Iniciar sessão ou registar-se
    • rpc
    • 3 julho 2019
    Colocado por: jorgealvesaquela com a qual o instalador que contratar estiver a vontade e conhecer.

Não adianta estar aqui a falar em Ferrari's se o mecânico só trabalhar com Citroen.

Eu por acaso pensaria ao contrário, ou seja, eu pretendo um equipamento de qualidade, aconselho-me com quem sabe (neste caso o fórum), a seguir encontrarei alguém que tenha competência para o instalar.
  1. ...

Apagar
  2. Colocado por: Skinkx

A única coisa que é obrigatória é a produção de determinada componente de energia renovável. Solar térmica ou de outro tipo.

A confusão existente é que a componente de energia renovável mínima a produzir é determinada sobre uma simulação de uma determinada instalação solar térmica padronizada, para aquele local, ou seja, há uma determinada instalação solar térmica, meramente teórica, que serve de bitola, só isso. A partir daí é escolher a energia renovável que se pretender como mais adequada, desde que produz mais energia renovável que a tal instalação solar térmica padronizada/teórica.

No último projecto que fizemos, uma casa para emigrantes que só cá estão no verão, preconizámos uma bomba de calor Altherma (COP.dia de 4.30, salvo erro) para produção de AQS, escusa de trabalhar o ano inteiro quando só tem ocupação no verão e escusa o sistema solar de entrar em sobrecarga nos meses de verão em que não há ocupação.

Já temos outros casos em que o sistema de energia renovável é uma caldeira de biomassa.

Procuramos a melhor solução para cada caso, quando temos disponibilidade de auscultar o cliente, não fazemos projectos "a metro".

Skinkx fiquei com um dúvida,
    Aquilo que eu entendo daqui é que qualquer equipamento que produza mais do que consuma, AC, bomba de calor, etc etc é considerado energia renovável aos olhos do legislador, mesmo que nada tenha de renovável?
  3. Colocado por: rpc

Eu por acaso pensaria ao contrário, ou seja, eu pretendo um equipamento de qualidade, aconselho-me com quem sabe (neste caso o fórum), a seguir encontrarei alguém que tenha competência para o instalar.
    falando pessoalmente só trabalho com uma marca que importo directamente, logo não faz sentido eu recomendar-me a mim próprio quando sei das mais valias dos produtos que comercializo e que dificilmente encontra no mercado.
  4. Colocado por: SkinkxA ficha técnica faz parte do processo e o valor está confirmado de acordo com os dados anunciados pelo fabricante.
    desconheço uma bomba de calor para aquecimento central com produção de AQS, Daikin que tenha o cop de 4.3,

mas provavelmente deve ser defeito meu.
  5. Colocado por: jorgealvesdesconheço uma bomba de calor para aquecimento central com produção de AQS, Daikin que tenha o cop de 4.3,

mas provavelmente deve ser defeito meu.

Tem que falar com os seus fornecedores, tenho os dados da máquina no processo.

E ninguém falou em aquecimento central.
  6. Colocado por: ptuga

Skinkx fiquei com um dúvida,
    Aquilo que eu entendo daqui é que qualquer equipamento que produza mais do que consuma, AC, bomba de calor, etc etc é considerado energia renovável aos olhos do legislador, mesmo que nada tenha de renovável?

Energia renovável: energias não fósseis, designadamente eólica, aerotérmica, solar, geotérmica, hidrotérmica, oceânica, hídrica, biomassa e biogás.
  7. Colocado por: Skinkxninguém falou em aquecimento central.
    peço desculpa não sabia que não consegue ler o que se pergunta.
  8. Colocado por: JonyCostaJorge, pode me esclarecer o seguinte?

Se optar por bomba de calor (quente e frio ) painéis FV e "ligação' a Aqs, ainda assim vou necessitar de painéis solares para cumprir com a legislação das energias renováveis?

Obrigado
  9. Visto que estou com a mesma dúvida para futura construção, retirei o seguinte do manual de perguntas e respostas do Sistema de Certificação Energéticos de Edifícios, isto a seguir não pode ajudar nesta vossa discussão a esclarecer a nossa dúvida:
      Sem Título.png
  10. Colocado por: Skinkx

Energia renovável: energias não fósseis, designadamente eólica, aerotérmica, solar, geotérmica, hidrotérmica, oceânica, hídrica, biomassa e biogás.

então mas no caso concreto em que referiu como foi cumprido isto

A única coisa que é obrigatória é a produção de determinada componente de energia renovável. Solar térmica ou de outro tipo.

se apenas se instalou uma BC (que não é considerada renovável), sem painéis de qualquer tipo.

Ps- Não consigo visualizar os seus jpgs, tlv me esteja a escapar algo
  11. Colocado por: jorgealvespeço desculpa não sabia que não consegue ler o que se pergunta.

Você realmente é uma pessoa especial.

O user pediu um esclarecimento e eu dei-lho.

Depois até indiquei uma situação onde usámos uma BC com COP 4.30 e que permitiu não colocar painéis solares térmicos, porque era isso que ele queria saber. Eu não disse em lado nenhum que a BC do meu exemplo fazia aquecimento/arrefecimento, até porque não faz.

A única coisa que conta para aquilo que o forista queria esclarecer era a componente AQS, coisa que você saberia se fizesse formação profissional contínua, em vez de se dedicar em quase exclusividade à promoção comercial no fórum da casa.
  12. Colocado por: ptuga

então mas no caso concreto em que referiu como foi cumprido isto

se apenas se instalou uma BC (que não é considerada renovável), sem painéis de qualquer tipo.

Ps- Não consigo visualizar os seus jpgs, tlv me esteja a escapar algo

A bomba de calor tem uma componente renovável (aerotérmica).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ptuga
  13. Ok obrigado, já entendi.
  14. Atenção às águas a temperatura inferior a 65ºC, por causa de possível desenvolvimento de bactérias...
    Concordam com este comentário: Skinkx
  15. Colocado por: pcspinheiroAtenção às águas a temperatura inferior a 65ºC, por causa de possível desenvolvimento de bactérias...
    e se for com produção instantânea????
  16. Colocado por: pcspinheiroAtenção às águas a temperatura inferior a 65ºC, por causa de possível desenvolvimento de bactérias...
    Concordam com este comentário:Skinkx

Não se aplica naquela caso, não há acumulação directa de água no depósito.
  17. Colocado por: Skinkx
    Você realmente é uma pessoa especial.
    obrigado mas isso não é novidade para ninguém,

Se alguém pergunta por uma máquina que faz aquecimento e arrefecimento eu não vou responder cebolas, batatas e chouriços.

Se isso me faz especial?? Não acho.
  18. Quando o ET não se safa sozinho e necessita da ajuda do público:

Link Daikin, não fui eu que inventei

https://i.imgur.com/IEYYbyG.jpg
    https://i.imgur.com/IEYYbyG.jpg

https://i.imgur.com/nBUNEvo.jpg
    https://i.imgur.com/nBUNEvo.jpg

Bombas de calor Daikin (não sei se conhece), gama Altherma, COP de 4.10 a 4.47 para produção de AQS.

Já sabe, quando o engenheiro morcela não o puder ajuda, disponha sempre. Não é que seja um prazer ajudá-lo, mas tem sempre uma certa piada.
  19. Colocado por: SkinkxNão se aplica naquela caso, não há acumulação directa de água no depósito

Ah, ok. Não li o tópico todo mas achei que não fazia mal chamar a atenção. Com produção instantânea o problema não se coloca.
    Concordam com este comentário: Skinkx

0.2678 seg. NEW