, lembra-se de o ter referido uma vez?). Portanto, sinto-me lisonjeada por ter sido, ou antes, a minha casa ter sido objecto desse nível de dedicação, ou atenção, Alexandra. Obrigada.
    Opções estéticas um pouco á parte, porque fui as explicando e, acima de tudo, porque foram as minhas opções intencionais, escolho focar-me um pouco mais na parte técnica, que, claro, acaba por se reflectir como parte integrante do estético e do resultado, mas com fundamento diferente do visual apenas por si.
    Talvez um pouco na linha da forma segue a função, ou por aí..não só, mas também (até porque não sou assim muito certa disto..ou no extremo). Não só porque se tem, nesta casa de 100 anos restaurada em 1992 elementos essenciais da nossa memória colectiva. A lareira, como já referi como exemplo.
    Depois, a dada altura da nossa história, havia um leque muito restrito no que toca a cores: o azul, o verde, o branco, e, se não estou em erro o ocre e o sangue de bói. Talvez um arquitecto precisará melhor se efectivamente não me escapa..Daí, estou convencida, o azul (seria o anil) e o verde nesta casa, e o branco. Não mero acaso.
    O azul que era anil, há uns anos subi-lhe uns graus para mais claro.
    É o que existe vendo o exterior da casa, por exemplo, na imagem que coloquei do pátio de trás.
    Aquele verde, que eu chamo de inglês ou after eight, é, como diz a Alexandra, de facto, o fio condutor da casa, existe nas portas, portadas, rodapés, guardacorpos. E é um verde rico e encorpado que se entranha na casa, dela fazendo parte intrínseca como quase pão para a boca. Não o tiraria de forma alguma, também porque, para além de pessoalmente me identificar muito com o verde, neste tom especialmente mais ainda, também o identifico com as casas antigas (mais até com as senhoriais, talvez estupudamente, não sei (!)).
    Os azulejos por cima do fogão são Azulejos de São Marcos, artesanais. Não sei ao certo se ainda existe, mas, o artesão que os pintou..Estas coisas mexem comigo. A História, os Afectos, as Gentes.
    Nunca tirarei os azulejos também.
    Os electrodomésticos, uns novos e uns com 20 anos. Têm tons diferentes claro. Não será razão para os deitar fora, para mim.
    Os armários da cozinha, aquela parte que já arranjei nome para : é a casa de bonecas :o) tecnicamente de facto não pôde levar apenas 1,2 ou 3 portas...se não, não abririam. Teve que ser assim, com muitas portinhas. Por dentro não tem separadores em todas - precisamente para não tornar o espaço exíguo para arrumação. Foi bem pensado por quem o projectou, que não fui eu..eu apenas quis os armários da cozinha assim.
    O PVC é meu eleito para caixilharia. Tive madeira nesta casa. Tive alumínio. E depois experimentei umas Kommerling que me deixaram rendida, as portas de sacada e o janelão que escolhi agora são Raposo, fabricadas na Bélgica. Estas por razões pessoais (casa de santo..) e porque tinham boa fama. Até agora, mais uma vez, provaram-me que o pvc em termos de isolamento térmico, e até acho, sonoro, é das melhores coisinhas. Tudo oscilobatente.

As cores. Não me choca cores descoloradas pelo tempo, não me choca nada tonalidades diferentes da mesma cor (do alarme, sim) ou da casa de máquinas..ou voltando a ver apenas o estético..tons diferentes da mesma cor.
    Abomino a regra dos 3 (3 cores numa casa ou divisão por exemplo. Acho demasiado limitado, não é para mim).

Aquele sofá ao fundo do corredor..é o escritório que alí está mas ainda não coloco imagens..não está criado o ambiente e vou ver-me livre do sofá, que é demasiado grande!
    A cesta da roupa na cozinha..também não pertence alí (nem a lado nenhum, vou dar á minha mãe), nem a tábua de passar a ferro..está para alí só a aguardar casa :o)

O que estou a sentir alguma hesitação é que talvez precise algures aqui dum preto. Um quadrado preto. Não sei. Uma tela? Uma risca?..No corredor ? Uma roseira black baccara no pátio ?

É interessante, afinal, dissecar (esta é para o TZ) :o)

Obrigada Alexluxx!
      20170720_1043402.jpg

Carla!!! Nada a agradecer - vou confessar-lhe, segui muito atentamente todo o seu processo, e fui criando expectativas, e simpatia por todo o desenrolar, e fui vivendo a sua "remodelação" e envolvendo-me com entusiasmo de algo, como se fosse meu, acredita? A sério que estava mesmo muito ansiosa, por si, e até por mim! :) Porque estava a torcer sinceramente para que fosse algo que no final resultasse na perfeição! (se é que ela existe - de forma consensual :))
    Como já lhe disse atrás, criei, e aqui tem TODA a razão, de forma errada! imagens de algo do que seria se fosse para mim, se fosse eu a fazer - e, na verdade, a transformação/remodelação/retirar/manter era e é para si! Mas, só a Carla poderia de facto saber o que queria, como queria, e por isso, acho que está de parabéns, porque assume que era isto que queria e conseguiu! Por isso, fico feliz por si! E, foi até um pouco penoso para mim, apontar alguns aspectos que eu não "entendia" ou "não gostava", porque eu queria sinceramente escrever em tudo - gosto muito!! Espero que me entenda...

E, é claro que me lembro bem da tal dedicação de que falamos, e de todas as conversas que tivemos, e até, por isso, mas também por saber e reconhecer, que é das pessoas mais dedicadas e voluntariosas aqui do fórum, a tentar ajudar tudo e todos, a encontrar soluções para os problemas ou questões que colocam, que mais ainda por esse motivo, estava sinceramente a torcer por si, e por toda esta "obra", que queria fosse um êxito!!! E foi! Porque a Carla conseguiu o que queria! ;)

Relativamente ao tal verde, atenção que eu gosto dele, mas apenas em casas antigas senhoriais, e que mantenham a traça em toda a essência - interior e exterior - só não gosto, desta forma :) Aliás, eu gosto muito da sua casa por fora - e não trocaria nada! Nenhuma das cores da fachada! Só não gosto do verde no interior, porque acho que não joga... não harmoniza, não se relaciona com a casa que está agora no interior. Mas, engraçado!! gostava dele antes no interior com a decoração que tinha... apenas isso.

Estou ansiosa, aliás, por ver as fotos do exterior da sua casa, e especialmente do pátio - sem a tal grade que quanto a mim, era a peça que tirava a beleza da sua casa no exterior. ;)

Quanto à Marie Kondo, de quem também sou "fã", não entendi a relação com a cama "caixote" - bem sei que essas camas são para arrumação, mas não estou a ver a relação :) Em termos de arrumação, eu sou fanática, confesso, tudo no seu lugar, devidamente arrumado, com compartimentos próprios, etc mas sempre "odiei" tudo que passe por usar espaços por baixo das camas - manias :), sejam elas de gavetas ou das que se levantam, mas não me transmite sensação de arrumado e limpo :)
    Manias!!! :) :)

Beijinhos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
    • LuB
    • 24 julho 2017 editado

# 3

Habituei-me a ver na C Martin um "expert" em assuntos relacionados com decoração, talvez pelas muitas intervenções em assuntos relacionados com o tema, com que foi gentilmente participando ao longo dos anos. Fe-lo através das discussões que iniciou e em outras situações em que os demais floristas aqui foram aparecendo com dúvidas acerca da "estética" das opções que poderiam tomar na decoração das suas casas.
    Talvez por isso tenha ficado um tanto desiludida com as opções que tomou ao remodelar a sua casa, que era uma casa de arquitectura tradicional com o seu encanto, dentro do género em que se inseria.
    Não é que tenha feito modificações profundas, nada de irreparável... Mas há coisas que me intrigam:
    Por exemplo:
    Será que colocar muitas cores numa sala relativamenre pequena como é o caso da sua sala principal, faz sentido?
    Senão vejamos : azul, 2 tons (paredes e lareira) + Rosa (sofá grande) + avermelhado (tejoleira) + Castanho escuro (tectos, moveis) + Verde escuro (portas) + preto (molduras, candeiros) + Dourado ( cadeiras) + Prateado (candeeiros, candelabro, espelho) + Branco (mesa e cantarias)
    Pessoalmente iria para uma coisa mais suave...

Mas concordo com outros utentes que aqui emitiram esta opinião: Se foi uma opção bastante pensada e se sente feliz com o resultado, tudo bem...
    Espero que seja feliz e desfrute da sua opção.
  3.  # 4

LuB, todos, Todos, olá.

O ambiente que pretendi criar foi efetivamente este no que resultou, e resultaram as imagens que coloquei.
    Ao longo deste tópico expliquei bem : as cores, o estilo, o despojo (pouca mobília e pouco decor) e até, o contraste que pretendi criar com a arquitectura da casa, que adoro e que, por adorar, vale por si só e não precisa necessariamente de continuidade pela decoração para a tornar mais válida.

Cito-me a mim mesma, algures lá atrás :

Colocado por: CMartinPara o meu ambiente de interiores.
    Verde, azul, rosa, são as principais.
    Branco, amarelo e preto como apontamentos.

Colocado por: CMartinE quero menos elementos (mobílias, peças) porque estou com uma vida muito intensa de afazeres, preciso de espaço e tranquilidade. Vou começar por onde posso; pela casa. Preciso de fuga do quotidiano muito preenchido.

Gosto de alguma excentricidade, de algo inesperado e, até, dum certo devaneio no meu ambiente.

Falando em "expertise" e imaginando, tentem, que é disto que se trata quando temos um cliente para quem se cria um ambiente específico e de acordo com a sua vontade: neste caso o cliente fui eu e o cliente está realizado neste projecto.
    O cliente não foi nenhum de vós, nem a vosso gosto ou visão, ou ideal de estilo e combinação de cores para o meu ambiente. Vejam assim.
    Quando chegar a vossa vez..logo fazem ao vosso espelho.
    Desde que seja de bom gosto (sim, o gosto discute-se..), já é bom.
    :o) Preferências pessoais dentro do gosto de cada um..já é outra temática.

No fórum gosto muito de opinar sobre estética,sim, mas nunca me terão visto impor o meu estilo - este que vêem - aos restantes. Quanto muito, usando o estilo que a pessoa pretende ou quer, eu opino nesse sentido: do desejo da pessoa, ou dentro do que quer.
    Por vezes, basta com a mesma mobília, uma outra disposição para aumentar visualmente um espaço. Um exemplo do que se pode fazer..

Nunca me viram, ou verão a dizer para se livrarem duma peça, porque as peças são das pessoas. E não se deitam fora, nem se cortam com motoserras.e nem se viram quadros ao contrário com assinaturas de autor de pernas para o ar.. :o)

Eu gosto de pensar que gosto de opinar ou antes do feito, ou se depois de feito..como objectivamente enaltecer o estilo e o estilo pessoal da cada um em cada ambiente.

Mas de longe expert. Nunca me nomeei como tal, porque não o sou.
    Apenas, amo casas e ambientes. Só isso. E consigo criá-los com facilidade - como fiz com o meu.

Sim, estou feliz com ele!
  4.  # 5

Bom.
    Espero que estejam à espera de mais fotos, porque continuarei a partilhar a minha casa, com todo o gosto que me dá fazê-lo.
    Não saiem todas a correr porque existem efectivamente partes da casa que ainda estou em conversação com elas :o) Mas, para ser sincera, até faço intenção que este tópico seja eterno, ou quase :o)
    Obrigada por me acompanharem, mesmo sem por vezes me entenderem :o)
    E obrigada pelos comentários, todos !
    • VCAC
    • 24 julho 2017

# 6

CMartin,

Partilho da opinião da LuB.
    Porém, é como diz, os ambientes criados estão à altura das suas espectativas, e isso é o mais importante nisto tudo dos "gostos" e "ambientes", e como tal só tenho a dar-lhe os parabéns pelas obras/remodelações que fez, e agradecer por ter partilhado.
    A cozinha, quanto a mim (que vi o "antes" não sei se neste ou noutro tópico) ficou muito melhor...mais "limpa", mais "arrumadinha"...

(Só um único reparo, apenas porque não gosto de ver, veja se consegue "dar uma volta" à questão dos cabos da iluminação...do candeeiro por cima da mesa de jantar e das luzes de cabeceira no master)
    • LuB
    • 24 julho 2017 editado

# 7

De repente dei comigo a pensar nas diferentes casas por onde passei ao longo da vida, e concluí que isto das casas é quase como as toilettes que vamos vestindo.... A decoração de uma dada casa, acaba por ter menos influência na felicidade que experimentamos dentro dela, do que poderíamos pensar à primeira vista.
    Ocupei muitas casas ao longo da minha vida, e nunca a minha alegria de viver esteve dependente delas, embora fossem muito diferentes nas suas características. Algumas deixaram saudades, mas isso dependeu acima de tudo das circunstâncias ou seja das pessoas e do ambiente que me rodeava e, de estarem de acordo com as minhas necessidades/aspirações de momento.

Quanto aos diferentes ambientes que criei, nas casas que tive de decorar, verifico que o meu gosto sofreu sérias alterações ou porque me fartei de ver a mesma coisa, ou porque melhor informada sobre aspectos estéticos, passado algum tempo já desejava outra coisa, ou apenas porque a moda foi mudando... Daqui se deduz que o que achamos belo hoje pode ser visto com olhos diferentes passados uns anos, e lá vamos nós alterar tudo de acordo com o nosso novo palpite... Se isto se passa com cada um de nós o que dizer de opções tomadas por pessoas diferentes, com as suas experiências e formações variadas.
    Por coincidência de gostos e percursos certas pessoas poderão achar maravilhosa determinada opção de decoração, enquanto outras tantas acham aquilo uma chachada... Nada de espantar... Somos lIvres e somos diferentes!

É mais ou menos como com o vestuário: - cada um avalia o que vai bem com a sua pessoa, escolhendo o que mais lhe convém para se sentir bonito e confortável, e segue em frente.... É um assunto pessoal, altamente subjectivo, capaz de variar de um momento para o outro, até porque existe uma enorme variedade de hipóteses disponíveis em cada momento ..sem que isso seja a coisa mais importante da vida...
    Concordam com este comentário: joaosantos, Alexluxx, CMartin
  5.  # 8

Depende de tanta coisa, LuB..

O nosso gosto e a nosso sentido estético, acredito que "nascem connosco". Depois, é como diz, vamos vendo outras coisas, sabendo mais..e vamos apurando sentidos.
    Não acredito que o nosso essencial mude assim radicalmente como do dia para a noite, a nossa personalidade está sempre presente nas escolhas e nos gostos.
    Por exemplo eu pessoalmente nunca escolhi para mim ambientes muito condizentes. Ou certinhos.
    Gosto de contraste. De quebras. De dissonâncias.
    Eu própria sou de contrastes.
    O meu gosto reflecte a minha pessoa. E intencionalmente eu gosto de explorar isso em mim.

A beleza existe. Isso será ponto assente.
    Só que a beleza depende dos olhos de quem a vê. Acima de tudo. Claro que sim.
    E isso sim é altamente pessoal e subjectivo. Há quem não veja beleza em nada e há quem veja beleza em tudo. No limite.
    A beleza é importante para mim e sinto-me bem rodeada por ela.
    Não me é indiferente. E sim faz-me feliz.
    Não só ela, mas num mundo meu, ela tem o seu lugar reconhecido.

Se somos ou fomos tão felizes nas casas que foram as nossas como acharíamos que seríamos..ou se somos ou fomos verdadeiramente felizes mais enquanto as "arquitectávamos" ou "magicávamos" ? A partir do momento que as conseguimos viver como pretendíamos, diria que sim.
    No que toca a casas. Será isto. Tem a importância que tem, nos tantos sonhos que temos.
    E sim também porque eu tenho como opinião que beleza, contemplá-la, traz-nos felicidade.
    Aliás essa é uma das teorias (sempre discutidas) do belo - o sentimento bom que temos ao vê-lo.
  6.  # 9

Ah..para quem ainda possa ter duvidas, não sou nada do estilo "Querido, mudei a casa". Não é de todo o meu género.
    Entre outras coisas, acho-o muito certinho e formatado, com muito pouco de personalização. É "one size fits all". E toca a andar. E o sujeito na equação do ambiente é indiferente. Inexistente.
    Entre outras coisas.
  7.  # 10

Colocado por: CMartinAhhh..para quem ainda possa ter duvidas, não sou nada do estilo "Querido, mudei a casa". Não é de todo o meu género.

Acho que a Cmartin criou nos users que acompanham o topico uma expectativa diferente daquilo que depois na realidade fez, e daí toda esta onda:)

Mas como já disse interessa é a CMartin gostar.....
    Concordam com este comentário: CMartin
  8.  # 11

Olá larkhe :o)
    Houve users cuja opinião me transmitaram de forma particular, sobressaída, aspectos interessantes com os quais concordo, embora o caminho que eu quero seja este, é sempre interessante a diferença nesses termos, "fora da caixa". Que são matéria de novidade e discussão.
    De resto, penso que tentam reflectir nos outros, em mim, algo padronizado para os ambientes, do que esperariam ver (nas suas casas, ou de catálogo ou na minha ) ?
    Se na minha, ainda não conhecem o meu estilo, apesar de todos os meus tópicos, e agora a minha nova versão da casa. Estiveram distraídos este tempo todo! E isso sim deixa-me um pouco frustrada. Não viram em mim a diferenciação que eu tanto prezo como bandeira, quase.
    Não faz mal. É expectável.
    Concordam com este comentário: larkhe
      f7856a_b9c14f4f22cb4b5ba2793cd0c5d28357-mv2.jpg
  9.  # 12

A ler Alain de Botton logo pela manhã?!? :)
  10.  # 13

Colocado por: CMartin

Gostei disto. "Dramática".
    Hmmm..fica no ar.
    Concordam com este comentário:Castela

Pode ser que assente.
  11.  # 14

Colocado por: ClioIIA ler Alain de Botton logo pela manhã?!? :)

Aconselho isto: https://www.wook.pt/livro/a-arte-de-viajar-alain-de-botton/70497
  12.  # 15

Colocado por: Castela

Aconselho isto:https://www.wook.pt/livro/a-arte-de-viajar-alain-de-botton/70497

Do Alain de Botton eu gostei do "Religião para ateus"
  13.  # 16

CMartin

não falando propriamente da sua obra, lembro no entanto muita pesquisa que foi mostrando por aqui do género, harmonia, escala, proporção, equilíbrio, luz
    ou seja certos princípios, "regras" subjacentes aos espaços independentemente da individualidade de cada um.
    Concordam com este comentário: Alexluxx, CMartin
    • ik
    • 25 julho 2017

# 17

Estão todos a "cascar" na CMartin, mas, ficou como a CMartin queria que ficasse!

Eu também já fiz obras e remodelações e no entanto por vezes ponho-me a pensar que devia ter feito de maneira diferente! A CMartin não
    Concordam com este comentário: CMartin, joaosantos
  14.  # 18

Colocado por: ikEstão todos a "cascar" na CMartin, mas, ficou como a CMartin queria que ficasse!

Eu também já fiz obras e remodelações e no entanto por vezes ponho-me a pensar que devia ter feito de maneira diferente! A CMartin não
    Concordam com este comentário:CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CMartin

Realmente, obrigada ik da ribeira..já estava a ficar cansada de tentar dizer, de forma que fiquem apaziguadas as mentes, de que é este o ambiente que 1) queria e estudei-o para este resultado 2) gosto e 3) de todo me arrependo, afinal, se está como eu imaginava.

Agora o marco1 trouxe para aqui uma nova dinâmica à conversa, para mim, bastante mais interessante do que o "gosto" ou "não gosto" (eu tirava o cabo preto,eu cortava o sofá em L, e eu pendurava o aparador, e detesto a estrela..etc..etc..) e, que é a questão técnica e que eu gostaria muito de ver debatido o ambiente criado nestes termos:

Colocado por: marco1CMartin

não falando propriamente da sua obra, lembro no entanto muita pesquisa que foi mostrando por aqui do género, harmonia, escala, proporção, equilíbrio, luz
    ou seja certos princípios, "regras" subjacentes aos espaços independentemente da individualidade de cada um.
    Concordam com este comentário:CMartin,Alexluxx
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CMartin

Embora o marco1 refira
    "não falando propriamente da minha obra"
    (que aceito) e vou tentar dissociar-me dela para poder tentar ser mais objectiva nas respostas. Vou fingir que é um interior dum outro user qualquer do forum, tendo apenas esta como nuance (essencial) da discussão
    "lembro no entanto muita pesquisa que foi mostrando por aqui do género, harmonia, escala, proporção, equilíbrio, luz ou seja certos princípios, "regras" subjacentes"
    .
    Tecnicamente pergunto: em que é que este ambiente se contradiz em género, proproção, equilíbrio, luz e seus princípios e regras.

E a pergunta é objectiva e válida, e gostava de a discutir nestes termos concretos tal e qual
    "independentemente da individualidade de cada um"
    .

Vamos fingir que agora me chamo Carmen, e a Carmen criou este ambiente para ser discutido de acordo com as regras citadas.

Vá.
    :o)
    E olhem que isto não é ratoeira, que eu não sei o que aí vem da vossa parte!

Cumprimentos,
    Carmen.

PS. Não me esqueci nem do TZ e as suas luzes. Nem da Marie Kondo sobre a cama com gavetões para a Alexluxx, apenas, são temas por si só dentro deste da minha casa que eu vou gostar de explorar convosco de forma mais completa: a luz e a arrumação. Porque são para mim, importantíssimos e que , forma grande impulso, entre outros, por eu me decidir por esta obra!
  15.  # 19

Colocado por: LuBSerá que colocar muitas cores numa sala relativamenre pequena como é o caso da sua sala principal, faz sentido?
    Senão vejamos : azul, 2 tons (paredes e lareira) + Rosa (sofá grande) + avermelhado (tejoleira) + Castanho escuro (tectos, moveis) + Verde escuro (portas) + preto (molduras, candeiros) + Dourado ( cadeiras) + Prateado (candeeiros, candelabro, espelho) + Branco (mesa e cantarias)

Penso que a questão da LuB já é técnica.
    Se eu a completar com a questão : em que aspecto o
    "faz sentido"
    ? O que quer dizer ?
  16.  # 20

Nada mais para se poder responder à questão técnica das cores ?

Silêncio ? Os grilos ?

Será que colocar muitas cores numa sala relativamenre pequena como é o caso da sua sala principal, faz sentido?

Cores
    Não se falará apenas de cor, mas de materiais (que têm cor também) e de texturas (que influenciam a cor ou alteram a nossa percepção da cor).
    (O mais correcto seria também incluir a luz, que altera e influencia e mexe na cor, mas esse capítulo é para o TZ que está prometido..).

Cores base (ocupam no mínimo de 1/3 do espaço)
    Branco: O pano de fundo do todo. Representará 2/3. Paredes exteriores da casa. Nos interiores: tectos, armários cozinha, roupeiros, azulejos da cozinha, mesa da sala de jantar, quarto do miúdo, as paredes das casas de banho e parte significativa dos azulejos das casas de banho, adereços como as toalhas e tapetes de banho, os sacos de roupa suja, as saboneteiras, copos de dentes, caixotes de lixo dos wc, as capas dos edredons, focos, projectores, candeeiro globo no quarto, etc.etc.). Caixilharia.

Mas não existem cantarias brancas na casa..são em pedra natural, que explico mais em baixo.
    (LuB?)

Verde escuro: 1/3, é o fio condutor de toda a casa, exteriores (portões, gradeamento trabalhado, portadas, e plantas) e interiores (portas, rodapés, plantas). Armários casas de banho. Também foi usado para forrar os interiores dos armários em papel impermeável. Azulejos casa de banho suite. Caxilharia. O verde repete-se na mesma cor mas em duas tonalidades: o escuro (after eight) e o mais claro (este último para alegrar como pop de cor mais viva, aqui e acolá, numa almofada..).

Azul: 1/3 é o segundo fio condutor de toda a casa, existindo na mesma dimensão que o verde. No exterior, na risca alentejana e nas paredes interiores a mesma cor em 2 tonalidades de diferenciação visual praticamente imperceptível. Foi usado o azul num tom abaixo, mais escuro, para dar maior profundidade à sala na parede extrema da sala comum, a da lareira. Mas, conforme referido, uma ligeira subtil diferença, cuja entrada de luz natural da sala durante o dia atenua mais ainda, de noite, de facto o contraste é maior.
    Usado nas paredes em toda a casa.
    E alguns adereços pouco significativos (jarrões de azul porcelana dentro duma vitrine no escritório, por exemplo, etc.).

Cores em segundo plano. Ocupam no seu conjunto, o restante 1/3 do todo.

Rosa velho : No sofá, uma cor romântica e feminina, num tecido rico como o veludo, traz sofisticação a um ambiente (se noutro tecido, o efeito da cor rosa seria diferente). Presente no sofá, nas almofadas e nas cadeiras de refeição da sala comum.

Amarelo: numa das casas de banho (a social que é também a do adolescente), e nalguns apontamentos (dependendo das toalhas de banho desta mesma casa de banho).

Preto : edredons, 2 molduras no quarto de casal, cabos pretos dos candeeiros, a tv

Violeta : Uma almofada emoticon do adolescente, o jarro antigo em cima do móvel da suite.

Materiais/ Texturas/ Cores
    Outras cores - trazidas de origem pelos materiais e daí considerá-las mais matérias e texturas do que "apenas" como cores.

O castanho ou antes madeira natural :móveis -aparador, mesa baú da sala, cadeiras da sala e do quarto, a cómoda do quarto, mesas de cabeceira, prateleiras de cabeceira, o baú do quarto do adolescente, corrimão, os pés da mesa de jantar, o bar. Mais do que castanho - são madeira, material. Trazem quente, "sustança", natureza.

Tijoleira = cor do barro (e não simplesmente um "encarniçado"). Trazem rústico e simplicidade.

Os dourados - considero-os mais textura e matéria quase do que cor...Apenas existe numa moldura no quarto de casal. Duas cadeiras da sala de jantar. Uma tocheira. Trazem riqueza, o barroco.

Os prateados - mesma coisa, material, metalizados. Candeeiro de pé da sala, acessórios de cozinha, etc mais um pouco, e as torneiras e chuveiros. Trazem brilho e metalizado moderno.

Os ferros forjados - candeeiro de sala e estrela por cima da lareira, cadeiras de cozinha, ganchos de cozinha. Trazem rusticidade.

O mármore : bancada de cozinha, tampo de mesa da cozinha.
    E
    Pedra : chão das casas de banho em pedra bujardada, cantarias em pedra natural, bancos namoradeiros

Mosaico hidráulico : chão cozinha

Espelhos.

Vidro.

Fim.

Vou também abordar a psicologia das cores. E a razão de escolha por estas cores no ambiente.

0.6731 seg. NEW