Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    relativamente a marcas de paineis pode dar algumas sugestões preço qualidade?

    o instalador irá propor Gasocol ou silversol da sólius, mas não conheço ninguém que tenha instalado essa marca.
    A sólius é boa em termos de paineis? e em termos de bomba de calor? vale a pena, ou é melhor ir para uma solução rotex/daikin?
    • mafgod
    • 7 março 2017 editado

     # 122

    Colocado por: Pedro_Cunha

    Sei, com estes carregadores pode definir a potencia de carregamento.

    Neste momento existe uma campanha num fornecedor de energia, se tiver um veiculo eléctrico em nome particular oferecem um ano de consumo.
      Carregadores de veículos elétricos.jpg
    Só para não induzir em erro a quem não está por dentro do assunto.
    Como requisitos mínimos, para carregar um carro/mota elétrica basta tão somente uma tomada elétrica em casa.
    Os carregadores que vem com os veiculos elétricos "puxam" por norma apenas 10A, ou seja, o equivalente a um vulgar aquecedor a óleo/ferro de engomar.
    Se pretender carregar com outras correntes, até 16A por ex. (alguns carregadores "normais" permitem a 16A), não precisa de alterar praticamente nada (eventualmente mudar a tomada schucko para CEE e garantir que o circuito elétrico está apto para essa amperagem).
    Para correntes superiores (32A, ou mesmo 32A trifásico), aí sim, convém ter "posto de carregamento" e uma ligação "especial" do quadro ao dito cujo.
    Mas, para os comuns dos mortais, eu incluído, qualquer tomada que serve para um ferro de engomar me serve para carregar o meu VE!

    Sim, tenho um VE e carrego-o em casa todos os dias a 16A em casa numa tomada.
    Concordam com este comentário: Pedro_Cunha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: master_chief
  2.  # 123

    Srº s
    Jorge Alves e Anonimo06082021

    Recomendam o acumulador latento , ou no mercado tem melhor pelo mesmo preço?
    Gostaria de saber a vossa opinião, Obrigado
  3.  # 124

    Colocado por: Pedro_Cunha

    Não é bem assim,aqui pode ficar mais esclarecido


    Você não esclareceu ninguém: enquanto a base de dados não está operacional, não pode registar as instalações em lado nenhum, quanto mais as manutenções.

    Veja lá se para de distorcer a verdade e enganar as pessoas. Os seus argumentos cheiram a estratégia comercial por todos os lados.
  4.  # 125

    Colocado por: VCACAproveito o tópico para colocar uma questão, ao Skinks (que me parece ser PQ1), ao ao jorgealves, se souber, ou a quem possa saber...
    A legislação em vigor diz o seguinte:

    Independentemente do tipo de sistema para aproveitamento de fontes de energia renováveis a instalar, estes devem:
    Registo da instalação e manutenção em base de dados criada e gerida pela entidade gestora
    do SCE, em condições a definir por Despacho do Diretor-Geral de Energia e Geologia.

    As minhas questões são:
    Onde se pode consultar essa base de dado?
    Qual é esse "despacho"? (é que no meio de tantos despachos, portarias, alterações, portarias de alteração a portarias, e despachos de alteração a despachos, devo ter perdido este pelo caminho....)


    Essa base de dados ainda não está a funcionar. Logo, porque o DL revogou o anterior, neste momento não existe obrigatoriedade de contrato de manutenção. E mesmo quando havia ninguém fiscaliza.

    Ou seja, na prática a manutenção é recomendável. Mas fica ao critério de cada um.
    Concordam com este comentário: VCAC
  5.  # 126

    Colocado por: Pedro_Cunha

    Isto não é acreditar, é a realidade, todos os dias me oferecem painéis fotovoltaicos usados pois não estavam a garantir a respetiva produção.


    Pois, se forem oferecidos você é capaz de ter a rentabilidade que anda aqui a apregoar há semanas. O problema é quando tiver que os comprar.
  6.  # 127

    Colocado por: Pedro_Cunha

    Pode partilhar o que instala?
    Certamente todos os participantes do forum inclusive eu gostavam de saber.


    Para quem sabe tudo, admira-me que não saiba que existem sistemas solares virtualmente isentos de manutenção.
  7.  # 128

    Colocado por: Anonimo06082021Varisol


    Eu conheço uma que tem 350, 500 e agora 850 também. Já sou quase grande...
  8.  # 129

    Colocado por: Anonimo06082021

    onde viu o Latento?

    Um fornecedor... Falou que era melhor que tem no fundo parafina... Acho que estou a falar correto.. Que está quando aquece fica no estado líquido e sobe originando um tampa que a água dura mais tempo quente que os tradicionais... E como não percebo muito e o Sr. Já colocou umas imagens da latento poderia dar a sua opinião, custo benefício.
  9.  # 130

    Colocado por: Skinkx

    Você não esclareceu ninguém: enquanto a base de dados não está operacional, não pode registar as instalações em lado nenhum, quanto mais as manutenções.

    Veja lá se para de distorcer a verdade e enganar as pessoas. Os seus argumentos cheiram a estratégia comercial por todos os lados.

    Qual estratégia comercial, nunca mencionei qualquer marca, o que muitos por aqui é o que mais fazem.
    Quando peço para apresentarem os estudos de rentabilidade dos sistemas ou os preços do kW/hr de energia térmica dos sistemas solares térmicos, todos fogem.
    Já instalei centenas de sistemas solares térmicos, mas nesta vida nem tudo é estático. A tecnologia desenvolve -se, e os preços ficam mais competitivos.
    O que defendo são soluções e não marcas.
  10.  # 131

    Colocado por: Skinkx

    Para quem sabe tudo, admira-me que não saiba que existem sistemas solares virtualmente isentos de manutenção.


    Tens uma certa tendência para o ataque pessoal, deve ser a falta de argumentos.
  11.  # 132

    Colocado por: Pedro_Cunha
    Qual estratégia comercial, nunca mencionei qualquer marca, o que muitos por aqui é o que mais fazem.
    Quando peço para apresentarem os estudos de rentabilidade dos sistemas ou os preços do kW/hr de energia térmica dos sistemas solares térmicos, todos fogem.
    Já instalei centenas de sistemas solares térmicos, mas nesta vida nem tudo é estático. A tecnologia desenvolve -se, e os preços ficam mais competitivos.
    O que defendo são soluções e não marcas.


    Os estudos de rentabilidade não são feitos como você tem apresentado, pelo menos na parte do solar térmico ou de outras fontes de energia.
  12.  # 133

    Colocado por: Pedro_Cunha

    Tens uma certa tendência para o ataque pessoal, deve ser a falta de argumentos.


    A falta de paciência a tanto obriga.
  13.  # 134

    Colocado por: Skinkx

    Os estudos de rentabilidade não são feitos como você tem apresentado, pelo menos na parte do solar térmico ou de outras fontes de energia.


    Diga como são feitos os seus para os podermos discutir. Ainda agora fiz um estudo de 10 MW para um parque fotovoltaico, baseado em três bases de dados meteorológicos e de acordo com as especificações e garantias dos equipamentos. Até posso estar errado mas como ainda não vi os seus...
  14.  # 135

    Colocado por: Pedro_Cunha

    Diga como são feitos os seus para os podermos discutir. Ainda agora fiz um estudo de 10 MW para um parque fotovoltaico, baseado em três bases de dados meteorológicos e de acordo com as especificações e garantias dos equipamentos. Até posso estar errado mas como ainda não vi os seus...


    Eu tenho feitos centenas (milhares?) de certificados energéticos... mas também posso estar enganado. Tenho ajudado colegas meus nalgumas situações e até alguns formadores da ADENE em formações comuns que frequentei... mas posso estar enganado.

    Eu até já lhe expliquei como isso se faz, mas não vou estar a repetir-me.
    • zinna
    • 8 março 2017 editado

     # 136

    Estive a ler isto, é ou não uma mais valia?
      latento.PNG
  15.  # 137

    Colocado por: Skinkx

    Eu tenho feitos centenas (milhares?) de certificados energéticos... mas também posso estar enganado. Tenho ajudado colegas meus nalgumas situações e até alguns formadores da ADENE em formações comuns que frequentei... mas posso estar enganado.

    Eu até já lhe expliquei como isso se faz, mas não vou estar a repetir-me.


    Os estudos de viabilidade económica dos sistemas de energias renováveis são feitos todos da mesma forma, aqui ou na China. Tem de considerar os seguintes fatores, e os estudos são feitos por norma a 25 anos.
    Investimento inicial, custo da instalação.
    Custos anuais de operação, manutenção e garantias dos equipamentos.
    Tempo de vida útil dos equipamentos. Qual o tempo de vida útil (garantida pelo fabricante) de um sistema solar térmico?
    Produção garantida dos sistemas. Qual a produção (garantida pelo fabricante durante o tempo de vida útil) de um sistema solar térmico?
    Existem depois outros custos e proveitos como taxa inflação, etc.

    Gostava imenso que apresenta se as contas de um sistema solar térmico para as podermos debater.

    Atenção que eu nunca disse que um solar térmico não é viável economicamente, o que eu digo é que na maioria dos casos existem sistemas muito mais eficientes, com mais garantias, mais fiáveis e com um custo de KW/hr mais económico.
  16.  # 138

    Colocado por: mafgodSó para não induzir em erro a quem não está por dentro do assunto.
    Como requisitos mínimos, para carregar um carro/mota elétrica basta tão somente uma tomada elétrica em casa.
    Os carregadores que vem com os veiculos elétricos "puxam" por norma apenas 10A, ou seja, o equivalente a um vulgar aquecedor a óleo/ferro de engomar.
    Se pretender carregar com outras correntes, até 16A por ex. (alguns carregadores "normais" permitem a 16A), não precisa de alterar praticamente nada (eventualmente mudar a tomada schucko para CEE e garantir que o circuito elétrico está apto para essa amperagem).
    Para correntes superiores (32A, ou mesmo 32A trifásico), aí sim, convém ter "posto de carregamento" e uma ligação "especial" do quadro ao dito cujo.
    Mas, para os comuns dos mortais,eu incluído, qualquer tomada que serve para um ferro de engomar me serve para carregar o meu VE!

    Sim, tenho um VE e carrego-o em casa todos os dias a 16A em casa numa tomada.
    Concordam com este comentário:Pedro_Cunha


    São estas as referências que tenho procurado sempre. De quem tem e realmente usa.
    Não faltam blogs nacionais e estrangeiros de usuários reais que fazem as mesmas contas dos comuns mortais.
    Infelizmente, aqui no fórum parece que predomina o "achismo". Toda a gente acha sempre alguma coisa sobre tudo, mesmo que não tenha experiência nenhuma em determinada área. Mas mesmo dentro dos que têm experiência, as informações diferem! Diferem tanto que por vezes são mesmo opostas!!

    Este tópico é muito interessante para mim. Mas alguma coisa anda mal com tanta informação contraditória :D
  17.  # 139

    Colocado por: Pedro_Cunha

    Os estudos de viabilidade económica dos sistemas de energias renováveis são feitos todos da mesma forma, aqui ou na China. Tem de considerar os seguintes fatores, e os estudos são feitos por norma a 25 anos.
    Investimento inicial, custo da instalação.
    Custos anuais de operação, manutenção e garantias dos equipamentos.
    Tempo de vida útil dos equipamentos. Qual o tempo de vida útil (garantida pelo fabricante) de um sistema solar térmico?
    Produção garantida dos sistemas. Qual a produção (garantida pelo fabricante durante o tempo de vida útil) de um sistema solar térmico?
    Existem depois outros custos e proveitos como taxa inflação, etc.

    Gostava imenso que apresenta se as contas de um sistema solar térmico para as podermos debater.

    Atenção que eu nunca disse que um solar térmico não é viável economicamente, o que eu digo é que na maioria dos casos existem sistemas muito mais eficientes, com mais garantias, mais fiáveis e com um custo de KW/hr mais económico.



    Você está quase lá, parte disso que disse está correcto. Mas não deve truncar a análise a nenhum período específico, de 25 anos ou outro.

    Se houver custos, sejam de manutenção sejam de substituição de componentes, replique-os em termos de custo médio anual e deixe a análise evoluir no tempo, livremente.

    E eu nada tenho contra o fotovoltaico, assim que as baterias forem mais acessíveis de forma a optimizar ao máximo o autoconsumo, acho uma solução excelente. E continuo a preferir aquecer água com solar térmico e guardar a produção FV para o consumo eléctrico da habitação, se possível. Produzir para injectar na rede é que acho um desperdício e é esse problema, o da gestão da energia produzida, que a meu ver permanece por resolver.
    • smdx
    • 8 março 2017

     # 140

    há um tópico sobre autonconsumo aqui no forum onde várias pessoas têm colocados relatos reais de instalações. é questão de ir ver

    Colocado por: kanoysta

    São estas as referências que tenho procurado sempre. De quem tem e realmente usa.
    Não faltam blogs nacionais e estrangeiros de usuários reais que fazem as mesmas contas dos comuns mortais.
    Infelizmente, aqui no fórum parece que predomina o "achismo". Toda a gente acha sempre alguma coisa sobre tudo, mesmo que não tenha experiência nenhuma em determinada área. Mas mesmo dentro dos que têm experiência, as informações diferem! Diferem tanto que por vezes são mesmo opostas!!

    Este tópico é muito interessante para mim. Mas alguma coisa anda mal com tanta informação contraditória :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kanoysta
 
0.0399 seg. NEW