Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas a todos!

    Bom, já sou membro deste forum a bastante tempo, e agradeço a contribuição de todos. Eis a minha presente situação após quase um ano de muita paciencia (da minha parte) finalmente estou na fase de reunir orçamentos para construção de uma moradia. Tenho orçamentos chave na mão (opção que não me agrada muito - mas deu para ter uma ideia real do preço de construção), e tenho orcamentos para parte de trolha só (prefiro esta opção). Agora tou a pensar que seria melhor opção fornecer todos os materiais da obra e contratar apenas a mão de obra para todas as fases de construção. Felizmente tenho um emprego onde lido com clientes que tambem são fornecedores de todo tipo de materiais desde tijolos, telhas, aluminios etc....Agora a minha questão ... em termos de materiais para a parte de trolha como é que sei o que é preciso e em que quantidades? Penso que é uma duvida bastante estupida mas em termos de levantar a casa eu não tenho a minima ideia!!!! Ja para fechar e acabar tou mais ou menos orientada mas a fase inicial é um bichinho de 7 cabeças! Já agora procurei nos topicos no forum pensando que podia existir uma lista de passos para construção aguem pode indicar se realmente existe?
    obg
  2.  # 2

    a melhor opção é fazer uma medição, ou seja enumerar todos os materiais marca, referencia, e quantidades a aplicar, isso é feito por um profissional.
    e as etapas de obra, devem ser feitas descritas e descritas em tempo pelo arquitecto, na calendarização de obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cruzie
  3.  # 3

    Obg Fernando,

    Quando diz q a medição é feito por um profissional refer-se a um empreiteiro? O seja é o tal mapa de quantidades? Outra pergunta bastante burra a calendarização da obra é feita quando? O seja em que fase do trabalho do arquitecto é q devia pedir essa parte? (infelizmente estou completamente desiludida com o arquitecto e tecnico oficial da obra e tenho de andar sempre a informar-los sobre o proximo passo a dar - o seja sem dar empurrões dos grandes não consigo progresso)
  4.  # 4

    a medição completa costuma ser feita por um profissional chamado medidor orçamentista, eu costumo tambem fazer uma medição mas só de quantidades sem preço, no chamado mapa de acabamentos (que materiais vai utilizar na obra). esse mapa não é obrigatorio mas eu faço-o sempre, para elucidar melhor os clientes, do que vai ser utilizado em obra em que zonas(cozinha quarto etc) e da quantidade do proprio material.
    a calendarização(o que se vai fazer) é feita para entrega na câmara no licenciamento, é obrigatorio, agora há calendarizações com muita pouca informação, eu vou deixar aqui uma da minha autoria, para ver melhor o que é.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cruzie
      Untitled-13.jpg
  5.  # 5

    também há o caderno de encargos englobado no projecto de excução onde é descrito por extenso todas as operações a realizar por cada um dos intervenientes, trolha, serralheiria, vidraceiro, carpintaria,etc... mas muito raramente é feito para pequenas obras, para obras maiores e um pouco mais complexas, na minha opinião é fundamental, para habitação e atenção na minha opinião não vejo necessidade, se trabalhar com um empreiteiro de confiança e que já tenha experiencia com ele.
  6.  # 6

    cruzie deviam ter elucidado-a melhor, alias pelo que vejo não a ajudaram em nada nesse sentido, pelo contrario, fico sem palavras..., não devia ser só a cruzie a puxar pelo processo.
    • eu
    • 2 junho 2009

     # 7

    Não se meta nessa aventura. Peça orçamentos "chave na mão" ;)
  7.  # 8

    pois Fernando infelizmente tem sido mesmo assim.... entregar papelada na camara - cruzie! Averbamento do processo - Cruzie.... Plantas em falta - cruzie .... saber a ordem das coisas- cruzie!!!! Por isso o titulo deste topico!!!!!! Agora em termos de orçamento chave na mão, já tenho um de 200000€ - a nossa casa é grande, emfim casa para toda a vida e toda as nossas necessidades - isso dito não queremos ultrapassar os 200000€ mas ainda falta umas coisas neste orçamento que irá ~ultrapassar o nosso limite. Tambem temos um orçamento só de trolha e já temos orçamentos para carpintaria, aluminios e vidros e tudo indica que consegimos material de melhor qualidade a um preço mas acessivel...portanto preferia antes ter os acabamentos por nossa conta. Isto dito tambem temos conhecidos que fornecem material para a parte de trolha e achamos que conseguimos baixar o custo da obra. E sei que é uma dor de cabeça enorme mas tanto eu como o meu marido temos disponabilidade para reunir os materiais. Tambem trabalhamos e moramos perto do local da obra portanto uma deslocação a mesma não é problema.

    Fernando agradeço a informação em relação a um mediador orcamentista, já agora conhece alguem na zona norte? Gostava de reunir com alguem na area e ver melhor como funciona e os custos envolvidos. Penso q será um investimento recuperavel durante a obra principalmente se o construtor concordar com as quantidades calculadas... serie ingenua pensar que assim evitava reunir material para a minha obra e para a obra do seguinte cliente do meu construtor?
  8.  # 9

    só tenho pena não ter conhecido a situação antes podia ter dado o meu apoio ou de um colega meu, cruzie por exemplo com os meus clientes sou eu que faço isso tudo, até vou com eles ao cartorio e finanças.
    eu sinceramente não conheço nenhum medidor orçamentista que possa recomendar, nunca precisei, basicamente sou eu que controlo a generalidade dos custos ao escolher desde o inicio com o cliente os materiais e a variacão, alem de fazer esse mapa de acabamentos já com quantidades. eu sinceramente tambem optava pela situação de voces escolherem os materiais se têm tempo e alguns conhecimentos.
    já agora qual é a àrea da casa, se se puder saber?

    eu podia tentar saber-lhe de um medidor atraves de um colega meu, mas não conheço a pessoa não posso assumir nenhuma responsabilidade.
    tambem pode pedir vários orçamentos a vários empreiteiros, também pode passar por ai uma solução, isto reunindo já o minimo de informação sobre os materiais e tecnicas que quer utilizar.
  9.  # 10

    O que pretende fazer, é na minha opinião, uma pequena loucura, porque, se pesquisar no Fórum, encontra algumas discussões acerca da viabilidade de comprar os materiais- Você pode ter os amigos que quiser, mas conhece aquela frase: Livrem-me dos meus amigos que eu aguento os meus inimigos. O que vai conseguir, é perder dinheiro e os amigos.Mas isto é pouco consensual, pelo que fazer o que entender. Posto isto, vamos lá às suas questões:

    Calendarização da obra:
    Para comprar materiais e saber quando os comprar, existem dois grandes sistemas: à vista e através de um plano de trabalhos pormenorizado.

    À vista, significa ir comprando conforme alguém se vai lembrando, calcular quantidades a olho, negociar em cima do joelho com entregas tardias na obra. É uma excelente desculpa que os encarregados têm para os atrasos de obra, e, como a compra é sua, aguente-se. Este é o sistema utilizado em 99% das nossas obras. A vantagem de ter um empreiteiro, é que ele perde menos tempo nas compra e isto não lhe serve de desculpa. A menos claro que compre tudo no AKI, porque em principio o processo de compra, têm de ser iniciado 6 semanas antes.

    Se tiver um plano de trabalho pormenorizado, conforme pode ver no exemplo, o que teria de fazer, seria, colocar em cada barra, os materiais a comprar, puxar a data 6 semanas para trás e já sabia quando deve comprar. Os principais problemas deste sistema, é que requerem um excelente plano de trabalhos, uma definição atempada de todos os materiais, assim como um mapa de quantidades de trabalho. Tudo coisas que raramente se encontram nas nossas obras e nas moradias, nunca vi.
    Um exemplo:
    Photobucket

    Mapa de quantidades
    Para o que quer, o mapa de quantidade é imprescindível, mas não chega, porque além dos materiais óbvios, existem ainda uma data de materiais acessório, que sem eles, não pode fazer nada. No caso dos mosaicos, precisa de cimento cola adequado à peça a aplicar a ao suporte e de betume de refechamento de juntas.

    Lista de compras
    Aquilo que quer, é o que eu chamo de lista de compras da obra, isto é, a listagem com os materiais e quantidade e preços previstos. Só com isto poderá saber se poupa dinheiro ou não, ao comprá-los directamente. Acrescente a isto, que ainda terá de comprar a quantidade prevista no mapa de quantidades acrescida de uma percentagem para quebras, cortes e desperdícios. Têm aqui um exemplo:
    Photobucket
  10.  # 11

    Fernando e Paulo,

    Agradeço imenso o vosso contributo. Sr Fernando ao momento não posso responder a sua resposta com 100% de certeza portanto vou escrever novamente esta tarde. Sr Paulo voce está completamente certo. È qaue por natureza gosto de controlar todas as situações e ao momento sou a pessoa menos informada em relação ao nosso projecto para construção....A parte de preparação dos documentos já tou mais ou menos a par, agora a parte pratica é desconhecida até a fase de acabamentos. Sinto confiança nos passos a dar com os acabamentos. Agora neste preciso orçamento tenho um orçamento chave na mão e outro com casa levantada, rebocada por fora, telhado chaminees, projectada por dentro com a placa do ch~~ao pronta para levar soalho. O meu medo com o orçamento chave na mão é que já percebemos que o material de acabamentos utilizado é de pessima qualidade, ex. O que pensam de aluminios BW? Esta noite ponho ca mais exemplos. DE outra forma tambem penso que vamos gastar desnecessariamente na parte de trolha... segundo me explicaram a nossa casa não tem ninghuma parede interior de carga nem viga no seu interior...o suporte da estrutura toda corre nas paredes exteriores.....já me alertaram que so por isso fica um obra muito mais cara...e já houve uma sugestão de por vigas esondidas nos roupeiros para reduzir ao preço da obra.....Desculpai.me sei q devo estar a dizer grandes disparates! Gostava da vossa ! Qualquer Opinião será bem vinda.. Sei q o meu caso não é mais importantes do que os outros caso aqui expostos portanto qualquer opinião será muito bem vinda.
  11.  # 12

    Cruzie
    As obras hoje são calculadas em sistema de porticos, ou seja a estrutura que aguenta a obra é um conjunto de vigas e pilares. Já não existem paredes de carga.
    As paredes são apenas para fechar a obra.
    Se os seus pilares apenas estão nas paredes exteriores pode ser porque o seu engenheiro não achou necessidade de colocar alguns a meio da obra pois os vãos das lages eram já de si curtos.
    Se puser aqui um desenho da estrutura poderemos opinar melhor sobre isso contudo uma alteração à estrutura terá sempre que passar pelo seu engenheiro se bem que ás vezes sai mais barato refazer o projecto de estruturas para poupar mtos € em obra.
    A minha opinião quer como dono de obra quer como técnico é de que fazer uma obra em administração directa é um enorme risco para quem não domina a arte.
    Mas já que está decidida a isso aconselho-a a contratar uma equipa de fiscalização que a possa ajudar a levar a bom porto esse "barco"
  12.  # 13

    Colocado por: cruzieDE outra forma tambem penso que vamos gastar desnecessariamente na parte de trolha... segundo me explicaram a nossa casa não tem ninghuma parede interior de carga nem viga no seu interior...o suporte da estrutura toda corre nas paredes exteriores.....já me alertaram que so por isso fica um obra muito mais cara...e já houve uma sugestão de por vigas escondidas nos roupeiros para reduzir ao preço da obra.....Desculpai.me sei q devo estar a dizer grandes disparates!

    Nem é grande, nem é pequeno, quem lhe disse isso é pura e simplesmente idiota. Então o projecto de estrutura serve para quê? Nem é bom pensar nisso, ou o director técnico a empreitada, nem sequer lhe assina o livro de obra

    Colocado por: cruzieSei q o meu caso não é mais importantes do que os outros caso aqui expostos portanto qualquer opinião será muito bem vinda.

    São todos iguais, haja tempo e disponibilidade para responder

    Colocado por: cruzieO meu medo com o orçamento chave na mão é que já percebemos que o material de acabamentos utilizado é de pessima qualidade.

    Culpa sua ou do seu arquitecto. Se você não define o que quer, o empreiteiro é bruxo? Se não têm um mapa de acabamentos, como quer que eu como empreiteiro, saiba o que vou orçamentar? Nessa altura, meto o mais barato possível e depois caio-lhe em cima em obra

    Colocado por: cruzieex. O que pensam de aluminios BW?

    O BW é uma série da Arkial com sistema de batente de 40mm de espessura. Embora não seja nenhum topo de gama, está longe de ser um mau perfil. Resta saber, se o que lhe propõem, e mesmo BW ou "tipo" BW
  13.  # 14

    Cruzie

    cuidado com certas ligeirezas, ou seja não "mexa" na estrutura projectada de maneira alguma sem consultar e confrontar o engenheiro e o empreiteiro ao mesmo tempo e ser analizada em conjunto essa possivel alteração.
  14.  # 15

    Colocado por: cruzieO meu medo com o orçamento chave na mão é que já percebemos que o material de acabamentos utilizado é de pessima qualidade, ex. O que pensam de aluminios BW?
    Se você (e/ou o seu arquitecto) não definiu nenhum material, só um bruto é que lhe iria sugerir os materiais mais caros (porque perderia a obra). :-)
    Colocado por: cruziesegundo me explicaram a nossa casa não tem ninghuma parede interior de carga nem viga no seu interior...o suporte da estrutura toda corre nas paredes exteriores.....já me alertaram que so por isso fica um obra muito mais cara...e já houve uma sugestão de por vigas esondidas nos roupeiros para reduzir ao preço da obra.....
    Isto é mais da minha área de competência: Temos portanto uma casa que não tem ninghuma VIGA no interior... Hmmm! E PILARES, tem? :-)
    Isso de o "suporte da estrutura toda correr nas paredes exteriores" quer dizer o quê? Que só tem vigas de bordadura, apoiadas em pilares que só existem na periferia?
    Será que o engenheiro projectou lages fungiformes maciças?
  15.  # 16

    acho que o projecto deve ser em laje maciça só com vigas de bordadura e agora devem estar a sugerir á cruzie lage aligeirada e portanto com vigas no interior a ligar os pilares. Penso eu de que...
  16.  # 17

    Sim, pode ser em lage fungiforme maciça.
    Mas espero que, ao menos, tenha uns pilares no interior...
  17.  # 18

    desculpa o meu atraso em por ca uma copia das especificações estruturais.... uma coisa posso dizer a casa supostamente não tem pilares no seu interior, mas como digo....eu não tenho a MENOR ideia do que falo....daí os diparates todos e já agora outro disparate: alguem pode indicar qual a melhor maneira de adicionar o projecto e exactamente o que devia por ca....não tenho copia em CD portanto vou adicionar todo parte por parte....dado que não é possivel digitalizar tudo de um so vez!....é so disparates
  18.  # 19

    ok.... pensando melhor é impossivel por ca os desenho....portanto aqui vai as especificações:
    atençao q devo tar a dizer coisas estupidads mas não percebo mesmo nada disto... :
    As peças em betão armado são lages Aligeiradas da marca Prétlanti com espressura de 0.21m de forma a vencer os vãos (de +-8m)

    Em resposta a sua pergunta Fernando: A nossa casa é composta por uma cave de +-150m2 e area de r/chao de 330m2 (incluindo uma area de verandah de +-100m2) - isto é aproximadamente, a casa é ligeiramente maior.

    Outra pergunta (e mantem em mente que NAO PERCEBO NADA DISTO portanto p.f deixam a minha estupidez fora) os quadradinhos que aparecem no projecto de betão armado com refercencias por ex: P20 (20*30), P21 (20*20) são pilares correcto?

    Sei q a informação q eu tenho dado não da para ver bem, mas vamos por partes--- p.f pedem qualquer especificações que eu disponho... mas p.f pedem em linguagem de ze pobre porque se não eu fico perdida....é q escolher acabamentos é comigo agora levantar a obra deixa-me completamente fóra do jogo e gosatave de perceber melhor como tudo funciona
  19.  # 20

    Boas

    Sem querer fazer julgamentos precipitados parece-me que tem aí um problema: não concebo a possibilidade de uma laje desse tipo e com essa espessura ser minimamente adequada, tendo em conta o vão e a espessura. Também é possível que a cruzie não esteja a interpretar bem o que vê. Se puder, exponha aqui os desenhos de betão armado. Comece pelas plantas de distribuição - são umas plantas com o formato da casa, sem as paredes mas com a indicação das vigas, pilares e lajes (provavelmente estarão mesmo nomeadas como planta de fundações, planta do 1º piso, planta do tecto ou cobertura, etc).

    cumps
    José Cardoso
 
0.0274 seg. NEW