Iniciar sessão ou registar-se
    • *cc
    • 4 março 2017

     # 1

    Colocado por: nmex2

    e acrescento,
    se já fez as contas todas (como disse algures) qual é a duvida?

    se numa paga menos e tem melhores condições, ai tem a escolha acertada.

    se noutra pagando pouco mais - algo perfeitamente aceitável - mas tem melhores condições, então essa será a escolha.

    depois refere 40 anos, quando algures referia que era para "despachar' em 10 anos.

    estou a fazer confusão com outro user?

    Eu tenho o OBJETIVO de amortizar em menos de 10 anos. Até porque como referi tinha mais de metade do valor da casa amealhado. Mas um objectivo não é algo certo, quem me diz que não me irá aparecer uma doença k me impede de trabalhar ou outra coisa que não acontece só aos outros. Eu sou muito calculisto mas com os pés bem assente na terra e na realidade. Até agora estive a sorte do meus objectivos terem sido alcançados mas não significa que a minha vida será sempre assim infelizmente
    • *cc
    • 4 março 2017

     # 2

    Mas agradeço o seu feedback
  1.  # 3

    Colocado por: PauloPaixãoQuando a EURIBOR começar a aumentar, na sua opinião, acha que os bancos vão baixar os spreads de todos os clientes, sabendo que estes "irão cair em incumprimento"?

    Nunca vi ou ouvi falar de um banco que baixasse o spread aos clientes por iniciativa própria.
    Normalmente baixam a pedido do cliente (revisão do contrato) ou quando já o processo está no Contencioso do banco e aí sim, alguém do banco tentará propor novas condições de contrato que podem passar pela descida de spread, mudar parte do capital em divida para ser paga só no fim do empréstimo ou ainda, cobrar só juros durante um ano ou dois. Provavelmente haverá outras possibilidades, mas estas são as que mais conheço.
  2.  # 4

    Colocado por: vmontalvao
    Nunca vi ou ouvi falar de um banco que baixasse o spread aos clientes por iniciativa própria.
    Normalmente baixam a pedido do cliente (revisão do contrato) ou quando já o processo está no Contencioso do banco e aí sim, alguém do banco tentará propor novas condições de contrato que podem passar pela descida de spread, mudar parte do capital em divida para ser paga só no fim do empréstimo ou ainda, cobrar só juros durante um ano ou dois. Provavelmente haverá outras possibilidades, mas estas são as que mais conheço.


    Com os atuais financiamentos a apenas 80% max da avaliação, acha que o banco tem problemas em ficar com a casa de muita gente?
    Como esta questão tem sido debatida aqui, parece que o banco "será forçado" a baixar o spread aos clientes. Isso é uma falácia! As coisas não são lineares como descrevem. Um consumidor de um produto financeiro, têm de garantir margem de segurança na sua prestação, para a eventualidade da Euribor subir. Esquecem -se que a Euribor está em mínimos históricos e por sua vez o spread também esta muito baixo (dada a relação que existiu em outros tempos entre os 2).

    Infelizmente estou em crer que daqui a uns anos vamos assistir a um outro fenômeno de crédito malparado.

    Um financiamento é como um casamento: se não cumpro o contrato, fico sem nada. Logo, duvido que seja o cliente e ter poder decisório. ;)
    • emad
    • 25 março 2017

     # 5

    Paulo paixão acha que os bancos.so porque emprestam 80% do valor da avaliação desejam que os clientes falhem para ficar com as casas.
    O que eles mais desejam e que os seus clientes cumpram até ao fim sem problemas.
    Se correr mal apenas querem.ter margem para vender sem perder muito dinheiro.
    Se um crédito derrapa são criadas imparidades nas contas dos.bancos e os.mesmos tem de reforçar os rácios de capital de forma a não colocar os limites de atribuição de crédito em risco.
    Os bancos são avaliados pela qualidade do seu crédito. O objectivo é dar bom crédito e ganharem dinheiro. Não é perder. Não pense que os bancos dão muitos milhões de lucro e tem margem de fazer mau crédito e.perder dinheiro.
    Mas isto dava uma novela.
    Conheço poucos bancos cuja prioridade é manter os níveis de qualidade da sua carteira de crédito.
    A Troika quando entrou foi analisar a qualidade da.carteira de crédito dos bancos. Houve um que recebeu os.parabens.
    Adivinhe qual foi.
    Concordam com este comentário: vmontalvao
  3.  # 6

    Colocado por: emadPaulo paixão acha que os bancos.so porque emprestam 80% do valor da avaliação desejam que os clientes falhem para ficar com as casas.
    O que eles mais desejam e que os seus clientes cumpram até ao fim sem problemas.
    Se correr mal apenas querem.ter margem para vender sem perder muito dinheiro.
    Se um crédito derrapa são criadas imparidades nas contas dos.bancos e os.mesmos tem de reforçar os rácios de capital de forma a não colocar os limites de atribuição de crédito em risco.
    Os bancos são avaliados pela qualidade do seu crédito. O objectivo é dar bom crédito e ganharem dinheiro. Não é perder. Não pense que os bancos dão muitos milhões de lucro e tem margem de fazer mau crédito e.perder dinheiro.
    Mas isto dava uma novela.
    Conheço poucos bancos cuja prioridade é manter os níveis de qualidade da sua carteira de crédito.
    A Troika quando entrou foi analisar a qualidade da.carteira de crédito dos bancos. Houve um que recebeu os.parabens.
    Adivinhe qual foi.


    Sr. emad,
    Ninguém falou, muito menos eu, em "desejos" dos bancos em ficar com casas, até porque é a minha área de formação e felizmente, conheço alguns funcionários na banca.

    O negócio dos bancos é dinheiro, não CASAS. Vendem produtos financeiros, não CASAS. No entanto, este paradigma tem vindo a mudar em Portugal desde o subprime nos EUA em 2007/08, ou pouco depois dele: os bancos viram-se obrigados a mudar políticas, a criar departamentos de gestão de ativos fixos tangíveis, a gerir casas como inventários, quase.

    Imparidades... Ainda bem que falou nisso. São perdas da conta "clientes" em contra partida da conta "imparidades". NO ENTANTO, quando falamos de créditos habitação, existem contrapartidas Sr. emad: o património imóvel! O imóvel passa para ativo da entidade, aumentando-o assim, hipoteticamente por um valor superior ao que existia à data na conta "clientes". Acarreta custos para o banco? Claro! Mas já se encontram preparados para esta nova realidade. Preparados não é sinónimo de "desejarem". Não compare perdas por imparidades em clientes domésticos, com os mais de 3 mil milhões da CGD em 2016, ou perdas por imparidade do eletricista que ficou anos à espera que um cliente lhe pagasse 500€, para depois ter de os declarar como pernas por imparidade.

    Eu sei que o senhor é um pessoa bastante informada e a par da mudança. Tal como eu sei isto, também sabe de certo que este tema não é chapa 5 como debatem aqui. Existe muita complexidade intrínseca ao tema.
    Já foi dita aqui muita verdade. Mas duma forma isolada e ignorando as restantes variáveis, não pode ser tomada como absoluta.
    Concordo a 100% consigo e com os demais, os bancos continuarão a perdoar e a facilitar muitos casos críticos. Mas isto, nunca pode ser considerado um dado adquirido. Se assim fosse, não existia crédito malparado.

    Já agora, qual foi o banco louvado? BES? :P

    Bem haja.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FAP
    • emad
    • 25 março 2017

     # 7

    Sr Paulo vejo que percebe de contabilidade. Mas a contabilidade dos bancos tem diferenças grandes.
    Sabe quanto tempo pode demorar o banco a executar a hipoteca? 1 ano ou mais. Até aquino banco já assumiu imparidades e não tem o imóvel no seu activo.
    Sabe os custos que o banco tem no processo de contencioso? Muitos.
    Quanto ao banco com melhor qualidade de crédito, não fui irónico. Estava a dizer a verdade. A Troika não analisou as necessidades do BES, porque eles não precisaram de dinheiro. Fizeram sucessivos aumentos de capital. Se tivessem pedido ajuda ao invés de esconder as asneiras, talvez o resultado do BES fosse outro.
    Quanto ao banco que recebeu os parabéns isso terão de descobrir. A informação e pública.
    Bem haja.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FAP
  4.  # 8

    Colocado por: *ccpenso que a melhor proposta é a do santander, paga as despesas todas de transferência. posso fazer 45 anos (embora o meu objectivo é ir amortizando antecipadamente). ficaria uma prestação de 166€ (45 anos)
    o bankinter so paga uma percentagem da transferência. ficaria a prestação em 175€ (40 anos)

    As contas são fáceis de fazer:
    166 x 45 x 12 = 89.640,00
    175 x 40 x 12 = 84.000,00
    A diferença é de 5.640,00 euros a favor do Bankinter (além de que fica menos 5 anos exposto às variações das taxas de juro). :-)

    De qualquer maneira, o que tem de comparar é a taxa (TAER), considerando todas as exigências (seguros, comissões, etc.).
  5.  # 9

    Colocado por: emadSr Paulo vejo que percebe de contabilidade. Mas a contabilidade dos bancos tem diferenças grandes.
    Sabe quanto tempo pode demorar o banco a executar a hipoteca? 1 ano ou mais. Até aquino banco já assumiu imparidades e não tem o imóvel no seu activo.
    Sabe os custos que o banco tem no processo de contencioso? Muitos.
    Quanto ao banco com melhor qualidade de crédito, não fui irónico. Estava a dizer a verdade. A Troika não analisou as necessidades do BES, porque eles não precisaram de dinheiro. Fizeram sucessivos aumentos de capital. Se tivessem pedido ajuda ao invés de esconder as asneiras, talvez o resultado do BES fosse outro.
    Quanto ao banco que recebeu os parabéns isso terão de descobrir. A informação e pública.
    Bem haja.

    Um pouco de contabilidade, pouco de finanças, pouco de economia e pouco de mercados. Um pouco.

    Bem haja.
  6.  # 10

    Colocado por: PauloPaixãoCom os atuais financiamentos a apenas 80% max da avaliação, acha que o banco tem problemas em ficar com a casa de muita gente?


    Colocado por: PauloPaixãoO negócio dos bancos é dinheiro, não CASAS. Vendem produtos financeiros, não CASAS.


    Caro Paulo Paixão, você próprio respondeu a questão colocada por si. E não são só com casas que eles têm problemas. Adicione aí carros, motas, aviões, lojas, etc.
    Tudo o que são créditos, eles ão têm o minimo interesse em tê-los mal parados, daí ter afirmado que eles preferem renegociar do que ver o crédito mal parado.
  7.  # 11

    Colocado por: vmontalvao



    Caro Paulo Paixão, você próprio respondeu a questão colocada por si. E não são só com casas que eles têm problemas. Adicione aí carros, motas, aviões, lojas, etc.
    Tudo o que são créditos, eles ão têm o minimo interesse em tê-los mal parados, daí ter afirmado que eles preferem renegociar do que ver o crédito mal parado.


    Não veja as minhas afirmações isoladamente. Veja o centexto: antes e o depois.

    Há créditos para tudo. Mas aqui, estamos a falar de créditos habitação. Não compare com motas, carros, barcos, aviões, bicicletas, skates...
  8.  # 12

    Era uma pergunta retórica de qualquer forma.
  9.  # 13

    Colocado por: emad
    Quanto ao banco que recebeu os parabéns isso terão de descobrir. A informação e pública.
    Bem haja.


    Na altura dois bancos passaram os testes (terceira fase).

    Santander Totta e Espírito Santo Financial Group.

    Portanto.... Deve estar a falar do BES. :)
    • emad
    • 29 março 2017

     # 14

    Colocado por: damned

    Na altura dois bancos passaram os testes (terceira fase).

    Santander Totta e Espírito Santo Financial Group.

    Portanto.... Deve estar a falar do BES. :)

    Estou a falar de um banco que recebeu os parabéns pela qualidade da sua carteira de crédito.
    Não sei se sabem mas nos bancos intervencionados a troika entrou e analisou o crédito dos bancos para quantificar as necessidades de capital por causa das imparidades.
    •  
      damned
    • 29 março 2017 editado

     # 15

    Colocado por: emad
    Estou a falar de um banco que recebeu os parabéns pela qualidade da sua carteira de crédito.
    Não sei se sabem mas nos bancos intervencionados a troika entrou e analisou o crédito dos bancos para quantificar as necessidades de capital por causa das imparidades.


    Pronto.. CGD

    Tenho de meter mais moedas na ranhura? Hehehe
    • *cc
    • 29 março 2017

     # 16

    Colocado por: damned

    Pronto.. CGD

    Tenho de meter mais moedas na ranhura? Hehehe

    mas porque não dizem logo qual é o banco?

    se for a CGD Meu Deus, é o meu atual banco e tem muito que se diga, pelo menos no meu caso
  10.  # 17

    Penso que seja o BPI.
    • emad
    • 29 março 2017 editado

     # 18

    Sai um prémio para o pedrovil.
    E sabem porque é o BPI tem essa qualidade?
    Deve andar por aí algum colaborador do banco que explique.
  11.  # 19

    Colocado por: *cc
    mas porque não dizem logo qual é o banco?

    se for a CGD Meu Deus, é o meu atual banco e tem muito que se diga, pelo menos no meu caso

    Quer desenvolver? É um dos bancos que vou pedir simulação...
    O atendimento desde logo que não é o melhor...
    • *cc
    • 29 março 2017

     # 20

    Colocado por: Marcopom
    Quer desenvolver? É um dos bancos que vou pedir simulação...
    O atendimento desde logo que não é o melhor...


    pessoalmente acho que não tem muito boas condições, pelo menos para o meu caso. Estou atualmente em fase de transferência de credito

    atualmente na CGD para ter 2% com uma LTV de 38% (avaliaram a casa por 165k e tenho em divida cerca de 62,5k)

    - 2 vencimentos a cair na conta
    - 2 cartão de débito
    - 2 de crédito
    - seguro de proteção ao crédito para os 2 proponentes
    - o seguro de vida feito por eles
    - o multirisco feito por eles

    quando disse que ia transferir propuseram-me baixar 0,25% mas tinha que subscrever seguro multicare WTFFFF

    para mim foi a gota de água.
 
0.0381 seg. NEW