Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Ainda hoje vim pela Carregueira, Belas, passo por aí perto, podemos nos encontrar sem qualquer problema ou compromisso, é só uma questão de se combinar, tem o meu mail particular no meu perfil
  2.  # 22

    Obrigado pela disponibilidade. Antes disso vou tentar falar com o arquit. sobre o tal mapa de quantidades e caderno de encargos. Pelo que percebi com estes dois itens as coisas ficam facilitadas para a obtenção de orçamentos.
  3.  # 23

    Colocado por: jafn

    E o que acontece a esses indivíduos que alugam os alvarás e aos donos de obras, se na obra acontecer um acidente muito grave, por exemplo uma morte de um trabalhador?


    Acontece a mesma coisa que acontece com um empreiteiro que faz uma obra chave na mão, quem "cede" o alvará para a obra tem que ter os seguros tal e qual como o empreiteiro que faz uma obra chave na mão, aliás nem é possível levantar as licenças sem os respetivos seguros.
    corrijam-me se estiver errado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chapa
  4.  # 24

    Caros, após consulta ao arq., este indicou me que o custo para a elaboração de um mapa de quantidades rondará os 4000€/5000€. Estes valores são coerentes? No entanto, sempre que falei no mapa de quantidades, ele desviou sempre a conversa a enumerar que isso não me trazia vantagens, etc, etc, pois o construtor iria cobrar todo o trabalho feito fora do que foi orçado. Será mesmo assim? Se não tiver o tal mapa de quantidades o construtor tb não me pedirá mais dinheiro sempre que algo saia fora do previsto?
  5.  # 25

    Colocado por: chapaEstes valores são coerentes?

    Depende do tipo de mapa de quantidades.

    Colocado por: chapao construtor iria cobrar todo o trabalho feito fora do que foi orçado. Será mesmo assim?

    É!

    Colocado por: chapaSe não tiver o tal mapa de quantidades o construtor tb não me pedirá mais dinheiro sempre que algo saia fora do previsto?

    Nem duvide.
    Se não há abertura por parte do arquiteto para elaborar um mapa de quantidades, faça pelo menos um Caderno de encargos mais ou menos completo.
  6.  # 26

    Obrigado pelas indicações. zedasilva. sobre o preço ser ou não coerente depender do tipo de mapa... Quais os tipos de mapa que existem? Não era suposto ser uma lista dos materiais e trabalhos a executar? Até admito que uns possam ter maior ou menor detalhe e isto influenciar o preço, mas tb já contactei empreiteiros que me pediram o tal mapa de quantidades e indicaram me que não custaria por volta dos 200€ (e foi mais do que um, acreditem). Parece-me é que o mapa de quantidades não é a mesma coisa para todos e daqui a confusão dos preços (muita diferença entre os 200€ e os 4000€)
    Neste momento tenho muitas dificuldades em dialogar com o arq. pois ele pensa e acha totalmente desnecessário o tal mapa para a construção de uma moradia. Poderia solicitar este mapa a outro profissional? Realmente irei poupar com este mapa de quantidades?

    Já agora, e como tenho pensado muito em fazer a obra por fases, se alguém puder me fornecer contactos de fornecedores de materiais e mão de obra para a construção da moradia (carpintaria, serralharia, electricidade, canalização, etc), ficaria desde já muito grato. A construção é no concelho de Odivelas.
  7.  # 27

    Colocado por: chapaCaros, após consulta ao arq., este indicou me que o custo para a elaboração de um mapa de quantidades rondará os 4000€/5000€. Estes valores são coerentes?


    Não.... Somente para um mapa de quantidades... Isso é um"roubo"

    Mas um mapa em condições tb não custa 200,nem 400€.
    A elaboração de um mapa carece de conhecimento profundo dos projectos, dos materiais e dos condicionamentos de obra. Não havendo projectos de execução. Terá de haver diversos artigos que compensem isso.
    Pela minha experiência, numa moradia. Nunca menos de 1000,1200€... Até porque deveriam ser efectuados desenhos complementares.
    Concordam com este comentário: Picareta, zedasilva, ADROatelier
  8.  # 28

    Pode solicitar a outro técnico.
    A mim parece me que o seu arquitecto ou não sabe fazer, não quer a responsabilidade ou não tem"vagar"...
    Gabinetes habituados à encomenda pública, é lhes corriqueiro efectuar este serviço.
  9.  # 29

    Já possuo os projectos de arquitectura, estabilidade, gás, águas e esgotos. Já solicitamos alguns orçamentos, mas apenas obtivemos duas respostas em quase 3 meses. Sinceramente, nenhum dos orçamentos apresentados parecem-se com orçamentos, pois descrevem muito pouco para não dizer quase nada.
    À partida, penso que seria mais prático providenciar um mapa com as quantidades, pois apenas é necessário definir o preço unitário e multiplicar pelas quantidades. Não havendo um mapa, imagino que a forma de demonstrar um orçamento é efectuar as medições e apresentar os aquilo que se está a orçar e não apresentar um valor final para a empreitada toda.

    Concordo com o Pedro no que diz respeito aos valores. Parece-me demasiado para um excel a descrever quantidades e itens. No entanto, tanto ouvi aqui falar em confiar ao arquitecto/ao técnico... enfim aos profissionais, e posso-vos garantir que ao fim de 6 meses o que menos tenho é confiança.
    Peço desculpa pelo desabafo, e já por estar bastante fora do tópico inicial., mas penso que as pessoas deviam ser mais profissionais naquilo que fazem.
    Desde o início fui bastante directo com o arquitecto a explicar o que queria e que valor dispunha para a realização da obra. Nunca fui exigente com materiais, etc... Alías, tb nunca mos perguntou.

    Neste momento, tenho receio de trocar de arquitecto, pois não queria estar mais 6 meses para chegar ao mesmo. Até porque não tenho evidencias de que tal será crucial para obter orçamentos dentro daquilo que posso pagar.

    Daí o tema desta discussão, talvez fazendo por fases ficasse mais barato.
  10.  # 30

    Colocado por: chapaCaros, após consulta ao arq., este indicou me que o custo para a elaboração de um mapa de quantidades rondará os 4000€/5000€.

    O seu arqº como é um nabo, e deve ter mais que fazer, deu-lhe um valor alto para você esquecer o assunto.

    Se você pede orçamentos sem mapa de quantidades, sujeita-se a receber orçamentos com pouca ou nenhuma informação, os empreiteiros já não estão dispostos a trabalhar de borla.

    Eu também acho que um mapa de quantidades deve custar um pouco acima dos 1000€, se o dono de obra não quer gastar esse dinheiro, e quer um orçamento bem detalhado, pede 5 ou 6 orçamentos, e fica à espera que 5 ou 6 palermas gastem mil e tal euros a fazer aquilo que o dono de obra se recusou a fazer.
  11.  # 31


    Eu também acho que um mapa de quantidades deve custar um pouco acima dos 1000€, se o dono de obra não quer gastar esse dinheiro, e quer um orçamento bem detalhado, pede 5 ou 6 orçamentos, e fica à espera que 5 ou 6 palermas gastem mil e tal euros a fazer aquilo que o dono de obra se recusou a fazer.

    Atenção... nunca referi não querer gastar 1000€ num mapa de quantidades... Alías indiquei a necessidade de tal mapa ao Arquitecto. Claro que me parece demasiado 4k/5k para um mapa, mas não me importava de gastá-lo se percebesse que os orçamentos estão realmente desenquadrados.
    Não estou a espera que palermas gastem dinheiro a fazer esse trabalho, mas em alguma coisa é preciso se basear para dar um orçamento e, se não há mapa, assumo que os empreiteiros façam algumas contas para deduzir um orçamento. Pressuponho eu...
    Tenho o maior respeito pelas pessoas que trabalham na construção e não quero aproveitar-me de ninguém. Acho justo e muito justo que o construtor possa ter lucro. No entanto, e dado ao movimento especulativo que se vive actualmente nas grandes cidades, nomeadamente Porto e Lisboa, parece-me que os valores estão um pouco inflacionados...

    Alías, vê-se por um post colocado aqui a dias em que se perguntava se 1000€/m2 seria suficiente e quase todos disseram logo que não, quando a 12 meses atrás todos diziam ser possível com 750€/m2.
    • jafn
    • 15 junho 2017

     # 32

    Chapa, você tem uma profissão, não tem? dedique-se a sua profissão, e deixe quem percebe das obras lhe fazerem esse trabalho, pois ainda agora não começou e já está da maneira como está. quando a obra ainda não estiver a meio por este andar está internado.
    Concordam com este comentário: chapa
  12.  # 33

    Colocado por: chapaAtenção... nunca referi não querer gastar 1000€ num mapa de quantidades...

    Eu também não referia a si em concreto, nota-se a sua preocupação em ter um mapa de quantidades, tem é o apoio de um mau profissional, que é o seu arquitecto.
  13.  # 34

    Colocado por: jafnChapa, você tem uma profissão, não tem? dedique-se a sua profissão, e deixe quem percebe das obras lhe fazerem esse trabalho, pois ainda agora não começou e já está da maneira como está. quando a obra ainda não estiver a meio por este andar está internado.
    Concordam com este comentário:chapa


    É verdade jafn. Isto ainda nem começou a obra e já me está a tirar o sono. O problema não é fazer o trabalho. O problema é que eu me aventurei neste caminho da construção, pois sempre tive esse sonho, porque ajudei o meu pai a construir a dele. Nesta decisão fui apoiado, por algumas pessoas que trabalham no ramo e em muito do que li aqui, pois afinal, sentia-me confortável em gastar uma determinada quantia para a construção da casa e após a recepção destes dois orçamentos posso lhe confessar que foi a desilusão total.

    Neste momento, já pondero fazer a obra em fases ou até mesmo desistir da construção. Já agora jafn, e como já te tinhas disponibilizado para ajudar, mando-te já um email.
  14.  # 35

    O preço de 750€ ou 1000€ m2 tem por base algumas premissas, a complexidade técnica da obra, o tipo de acabamentos mas acima de tudo os sinais exteriores de riqueza que o empreiteiro deteta no futuro DO.
    Sem mapa que quantidades e/ou CE o empreiteiro orçamento com base no preço m2.
    • void
    • 15 junho 2017

     # 36

    Colocado por: zedasilvamas acima de tudo os sinais exteriores de riqueza que o empreiteiro deteta no futuro DO


    Não são todos,mas que há os que os que atuam dessa forma,não tenho.dúvidas.
  15.  # 37

    Posso desde já dizer que se trata de uma moradia de traços modernos (vulgo caixote). Complexidade? Sim, talvez haja alguma, visto o terreno ser bastante inclinado. Para além disso as paredes todas tem ângulos retos nada de arquitectura esquisita.
    Os orçamentos que recebi, o soalho está orçado em 15€/m2, cerâmicas/pisos, 20€/m2 e a mais cara é a tal "pedra" (ou efeito de pedra) da parede da frente que foi orçada em 25€/m2. Acho que não são valores elevados, pelo menos do que investiguei nas lojas de bricolage.
    A casa foi desenhada em 3 pisos, com 105m2 por piso + uma garagem de 17.50m2.
    É claro que por isso tudo não estou a espera de pagar 100k€ ou 150k€, mas também não estou a espera de pagar 300k€ ou 350k€. E estou a falar apenas de construção, o terreno é meu e o custo com o projecto, licenças e taxas não está aqui incluído. Estou a falar apenas da construção.
  16.  # 38

    Colocado por: void

    Não são todos,mas que há os que os que atuam dessa forma,não tenho.dúvidas.


    Posso lhe já dizer que um dos empreiteiros que pedi orçamento, antes mesmo de olhar para o projecto queria falar comigo e ver o terreno, etc... Assim o fizemos. Nunca recebi orçamento. E ainda disse-me, "quando vejo que não tem pernas para andar, não vale a pena". Ainda lhe dissemos, que podíamos alterar o projecto para reduzir custos, pois ainda não tinha sido entregue na Câmara, mas não lhe despertou interesse, certamente.
  17.  # 39

    Colocado por: chapaE ainda disse-me, "quando vejo que não tem pernas para andar, não vale a pena".

    Pelo menos foi honesto :)
    Por alguma razão ele achou que a obra não lhe seria lucrativa, pelo que preferiu investir em outras mais lucrativas.
    • void
    • 15 junho 2017 editado

     # 40

    Chapa,uma vez que ainda não tem o seu projeto fechado,talvez fosse uma mais valia para si colocar as plantas e aguardar por sugestões de melhoria,quem sabe ainda fica com umas dicas para otimizar custos.

    Se os orçamentos que está a receber estão acima do que esperava,não será a construir por fases que vai fazer milagres,é preferível dar um passo atrás nesta fase!
 
0.0242 seg. NEW