Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Entre recuperador de calor a ar ou água eu optava sempre por agua, ja que ia ter recuperador entao aproveitava a energia por ele gerada para aquecer ou ajudar a aquecer a restante casa!
    Estar a queimar lenha na sala e a "queimar" eletricidade nas restantes divisões nao acho uma boa solução!

Quanto a ter a lenha a custo 0 aí é de aproveitar claro, mas tem de ser mesmo a custo 0 Pronta a queimar, porque se for a custo 0 no pinhal já não fica muito barata...
  2.  # 82

Colocado por: DR1982Entre recuperador de calor a ar ou água eu optava sempre por agua, ja que ia ter recuperador entao aproveitava a energia por ele gerada para aquecer ou ajudar a aquecer a restante casa!

A questão é que se tiver prh, o calor nas restantes divisões vai demorar a fazer -se sentir. Atenção que estou a falar da época em que já temos o prh desligado.
  3.  # 83

PRH a gás natural para os 180m é viavél?
    Alguém com experiência neste contexto que possa partilhar consumos?
  4.  # 84

Colocado por: sposilvaPRH a gás natural para os 180m é viavél?
    Alguém com experiência neste contexto que possa partilhar consumos?
    com caldeira de condensação anda pelo mesmo que as bombas de calor.
  5.  # 85

Colocado por: sergio_pintas
    O Jorge já abandonou as bc daikin bivalentes?
    nada disso, em virtude da pouca potencia admitida fui para esta solução, mas a bivalente é das melhores soluções.
  6.  # 86

Colocado por: jorgealvescom caldeira de condensação anda pelo mesmo que as bombas de calor.

Consegue indicar o valor aproximado de uma caldeira/sistema com caldeira?
  7.  # 87

Sim
  8.  # 88

Colocado por: Anonimo18072022A
    Jorge, qual o rendimento de uma caldeira condensação? 90%?
    entre 100% e 110%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo18072022B
  9.  # 89

Colocado por: jorgealvesnada disso, em virtude da pouca potencia admitida fui para esta solução, mas a bivalente é das melhores soluções.

Pelo que um recuperador a água não será a melhor solução para dar apoio à BC bivalentes. Certo?
    A não ser que leve uma inércia? de quantos litros teria de ser a inércia?
    • nsf
    • 8 agosto 2017

# 90

Aproveito este tópico, espero que não seja problema para o utilizador que o criou, para colocar também algumas questões sobre o assunto.
    Estou em vias de iniciar a construção de uma moradia de dois piso e tenho duvidas sobro o tipo de aquecimento.
    Entre as opções, estão em cima da mesa ar condicionado ou PRH.
    Sinceramente gostaria de optar pelo piso radiante, mas tenho alguns receios relativamente aos custos mensais associados ao sistema. Em algumas conversas que fui tendo, inclusive com alguns instaladores, fui ouvindo valores na ordem dos 200/250 euros por mês de consumos de luz para PRH (não é PRE). Ao passar neste tópico li valores na ordem dos 50 euros mensais, que já acho aceitáveis.
    No meu caso em particular estamos a falar numa área util de cerca de 170 m2. Acham que posso poderei contar com esses valores mensais na ordem dos 50 euros?
    Outra questão. Num dos orçamentos que me foi entregue, foi-me proposto a instalação, gratuita, de 2 placas fotovoltaicas autoconsumo 530W com o intuito de ajudar nos consumos da bomba calor. Ora se os painéis necessitam da luz solar para produzir energia só irão trabalhar durante o dia, que é quando, na maioria das vezes, não está ninguém em casa, sendo que à noite a bomba de calor dependeria na totalidade da energia da rede.
    Acham que justifica?
    Não percebo nada do assunto e quanto mais leio e procuro informação mais dúvidas surgem.
  10.  # 91

Colocado por: nsfnuma área util de cerca de 170 m2. Acham que posso poderei contar com esses valores mensais na ordem dos 50 euros?

Como média dos meses de inverno parece-me curto, mas:
    Onde é a casa?
    Que tipo de casa? (Muito vidro, exposição solar, etc)
    Que isolamentos paredes e tectos?
    Que temperatura pretende ter em casa?

Mas volto a dizer que ter uma casa climatizada por 50 euros parece-me um pequeno milagre...
    • nsf
    • 8 agosto 2017

# 92

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Como média dos meses de inverno parece-me curto, mas:
    Onde é a casa?
    Que tipo de casa? (Muito vidro, exposição solar, etc)
    Que isolamentos paredes e tectos?
    Que temperatura pretende ter em casa?

Mas volto a dizer que ter uma casa climatizada por 50 euros parece-me um pequeno milagre...

Obrigada pela resposta.
    Casa situa-se na zona Norte, mais concretamente no concelho de Santa Maria da Feira.
    Casa de aquietara moderna com alguns vãos consideráveis.
    Isolamento previsto capoto 8cm e tetos em pladur.
    temperatura interior será de conforto. acho que entre os 19º/21º

0.0253 seg. NEW