Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou à procura de um radiador elétrico, para colocar numa divisão com cerca de 10m2.
    Encontrei esta opção, que é bastante estética: https://www.lojatempo.com/info/Radiador-El%C3%A9ctrico-LVI-MILO-V-P-1203230062-GG-CINZENTO-123.html

    Desconheço, no entanto, os valores de consumo e a eficácia da solução.

    Alguém experiência com esta marca/modelo?

    Também encontrei este modelo na Leroy Merlin: http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Aquecimento-e-Climatizacao/Aquecimento-eletrico/Emissores-e-placas-radiantes/17368225.aspx

    Alguém consegue ajudar-me neste processo de tomada de decisão?

    Muito obrigado,
    Jorge
  2.  # 2

    Os dois são identicos.

    Como são radiadores electricos ou seja basicmente uma resistencia ligada a tomada com um involucro bonito são idneticos aos radiadores a oleo, com niveis de eficiencia energetica muito baixa.

    Por esse valor coloque um AR condicionado, em que poderá realmente consumir pouco e ter mais energia disponivel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Teixeira Sousa
  3.  # 3

    Colocado por: larkhebasicmente uma resistencia ligada a tomada com um involucro bonito são idneticos aos radiadores a oleo


    Meu rico radiador a óleo... e se quiser aquecer outra divisão é só agarrar nele e leva-lo...
    Concordam com este comentário: larkhe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Teixeira Sousa
  4.  # 4

    Isso tem a mesma eficiência energética de um radiador a +oleo vulgaríssimo de 35€.
    Alguma razão para equacionar um aquecedor 10 vezes mais caro?
    Como disseram, para preços dessa grandeza mais vale um ar condicionado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Teixeira Sousa
  5.  # 5

    Quem consegue vender esses produtos por esses preços são verdadeiros artistas!
    600w de resistência elétrica por 369,00 euros? ...vai lá vai
    Concordam com este comentário: larkhe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Teixeira Sousa
    • emad
    • 14 março 2017 editado

     # 6

    Vou aproveitar este tópico para tentar desmistificar o consumo dos aquecedores eléctricos.
    Andei a pesquisar valores de investimento e consumos. Agora peço aos entendidos que corrijam as minhas contas.
    Se eu adquirir 4 convectores eléctricos de 1000 w cada por 200€ realizo um investimento de 800€.
    Partindo do pressuposto que cada equipamento deste consome 1 kw por hora a um custo de 0. 21€ por kw. Então vamos tentar fazer as contas.
    Pressupostos= 2 equip apenas trabalham 3 horas por dia
    Os outros trabalham 10 horas por dia.
    Consumo diario= 13hx2x0,21€=5 ,46€
    Consumo mensal=5,46€x30=164€
    Isto no pressuposto que os equipamentos irão trabalhar ininterruptamente. Se tiverem termóstatos poderão parar quando a temperatura programada for atingida.
    Partindo do pressuposto que existe bom isolamento, pergunto. Se estão correctas as contas, porque é que o pessoal diz sempre que os radiadores electricos, a óleo etc disparam os consumos.
    Pagar 170€ por mês para aquecer determinadas divisões de uma casa com este investimento e por este valor mensal não fica assim tão caro. E claro que não estamos a falar de ter uma casa toda climatizada. Mas pelo menos da para ter conforto nas divisões que passamos mais tempo. Nestes casos quartos e sala.
    Disparem para aí as críticas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Teixeira Sousa
      images-1.jpg
  6.  # 7

    Nas suas contas rdiador 1 e 2 trabalha 1,5h cada e radiador 3 e 4 trabalha 5h cada. Total 13h por dia.
    Isso é pouco e para climatizaçao pontual. Ponha um destes numa sala com 35m e logo ve.

    Tenho um destes para apoio pontual num quarto com 9m2...aquecer antes do puto ir para a cama...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Teixeira Sousa
  7.  # 8

    Colocado por: tozepalmaNas suas contas rdiador 1 e 2 trabalha 1,5h cada e radiador 3 e 4 trabalha 5h cada. Total 13h por dia.
    Isso é pouco e para climatizaçao pontual. Ponha um destes numa sala com 35m e logo ve.

    Tenho um destes para apoio pontual num quarto com 9m2...aquecer antes do puto ir para a cama...

    Desculpe, ja vi o x2!
    Falta saber o comportamento em areas generosas...
    Concordam com este comentário: emad
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Teixeira Sousa
    • emad
    • 14 março 2017 editado

     # 9

    Por exemplo numa sala de 40m2 2000w não chegarão?
    1000w não chegarão para um quarto de 15 m2?
    Tudo bem isolado.
  8.  # 10

    Colocado por: emadPor exemplo numa sala de 40m2 2000w não chegarão?
    1000w não chegarão para um quarto de 15 m2?
    Tudo bem isolado.

    Tenho as minhas dúvidas, porque ao ter aquecimento pontual tera muitas perdas pelos corredores, etc.
    Neste caso nao é so o isolamento exterior que interessa...
    Concordam com este comentário: emad
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Teixeira Sousa
    • emad
    • 14 março 2017

     # 11

    Dentro deste tipo de equipamentos, qual será melhor, emissores térmicos, convectores eléctricos ou aquecedores a óleo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Teixeira Sousa
  9.  # 12

    Obrigado a todos pelo contributo.

    No caso concreto, pretendo aquecer uma divisão, na cave, que será escritório e que, potencialmente, poderá ter fugas de calor: para uma escada (que liga a cave ao rés do chão) e para uma zona contígua (que é a garagem).
    Em termos concretos, essa fuga de calor poderá acontecer se as portas estiverem abertas.

    Nesta situação, admito que a sugestão do Ar Condicionado possa ser mais eficaz.
    O que vos parece?

    Alguém tem ideia do custo anual de manutenção e respetiva regularidade? Isso será o que mais me preocupa.

    Muito obrigado pela vossa ajuda e atenção,
    Jorge
  10.  # 13

    Colocado por: emadVou aproveitar este tópico para tentar desmistificar o consumo dos aquecedores eléctricos.
    Andei a pesquisar valores de investimento e consumos. Agora peço aos entendidos que corrijam as minhas contas.
    Se eu adquirir 4 convectores eléctricos de 1000 w cada por 200€ realizo um investimento de 800€.
    Partindo do pressuposto que cada equipamento deste consome 1 kw por hora a um custo de 0. 21€ por kw. Então vamos tentar fazer as contas.
    Pressupostos= 2 equip apenas trabalham 3 horas por dia
    Os outros trabalham 10 horas por dia.
    Consumo diario= 13hx2x0,21€=5 ,46€
    Consumo mensal=5,46€x30=164€
    Isto no pressuposto que os equipamentos irão trabalhar ininterruptamente. Se tiverem termóstatos poderão parar quando a temperatura programada for atingida.
    Partindo do pressuposto que existe bom isolamento, pergunto. Se estão correctas as contas, porque é que o pessoal diz sempre que os radiadores electricos, a óleo etc disparam os consumos.
    Pagar 170€ por mês para aquecer determinadas divisões de uma casa com este investimento e por este valor mensal não fica assim tão caro. E claro que não estamos a falar de ter uma casa toda climatizada. Mas pelo menos da para ter conforto nas divisões que passamos mais tempo. Nestes casos quartos e sala.
    Disparem para aí as críticas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jorge Teixeira Sousa

    Estou a entender o seu ponto de vista, é um investimento inicial relativamente baixo para desenrascar, mas repare, que esses aparelhos têm a mesma eficácia que um simples radiador a óleo e custam muitas vezes mais...
    Já os consumos, para climatizar apenas casualmente algumas divisões custam o mesmo que AC a manter uma climatização continua.
    É uma questão de tempo para justificar instalar uma coisa de jeito.
    Concordam com este comentário: emad
  11.  # 14

    Colocado por: emadPor exemplo numa sala de 40m2 2000w não chegarão?
    1000w não chegarão para um quarto de 15 m2?
    Tudo bem isolado.


    Não chegam... tenho um a oleo que ligo pontualmente numa sala de 15m2 numa casa que não tem grandes necessidades de aquecimento e nesses dias fica a justa.

    Um exemplo mt conhecido aqui pelo forum se tiver um quarto com 20m2 coloca um AC com 12000 btu o que equivale a ter cerca 3,5kwh como normalmente hj em dia qualquer ac tem um cop de pelo menos 3 , esse Ac vai consumir lhe cerca de 1,15kwh electrico .


    Se for a resistencias para climatizar o mesmo espaço vai consumir os 3,5 kwh para 40m2 vai ter o dobro
    e dai o facto das suas contas estarem erradas.

    estava ai a procura mas não encontrei havia ai uma norma de X btu/m2 os btu facilmente se convertem em kwh. pode começar por ai a fazer contas e depois diga algo.
  12.  # 15

    Uma bitola genérica valida para somente aquecimento em imóvel com mau isolamento térmico é 100W/m2.
    • emad
    • 15 março 2017

     # 16

    Colocado por: larkhe

    Não chegam... tenho um a oleo que ligo pontualmente numa sala de 15m2 numa casa que não tem grandes necessidades de aquecimento e nesses dias fica a justa.

    Um exemplo mt conhecido aqui pelo forum se tiver um quarto com 20m2 coloca um AC com 12000 btu o que equivale a ter cerca 3,5kwh como normalmente hj em dia qualquer ac tem um cop de pelo menos 3 , esse Ac vai consumir lhe cerca de 1,15kwh electrico .


    Se for a resistencias para climatizar o mesmo espaço vai consumir os 3,5 kwh para 40m2 vai ter o dobro
    e dai o facto das suas contas estarem erradas.

    estava ai a procura mas não encontrei havia ai uma norma de X btu/m2 os btu facilmente se convertem em kwh. pode começar por ai a fazer contas e depois diga algo.

    Então dois convectores eléctricos de 1000w não consomem 2kw por hora?
    • emad
    • 15 março 2017 editado

     # 17

    Colocado por: jorgealvesUma bitola genérica valida para somente aquecimento em imóvel com mau isolamento térmico é 100W/m2.

    E para bom isolamento da 60 a 70w/ M2.
    • VCAC
    • 15 março 2017

     # 18

    Colocado por: emad
    Então dois convectores eléctricos de 1000w não consomem 2kw por hora?


    Depende emad, esses convectores que refere são daqueles tipo termoventilador? Se forem desses ainda tem que acrescentar o consumo do ventilador, porque a potência que eles normalmente referem é apenas a potência térmica, depois deve ter de se acrescentar o consumo desse ventilador...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: emad
  13.  # 19

    Boas,

    Das várias experiências que tenho com aquecedores eléctricos, para mim os mais eficazes, no que toca a rapidez de aquecimento pontual, são os aquecedores a placas de MICA! Além da vantagem de serem extremamente leves e portáteis.

    Quanto ao consumo energético tomei por base o que li neste forum sobre a semelhança entre consumos dada a mesma potência eléctrica.

    Apesar de estar a ponderar um aquecimento mais envolvente para um T3 (ar condicionado), os dois aquecedores a MICA que tenho em casa cumprem muito bem.

    Curiosamente são um tipo de aquecedores, pelo que me dá a entender pouco conhecidos.
    • espt
    • 16 março 2017

     # 20

    Eletricos, radiadores, aconselho Haverland
 
0.0238 seg. NEW