Iniciar sessão ou registar-se
    • TZW
    • 24 março 2017

     # 1

    Olá, preciso de sugestões para coletor completo com 8 ligações para tubo 17x2, o preço é importante mas sem abdicar do bom funcionamento e durabilidade...
  1.  # 2

    Nao percebo, quer o colector para ligar num sistema já aplicado?
    O colector precisa das cabeças termicas? Quais? Quantas?

    E prijecto DUY?
  2.  # 3

    É!
    • TZW
    • 24 março 2017 editado

     # 4

    Sim, isto por cá é quase tudo diy devido á curiosidade/crise económica mas como gosto do perfecionismo não faço muitas coisas porque sei que dava borrada, arrisco porque é em minha casa...
    A tubagem está parte montada e parte por montar(vai-se fazendo), tenho 3is + 1sala+1corredor+1quarto com piso radiante e acabamento tijoleira (cave+wcs piso), o resto é soalho pregado e não me agrada ter que meter difusores e afins para optimizar e o risco da madeira estar sempre inchar/encolher pois a zona é húmida e não sei se vou suportar o sistema ligado a tempo inteiro, dai que vou garantidamente investir numa vmc de fluxos cruzados e muito provavelmente em ar condicionado, não seja mais para servir de desumidificador.
    Resumindo, preciso de colector para 8 cabeças(2 folga/extra), supondo que a bomba circuladora da caldeira seja suficiente, é apenas o colector, com caudalimetros , cabeças termostáticas para depois ligar aos termostatos de parede (1 por zona), talvez venha depois a liga-lo a um deposito de inercia + válvula misturadora termostática.
    Há alguma grande diferença entre o colector ser em aço inox, metal ou plástico injectado?
  3.  # 5

    Meta da mesma marca que o tubo..
  4.  # 6

    Ligar a caldeira directamente ao piso pode dar asneira
    • TZW
    • 24 março 2017

     # 7

    Colocado por: Sergio RodriguesMeta da mesma marca que o tubo..

    Uma vez que não pretendo garantia do sistema, haverá alguma alternativa preferível ou existe alguma relação de perfeito funcionamento apenas com material da mesma marca?

    Colocado por: Sergio RodriguesLigar a caldeira directamente ao piso pode dar asneira

    A caldeira no teste que fiz com um pequeno rolo de tubo foi bastante estável, as temperaturas não oscilaram muito, não queria perder as potencialidades da caldeira e ter que comprar equipamento para repetir, refiro-me ao controlo de temperatura e á variação de velocidade da bomba circuladora, a caldeira parece me fazer as funções com uma elevada eficácia...não afirmo a 100% mas foi o que entendi na teoria e verifiquei num teste rápido, que tipo de problemas conhece neste tipo de instalação? Válvulas termostáticas na entrada do coletor não são aconselhadas neste tipo de montagem?
  5.  # 8

    Circuitos​ pequenos e caldeira pode fazer com que ela pare e arranque constantemente
  6.  # 9

    Colocado por: TZWUma vez que não pretendo garantia do sistema, haverá alguma alternativa preferível ou existe alguma relação de perfeito funcionamento apenas com material da mesma marca?
    vai dar ao mesmo, desde que arranje os adptadores pro tubo não deve haver problema
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TZW
    • TZW
    • 25 março 2017

     # 10

    Colocado por: Anonimo06082021

    escolheu essa porquê...preço?

    Foi a melhor que consegui até agora, não é 100% nova...99% por ai.
    • TZW
    • 25 março 2017

     # 11

    Colocado por: Sergio RodriguesCircuitos​ pequenos e caldeira pode fazer com que ela pare e arranque constantemente

    Consigo contornar esse risco com a programação(atraso de arranque, redução da capacidade maxima independente no aq e aqs, e a variação automática de chama e caudal com controle de diferencial de temperatura entre a saída e chegada...
    Em testes pareceu-me bem mas vou ter em consideração essa questão e deixar um local e passagens de tubos para colocação do deposito, até para juntar outros equipamentos no futuro.
  7.  # 12

    Qualquer colector com ligações eurocone e adaptadores especificos pata o tubo cumprem a funcao, agora muito cuidado com poucos circuitos em serviço, as caldeiras nao estam preparadas para os baixos caudais do prh, nem directamente as bombas de calor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TZW
    • Arcade
    • 25 março 2017 editado

     # 13

  8.  # 14

    Colocado por: TZW
    Consigo contornar esse risco com a programação(atraso de arranque, redução da capacidade maxima independente no aq e aqs, e a variação automática de chama e caudal com controle de diferencial de temperatura entre a saída e chegada...
    Em testes pareceu-me bem mas vou ter em consideração essa questão e deixar um local e passagens de tubos para colocação do deposito, até para juntar outros equipamentos no futuro.
    não precisa de nada disso basta colocar um pequeno depósito
  9.  # 15

    Colocado por: Anonimo06082021....precisa é que a caldeira seja modelante e com sistema de gestão evoluido
    mesmo assim se pensarmos que elas têm uma modelação de 30 a 100,%, mesmo a 30 pode estar a produzir demais
  10.  # 16

    A Wolf tem várias potências por exemplo
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  11.  # 17

    Colocado por: Anonimo06082021

    por isso existe as potencias de cada uma....seleciona-se em função disso.

    depoia modulação trata do resto.


    Não é mais fiável colocar um separador hidráulico?
    • TZW
    • 25 março 2017 editado

     # 18

    Ora bem, vou tentar debater a questão de forma a responder e informar todos porque as opiniões, as quais agradeço imenso, estão todas ajustadas...
    A caldeira é a Sime Brava Slim porque antes desta tinha uma babystar (nunca cheguei a usar, já era usada) que troquei pela sime avariada (pcb), depois concordo com o Sergio e o Jorge no que toca a baixos caudais e mesmo pela questão futura de uso de painel solar provavelmente irei usar deposito inercia, mas de momento estou a fazer a montagem o mais simples possível, e ai concordo com o James, a maquina tem que ser bastante versátil, coisa que é, não faço comparativos porque esta não é a minha praia...caso queiram conhecer o equipamento podem consultar o link https://www.manualslib.com/manual/1204282/Sime-Brava-Slim-Bf.html
    • TZW
    • 25 março 2017

     # 19

    Os colectores ainda estou a analisar preço/qualidade, agradeço os links que vou comparar com o Giaco da marca do tubo como sugeriu o Sergio, a minha tendência é para corpo em metal mas o que me preocupa mais é a qualidade dos castelos/válvulas embora seja um acessório de fácil substituição, com os links que tinha mais os fornecedores locais já eram bastantes, agora tenho mais uns 10 links para analise, desta vez decido e compro porque já não posso ver colectores á minha frente...antes de comprar direi qual foi a escolha e claro que se me mostrarem uma melhor opção que eu suporte, terei em conta e agradeço!
    • TZW
    • 25 março 2017

     # 20

    Respondi penso eu...

    "A caldeira é a Sime Brava Slim porque antes desta tinha uma babystar (nunca cheguei a usar, já era usada) que troquei pela sime avariada (pcb)"

    Basicamente surgiu uma oportunidade e fiz a troca porque achei mais compatível com a minha necessidade, penso que foi uma boa opção, certo?
 
0.0209 seg. NEW