Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: fernandoFerreirana minha opinião quem fez aquele caderno de encargos foi o empreiteiro.

    tem pinta disso ... caderno de encargos à empreiteiro :-))
  2.  # 22

    Sei, infelizmente, muito bem o que é ter de fazer face às fortes limitações impostas por um terreno estreito. Se bem que o meu consegue ser ainda mais limitativo que o seu.
    Esse projeto tem imensas parecenças ao meu, vá lá que não o publiquei aqui senão iria ficar desconfiado ;).
    Osgarden incluído, imposto pela necessidade/vontade de assegurar luz natural e arejamento às divisões que ficam na estrema. Estimadíssimo zedasilva, que problemas é que pode dar um osgarden?

    Duas coisas que não percebo muito bem:
    - Porque é que não assume de vez o open space? Esse espaço nas costas de quem está sentado na península é puro espaço morto, que mais valia ser cortado ou integrado na sala.
    - Porquê duas lavandarias?! Se fizesse o corte que sugiro na cozinha, podia muito bem encolher também a lavandaria que está mais perto da cozinha e assumi-la como despensa.
    Poupava aí um par de metros de circulação, deixava de ter tanta necessidade de uma segunda porta na cozinha e sempre eram menos uns 10 m2 de construção e, logo, uns valentes trocos que ficavam no seu bolso.


    Já agora, já pensou como vai fazer o envidraçado do osgarden (gosto desta palavra que ajuda a poupar carateres)? Do projeto parece que vai ser vidro único, coisa para sair um bocado para o carote, do que tenho visto.
  3.  # 23

    Colocado por: ik
    Por muito mau que o arquitecto fosse não me acredito que fizesse um trabalho desses
    Lá deve ser un gabinete de "projectos" a fazer o serviço


    O projecto está entregue a um arquitecto que fez outros projectos para conhecidos e não a um gabinete.
    Eu no meu comentário anterior tinha pedido para que alguém coloca-se um de exemplo. Fui procurar à net e encontrei este documento em anexo. Peço que validem se realmente é algo deste género. Sendo que sim, já percebo a diferença e irei pedir ao arquitecto que faça um similar.
  4.  # 24

    Colocado por: mhpintoSei, infelizmente, muito bem o que é ter de fazer face às fortes limitações impostas por um terreno estreito. Se bem que o meu consegue ser ainda mais limitativo que o seu.
    Esse projeto tem imensas parecenças ao meu, vá lá que não o publiquei aqui senão iria ficar desconfiado ;).
    Osgarden incluído, imposto pela necessidade/vontade de assegurar luz natural e arejamento às divisões que ficam na estrema. Estimadíssimo zedasilva, que problemas é que pode dar um osgarden?

    Duas coisas que não percebo muito bem:
    - Porque é que não assume de vez o open space? Esse espaço nas costas de quem está sentado na península é puro espaço morto, que mais valia ser cortado ou integrado na sala.
    - Porquê duas lavandarias?! Se fizesse o corte que sugiro na cozinha, podia muito bem encolher também a lavandaria que está mais perto da cozinha e assumi-la como despensa.
    Poupava aí um par de metros de circulação, deixava de ter tanta necessidade de uma segunda porta na cozinha e sempre eram menos uns 10 m2 de construção e, logo, uns valentes trocos que ficavam no seu bolso.

    Já agora, já pensou como vai fazer o envidraçado do osgarden (gosto desta palavra que ajuda a poupar carateres)? Do projeto parece que vai ser vidro único, coisa para sair um bocado para o carote, do que tenho visto.


    A questão do jardim interior foi isso mesmo. Devido aquelas duas casas de banho foi colocado aquele jardim para poder arejar o que tiver que ser arejado e dar iluminação às mesmas. Não consigo estar em casas escuras muito menos se essa for a minha. Fiquei curioso também em saber os problemas do jardim interior. Eu não irei colocar árvores ou arbustos mas sim elementos que não criem enormes raízes e que não criem lixeira.

    O meu problema com isso é o facto que não consigo compreender cozinhas em openspace. Inicialmente estava dessa maneira mas eu quando cozinho fritos não há exaustor que consiga eliminar fumo e odores. Não irei ter problemas na sala? A questão foi ter duas portas certamente estarão quase sempre abertas mas poder fechar quando assim necessário.

    Só tenho uma lavandaria que é a que está perto do wc da suite. A outra foi uma alteração que já pedi para que fosse feita e será só usada como arrumações de roupas e despensa da cozinha. Mas ainda acho que para isso está grande demais.

    O osgarden por imposição da mulher realmente será todo em vidro apesar de já termos sido alertados para os custos disso. Além de que para entrar naquele espaço não acho agradável ter que entrar num dos wc's mas sinceramente não sei se será assim um transtorno tão grande.

    O seu projecto sendo tão parecido assim com este correu bem ou ainda está também em fase inicial?

    O que não percebo é que já me indicaram aqui que o projecto realmente está muito mau e que aquilo não tem jeito nenhum, eu como não percebo nada disto fico um pouco alarmado mas aguardo que me indiquem porquê que realmente está assim tão mau ou se é só por uma questão de gostos de quem trabalha na área (arquitetos).
  5.  # 25

    Colocado por: danielpveigaFui procurar à net e encontrei este documento em anexo.

    Isso sim, é um caderno de encargos .... mas para uma determinada obra, isso não pode ser copy paste...por isso é que uns técnicos cobram 8 e outros cobram 80 !
    Concordam com este comentário: zedasilva
  6.  # 26

    Colocado por: Picareta
    Isso sim, é um caderno de encargos .... mas para uma determinada obra, isso não pode ser copy paste...por isso é que uns técnicos cobram 8 e outros cobram 80 !
    Concordam com este comentário:zedasilva


    Sobre o caderno de encargos falei com a arquitecta que me indicou que só terei isso depois das especialidades feitas. Ela indicou me que este documento será para eu utilizar para poder pedir orçamentos e ter uma ideia de valores visto que eu tinha-lhe pedido já algum documento que permitisse comparar preços.
  7.  # 27

    Colocado por: zedasilva
    Como deve imaginar estas coisas dão trabalho, há quem faça disso a sua profissão, logo devem ser pagas


    Esse CE não o defende em nada, para a obra de pouco ou nada serve, logo qualquer fiscal fica limitado na sua ação. Por tal, se é assim que vai gerir a obra, não vale a pena gastar muito dinheiro em fiscalização pois não vai ver resultados


    Falei com a arquiteta sobre a fiscalização e também me aconselhou a não ser ela a fazer e sim alguém externo ao processo. Sendo assim, fiquei na dúvida sobre quem fará esta fiscalização. Tenho de contratar outro arquiteto?

    Obrigado pela dica
  8.  # 28

    Colocado por: danielpveigaSobre o caderno de encargos falei com a arquitecta que me indicou que só terei isso depois das especialidades feitas.

    Isso está incluído nos honorários que foram acordados?
    Quem fez o primeiro caderno de encargos que mostrou?
  9.  # 29

    Colocado por: danielpveigaEla indicou me que este documento será para eu utilizar para poder pedir orçamentos

    Então mas você vai pedir preços sem projetos?
    Que raio de arquiteta lhe aconselhou isso?
    A obrigação dela é projetar-lhe a casa dentro do seu orçamento, isso é que é ser arquiteto, desenhar umas coisas giras e depois é que vamos ver quanto custa qualquer um é capaz.
  10.  # 30

    Colocado por: danielpveigaTenho de contratar outro arquiteto?

    Para seu bem, não!
    :)
    Concordam com este comentário: Picareta, fernandoFerreira
  11.  # 31

    Olhe amigo o arquiteto para a minha casa disse que ia constar no caderno de encargos um total de 60 paginas agora pense
  12.  # 32

    Viva,

    Sim. Ela diz que está tudo incluido no valor acordado inicialmente. O 1º caderno de encargos ela diz que pegou num que já existia noutro projecto alterou o que precisou para que eu pudesse pedir orçamento e ter uma grandeza de valores.

    Eu gostava mesmo de pedir orçamentos para ter uma noção de valores mas ao que ela indica tudo é muito variável consoante o tipo de materiais que eu for utilizar. Fui eu que insisti em ter algo antes para sondar o mercado visto que o orçamento para quem não percebe nada disto (eu) se tiver que investir mais 30k ou 40k inicialmente para ter algo bem feito mas já percebi que não está correto isso.

    Colocado por: zedasilva
    Então mas você vai pedir preços sem projetos?
    Que raio de arquiteta lhe aconselhou isso?
    A obrigação dela é projetar-lhe a casa dentro do seu orçamento, isso é que é ser arquiteto, desenhar umas coisas giras e depois é que vamos ver quanto custa qualquer um é capaz.

    Então quem é que vou contactar para esse trabalho?
  13.  # 33

    Colocado por: danielpveigapara que eu pudesse pedir orçamento e ter uma grandeza de valores.

    Daniel, a arquiteta é que lhe tem que dizer quanto lhe vai custar a casa.
    Mais 10.000 menos 10.000 em função do projeto ela sabe quanto é que isso custa construir.
    Neste momento qualquer construtor vai-lhe dar um preço ao m2, depois de você estar mais ou menos inclinado para um, ele vai dizer que afinal já não é aquilo porque no projeto tem mais isto e mais aquilo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danielpveiga
  14.  # 34

    Daniel quantos m2 tem a casa?
  15.  # 35

    Colocado por: zedasilvaDaniel quantos m2 tem a casa?

    A casa a contar com o coberto exterior terá cerca de 240 m2
  16.  # 36

    240 m2 em Aveiro, conte com cerca de 180.000 mais IVA, arranjos exteriores muros e passeios se não estiverem feitos.
    Por este valor com alguma contenção ao nível dos materiais e um bom empreiteiro, consegue algo com qualidade média
    •  
      mhpinto
    • 22 março 2017 editado

     # 37

    Colocado por: danielpveigaO meu problema com isso é o facto que não consigo compreender cozinhas em openspace. Inicialmente estava dessa maneira mas eu quando cozinho fritos não há exaustor que consiga eliminar fumo e odores. Não irei ter problemas na sala? A questão foi ter duas portas certamente estarão quase sempre abertas mas poder fechar quando assim necessário.


    Isso dos cheiros é uma falsa questão para mim.
    Se tiver um mínimo de cuidado na escolha do exaustor e na ventilação da casa, resolve os problemas dos cheiros e fumos. Teria de ser um exaustor muito mauzinho para ter problemas por causa disso na sala.
    Se o exaustor não der conta do serviço, pois não será por ter as portas fechadas que garante que os cheiros não saem da cozinha, a não ser que consiga que ninguém entre ou saia da cozinha durante umas horas (mesmo o desgraçado/a que esteve a cozinhar) e deixe as janelas todas abertas, faça chuva ou faça sol.

    Mas a questão nem é tanto a de optar pelo open space ou não, se não gosta não gosta.
    Para mim, a questão é que essa área de cozinha só faria sentido se quisesse meter uma mesa na cozinha. Pela disposição que aparece na planta, fica mesmo a impressão de haver aí muito espaço desperdiçado.
    Depois, numa casa com essa configuração qualquer m2 desnecessário numa divisão multiplica-se pela largura da casa (e isso significa mais euros) e, pior que isso, alonga a casa toda, tornando ainda maiores as já de si obrigatoriamente grandes áreas de circulação.

    Creio que as críticas à planta, no que se refere a traços gerais, tem a ver com o seu grande comprimento, pois o terreno não parece ser assim tão limitativo que obrigue a isso. O meu terreno é bem mais limitativo que o seu mas temos casas com comprimentos semelhantes (isto já não contando com essa sua arrecadação que em rigor é um extra à casa), sendo que eu tenho mais um quarto .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danielpveiga
  17.  # 38

    Colocado por: mhpinto
    Creio que as críticas à planta, no que se refere a traços gerais, tem a ver com o seu grande comprimento, pois o terreno não parece ser assim tão limitativo que obrigue a isso. O meu terreno é bem mais limitativo que o seu mas temos casas com comprimentos semelhantes (isto já não contando com essa sua arrecadação que em rigor é um extra à casa), sendo que eu tenho mais um quarto .
    Estas pessoas agradeceram este comentário:danielpveiga


    Realmente continuo com a sensação que cozinha em openspace não é para mim apesar de visualmente ser muito mais agradavel. Mais tarde caso ganhe coragem tiro aquela parede.

    Não me podes enviar a tua planta para eu ver e comparar? Em que fase está a tua construção?

    Obrigado pela ajuda.
  18.  # 39

    daniel

    o problema da sua cozinha não é não estar em open space, é aquela bancada que não se coaduna nada com a divisão em si, não funciona.
    pode muito bem continuar a ter aquelas portas de correr mas meta é uma mesa no meio da cozinha, e abra uma porta para o corredor.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  19.  # 40

    Colocado por: danielpveigaNão me podes enviar a tua planta para eu ver e comparar?

    A planta em si não que o arquiteto não autorizou e eu respeito isso. Mas posso mandar um rascunho elaborado por mim, sem os principais detalhes "de autor". Resta saber para onde mando havendo tanta gente que não pode receber MP.

    Colocado por: danielpveigaEm que fase está a tua construção?

    Projeto em aprovação :(
 
0.0269 seg. NEW