Iniciar sessão ou registar-se
    • fmmsfz
    • 26 fevereiro 2017 editado

     # 1

    Bom dia Caros membros do Fórum da Casa,

    Chamo-me Filipe Silva e esta é a minha primeira intervenção neste forum. Parabéns a todos os que aqui participam diariamente pelo valor acrescentado das suas opiniões.

    Acabei de adquirir um lote para a construção de uma moradia isolada inserida num loteamento.

    Os grandes números são (atendendo ao loteamento existente):
    - Área Lote: 328m;
    - Área de Implementação: 70 m2;
    - Área Bruta de Construção: 140m2 + 85 m2 de estacionamento/cave;
    - Cota Soleira: 42,74 (2 pisos acima da cota soleira + 1 abaixo da cota soleira) - Cércea 7m;
    - Por cima do piso 1 temos um terraço, da área de implantação da casa.

    Como pretendíamos fazer uma moradia com 4 quartos, a área de construção é muito reduzida para esse efeito, mas, no limite ficaremos apenas com 3 quartos.

    O lote tem um projeto, que embora desatualizado (2003), poderá dar uma ideia de uma disposição possível para a casa.

    Uma vez que vamos agora iniciar a fase de actualização do projeto, e atendendo a que pretendemos arquitectura moderna, caso tenham alguma sugestão a fazer face à disposição da casa, agradeço todos os Vossos possíveis contributos.

    Melhores cumprimentos a todos.
      Piso 14.png
      Piso 02.png
      Piso -1.png
    • emad
    • 26 fevereiro 2017

     # 2

    Benvindo ao fórum.
    A minha primeira pergunta é, está mesmo preparado para construir?
    Se está, então comece por escolher muito bem as pessoas que vão trabalhar para si. A começar pelos arquitecto.
    Defina muito bem o que quer e quais os seus limites. O arquitecto tem de ter a capacidade de respeitar o que quer. Se lhe disser que não é possível, que lhe apresente uma alternativa.
    Fale muito com a arquitecto e discutam todas as variáveis de construção. Isolamento, aquecimento, acabamentos. Prós e contras de sistemas de construção e por aí fora.
    Outro e último conselho, pesquise aqui no fórum os profissionais de cada especialidade. Eles percebem disto. Em alguns casos a distância não é problema.
    Eu sou conhecido por ser pessimista. Se fosse hoje nunca construída.
    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: fmmsfz, JPN761
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migjac
  1.  # 3

    Colocado por: emadBenvindo ao fórum.
    A minha primeira pergunta é, está mesmo preparado para construir?
    Se está, então comece por escolher muito bem as pessoas que vão trabalhar para si. A começar pelos arquitecto.
    Defina muito bem o que quer e quais os seus limites. O arquitecto tem de ter a capacidade de respeitar o que quer. Se lhe disser que não é possível, que lhe apresente uma alternativa.
    Fale muito com a arquitecto e discutam todas as variáveis de construção. Isolamento, aquecimento, acabamentos. Prós e contras de sistemas de construção e por aí fora.
    Outro e último conselho, pesquise aqui no fórum os profissionais de cada especialidade. Eles percebem disto. Em alguns casos a distância não é problema.
    Eu sou conhecido por ser pessimista. Se fosse hoje nunca construída.
    Boa sorte.
    Concordam com este comentário:fmmsfz


    Agradeço as opiniões e as sugestões.
  2.  # 4

    Bem vindo ao clube.
    Vejo muitos paralelismos na descrição do seu terreno com o meu. Também tenho um terreno com 304m2 já com casa em construção.

    Se já tem terreno comece por procurar um gabinete de arquitetura que ponha em prática as suas ideias.

    Já agora o terreno situa-se onde?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fmmsfz
  3.  # 5

    Precisa mesmo de cave? O terreno tem declive acentuado que exija a construção de cave? Só isso encarece a obra em 30.000€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fmmsfz
  4.  # 6

    Eu acho estranho a área de cave poder ser superior à implantação
  5.  # 7

    Colocado por: PapoilaVerdeBem vindo ao clube.
    Vejo muitos paralelismos na descrição do seu terreno com o meu. Também tenho um terreno com 304m2 já com casa em construção.

    Se já tem terreno comece por procurar um gabinete de arquitetura que ponha em prática as suas ideias.

    Já agora o terreno situa-se onde?


    Na próxima semana vaos ter reunião com Arq.

    Colocado por: PapoilaVerdePrecisa mesmo de cave? O terreno tem declive acentuado que exija a construção de cave? Só isso encarece a obra em 30.000€.


    Sim a ideia é aproveitar a área da Cave para garangem e arrumação e no limite para um quarto (se for possível)

    Colocado por: jorgferrEu acho estranho a área de cave poder ser superior à implantação


    É ligeiramente maior devido à área de entrada para a garagem.
  6.  # 8

    Bem vindo e boa sorte.
    Com as áreas que tem, pode ter o número de quartos que pretende.
    A sua limitação pode ser o orçamento disponível. Tem áreas para ter uma casa de 220 mil euros sem luxos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fmmsfz
  7.  # 9

    Colocado por: callinasBem vindo e boa sorte.
    Com as áreas que tem, pode ter o número de quartos que pretende.
    A sua limitação pode ser o orçamento disponível. Tem áreas para ter uma casa de 220 mil euros sem luxos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fmmsfz


    Muito obrigado
    Mas onde colocaria o quarto quarto (passo a redundância)?

    O que entende por casa de 220 k?

    Muito obrigado pelo contributo
  8.  # 10

    .
  9.  # 11

    Colocado por: callinasBem vindo e boa sorte.
    Com as áreas que tem, pode ter o número de quartos que pretende.
    A sua limitação pode ser o orçamento disponível. Tem áreas para ter uma casa de 220 mil euros sem luxos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fmmsfz
    Explique lá essas contas...140 m2 brutos + 85 m2 de cave 220000?
    Concordam com este comentário: emad, fmmsfz
    • emad
    • 26 fevereiro 2017

     # 12

    O callinas está a ficar cansado e já não sabe fazer contas.
    Realmente. 220k para quê?
    Faz esta casa com 175k e com bons acabamentos.
    Concordam com este comentário: jorgferr, fmmsfz
  10.  # 13

    Colocado por: fmmsfzBom dia Caros membros do Fórum da Casa,

    Chamo-me Filipe Silva e esta é a minha primeira intervenção neste forum. Parabéns a todos os que aqui participam diariamente pelo valor acrescentado das suas opiniões.

    Acabei de adquirir um lote para a construção de uma moradia isolada inserida num loteamento.

    Os grandes números são (atendendo ao loteamento existente):
    - Área Lote: 328m;
    - Área de Implementação: 70 m2;
    - Área Bruta de Construção: 140m2 + 85 m2 de estacionamento/cave;
    - Cota Soleira: 42,74 (2 pisos acima da cota soleira + 1 abaixo da cota soleira) - Cércea 7m;
    - Por cima do piso 1 temos um terraço, da área de implantação da casa.

    Como pretendíamos fazer uma moradia com 4 quartos, a área de construção é muito reduzida para esse efeito, mas, no limite ficaremos apenas com 3 quartos.

    O lote tem um projeto, que embora desatualizado (2003), poderá dar uma ideia de uma disposição possível para a casa.

    Uma vez que vamos agora iniciar a fase de actualização do projeto, e atendendo a que pretendemos arquitectura moderna, caso tenham alguma sugestão a fazer face à disposição da casa, agradeço todos os Vossos possíveis contributos.

    Melhores cumprimentos a todos.


    Bom dia,

    Apercebi-me que no primeiro post não ficaram anexas as imagens do ponto de partida do projeto de arquitetura.
    Editei agora o mesmo.

    Ideias e alteração:
    1) Tentar incorporar quarto ou escritório no Rés-de-Chão?
    2) Em vez de 1 suite e dois quartos com casa de banho partilhada, passar para 3 suites?
    3) Unir cozinha e sala com portas de correr?

    Agradeço os Vossos eventuais comentários.
  11.  # 14

    Ou houve confusão ou alguma alteração no tópico. Não me lembro do tópico assim,

    Então reformulando, como o emad diz, é cansaço.

    Então é porque não um WC no piso de cima para os 4 quartos e 1 WC de serviço com duche no piso de baixo?
    A frente das escadas um WC para todos, à direita dois quartos à esquerda mais dois.

    Sim, com 175mil faz essa casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fmmsfz
  12.  # 15

    Colocado por: callinasOu houve confusão ou alguma alteração no tópico. Não me lembro do tópico assim,

    Então reformulando, como o emad diz, é cansaço.

    Então é porque não um WC no piso de cima para os 4 quartos e 1 WC de serviço com duche no piso de baixo?
    A frente das escadas um WC para todos, à direita dois quartos à esquerda mais dois.

    Sim, com 175mil faz essa casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fmmsfz


    Pois eu não queria abdicar de ter uma suíte... aliás, não sendo possível colocar mais um quarto no piso 1 até não coloco de parte colocar 3 suítes.
  13.  # 16

    Eu pensava em deitar a baixo essa parede da cozinha para a sala, ficava aí com um OpenSpace espectácular, juntava umas janelas maiores.
    Para que quer uma suite maior? Pode fazer zonas de arrumação extra na cave, se lhe preocupa o guarda roupa.
    Quando não se têm filhos, todos os cantos servem para os fazer. Quando se têm e são pequenos tem de dormir com as portas abertas, não vão chorar, já para não falar nas noites em que há lotacao esgotada na cama do casal.
    Com filhos o WC tem alturas do dia em que é a divisão mais lotada da casa... Quando se fala em família, falamos em espaços sem fronteiras, privacidade em família, etc. Quartos pequenos, bons para climatizar, acolhedores. Tem uma sala, generosa, com abertura para o exterior, para o tempo fora dos quartos.
    É uma opinião que vale o que vale.
    Concordam com este comentário: fmmsfz, JPN761, 21papaleguas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fmmsfz
  14.  # 17

    tem ai um bom projeto que apenas precisa de uns ajustes face á legislação atual.
    Concordam com este comentário: Anonimo09092021, fmmsfz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fmmsfz
  15.  # 18

    Colocado por: callinasEu pensava em deitar a baixo essa parede da cozinha para a sala, ficava aí com um OpenSpace espectácular, juntava umas janelas maiores.
    Concordam com este comentário:fmmsfz
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fmmsfz


    Parece-me boa ideia, até porque dessa forma aproveirava entrada de sol pelo lado da cozinha da parte da tarde. É que não tenho nenhuma janela da sala virada a Sul ou a Oeste.

    Para que quer uma suite maior? Pode fazer zonas de arrumação extra na cave, se lhe preocupa o guarda roupa.
    Concordam com este comentário:fmmsfz
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fmmsfz


    Não entendi bem o sentido a opinião... Acha bem em ter 3 quartos todos com WC? Ou pelo contrário acha que ficaria melhor um WC para 4 quartos?

    Colocado por: marco1tem ai um bom projeto que apenas precisa de uns ajustes face á legislação atual.
    Concordam com este comentário:Anonimo09092021,fmmsfz
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fmmsfz


    Muito obrigado Marco.

    Na minha opinião actual faria uma de duas coisas, relativamente ao primeiro piso:
    1) Deixar ficar como está;
    2) Em vez de ter 1 WC partilhado para 2 quartos, fazer WC mais pequenos e ter um por quarto (eventualmente abdicando do closet na suite actual)?
  16.  # 19

    Colocado por: fmmsfz

    Parece-me boa ideia, até porque dessa forma aproveirava entrada de sol pelo lado da cozinha da parte da tarde. É que não tenho nenhuma janela da sala virada a Sul ou a Oeste.



    Não entendi bem o sentido a opinião... Acha bem em ter 3 quartos todos com WC? Ou pelo contrário acha que ficaria melhor um WC para 4 quartos?



    Muito obrigado Marco.

    Na minha opinião actual faria uma de duas coisas, relativamente ao primeiro piso:
    1) Deixar ficar como está;
    2) Em vez de ter 1 WC partilhado para 2 quartos, fazer WC mais pequenos e ter um por quarto (eventualmente abdicando do closet na suite actual)?

    Têm alguma opinião relativamente a estás hipóteses?
    Muito obrigado
  17.  # 20

    já tem arquiteto para tratar do projeto??
    é que vai precisar e mais do que estar aqui a dar sugestões avulsas ele vai-lhe analisar isso em todas as vertentes, umas das quais muito importante que já lhe disse, resolver os pontos não conformes com a atual legislação.
    ainda assim essa casa é perfeitamente moderna e tirando talvez abrir tipo cozinha americana que seria ótimo para refeições rápidas e mais uns quantos ajustes nas wc
    isso está muito bom.
    até consigo imaginar uns bons alçados para isso.
    o que quer fazer no 1ºandar, implica uma solução completamente diferente, acho preferível não mexer, mas você é que sabe aquilo que precisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fmmsfz
 
0.0260 seg. NEW