Iniciar sessão ou registar-se
    • box
    • 3 fevereiro 2017

# 61

Colocado por: marco1sim teve a atitude correta,

a avaliar os factos tal como apresentados, a atitude não foi correta, foi remendada. Isto apenas foi possível porque o cliente o permitiu. com outros, os trabalhos teriam ficado por ali.
  1.  # 62

Colocado por: jorgferrÉ pah façam lá todos as pazes

Eu proponho um ritual de paz.
    Aproveita-se este bom tempo, mete-se uma praia cheia de arquitetos a fazer umas oferendas a Iemanjá ...
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
  2.  # 63

Colocado por: zedasilva
    Eu proponho um ritual de paz.
    Aproveita-se este bom tempo, mete-se uma praia cheia de arquitetos a fazer umas oferendas a Iemanjá ...

E convida-se os técnicos dos departamentos urbanísticos de algumas câmaras, as festas são boas é com muita gente. LOL
  3.  # 64

Colocado por: pauloagsantosE convida-se os técnicos dos departamentos urbanísticos de algumas câmaras

Isso é que era serviço público.
    :))
  4.  # 65

Colocado por: Skinkx50% dos projectos de arquitectura que vejo não passasm de puros actos de masturbação. Aquilo não foi concebido para ser construído ou funcional, foi desenhado para dar tusa ou pica ao tipo que pensou naquilo.

LOLOL EPA... PORRA
  5.  # 66

silas
    escreveu #1:

"Contratei projecto por 12000 +iva."

jfsmoreira
    escreveu #9:

"Um projecto ITED custa 150€... como pode um de arquitectura custar 100x mais?"

zeto
    escreveu #10

"Em nome do pai e do filho e do espirito santo, que absurdo
    Paguei pelo meu 3000€, fiquei muito,muito satisfeito com o trabalho correu tudo *****, ainda tenho direito a acompanhamento da obra,,,"

NESTE CONTEXTO
    m.arq
    escreveu #32:

"O segredo está no estudo prévio e não em parasitas tipo ITED ou mesmo toda a engenharia, ..."
    e escreveu #33:

"Salvo seja.
    Cmps!"

NOTA: O "Salvo seja" referia-se á engenharia e a mim pelo que tinha acabado de escrever.
  6.  # 67

Aqui vai uma proposta de honorários apresentado ao D.O. ( Banal e comum entre pequenas variações ):

"Projecto de Arquitectura.
    Projecto de Acessibilidades.
    Projecto de Segurança Contra Incêndios.
    Projecto de Arranjos Exteriores.
    Projecto de Abastecimento de Água.
    Projecto de Drenagem de Águas Residuais.
    Projecto de Drenagem de Águas Pluviais.
    Projecto de Betão Armado e Calculo de Estabilidade.
    Projecto de Comportamento Acústico.
    Projecto de Comportamento Térmico + Certificação a ADENE – agencia para a energia.
    Projecto de Telecomunicações / ITED.
    Projecto de instalação de Gás + Certificação
    Projecto de Instalações Eléctricas (*)
    Projecto de Instalação de Climatização – AVAC (*)
    Projecto de Resíduos Sólidos Urbanos.
    Projecto de Gestão de Resíduos de Construção e Demolição.
    Responsabilidade pela Direcção Técnica."

Façamos as contas:
    16 itens após a arquitectura, um deles ITED (150E). Façamos a média 100E com os restantes e dá 1600E, sobram 1400E para arquitectura (???) E claro q Estabilidade/Estrutura não ficará por 100E, ...ao dividir com o valor da arquitectura, ambos trabalham por 750E.
    E foi +V- assim q:
    "Em nome do pai e do filho e do espirito santo, que absurdo
    Paguei pelo meu 3000€, fiquei muito,muito satisfeito com o trabalho correu tudo *****, ainda tenho direito a acompanhamento da obra,,,"
    Me fez participar neste Tópico.
  7.  # 68

Colocado por: marco1assim como faz parte dos meus honorários a respetiva aprovação.

Obviamente. Mas cabe na cabeça de alguém que o arquitecto, independentemente do valor dos honorários, peça um valor extra porque o projecto foi indeferido? Se porventura o cliente não pagar o valor extra, o arquitecto vai-lhe entregar um projecto não aprovado!?
  8.  # 69

certo

no entanto podem surgir circunstancias que não tem nada a ver com isto e por vezes isso pode ser dúbio. ( nem a culpa é do projeto nem do DO )
    os pagamentos devem ser por etapas e a aprovação é uma delas.
  9.  # 70

m.arq
    escreveu #32

"O segredo está no estudo prévio e não em parasitas tipo ITED ou mesmo toda a engenharia, ..."

O segredo efectivamente está na vontade de alguém querer construir uma casa ou o q for : UM PROGRAMA
    Depois no desenho do mesmo; Estudo prévio. Uma solução.
    Tudo o mais é consequente, burocrático e de "sapa". Quando incluí os engs. neste processo sabia q eles sabem o significado de "Obra de arte" em engenharia e q, até estruturar um desenho imbecil de arqs. o mesmo significa.
  10.  # 71

Metade dos itens são copy e paste .
    Concordam com este comentário: Aereo
  11.  # 72

Agora sim acho 3k pouco mas acho 12 K demasiado a não ser que seja algo para ser mais in do que o habitual.
  12.  # 73

emad
    escreveu #39

"Ui, ui... vem aí o m.arq a filosofar."

Tlvz! Comecei num tempo em que a relação arq./eng. era 60/40% em termos de honorários. Estamos num tempo em que o emad pode abrir uma empresa prestadora de serviços (projectos) e do valor total q apresente ao Cliente, corresponda 10% ao arq. e 10%ao Eng. . Um Trabalho como outro qlqr. Como exigem assinatura de arq. e de eng. basta ter esses dois funcionários.
    Faz sentido.Como faz sentido o valor apresentado no #1.
    Cmps!
    • emad
    • 3 fevereiro 2017

# 74

aleluia o m.arq consegue escrever coisas que a malta percebe.
    Bem haja.
  13.  # 75

doisarquitectos
    escreveu #37

Duas criticas,

M.arq revela falta de sensibilidade e respeito para os colegas ao qual deve ter a noção que fazem parte da equipa, mesmo que no caso conçreto do ited haja claramente interesses na sua obrigatoriedade que ultrapassam as necessidades do edificado. Ainda assim a arquitectura e engenharia andam cada vez mais unidas e como tal os profissionais de cada parte merecerão o seu respeito.

O jfsmoreira revela um profundo desconhecimento do que é a arquitectura e do que representa no projecto.

Informem-se os dois, cultivem-se e sobretudo tenham respeito com a profissão dos outros.

Tenho dito

E pq não dizem os dois ?

marco1
    escreveu #49

"o m.arq. desrespeitou o trabalho de outro profissional"

Agrrr!

jfsmoreira
    escreveu #62

Contudo, e volto a referir... um excelente estudo previo é essencial... mas para este estudo ser excelente é essencial contar com as necessidades das outras especialidades.... que por vezes esses arquitectos se esquecem.

zedasilva
    escreveu #64

Ainda que esta afirmação possa ter sido feita em tom de brincadeira, há coisas que caiem sempre muito mal.
    Especialmente vindo de uma classe que tem um longo caminho a percorrer no sentido de demonstrar a sua "utilidade"
    Felizmente que cada vez mais vão aparecendo bons profissionais desta arte.
    Os outros, o mercado encarregar-se-á de fazer a seleção natural.

zedasilva
    escreveu #66

No tipo de obras que por aqui são discutidas, a arquitetura não passa de uma especialidade com igual importância das outras todas que compõem o projeto.
    Se quisermos ser mauzinhos, até podemos dizer que é a que tem os profissionais menos qualificados, uma vez que necessita de verificação/aprovação de uma entidade .

Zésdasilva a confirmarem parâmetros. Uma App.

Skinkx
    escreveu #58

Há pessoas que caladas eram poetas.

Skinkx
    escreveu #58

50% dos projectos de arquitectura que vejo não passasm de puros actos de masturbação. Aquilo não foi concebido para ser construído ou funcional, foi desenhado para dar tusa ou pica ao tipo que pensou naquilo.

E dá trabalho a tanta gente! ...

Skinkx
    escreveu #58

E há quem pague dezenas de milhares de euros por isso e ainda bem, há tolos para tudo, um tipo tem que se poder rir com alguma coisa.

Aí está.

Cmps!
    •  
      marco1
    • 3 fevereiro 2017 editado

# 76

uma coisa é certa m.arq. é tudo bocas ressabiadas
    muito antagonismo..á flor da pele.

por exemplo a mim nunca me viram denegrir objetivamente uma classe, mas sim quanto muito um ou outro representante ( embora o faça por estar anonimo)

agora fico todo picado como arquiteto quando veem para aqui que os arquitetos são isto e aquilo quando nas respetivas profissões não houvesse também ovelhas ranhosas.

ou seja metem-me assim sem mais nem menos no mesmo barco. dá-me volta dá.
    Concordam com este comentário: jfsmoreira, SG_arquitecto, riscos, emad, Raquek
  14.  # 77

Confesso que nunca vi o meu username tantas vezes mencionado...

Até dá pinta... só eu o trump e o sócrates!!
  15.  # 78

Colocado por: marco1 quando nas respetivas profissões não houvesse também ovelhas ranhosas.

Concordo 100% com esta afirmação!

0.0272 seg. NEW