Iniciar sessão ou registar-se
  1. Mais uma bomba de calor AQS com COP de 3.77... 3.77? Mas é impossível... mas... mas... mas então a Ferrari está a lançar uma nova geração de coisos com COP de 2.70 e lá poderá haver no mercado alguma coisa acima disso? Impossível, disse o ET...

https://i.imgur.com/MAnFFCp.jpg
    https://i.imgur.com/MAnFFCp.jpg

"Ah e tal, mas tem que ser o COP segundo a EN16147"... eu sei, mas estou cansado de andar a fazer bolinhas e rendilhados, é abrir os olhos e ver.

"Liguem para a Daikin, liguem para a Ferrari, liguem para a Energie, liguem para a Bosch e para a Vulcano..."

Eh pá, liguem mas é para o INEM e internem o indivíduo.
  2. Colocado por: SirruperEu tenho acompanhado esta discussao.
    Vou ver se nao estou enganado.
    O user perguntou se havia uma BC que fazia aquecimento/arrefecimento e AQS e se com esta BC seria dispensavel os paneis solares.
    O jorgealves disse que sim em alguns tipos de BC especificas e em certas zonas geograficas.
    Depois o skinkx disse que fazia varios projectos para aqs com BC que possibilitavam a dispensa de paineis solares.
    Mas o jorgealves disse que estava a falar do BC para aquecimento/arrefecimento e aqs. O skinkx disse que respondeu ao user na optica de apenas BC para AQS.
    E isto agora está para aqui a descambar desnecessariamente.

O que o Jorge Alves disse foi que nalgumas zonas a produção solar é tão grande que não há bombas de calor que possam substituir os painéis solares. Isto é falso. Foi sem má intenção, foi um mero lapso, mas como ousei corrigi-lo eis-nos aqui novamente, à turra e à massa.

No fundo é isto, contrariei o menino e ele prendeu o burro.
  3. Colocado por: SirruperDepois o skinkx disse que fazia varios projectos para aqs com BC que possibilitavam a dispensa de paineis solares.
    apresentando um equipamento que não cumpre a legislação.

Repito;
    quem tiver interesse contacte a Daikin Portugal
  4. É com extremo pesar que vejo um membro que até gostava de ler, e muitas vezes esperava pelo seu comentário em temas técnicos, se tornar num membro que apenas vê isto como um campo de guerra...
  5. Colocado por: Skinkxmas como ousei corrigi-lo eis-nos aqui novamente, à turra e à massa.

Se tivesse corrigido sem enxovalhar (post #1059), a coisa não tinha descambado....mas como a sua formação foi nas discussões de futebol, não se poderia esperar outra coisa.
  6. Colocado por: Picareta
    Se tivesse corrigido sem enxovalhar (post #1059), a coisa não tinha descambado....mas como a sua formação foi nas discussões de futebol, não se poderia esperar outra coisa.

Realmente, quando não se percebe a diferença entre "picar"...

Colocado por: Skinkx
    Quando precisar de ajuda já sabe, tem o meu número, não o use apenas para dizer mal do Bond.
    Concordam com este comentário:Anonimo06082021

... e "enxovalhar"...

Colocado por: jorgealves
    O resto do seu comentário parece indicar um enorme problema pessoal do foro cognitivo ou quiçá mais gravoso que tal como já lhe foi aconselhado por outros users deve procurar ajuda profissional para o ultrapassar.

Colocado por: jorgealvescomo é evidente está a deturpar a questão que é bem clara

Mas como é habitual consigo a cegueira é tanta que lhe tira o tino e a capacidade de raciocinar.

Quiçá um caso de psicose traumática já talvez do foro psiquiátrico, mas isso deixo para os entendidos.

Colocado por: jorgealvesfiquei comovido com as suas palavras de apreço depois de tantos anos a frequentar o Júlio de Matos

A partir daqui, deixa de haver condições para responder dignamente. Não sou nenhum inocente, agora não queiram empurrar também esta para cima de mim.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  7. https://solius.pt/docs/aerotermia/Solius_EcoTankSuper.pdf

Mais uma BC só para AQS com COP.dia de 3.47 segundo a EN16147, o que elimina qualquer dúvida.

E isto é uma marca branca, não é nenhum "Ferrari".
  8. Uma BC que faz aquecimento/ arrefecimento + AQS também tem esses valores de COP?
  9. Colocado por: jamespondeUma BC que faz aquecimento/ arrefecimento + AQS também tem esses valores de COP?
    ainda tem dúvidas????

Tem os testes certificados por entidade acreditada independente disponíveis em https://www.heatpumpkeymark.com/

Neste site tem quase todos os fabricantes de renome da Europa.
  10. Mas se não sabem distinguir as diferenças entre rendimentos segundo as diferentes normas e usos, vale o que vale.
  11. Porque que é que este tópico está a ficar para baixo com os novos comentarios?
    Assim dá a entender que alguem perdeu a razao e fez queixinhas à administração.
    Quando se mexe com os intocaveis, dá m@r@d@.
    Vergonha.
  12. ...
  13. .
  14. Colocado por: SkinkxPara pensar...

https://i.imgur.com/Gcq9bZW.jpg
    https://i.imgur.com/Gcq9bZW.jpg

Para quem não percebe nada disto, quer dizer que com um SCOP desses no aquecimento/arrefecimento, facilmente se cumpre com a legislação para evitar os painéis de AQS é isso? Pena é que a 55º essa é de aquecimento provavelmente por ventiloconvectores e não radiadores, a mulher não se dá com ar condicionado, tenho medo que também não se dê com isto e depois não funciona..
  15. Colocado por: tiagooliveira20Pena é que a 55º essa é de aquecimento provavelmente por ventiloconvectores e não radiadores,
    55°C é para radiadores ou ventilou convectores, mas tenha cuidado e leia as entrelinhas que está lá bem explícito as condições de ensaio,

A novíssima altherma 3 split high faz até 70°C directamente mas só a partir de final do ano
    • VCAC
    • 4 julho 2019 editado
    Colocado por: tiagooliveira20

Para quem não percebe nada disto, quer dizer que com um SCOP desses no aquecimento/arrefecimento, facilmente se cumpre com a legislação para evitar os painéis de AQS é isso?

Não necessariamente Tiago.
    Uma bomba de calor tem inúmeros valores de eficiências, que se calculam de acordo com com ensaios normalizados com diversas condições diferentes onde se alteram diversos parâmetros de teste e consoante cada conjunto de condições específicas resultam resultados de performance diferentes.

Em bombas de calor para serviços exclusivos de produção de aqs, quando os fabricantes indicam um valor de eficiência esse valor corresponde à eficiência do equipamento para produção de Aqs. Se esse mesmo valor for calculado e certificado de acordo com a EN 16147 então podemos utilizá-lo para verificar a viabilidade da substituição dos paineis por essa mesma BC.
    Já nas BCs para "multiserviços" (aquecimento e AQS ou aquecimento, arrefecimento e Aqs) nem sempre a eficiência em aquecimento indicada nos catálogos pelos fabricantes é a que se "pode usar" para esse fim. Por norma a eficiência de aquecimento apresentada pelos fabricantes é para aquecimento sim, mas ambiente (calculada de acordo com ensaios segundo outra norma). Por vezes é necessário analizar outro tipo de documentação técnica do fabricante para encontrar esses valores, pois nos catálogos, a informação é mais "comercial" e os fabricantes de tanto valor de eficiência escolhe aquele que mais lhe convém 😉

É uma pena o tópico ter "descambado".
    Penso que com estas discussões mais "técnicas", que embora possam não ter grande interesse para o comum DO, são sempre produtivas e teremos todos a ganhar com isso, desde que mesmo com divergências de opinião, possamos ser cordiais.
    Todos cometemos erros, não é vergonha errar. Só não erra que não faz...
    Todos temos algo mais a aprender, e é a discutir (debater com respeito) , ouvir outros pontos de vista, confrontar opiniões que aprendemos.
    Eu já mudei de opinião muitas vezes e já dei razão a outros quando tinha convicção que a razão era minha, e não me envergonho...
    Concordam com este comentário: jorgealves, zinna, tiagooliveira20
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  16. fichas comerciais dos produtos daikin diponiveis para consulta em daikin.pt
    https://www.daikin.pt/pt_pt/products/EHSX-B.html (por exemplo)

tem os folhetos comerciais resumidos e os manuais de operação e instalação, neste ultimo a partir da pag 72 as características tecnicas certificadas.

no caso concreto e especifico das unidades EHSX16P50B+ERLQ011...16, não tem certificação sob a norma EN 16147 e por essa via não pode ser usada indiscriminada e taxativamente em substituição de solar térmico padrão podem ser complementada por qualquer outra fonte renovável, por exemplo biomassa a pellets ou a lenha.

a normativa europeia obriga a registo na base de dados publica disponível em
    https://www.heatpumpkeymark.com

onde se encontram mencionados os equipamentos que sendo certificados pela norma EN16147 podem ser usados em substituição de solar térmico.
    • eu
    • 5 julho 2019 editado
    Colocado por: VCAC
    É uma pena o tópico ter "descambado".

Não é só este tópico, são vários em todo o fórum. A bem da qualidade do fórum, estas guerras têm que ser definitivamente erradicadas. São estúpidas, infantis, movidas por egos exacerbados, e só fazem perder tempo e paciência a excelentes profissionais que deveriam estar a fazer algo bem mais útil e lucrativo.

Na minha opinião está na altura de a administração do fórum avisar seriamente os utilizadores sobre as regras de conduta, e punir seriamente quem vem para aqui apenas para criar e alimentar conflitos, muitas vezes arregimentando peões para essas guerras.

Mas todos os que abusam devem ser castigados, não pode haver exceções.
  17. A Ariston, por exemplo, tem bombas de calor ensaiadas segundo a EN16147, cuja aplicação em substituição do solar térmico é cabal, e não consta dessa listagem desse instituto. O que não falta são institutos a certificar equipamentos, isso deve ser à imagem da marcação Solar Keymark, cada país tem institutos, têm é que ensaiar segundo as mesmas normas, daí a necessidade de se referirem à EN16147 para poder haver comparação justa.

https://www.ariston.com/pt/Bombas_de_calor_Ariston_a_efici%C3%AAncia_que_antecipa_o_futuro
    https://www.ariston.com/pt/nuos_plus (COP de 3.54 segundo a EN16147, para um "clima quente" - T=14 ºC)

0.4222 seg. NEW