Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Eu, como particular, se entregar a construção de uma moradia a uma empresa de construção como será com a questão do IVA? Sei que sou o consumidor final e, por isso, terei de o pagar. É possível deduzir esse montante em algum local ou evitar o seu pagamento? Se eu abrir uma empresa poderei ter algum tipo de benefício?

    Cumps
  2.  # 2

    Não tem como fugir ao IVA, se abrir uma empresa até pode ser iva autoliquidação, ou seja, liquida e deduz na declaração de IVA, no entanto ao fechar a empresa tem que o liquidar novamente....
  3.  # 3

    Colocado por: Joaomag7Se eu abrir uma empresa poderei ter algum tipo de benefício?

    Se você for, por exemplo, veterinário e puder declarar que o edifício se destina à sua actividade profissional, até pode ter ZERO de IVA (anigamente era "a pagar pelo adquirente", hoje é "autoliquidação ").

    Se Você achar que a sua actividade profissional poderá encaixar numa situação destas CONSULTE UM FISCALISTA.

    (eu disse "fiscalista", e não "contabilista", nem "advogado", nem outros curiosos).
  4.  # 4

    um bom contabilista não sabe?

    Ah... pois.. os bons nao tem sinais na testa né?

    :P
  5.  # 5

    Colocado por: Luis K. W.Se você for, por exemplo, veterinário e puder declarar que o edifício se destina à sua actividade profissional, até pode ter ZERO de IVA (anigamente era "a pagar pelo adquirente", hoje é "autoliquidação ").

    Explicar que uma moradia se destina a um centro veterinário não vai ser tarefa fácil .... teria que ter licença de utilização para comércio e serviços, e não para habitação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joaomag7
    • ik
    • 14 maio 2017

     # 6

    Não se safa, ainda ia ficar com mais encargos se criasse a empresa para esse fim.
    Concordam com este comentário: Picareta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joaomag7
  6.  # 7

    Colocado por: PicaretaExplicar que uma moradia se destina a um centro veterinário não vai ser tarefa fácil
    Homessa?!? Até uma construção com aspecto de moradia pode servir de vacaria!
    :-)
    Um arquitecto muito querido pelo Estado Novo não conseguiu ver aprovada uma moradia para sua residência numa zona "rural" na Margem Sul (do Tejo).
    Resolveu, por isso, reconstruir uma vacaria que estava em ruínas.
    Mas a vacaria tinha um ar tão suspeito que a fiscalização da Câmara teve de lá ir.
    Chegado à vacaria, pergunta - a medo - o fiscal camarário ao senhor arquitecto-muito-estimado-pelo-Estado-Novo:
    «Mas diga-me lá Senhor Arquitecto. Onde vão ficar as vacas?»
    E responde o senhor arquitecto do regime:
    «Então as vaquinhas não ficam tão bem AQUI NA SALA ? ! ?»

    Colocado por: ikNão se safa, ainda ia ficar com mais encargos se criasse a empresa para esse fim.
    Mais encargos com a criação de uma empresa do que com 23% do valor de uma casa ?!?
    Com os 23% do valor da casa, até paga a viagem com estadia da família toda às Bahamas para criar a empresa numa off-shore!
    • ik
    • 15 maio 2017

     # 8

    Colocado por: Luis K. W.Homessa?!? Até uma construção com aspecto de moradia pode servir de vacaria!
    :-)
    Um arquitecto muito querido pelo Estado Novo não conseguiu ver aprovada uma moradia para sua residência numa zona "rural" na Margem Sul (do Tejo).
    Resolveu, por isso, reconstruir uma vacaria que estava em ruínas.
    Mas a vacaria tinha um ar tão suspeito que a fiscalização da Câmara teve de lá ir.
    Chegado à vacaria, pergunta - a medo - o fiscal camarário ao senhor arquitecto-muito-estimado-pelo-Estado-Novo:
    «Mas diga-me lá Senhor Arquitecto. Onde vão ficar as vacas?»
    E responde o senhor arquitecto do regime:
    «Então as vaquinhas não ficam tão bem AQUI NA SALA ? ! ?»

    Mais encargos com a criação de uma empresa do que com 23% do valor de uma casa ?!?
    Com os 23% do valor da casa, até paga a viagem com estadia da família toda às Bahamas para criar a empresa numa off-shore!


    Acha que sim? Nem parece seu pelos seus comentários!

    Criar empresa, custa dinheiro
    Manter empresa custa dinheiro(durante a construção)
    Não consegue empréstimo habitação
    Quando termina a empresa tem que passar a habitação para seu nome que também custa dinheiro


    Diga como consegue contornar isto
    Concordam com este comentário: Picareta
  7.  # 9

    Colocado por: ikManter empresa custa dinheiro(durante a construção)

    É para sempre ...Pagamento Especial por Conta,

    Colocado por: ikQuando termina a empresa tem que passar a habitação para seu nome que também custa dinheiro

    Tem que pagar o IVA nessa altura, + IMT + IS + escritura e registos
  8.  # 10

    Colocado por: Luis K. W.Mais encargos com a criação de uma empresa do que com 23% do valor de uma casa ?!?
    23% sobre a construção de uma casa poderão ser ...25 ou 50 MIL EUROS. Estamos a falar de DEZENAS DE MILHAR DE EUROS DE IMPOSTOS, comparando com...

    Colocado por: ikCriar empresa, custa dinheiro
    centenas de euros, e abatem no IRC.

    Colocado por: ikManter empresa custa dinheiro(durante a construção)
    centenas de euros, mais o contabilista serão centenas de euros por mês (uns dois mil euros por ano).
    Os Pagamentos por Conta não são um custo.
    O IVA do contabilista não é um custo.
    E as despesas referidas (e os PEC) abatem no IRC.

    Colocado por: ikNão consegue empréstimo habitação
    Mas consegue crédito (hipotecário) para construção, ou para investimento. E os encargos/juros/etc., abatem no IRC.

    Colocado por: ikQuando termina a empresa tem que passar a habitação para seu nome que também custa dinheiro
    Depende do capital que tiver na empresa. Se o capital for idêntico ao valor patrimonial do imóvel, quando dissolver a firma só tem de registar o património no nome do(s) sócio(s).
    Já agora. Acabar a empresa para quê? Tem de passar a habitação para seu nome, para quê?
    Quando quiser vender a casa, vende as quotas da empresa (50% ao marido e 50% à mulher, de forma que os compradores não têm de pagar MILHARES DE EUROS de IMT). Só pagam o registo da aquisição das quotas na Conservatória do Registo Comercial.
    Mas, claro, eu não percebo nada disto. Se querem mesmo aprender a poupar nos impostos, há que consultar um fiscalista.
    Concordam com este comentário: Joaomag7
  9.  # 11

    Colocado por: Luis K. W.Os Pagamentos por Conta não são um custo.

    Tem razão, enganei-me queria dizer O pagamento especial por conta.

    Colocado por: Luis K. W.abatem no IRC.

    Abatiam no IRC, se a empresa tivesse actividade e lucros

    Colocado por: Luis K. W.Quando quiser vender a casa, vende as quotas da empresa (50% ao marido e 50% à mulher, de forma que os compradores não têm de pagar MILHARES DE EUROS de IMT). Só pagam o registo da aquisição das quotas na Conservatória do Registo Comercial.

    Isso é assim em situações especiais, que agora não recordo, mas acho que a empresa teria que ser comprada por várias pessoas, e ninguém poderia comprar mais de 70% da empresa.
  10.  # 12

    Colocado por: Picaretaem razão, enganei-me queria dizer O pagamento especial por conta.
    Esse também não é custo.

    Colocado por: PicaretaAbatiam no IRC, se a empresa tivesse actividade e lucros
    Se não tiver, a empresa fecha!
    E esta conversa não teria sentido.
    Tudo começou com "Se você achar que a sua actividade profissional permite encaixar. numa situação destas...", etc. etc.

    Colocado por: Picareta...e ninguém poderia comprar mais de 70% da empresa.
    Por isso eu escrevi "50% ao marido e 50% à mulher"....
    :-)
  11.  # 13

    Colocado por: Luis K. W.Esse também não é custo.

    Neste caso é, porque a empresa não tem actividade e não vai ter lucros para poder absorver os PEC pagos.

    Colocado por: Luis K. W.Se não tiver, a empresa fecha!
    E esta conversa não teria sentido.
    Tudo começou com "Se você achar que a sua actividade profissional permite encaixar. numa situação destas...", etc. etc.

    Pois mas alguém antes do Luís, sugeriu criar uma empresa apenas para poder deduzir o iva, daí os meus comentário, mas já vi que o Luís colocou essa ressalva.
  12.  # 14

    Então não há mesmo maneira de deduzir o IVA com a criação de uma sociedade unipessoal por exemplo? Os custos de criação e manutenção de uma empresa não chegam sequer perto de 23% de uma casa de 200k euros...
  13.  # 15

    Colocado por: PicaretaPois mas alguém antes do Luís, sugeriu criar uma empresa apenas para poder deduzir o iva,...

    A definição de "empresa" é: "sorvedouro // criador de custos".

    Se a empresa não tiver uma actividade rentável, há que fechá-la o mais rapidamente possível !!
    • ik
    • 15 maio 2017

     # 16

    Colocado por: Joaomag7Então não há mesmo maneira de deduzir o IVA com a criação de uma sociedade unipessoal por exemplo? Os custos de criação e manutenção de uma empresa não chegam sequer perto de 23% de uma casa de 200k euros...


    Se fosse rentável toda a gente fazia isso!
  14.  # 17

    Colocado por: Joaomag7Os custos de criação e manutenção de uma empresa não chegam sequer perto de 23% de uma casa de 200k euros...

    Colocado por: ikSe fosse rentável toda a gente fazia isso!

    Claro que é rentável.
    E só não faz quem não pode ou é pateta.
    Já agora... EU JÁ FIZ !!
    (há uns 20 anos)
    Agora imagine que era o IVA de um prédio com > 14.000m2 (>40 apartamentos, >2000m2 de escritórios, >100 lugares de estacionamento).

    Sim, estamos a falar em milhões...
    • ik
    • 15 maio 2017

     # 18

    Colocado por: Luis K. W.

    Claro que é rentável.
    E só não faz quem não pode ou é pateta.
    Já agora... EU JÁ FIZ !!
    (há uns 20 anos)
    Agora imagine que era o IVA de um prédio com > 14.000m2 (>40 apartamentos, >2000m2 de escritórios, >100 lugares de estacionamento).

    Sim, estamos a falar em milhões...


    Ohhh Luis, estamos a falar de uma habitação propria de 200mil euros, Nao um negócio de imobiliário

    Qual o juro para habitação? Qual o juro para empresa?

    Quantos anos para amortizar a nível empresarial? 5 anos? 10?
  15.  # 19

    E qual seria a actividade da empresa? Você para conseguir ir buscar o iva tem de pedir o reembolso. E aí é certinho que vai ter uma inspeção das finanças. E como é que vai explicar às finanças que o seu imóvel indispensável à actividade da sua empresa?
  16.  # 20

    Colocado por: ikOhhh Luis, estamos a falar de uma habitação propria de 200mil euros, Nao um negócio de imobiliário
    A construção para habitação própria devia...., *tem de* ser considerada como um negócio imobiliário.
    É um investimento!
    Para a maior parte das pessoas, o maior investimento que fazem durante toda a vida.
    E, tal como o PC defende que temos de estar preparados para sair do Euro (não querendo isto dizer que queiramos sair já amanhã), eu também defendo que o proprietário de uma casa tem de estar SEMPRE preparado para VENDER - ou ARRENDAR - a casa onde vive e partir para outra (maior, mais pequena, mais perto, mais longe, mais barata, arrendada, mais cara, comprada; etc.)
    Eu defendo isto desde que entrei para este grupo...

    Colocado por: ikQual o juro para habitação? Qual o juro para empresa?
    Se calhar, o mesmo. Ou muito parecidos. Com taxas à volta dos 3%, não é isso que faz a maior diferença. Só que no caso da empresa, os juros são um custo e abatem no IRC.

    Colocado por: ikQuantos anos para amortizar a nível empresarial?
    As amortizações (fiscais) fazem-se a 20 ou 25 anos. Isto é, numa casa de 200mil euros, abate todos os anos 8 ou 10mil aos lucros.

    A empresa de que vos falei em cima, teve um total (somado) de mais de 1.300.000 euros de lucro antes de amortizações e antes de impostos ao longo dos últimos 20 anos. Graças às amortizações do "imobilizado", pagou apenas cerca de 125.000 euros de iRC (no total dos 20 anos).
    Isto é, uma taxa média de imposto (IRC) sobre o lucro de uns 10%.

    Colocado por: tc82Você para conseguir ir buscar o iva tem de pedir o reembolso
    Não, não pede o *reembolso* IVA nenhum.
    Porque o IVA não chega a sair!
    As facturas (da empresa de construção) vêm com "auto-liquidação" do IVA. Portanto, não tem de se sujeitar a demoras e a inspecções.
    Colocado por: tc82como é que vai explicar às finanças que o seu imóvel indispensável à actividade da sua empresa?
    Leia lá em cima. "Então as vaquinhas não ficam bem, aqui NA SALA?".
    É que eu não conheço nenhuma actividade económica que não precise de um imóvel...!
    Por exemplo, se o JoaoMag7 for veterinário, o que é que o impede de dormir no consultório ?
 
0.0248 seg. NEW