Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos, venho aqui expor o meu problema, comprei uma casa com 3 andares, a um ano atras, tipo moradias em banda, e ando aqui com um problema no meu diferencial do quadro do res do chao. Ele dispara-me sempre as 07:30 da manha entre segunda a sexta. Ao fim de semana nunca dispara. Nao tenho rigorosamente nada programado a essa hora, e ja tentei desligar e ligar um a um a ver de dispisto, mas sem sucesso. Isto nao é rigorosamente todos os dias, as vezes passam semanas sem ir a baixo, e as vezes sao semanas sempre a disparar apenas durante a semana e a mesma hora. Ainda nao consegui chamar ca a edp, porque eles dizem que se for de urgencia sao 20€ a pagar, se for agendado, nao levam dinheiro, mas o horario deles apenas é durante o horario laboral. Tenho que arranjar disponibilidade por trabalho durante semana. Alguem ja teve algo genero?
  2.  # 2

    Veja se isso não coincide com o apagamento da iluminação pública de segunda a sexta.
  3.  # 3

    Se em casa não tem nada que comece a trabalhar a essa hora nem existe motivo para ele disparar, Deve ter a ver com algum tipo de industria que existe na zona que começa a laborar a esse hora, e possui algum tipo de maquina que está a introduzir frequências variadas na rede e provoca esse problema


    Há uns anos tive um problema parecido em casa dos meus pais, a energia vinha de um Pt que estava numa ceramica e eles tinham lá um moinho que cada vez que o ligavam, o disjuntor diferencial de casa dos meus pais ia abaixo, até se descobrir o real problema passaram meses com muitas visitas da EDP.

    Era o motor do moinho ao arrancar.
    Concordam com este comentário: Fabioalves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fabioalves
  4.  # 4

    Boa tarde, a minha principal suspeita é mesmo essa, alguma fabrica ou algo a ligas as 7:30. O meu diferencial é 30ma. Nao sei se a edp podera resolver isto? Ainda nao consegui agendar.... eles da edp estao sempre ameacar com as taxas deslocacao, caso nao seja problema deles....enfim.... so nao percebo é aquilo sao 10 casas, e a minha é a 9.....
  5.  # 5

    E os seus vizinhos têm sintomas semelhantes?

    Já chamou um electricista? Ele verificou boa ligação de terra e de neutro?
    •  
      aacc
    • 13 março 2017

     # 6

    Dependendo do que o diferencial está a proteger, poderá ser de sensibilidade excessiva, provocando disparos intempestivos.
    Fale com um electricista, talvez possa trocar por um de 300mA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fabioalves
  6.  # 7

    Ola a todos, hoje trago algumas novidades apesar de ainda nao ter arranjado a solucao, mas fiquei surpreendido com as respostas....

    Na semana passada liguei pra edp distribuicao a pedir ajuda ou a reclamar o meu prblema que teima em nao me largar....hoje ligaram-me a dizer que estariam em minha casa dentro de 30m. Infelizmente nao pude estar presente mas a minha mulher estava em casa, e abriu a porta.

    Estiveram na minha casa cerca de 20minutos. Os homens da edp depois de concluirem o trabalho pediram para a minha mulher passar o telefone para mim. Contaram -me que eu tinha um problema na garagem, mais propriamente na arca frigorífica e no portao automatico. Ora, na garagem tenho um pequeno quadro com diferencial e alguns dijuntores, tais como, circuitos tomadas onde esta ligada uma arca apenas, um dijuntor para o portao garagem, um dijuntor para aspiracao cental na qual ainda nao tenho, e dijuntor para iluminacao. Alegaram que eu tinha continuidade Entre a Fase e o Nentro no meu circuito de tomadas, mas que se desligasse a arca a continuidade desaparecia por isso a arca tinha um problema. Isto é um ponto. Depois tambem tinha continuidade entre fase e nentro no circuito da ligacao do motor da garagem. Isto é outro ponto. Bem eu ao ouvir isto pelo telefone, fiquei meio confuso, apenas absorvi, tanto que ate estava a trabalhar e nao tomei muito sentido. Depois quando estou a chegar a casa pus-me a pensar, sera que ouvi bem o que os senhor tecnicos me disseram? quer se dizer, estes dois pontos acima descritos obviamente tem que dar continuidade. Eu se num circuito de tomadas tiver um aparelho eletrico de 230v ligado e com o interruptor a ON mesmo com o quadro desligado tenho sempre continuidade fase/nentro em todas as tomadas, por causa da bobine do motor. Alguem me pode corrigir se tiver a falar mal. Penso que isto é basico da electricidade. No dijuntor do portao tenho tambem continuidade porque a ficha estava inserida na tomada.

    depois perguntei a eles como é que eles me explicam o corte de energia sempre a mesma hora da manha apenas de segunda a sexta? A minha arca tambem trabalha ao fim de semana..... Disseram wue nao faziam ideia....amanha vou ligar para la a dizer que nao estou satisfeito com o servico prestado pela edp naqual eles tentam cobrar 20€ de deslocacao.
    • TZW
    • 27 março 2017

     # 8

    Isso deve ser edp funciona... os funcionários da edp não atuam do limitador para dentro.
    Concordam com este comentário: r_m_f_f
  7.  # 9

    Nao, eram mesmo da edp, eles de facto disseram que nao podiam ir ou fazer medicoes depois do limitador, mas que fizeram porque eram bons rapazes etc.... eu tenho quase a certeza que o problema é de fora, fabrica, reativa etc...
  8.  # 10

    Fabioalves passo um problema semi-parecido na minha casa. Instalacao toda nova, e tenho a impressao q as vezes de manhã +- à mesma hora acontece isso. Ultimamente nas ultimas semanas nao aconteceu. Mas quando aconteceu foram alguns dias seguidos e parecia à mesma hora.
    O meu conselho. Sê metódico. Significa isso, desliga os dijuntores onde os tecnicos da EDP dizem haver o problema. Verifica se ha as quedas da energia.
    Se houverem as quedas da energia, marca precisamente o minuto a q acontecem. O facto de ser algo que acontece sempre até facilita para detectar o problema.
    Se for mesmo uma hora fixa, experimenta desligar dijuntores e deixar outros ligados a essa hora.
    Falar com vizinhos a ver se acontece o mesmo a eles.
    Só após ter dados muito concretos vale a pena chamar os técnicos da EDP. Porque se houver o tal pico de corrente vindo de alguma fábrica, os técnicos não conseguem detectar nada estando a outra hora dentro de casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fabioalves
  9.  # 11

    Colocado por: FabioalvesO meu diferencial é 30ma.
    tem banheira de hidromassagem?
    Se sim, coloque esse diferencial a proteger somente a banheira e coloque um com 300mA no lugar,
    Se não, troque directamente por um \com 300mA.
  10.  # 12

    Boas, jccgold, ja fiz exatamente isso, alias, desliguei os dijuntores todos de casa e apenas deixei o diferencial para cima e o dijuntor da edp (limitador) ligado, e as 07:29 da manha vai abaixo.... penso que isto aqui ja elimina muita coisa.... estou aqui a pensar, o que poderei fazer com um multimetro em frente ao quadro minutos antes de a luz ir abaixo? Ja desliguei os dijuntores todos, agora talvez possa fazer alguma medicao, como por exemplo medir a diferenca potencial entre neutro e terra e fotografar o momento?
    Concordam com este comentário: r_m_f_f
      image58.jpg
  11.  # 13

    Colocado por: jorgealvestem banheira de hidromassagem?
    Se sim, coloque esse diferencial a proteger somente a banheira e coloque um com 300mA no lugar,
    Se não, troque directamente por um \com 300mA.


    Boas, por acso nao tenho hidromassagem.... eu ao trocar por um de 300 estou "retardar" o tempo de resposta a uma eventual passagem a terra que possa surgir. Este de 30ma esta tambem asegurar uma casa de banho que tenho no res chao....
    • TZW
    • 28 março 2017

     # 14

    Se não for muito complicado, desligue a sua linha do piquet terra na caixa de medição se tiver ou no quadro electrico e veja se acontece o habitual.
  12.  # 15

    Colocado por: TZWdesligue a sua linha do piquet terra na caixa de medição se tiver ou no quadro electrico
    um aviso; não faça isto.
    • TZW
    • 29 março 2017

     # 16

    Colocado por: jorgealvesum aviso; não faça isto.

    è só no intervalo em que falha e pelo que percebi estão a dormir com os circuitos desligados nos dijuntores, mas resolva então o problema ao homem.
  13.  # 17

    Colocado por: TZWSe não for muito complicado, desligue a sua linha do piquet terra na caixa de medição se tiver ou no quadro electrico e veja se acontece o habitual.


    Pode ajudar a despistar, sim, mas é preciso saber-se bem o que se está a fazer e não ter mais pessoas por perto a usar a instalação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  14.  # 18

    Boas, nao sei se me sinto a vontade nisso, posso nao estar a cmpreender bem. Isso basicamente é tirar temporariamente as terras do meu quadro? E depois é aquele coisa da coincidência, ontem nao foi abaixo mas hoje ja foi....
  15.  # 19

    Boa tarde.
    Referiu que tinha um quadro na garagem com um diferencial.
    Certifique-se de que o diferencial da garagem não esteja em série com o da casa. Não se podem ligar diferenciais em série a não ser que a designação deles comece com a letra S.
    Faça o teste com todos os disjuntores desligados, casa, garagem e porventura outros anexos que possa ter.
    Eu apontaria mais para falhas de isolamento ou humidade em alguma parte da instalação.
    Arranje um técnico que lhe faça um teste ao isolamento da instalação com equipamento apropriado.

    E não faça experiências como desligar o fio de terra da sua instalação. Se não descobrir qual é o problema sem que seja necessário vasculhar mais a fundo na instalação, chame um técnico especializado que honre a profissão. Ele concerteza vai descobrir qual é o problema. É provavelmente a solução mais cara mas também a mais segura. A eletricidade é perigosa, todas as pessoas deveriam estar conscientes disso.
    Não estou a fazer publicidade porque não vivo da profissão de técnico nem sequer vivo no país.
    Só pretendo ajudar e evitar que haja percalços desagradáveis.
  16.  # 20

    Bom dia
    Desculpem se vou dizer alguma asneira .......

    Mas um disjuntor ou interruptor diferencial em serie ????? nunca vi...mas pode ser possível ????? não sei.
    Os disjuntores são sempre em paralelo seja ele 30mA 300mA ou 500mA 1A Temporizados etc.... Tenha dois diferencias de 300mA em paralelo ou 500mA ou 30mA e 300mA
    não interessa é necessário entenderem o fundamento do diferencial que é uma fuga de amperes se entram 10 20 ou 0,3A de consumo na linha tem de passar essa amperagem no neutro do diferencial senão ele vai abaixo. Se alteram o diferencial menos sensível só estão a adiar o problema.
    Para identificares o problema tem desligar linha por linha junto com o fio de neutro.....em primeiro lugar começava pelos equipamentos com eletrônica principalmente o portão da garagem... Isso da fabrica só se ela tiver uma grande fuga para a terra..... (lampadas led / frigorificos / tv / radios / etc... mesmos desligados do botão off os transformadores estão em carga + os condensadores ...........)


    Ps. Muda o Piquet de terra de sitio se for a Fabrica ?? :::::::::::: A Diferencial em serie só se for para uma Bomba d'agua mas isso são disjuntores magnéticos térmicos pra motores ??????.........
 
0.0219 seg. NEW