Iniciar sessão ou registar-se
    • smpvf
    • 6 junho 2017 editado

# 141

Gostaria de vos preguntar com que regularidade falam com os tecnicos envolvidos no projectos ou com os DO's.

Eu nao quero ser chata, mas quero estar minimamente informada sobre o que se passa.
  1.  # 142

Colocado por: sbcnvo sistema de madeira eh bastante facil...
    (...)
    O telhado e' igual,(...)

E o chão, leia-se, a base?
  2.  # 143

Este sistema sempre me fascinou pela simples razão de ou nós por cá complicamos tudo MUITO ou nesse sistema se simplifica demais...
    Por aqui parece que a água encontra sempre um "caminho" para dentro de casa!
    Concordam com este comentário: JotaP
  3.  # 144

Boa sorte para usufruir desta casa :)
    E venham as fotos... não sei porquê mas as casas em madeira fascinam-me.
    E como disseram realmente é interessante ver como constroem literalmente na outra ponta do planeta
  4.  # 145

Colocado por: Pedro Azevedo78Este sistema sempre me fascinou pela simples razão de ou nós por cá complicamos tudo MUITO ou nesse sistema se simplifica demais...

Colocado por: Pedro Azevedo78Este sistema sempre me fascinou pela simples razão de ou nós por cá complicamos tudo MUITO ou nesse sistema se simplifica demais...

Sinceramente nao lhe sei dizer...

Eu gosto de alvenaria. Em termos termicos nao precisa de tanto cuidado sobretudo porque existe tanta massa em termos de peso da casa devido aos materiais usados vs uma casa em madeira, o chamado thermal mass aqui, que faz com que a casa retenha o calor ou o frio. Obviamente se tiver muito frio durante dias seguidos ou uma onda de calor, entao as nossas casas em alvenaria podem ser um pesadelo dado que a energia acumulada, acaba por ser liberta de forma radiante.

Se for bem feito, pelo menos aqui, a agua fica fora da habitacao. O papel em volta da casa, e' um involucro bem grosso e feito para caso a agua passe a camada exterior e primeira barreira, esta camada de impermebealizacao tem o objectivo de conduzir a agua a' base da casa... geralmente ate tem uns veios no material.

Em volta das janelas, tudo bem impermeavel com a mesma membrana ...a membrana e' Tyvek.

Obviamente eh preciso manutencao e ir vendo a zona exterior, sobretudo o telhado... shingles precisam de ser mudadas tipo de 20 em 20 anos ou assim. Sao apenas uma membrana especie alcatrao.

Eu acho que o sistema funciona, sendo simples, permitindo obras e modificacoes faceis caso seja necessario.

Quanto ao chao, digo pelo menos no Nordeste dos EUA geralmente vai tudo corrido a cave. Dado que mesmo sem cave teem de cavar pilares ate 5 pes abaixo do solo para ficar abaixo do nivel de congelamento, aproveitam e por mais 3 pes fazem uma cave.

Cave com blocos de cimento, ou cimento. Chao da cave em laje de cimento e com um canal envolta em caso de inundacao/humidade, aqui chamam French drain... depois esse canal a ir a um reservatorio instalado na cave que tem uma bomba para escoar a agua para a rua.

Depois das paredes da cave, entao e' uma estrutura em madeira o chao, com traves de 2x12 geralmente ou 2x12 ensanduichadas para dar ainda mais suporte tipo 3 ou 4 ensanduichadas...

Dependendo do projecto, a estrutura pode ser toda madeira, ou actualmente muitas empresas recorrem a sticks de madeira compressa tipo contraplacado, que por ser feita artificialmente, e' mais rigida e sao totalmente perfeitas em termos de angulos etc... enquanto os sticks de madeira tem sempre uma ligeira curvatura etc...

estruturalmente sao mais fortes e nao sofrem com expansao etc com o calor e frio...

Depois se a cave nao for acabada, entao leva por cima das traves 1 ou 2 camadas de OSB sheathing para chao... e depois leva o chao propriamente dito por cima.

Se a casa nao tiver cave, e for em laje de cimento, geralmente fazem na mesma a "moldura" em cima da laje, ou elevam com blocos de cimento de forma a nao estar em contacto com a laje e ter espaco por baixo caso seja necessario mexer em canalizacao etc... o chamado crawlspace. Ai a cavidade do chao e' bem isolada com barreira de vapor mais isolamento ou corrido a PU ou XPS/EPS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
    • sbcnv
    • 6 junho 2017 editado

# 146

O sistema permite que qualquer pessoa consiga quase construir uma casa...

Fazer paredes, chao ou tectos eh facil. Como esta tudo standarizado em tabelas, basta consultar que para por exemplo, um chao/tecto com X pes de comprimento, para nao ter qualquer pilar de suporte, precisa X polegadas de grossura e de altura...

Eu nunca fiz uma obviamente, mas nao me parece dificil para alem do muito trabalho que eh obviamente.

Ando a pensar fazer uma no jardim uma mini-casa tipo com 25 m2 ou assim, para servir de escritorio separado ou casa de hospedes.

Algo deste genero:

onde os principios sao exactamente os mesmos, mas a uma escala mt menor... ate os barracoes de jardim sao iguais, obviamente o acabamento e' muito mais rudimentar - nao existe isolamento, nem a tal membrana impermeavel... geralmente eh so uns paus... o OSB sheathing um telhado e o vinil por cima do OSB ...

Isto permite que seja facil fazer obras...

Por exemplo, a primeira vez que me aventurei em bricolage... fiz isto:

Em Portugal nunca conseguiria fazer isto... so o partir pedra deve ser um trabalho dos diabos... e isto foi a minha primeira vez em qualquer tipo de bricolage!! Vi uns videos youtube... pesquisei durante umas 3-4 semanas e no meio de muito nervosismo atiramo-nos de cabeca! :D e foi um "olha depois logo se ve..."

Numas das fotos da para ver como e' o interior da parede sensivelmente... ou seja para colocar azulejo bastou-me cortar em volta do mesmo... depois correr electricidade para pontos de luz para os armarios... comprei pladur novo e cortei a medida da cavidade... tapei as juntas... azulejo por cima e pronto. pus novo isolamento porque o que la estava, tava em mau estado ... obviamente que nao pus em todo o lado por so ter aquela cavidade aberta... e] uma casa antiga logo por isolamento novo nas paredes exteriores, so desmanchando tudo...

Uma das formas que da para fazer isolamento nas paredes exteriores sem grandes obras e' furar varios pontos nas paredes em cada cavidade e inserir PU de expansao lenta para encher a cavidade e depois tapar o buraco com um bocado de pladur.

Mas dos calculos que fiz, penso que custa uns 2-3 mil dolares para fazer a casa toda e nao teria grande melhoria em poupanca energetica por termos o aquecimento a Gas natural que eh barato logo nao compensa.
  5.  # 147

isso a nível estrutural já se faz em Portugal, aliás já realizei 2 ou 3 projetos com essas vigas, chamam-se vigas finnjoinst. A estrutura não é dimensionada com essas tabelas que refere, as tabelas servem para um pré- dimensionamento, depois à que calcular tudo, inclusive os conetores SAE que tem aí da SIMPSON...
    Quando quiser projetos com esse tipo de estrutura fale comigo que eu faço...
  6.  # 148

Colocado por: riscosisso a nível estrutural já se faz em Portugal, aliás já realizei 2 ou 3 projetos com essas vigas, chamam-se vigas finnjoinst. A estrutura não é dimensionada com essas tabelas que refere, as tabelas servem para um pré- dimensionamento, depois à que calcular tudo, inclusive os conetores SAE que tem aí da SIMPSON...
    Quando quiser projetos com esse tipo de estrutura fale comigo que eu faço...

Aqui nao e' finnjoist... qualquer empresa faz isso. Chama-se Engineered Framing ... ou Engineered Studs.

Quanta a tabelas, nao... aqui esta tudo tabelado por standards.

Se eu quero uma casa de 45 pes por 35 pes imaginemos, a tabela diz-me que tipo de viga tenho de ter.

Estas tabelas nao sao do produto mas sim do Codigo de Construcao aqui dos EUA e teem ate pelo tipo de madeira... se for pinho tem de ser X se for outra madeira ja e' Y. Interessante.

Obviamente que se for um projecto mais complexo entao sao precisos calculos mais complexos.

Exemplo:

Aqui existe essas tabelas para tudo. Se eu quiser um deck, diz'me logo qual a distancia maxima que posso ter na estrutura e qual o espacamento maximo da coluna para que a viga suporte ela mesmo, etc..

E' interessante...
    • smpvf
    • 6 junho 2017 editado

# 149

Sbcnv conheco minimamente a construcao dos USA (vou la de vez em quando de ferias), existem algumas semelhancas em termos construtivos. mas nao se pode esquecer que sao paises com climas diferentes, e os precos de construcao nem se fala. A NZ deve ser dos paises mais caros do mundo para se construir.
    Aqui nao se compra kits de casas no supermercado.

A minha casa por exemplo tem bastante aco e tudo foi calculado, temos vaos de alguma dimensao, tectos altos e a cozinha, sala e sala de jantar e grande logo tem de ter suporte extra.
    As madeiras exteriores tem medidas de140x45 e as interiores 90x45. Todas as madeiras tem de ser tratadas.
    • sbcnv
    • 7 junho 2017 editado

# 150

onde eh que nos eua se compra kits de casa no supermercado? lol

essa madeira eh igual....90x45 isso deve ser mm? deve ser o 2x4 de ca... cada polegada sao 2,54 cm logo 51mmx102mm para interiores...

exteriores sao 2x6 polegadas.

Os vaos nao sao diferentes sao meramente varios 2x6 ensanduichados por assim dizer.

O suporte extra como diz e' questao de ir segundo as tabelas, mais uma vez esta tudo standardizado por ca... nao eh por a casa ser maior ou menor que o faz diferente.

Esta casa tem 490 m2 de area com pes direitos de 10 metros de altura e nao foi feita de forma diferente ...

Quanto a dizer que teem climas diferentes... eh muito redutor dizer que nenhum sitio dos EUA, sendo eles enormes nao tem climas iguais.

Estamos a falar de um pais onde vai desde o Havai, ao Alasca, a Florida... logo aposto que tem climas iguais :)
  7.  # 151

Colocado por: smpvf

Se reparar nas fotos da placa vai ver as respostas a algumas das suas perguntas.
    Toda a estrutura vai ser coberta por um "plastico" protector antes de levar o cladding. Por dentro leva la rocha nas paredes exteriores e tecto. Nas paredes interiores e "laje" do 1 andar vai levar sound proof material.

As casas novas que visito sao muito confortaveis em termos termicos.

Por acaso as fotos não me "dão resposta" ao que eu queria. Mas deixe lá. Algo que me está a escapar certamente!, até porque não acho que estas questões tenham sido descuradas num pais com regras mais restritas do que as nossas. Avante!!
    • smpvf
    • 9 junho 2017 editado

# 152

Fotos de Hoje,

Hoje ocuparam-se em colocar a rede de seguranca para poderem trabalhar a estrutura para o telhado.
    Este processo vai demorar cerca de 9 dias.

Foto das traseiras da casa
      casa andaimes.jpg
  8.  # 153

rede de seguranca
      protecao escadas.jpg
      net.jpg
    • smpvf
    • 9 junho 2017 editado

# 154

paredes interiores (e suporte da frame)
      frame piso 1 (1).jpg
  9.  # 155

este vai ser o nosso quarto, vai ter um pe direito mais alto do que eu pensava.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
      ensuite frame.jpg
  10.  # 156

detalhe do chao do piso 1
      chao.jpg
  11.  # 157

estrutura do tecto piso 0.
    Estou bastante satisfeita por ter escolhido um pe direito de 2.72m no piso 0.
      tecto piso 0.jpg
  12.  # 158

2.72m? Uau!
  13.  # 159

Pé direito final ou nesta fase? Isto é, vai levar teto falso?
  14.  # 160

Colocado por: branco.valter2.72m? Uau!

Pe direito:

piso 0: 2.72m
    piso 0 sala de jantar/estar: 3.50m +ou -
    Piso 1: 2.55m
    piso 1 master bed: 3.5 +ou-

Os nossos espacos privados tem dimensoes pequenas, acho que o pe direito alto ajuda a enganar a falta de m2.

0.0641 seg. NEW