Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Quando falam em mástique, isso é silicone ou cola e vede ou outro material diferente? O que me disseram é que o melhor produto para fazer esse acabamento, optando por isso, seria o cola e veda.
  2.  # 22

    Sim cola e veda
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardolamas
  3.  # 23

    Conforme se pode ver nesta imagem de Pormenor que está a seguir, estas zonas das ombreiras são designadas de zonas frágeis e como consequência tem de ser trabalhadas de uma forma correta, pois os problemas irão fazer-se notar com o passar dos anos, caso as coisas sejam feitas "às baldas".

    Como se pode ver, nessa imagem consta:
    "2 - Low pressure foam or sealing tape" - Espuma PU de baixa expansão ou fita comprimida autoexpansiva.
    "4 - Window profile with mesh" - Perfil de janela com rede.

    Caso fosse pretendido, no final de tudo, ainda poderíamos colocar o tal mastique, que poderia dar para "ficar igual aos outros".

    Conforme se pode ver, e isto falando da ATLAS (mas com conhecimento de causa de outras marcas), praticamente *todas as marcas aconselham este tratamento nestes locais, mas...

    *todas com *** porque não conheço todas, mas sim uma grande maioria das marcas referem tal e qual esta imagem.
      TOPOCAIXILHO.png
  4.  # 24

    Eu se fosse na minha casa faria assim, esta teoria de colocar as janelas por cima do capoto é uma treta, principalmente quando estamos a falar de vãos de grande dimensão, não é enquanto a casa é nova mas sim com o decorrer dos anos com o uso vai dar problemas, imaginem uma porta de entrada de grande dimensão a bater durante anos e o apoio que tem por trás é esferovite???

    E para quem gosta do estilo minimalista dá para fazer coisas engraçadas, já fizemos obras em que o aro ficou só visível na parte de baixo da janela.
    Concordam com este comentário: inforgalaxie
    Estas pessoas agradeceram este comentário: inforgalaxie
  5.  # 25

    Viva,

    Vi recentemente numa obra a seguinte aplicação:

    Fizeram o capoto e a caixilharia apoiou sobre o capoto, onde era fixa por uns pontos feitos em tacos. O Capoto inseria no interior da habitação e era rematado com o pladur.

    O que poderá correr mal nisto?
      etic.jpg
  6.  # 26

    Colocado por: jfsmoreiraFizeram o capoto e a caixilharia apoiou sobre o capoto, onde era fixa por uns pontos feitos em tacos. O Capoto inseria no interior da habitação e era rematado com o pladur.

    O que poderá correr mal nisto?


    Para minimizar as pontes térmicas na aplicação dos janelas estas devem ser aplicadas no alinhamento do isolamento térmico exterior.

    Para a fixação da janelas podem ser utilizados prumos de madeira fixados à alvenaria, que servem de apoio à janela, e depois são envolvidos pelo isolamento térmico.

    Em Portugal torna-se mais difícil a utilização desta solução, devido as pequenas espessuras de isolamento (8 a 10cm):
  7.  # 27

    Mneo

    tem formação ou experiência de obra??
    é que o que diz pode ser e também pode fazer-se sem ser assim como diz. ah e não se esqueça das famosas caixas de estores que incorporam uma grande maioria das construções cá no burgo.
  8.  # 28

    Colocado por: MNeo

    Para minimizar as pontes térmicas na aplicação dos janelas estas devem ser aplicadas no alinhamento do isolamento térmico exterior.

    Para a fixação da janelas podem ser utilizados prumos de madeira fixados à alvenaria, que servem de apoio à janela, e depois são envolvidos pelo isolamento térmico.

    Em Portugal torna-se mais difícil a utilização desta solução, devido as pequenas espessuras de isolamento (8 a 10cm):


    Também se podem usar uns esquadros metálicos para fixar a caixilharia... o problema será uma futura substituição das janelas, mas com ETICS isso acontece em quase todos os tipos de solução de remate da caixilharia.
  9.  # 29

    Colocado por: marco1tem formação ou experiência de obra??
    é que o que diz pode ser e também pode fazer-se sem ser assim como diz. ah e não se esqueça das famosas caixas de estores que incorporam uma grande maioria das construções cá no burgo.


    Tenho.

    Há que arranjar soluções alternativas.
  10.  # 30

    Colocado por: Anonimo16062021Como assim?
    Muito sinceramente não estou a ver onde possam existir pontes termicas nessas zonas se o trabalho do etics for bem executado ..


    A aplicação da janela sobre a camada de isolamento corresponde a uma aplicação conforme a imagem, que neste caso tem fixações metálicas.
      Janelas.jpg
  11.  # 31

    Colocado por: Anonimo16062021Muito sinceramente não estou a ver onde possam existir pontes termicas nessas zonas se o trabalho do etics for bem executado ..


    Peço desculpa não é a ponte térmica

    Para efeitos de cálculo do PHPP (Passive House) é sempre considerado o coeficiente de transmissão térmica da instalação.
  12.  # 32

    Colocado por: Anonimo16062021Isso é o prato do dia por cá onde a espessura do isolamento ronda os 20cm


    Por isso é que disse que cá em Portugal é mais difícil a utilização deste sistema de fixação das janelas, devido ás reduzidas espessuras do isolamento.

    Nos países nórdicos é propicia a instalação das janelas o mais a face possível do exterior da parede também para aumentar os ganhos solares e minimizar o sobreamento pelo aro da janela.
  13.  # 33

    Mas se fizesse assim em Portugal, de verão tinha uma sauna. Claro que pode colocar uma protecção aos vidros. São maneiras diferentes de construção.
    Aqui ainda vive se para a imagem, dar nas vistas e depois não se ganha para o essencial numa 🏡
    Conforto.

    Por exp.
    Se o telhado fosse feito em madeira corrigiamos quase as pontes térmicas. O problema é que o empreiteiro só quer betão, e para fazer em madeira teriam de ser (alguns) mais sérios a construir.
  14.  # 34

    Colocado por: zinnaMas se fizesse assim em Portugal, de verão tinha uma sauna. Claro que pode colocar uma protecção aos vidros. São maneiras diferentes de construção.


    Podem criar-se palas de sobreamento com a arquitetura, que no verão com trajetória do sol mais alta permitir criar sombra sobre os vidros e no inverno em que a inclinação do sol é mais baixa permitem a incidência solar sobre os vãos para aquecimento da casa.

    Mas isso obriga a analisar estas situações, e muitos dos projetos são chapa 5, não há coordenação entre arquitetura e especialidades.
    Concordam com este comentário: zinna, two-rok
  15.  # 35

    Eu não quero saber o que acontece nos outros países...

    Queria saber se a aplicação que vi é correta ou se poderá vir a trazer muitos problemas...
  16.  # 36

    Colocado por: Anonimo16062021. Se em certos países fazem assim suponho que deve ser a mais correta..digo eu.


    Não discuto isso...

    Mas a solução que eu apresentei e vi numa obra não tem nada a ver com o que se faz no estrangeiro...
    O capoto rodeia toda a parede (ombreias incluídas) e a caixilharia é colocada posteriormente em cima do capoto, com 3 / 4 calços de madeira que a fixam à alvenaria...
  17.  # 37

    Colocado por: MNeoPor isso é que disse que cá em Portugal é mais difícil a utilização deste sistema de fixação das janelas, devido ás reduzidas espessuras do isolamento.

    E devido à utilização das caixas de estores de enrolar. Estores de enrolar e caixilhos na face exterior da parede não combinam lá muito bem.
    Concordam com este comentário: zinna, two-rok
  18.  # 38

    Colocado por: PicaretaE devido à utilização das caixas de estores de enrolar. Estores de enrolar e caixilhos na face exterior da parede não combinam lá muito bem.


    Mas podem-se encontrar soluções alternativas ás caixas de estores.

    As caixas de estores "normais" que se utilizam por cá, são das piores soluções para corrigir/minimizar as pontes térmicas
  19.  # 39

    Colocado por: Anonimo16062021Por exemplo?


    Utilizar estores/laminas com recolha vertical. Ai consegue aumentar a espessura de isolamento

    Execução de caixa de estores em obra, com EPS, aumentando assim a espessura do isolamento. Julgo que o Anonimo16062021 já mostrou aqui exemplos desses.

    Aplicar isolamento térmico na envolvente exterior das caixas de estores "normais", aumentando assim a espessura do isolamento, minimizando a ponte térmica.

    Julgo que o Anonimo16062021 também já apresentou aqui soluções em que todo o aro envolvente para aplicação da janela e a caixa de estore vem para a obra em monobloco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sposilva
  20.  # 40

    Sr Dias, então para Portugal, qual a melhor forma e melhor caixas para utilização?
 
0.0326 seg. NEW