Colocado por: jorgealvesaquela com a qual o instalador que contratar estiver a vontade e conhecer.
Não adianta estar aqui a falar em Ferrari's se o mecânico só trabalhar com Citroen.
Colocado por: Skinkx
A única coisa que é obrigatória é a produção de determinada componente de energia renovável. Solar térmica ou de outro tipo.
A confusão existente é que a componente de energia renovável mínima a produzir é determinada sobre uma simulação de uma determinada instalação solar térmica padronizada, para aquele local, ou seja, há uma determinada instalação solar térmica, meramente teórica, que serve de bitola, só isso. A partir daí é escolher a energia renovável que se pretender como mais adequada, desde que produz mais energia renovável que a tal instalação solar térmica padronizada/teórica.
No último projecto que fizemos, uma casa para emigrantes que só cá estão no verão, preconizámos uma bomba de calor Altherma (COP.dia de 4.30, salvo erro) para produção de AQS, escusa de trabalhar o ano inteiro quando só tem ocupação no verão e escusa o sistema solar de entrar em sobrecarga nos meses de verão em que não há ocupação.
Já temos outros casos em que o sistema de energia renovável é uma caldeira de biomassa.
Procuramos a melhor solução para cada caso, quando temos disponibilidade de auscultar o cliente, não fazemos projectos "a metro".
Colocado por: rpcfalando pessoalmente só trabalho com uma marca que importo directamente, logo não faz sentido eu recomendar-me a mim próprio quando sei das mais valias dos produtos que comercializo e que dificilmente encontra no mercado.
Eu por acaso pensaria ao contrário, ou seja, eu pretendo um equipamento de qualidade, aconselho-me com quem sabe (neste caso o fórum), a seguir encontrarei alguém que tenha competência para o instalar.
Colocado por: SkinkxA ficha técnica faz parte do processo e o valor está confirmado de acordo com os dados anunciados pelo fabricante.desconheço uma bomba de calor para aquecimento central com produção de AQS, Daikin que tenha o cop de 4.3,
Colocado por: jorgealvesdesconheço uma bomba de calor para aquecimento central com produção de AQS, Daikin que tenha o cop de 4.3,
mas provavelmente deve ser defeito meu.
Colocado por: ptuga
Skinkx fiquei com um dúvida,
Aquilo que eu entendo daqui é que qualquer equipamento que produza mais do que consuma, AC, bomba de calor, etc etc é considerado energia renovável aos olhos do legislador, mesmo que nada tenha de renovável?
Colocado por: Skinkxninguém falou em aquecimento central.peço desculpa não sabia que não consegue ler o que se pergunta.
Colocado por: JonyCostaJorge, pode me esclarecer o seguinte?
Se optar por bomba de calor (quente e frio ) painéis FV e "ligação' a Aqs, ainda assim vou necessitar de painéis solares para cumprir com a legislação das energias renováveis?
Obrigado
Colocado por: Skinkx
Energia renovável: energias não fósseis, designadamente eólica, aerotérmica, solar, geotérmica, hidrotérmica, oceânica, hídrica, biomassa e biogás.
A única coisa que é obrigatória é a produção de determinada componente de energia renovável. Solar térmica ou de outro tipo.
Colocado por: jorgealvespeço desculpa não sabia que não consegue ler o que se pergunta.
Colocado por: ptuga
então mas no caso concreto em que referiu como foi cumprido isto
se apenas se instalou uma BC (que não é considerada renovável), sem painéis de qualquer tipo.
Ps- Não consigo visualizar os seus jpgs, tlv me esteja a escapar algo
Colocado por: pcspinheiroAtenção às águas a temperatura inferior a 65ºC, por causa de possível desenvolvimento de bactérias...e se for com produção instantânea????
Colocado por: pcspinheiroAtenção às águas a temperatura inferior a 65ºC, por causa de possível desenvolvimento de bactérias...
Colocado por: Skinkxobrigado mas isso não é novidade para ninguém,
Você realmente é uma pessoa especial.
Colocado por: SkinkxNão se aplica naquela caso, não há acumulação directa de água no depósito