Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 461

Nando, você não colocou extratores de ventilação nas suas wc´s ? É mesmo preciso o desumidificador? Nas suas wc's só fica com humidade por causa dos vapores dos banhos, certo?
  2.  # 462

Colocado por: BricoleiroO meu espanto é como essas cavacas queimam o suficiente para manter o tempo e temperatura que você disse.

Como já escrevi (você tem lido o que escrevo?), já estou nesta casa quase 5 anos, o que tenho ganho experiência com a inércia da casa e com o funcionamento do recuperador. No início também queimava pinho, o que elevava a temperatura interior para mais de 26º na sala e durava pouco tempo, o que para mim não servia, ou seja aquele calor gerado era imediato, mas por pouco tempo, devido ao pinho ter um bom poder calorífico, mas rápida combustão. Nestes anos, também passei a iniciar a queima de forma diferente (upside down fire, pesquise na net as vantagens dessa queima). Tudo isto leva a que utilize uma lenha de queima lenta, e ainda posso controlar a entrada de ar para o recuperador (ar vindo do exterior), o que leva ao prolongamento do tempo que ela fica a queimar.

Colocado por: BricoleiroQuanto à diferença de 20 graus ao final do dia SEM RECUPERADOR realmente acho estranho e sou céptico a tanta eficiência térmica, mas há quem consiga fazer magia
    As temperaturas aqui claro que não são negativas durante o dia todo.... Por exemplo agora estão lá fora 5,7º, de certeza que a temperatura vai cair até ao mínimo que será registado entre as 06h00 e as 07h30, com esta temperatura a esta hora, de certeza que chegara a temperatura nagativas. Durante o dia a temperatura sobe e andam pelos 12º/13º à volta do meio dia e depois voltam a descer.

Pronto mas para ficar contente, informo que a casa já desceu dos 20º...
    A última vez que liguei o recuperador foi às 23h00 do dia 09DEC17 e o ventilador funcionou para lá das 12h00 do dia 10DEC17.
    Às 12h00 do dia 10dec tinha 21,6º interiores e 13,3º extereriores
    as 19:41 do dia 10DEC tinha 21º interiores e 12,5 exteriores
    às 23h00 do dia 10DEC tinha 20,6º interiores e 9,1 exteriores

às 8h11 do dia 11DEC tinha 19,9º interiores e 5,1º exteriores
    às 12:11 do dia 11dec tinha 19,5 interiores e 8,8 exteriores
    às 18:11 do dia 11dec tinha 19,2º interiores e 5,6 exteriores

A base está programada para registos de 30 em 30 minutos, se quiser depois mais dados, eu até lhe faço um vídeo...
    A temperatura desceu dos 20º, porque deveria ter ligado o recuperador no final do dia 11dec, mas como lá fora até não estava frio, não o liguei, por isso a temperatura continuou a descer para baixo dos 20º.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
  3.  # 463

Colocado por: SkinkxSó a lenha estar mesmo seca é uma diferença enorme.

Para mim a única diferença de lenha seca ou húmida é ter que lhe abrir as goelas (registos), ou deixar tudo fechado e ela queimar lentamente.
    Po isso quando compro, para mim é igual...
  4.  # 464

Colocado por: alexpA execução de etics do nando é a melhor que já passou aqui no forum!

Nada disso, o Anonimo16062021, com os seus olhos detetou e apontou alguns erros, leiam os tópicos da minha casa (sei que são grandes).
  5.  # 465

Colocado por: Pedro Azevedo78Mas a sua instalação do recuperador não fica atrás!
    Simplesmente fantástico conseguir essas prestações.

Acho que este recuperador foi uma escolha acertada e com um controlo eficaz, consegue-se aproveitar todo o calor que ele fornece da queima da lenha, como o nome dele indica é mesmo um recuperador de calor... Este recuperador tem por defeito o registo da chaminé sempre fechado abrindo automaticamente quando abro a porta e fecha-se totalmente quando fecho a porta.

O único defeito, é o barulho constante do ventilador de 400m3 a funcionar, mas já estou habituado a esse barulho...
  6.  # 466

Colocado por: Bricoleiro

Os blocos exteriores são diferentes do tijolo das paredes interiores certo?

Sim bloco térmico no exterior e tijolo normal no interior. O bloco térmico acho que não fazia grande diferença se fossem os normais...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bricoleiro
  7.  # 467

Colocado por: Ricardo AlNando, você não colocou extratores de ventilação nas suas wc´s ? É mesmo preciso o desumidificador? Nas suas wc's só fica com humidade por causa dos vapores dos banhos, certo?

Sim tenho ventiladores para extração, mas para retirar os 99% de humidade da casa de banho, depois dos banhos, teria que manter ligado o extrator continuamente... Assim durante o banho ligo logo o extractor e o desumidificador,depois passado 1 hora do banho desligo o extrator e deixo o desumidificador ligado regulado para os 60% e ele depois vai desligando e ligando sozinho para manter essa humidade.
  8.  # 468

Colocado por: Anonimo16062021Olhe que não olhe que não..existem mais

Não tenho acompanhado outras obras, mas tenho visto de relance outras aplicações de etics aqui no fórum bem boas...
  9.  # 469

Colocado por: nandogonca
    Nada disso, o Anonimo16062021, com os seus olhos detetou e apontou alguns erros, leiam os tópicos da minha casa (sei que são grandes).

Aqui no forum, até a Sara Sampaio tem defeitos.
    Concordam com este comentário: nandogonca, ATTC, lprolog, ricat
  10.  # 470

Já agora nandogonca relembreme qual o modelo do seu recuperador
  11.  # 471

Colocado por: Sergio RodriguesJá agora nandogonca relembreme qual o modelo do seu recuperado

É este
    http://dovre.be/en-be/products/2180cbscpb
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sergio Rodrigues, skypt
  12.  # 472

Colocou depois o ventilador de 400m3 ou aproveitou o que vinha?
  13.  # 473

Colocado por: Sergio RodriguesColocou depois o ventilador de 400m3 ou aproveitou o que vinha?
    Ele já vem com o ventilador de 400m3. Ou melhor poderia comprar o recuperador sem o ventilador, e pagaria menos cerca de 400€, mas preferi comprar com o ventilador. O que tive que montar à parte foi um termostato, para o ligar e desligar a uma certa temperatura )acho que comprei de 45º).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sergio Rodrigues
  14.  # 474

Obtive a informação neste site, que foi do melhor que já li, em termos de montagem de recuperadores. Mas comprei em Espanha e ficou mais barato.
    http://www.sitiodaslareiras.com/dovre.htm
  15.  # 475

Colocado por: alexpAqui no forum, até a Sara Sampaio tem defeitos.

Escanzelada...
  16.  # 476

Colocado por: alexp
    Aqui no forum, até a Sara Sampaio tem defeitos.
    Concordam com este comentário:nandogonca,ATTC

Aos meus olhos acontece o contrário, duvidei exatamente pela perfeição ser demasiada :)
    • obp
    • 13 dezembro 2017

# 477

Já meti no "meu tópico" mas fica aqui também,

Continuação dos consumos:

Dezembro
    Dia 6: 25Kw
    Dia 7: 23 Kw
    Dia 8: 18 Kw
    Dia 9: 15 Kw
    Dia 10: 13 Kw
    Dia 11: 16 Kw
    Dia 12: 19 Kw

Quem tem bomba de calor, como tem estado os vossos consumos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joedualmar, jorgealves, 21papaleguas
  17.  # 478

Boa noite, esses consumos são 24/24 horas?! obrigado
    • obp
    • 13 dezembro 2017

# 479

sim, 20º Dia e 19º Noite
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MSA001, Miguel Pinto
  18.  # 480

tenho algum receio de colocar a minha 24/24 h...

0.0857 seg. NEW