Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

Colocado por: CMartinSem aceitação, não há pagamento final.

O termo aceitação, não existe nos trabalhos de construção civil, se assim fosse isto era uma festa para os caloteiros, ai e tal não aceito, portanto não pago.
    • CMartin
    • 16 fevereiro 2019 editado

# 282

"MENU
    DECO PROTESTE
    Obras em casa: resolver os conflitos
    21 maio 2014

Saiba como agir se o empreiteiro abandonar os trabalhos, prolongar a data prevista para a finalização da obra ou até detetar defeitos mais tarde.

As situações que geram mais conflitos estão relacionadas com trabalhos realizados fora dos prazos acordados, com graves prejuízos para o dono da obra. Mas também é comum o empreiteiro abandonar a obra, deixando a difícil tarefa de encontrar uma empresa interessada em dar continuidade à mesma. Há casos em que a obra é finalizada, e os defeitos só são detetados mais tarde.

Fiscalização da obra
    Após o empreiteiro comunicar que os trabalhos encomendados estão concluídos, não aceite a obra sem antes verificar se os termos do contrato foram cumpridos. Pode confiar a tarefa da vistoria a peritos da sua confiança (os custos ficam a seu cargo), sendo que o empreiteiro também goza da mesma possibilidade. Não se esqueça de notificar o empreiteiro do resultado da peritagem.

Ignorar estes cuidados – peritagem e comunicação dos resultados – após a conclusão da obra, implica a sua aceitação. Alternativa: prefira fazer a fiscalização durante a execução dos trabalhos em vez de a deixar para o final. Mas com a condição de não perturbar o normal andamento da empreitada.

Situações de conflito
    A partir do momento em que detetar um defeito na construção, tem um ano para o comunicar ao vendedor, isto sem ultrapassar os cinco anos de garantia. A comunicação deve ser feita por escrito, através de carta registada com aviso de receção, para ficar com uma prova da denúncia do defeito. Comunicado o defeito, caso o construtor não proceda à reparação, o proprietário lesado pode recorrer ao tribunal. Deve, por isso, instaurar uma ação em tribunal antes do prazo de três anos a contar da comunicação do defeito. Se deixar passar este prazo, o construtor fica livre da obrigação de reparar os defeitos do imóvel.

Quando os defeitos podem ser eliminados, o dono da obra tem direito à sua correção. Nos outros casos, é possível exigir nova construção. Se os defeitos não forem eliminados, nem a obra executada de novo, é legítimo propor a redução do preço ou até resolver o contrato de forma definitiva. A redução do preço deve traduzir-se na diferença em dinheiro entre a quantia acordada para a realização dos trabalhos e o valor estimado para a correção dos defeitos.

O direito à redução de preço nem sempre é automático, sobretudo quando o empreiteiro se recusa a fazer os trabalhos ou não os inicia no prazo razoável fixado.

Consequências da resolução do contrato
    A lei faz depender a resolução do contrato da prova de que os defeitos da obra a tornam inadequada para o seu fim. A resolução do contrato só é possível se o empreiteiro não cumprir os prazos para eliminar os defeitos, a não ser que se recuse a fazê-lo por impossibilidade ou o dono da obra esteja mais interessado na redução de preço.

Com a resolução do contrato, o dono da obra já não tem de pagar o preço acordado no contrato, bem como deve reaver as prestações pagas. A isto acresce o direito a indemnização, caso consiga provar a responsabilidade do empreiteiro no incumprimento do contrato."
    Fonte : https://www.deco.proteste.pt/dinheiro/comprar-vender-casa/dossies/obras-em-casa-resolver-conflitos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: techniclmind
  2.  # 283

Não deve pagar mais nada até a obra estar em condições de ser aceite.
    Envie por escrito a sua reclamação para o serralheiro com cópia para a Anicolor.
    Se ainda sem resolução, envie nova comunicação por escrito dando prazo realista para resolução dos defeitos da obra de forma a que possa fazer a aceitação.
    Na terceira comunicação envie as primeiras 2 cartas ou emails com cópia para a Deco e para a Direcção Geral do Consumidor.
  3.  # 284

Colocado por: PicaretaO termo aceitação, não existe nos trabalhos de construção civil, se assim fosse isto era uma festa para os caloteiros, ai e tal não aceito, portanto não pago.

Só se for aí para os seus lados. Aqui em Lisboa temos o pagamento final contra aceitação. E tenho 2 clientes precisamente que aguardam por parte dos empreiteiros arranjos para pagarem a última tranche, em condições de aceitação. O meu marido na schucco tem aceitação contra pagamento final.
  4.  # 285

Colocado por: techniclmindTambém compreendo que caso decline a obra, todo o material (alumínio e vidros) certamente que irá para o "lixo".

Tenho cliente que não deixou levar os materiais mal instalados, da sua propriedade privada, pois seria roubo, no valor até ao qual ele pagou. Chama a polícia se quiserem levar o material.
    • CMartin

# 286

Colocado por: techniclmind2. Dar uma oportunidade ao serralheiro para corrigir os aros móveis, aceitando que o espaçamento das esquadrias nos aros fixos é apenas um preciosismo (como me disseram);

Primeiro dá essa oportunidade. Não vão dizer que quiseram resolver e o technicnãoseiquantas :o) não deixou.

Colocado por: techniclmindPor um lado, se eu tivesse a certeza que tudo o que está mal dá para retificar, não me importava de o deixar levar a caixilharia. Por outro duvido que fique melhor do que o que está, porque já me disseram 2 vezes que as esquadrias exteriores são preciosismos...

Claramente que não vai ficar bem, essas esquadrias não me parecem que vão poder ficar arranjadas de forma satisfatória.

Se assim for, começa a mandar as suas reclamações por escrito como lhe disse. Primeiro para os próprios, e se estes nada fizerem para as defesas do consumidor. Não se cale e não tenha medo, faça o que lhe compete e não pague até a obra estar aceite.
    Concordam com este comentário: two-rok
  5.  # 287

Colocado por: CMartinApós o empreiteiro comunicar que os trabalhos encomendados estão concluídos, não aceite a obra sem antes verificar se os termos do contrato foram cumpridos.

Háaaaa .... afinal não é bem aceitação, está ou não está de acordo com o que foi contratado, aceitação parece-me mais uma vontade do cliente em aceitar ou não o trabalho, só porque lhe apetece.
    Concordam com este comentário: CMartin, two-rok
  6.  # 288

Colocado por: PicaretaHáaaaa .... afinal não é bem aceitação, está ou não está de acordo com o que foi contratado, aceitação parece-me mais uma vontade do cliente em aceitar ou não o trabalho, só porque lhe apetece.

Havia de ser lindo, o cliente não pagar porque não lhe apetece ;o)
    Esteja atento que eu sou diferente, não me vá apanhar na curva, como design e decoração em projecto sou paga a 100% na adjudicação.
    • CMartin

# 289

E pronto uma pessoa aqui toda zangada e revoltada a assumir já as dores do technilcoiso, e o senhor foi dormir :o/
  7.  # 290

boa noite
    alguém consegue informar se a nível de valores a série Soleal da Technal será mais acessível ou mais cara que a Cor 60?
    Obg
  8.  # 291

Colocado por: CMartine o senhor foi dormir

Ainda ando por cá!

Colocado por: CMartinPrimeiro dá essa oportunidade

Colocado por: CMartinClaramente que não vai ficar bem, essas esquadrias não me parecem que vão poder ficar arranjadas de forma satisfatória.

Pois, mas tenho que decidir por uma destas modalidades, sabendo que se optar pela 2ª, tenho que ir já procurar quem me faça outras. A não ser que o serralheiro (no momento em que eventualmente lhe disser que não quero a obra), não se importe que eu fique com as janelas até ter outras.
    • CMartin

# 292

Colocado por: techniclmindAinda ando por cá!

:o)

Colocado por: techniclmindPois, mas tenho que decidir por uma destas modalidades, sabendo que se optar pela 2ª, tenho que ir já procurar quem me faça outras. A não ser que o serralheiro (no momento em que eventualmente lhe disser que não quero a obra), não se importe que eu fique com as janelas até ter outras.

Em última análise, se o serralheiro e a anicolor estiverem de boa fé, substituem-lhe isso para fazer novas em condições a custo zero. Isso sim é o que se faz. Por isso, dê-lhes primeiro a oportunidade de arranjarem a borrada, eles que tentem, depois se não estiver ainda assim bem feito, pede substituição devida.
  9.  # 293

Colocado por: CMartin
    :o)

Em última análise, se o serralheiro e a anicolor estiverem de boa fé, substituem-lhe isso para fazer novas em condições a custo zero. Isso sim é o que se faz. Por isso, dê-lhes primeiro a oportunidade de arranjarem a borrada.

A Anicolor em boa verdade não tem nada a ver com o assunto, são apenas vendedores de material.

Sinceramente não me parece que o "corrigir" deles seja fazer de novo, até porque só foi proposto levar os vãos moveis e deixar os fixos. Vou tratar de fazer um documento com as imperfeições todas e depois decidir o destino a dar-lhe...
    • CMartin

# 294

Colocado por: techniclmindA Anicolor em boa verdade não tem nada a ver com o assunto, são apenas vendedores de material.

Não é bem assim.
    As marcas querem que os instaladores as representem bem no mercado perante os donos de obra, se não começam a perder clientes. São as maiores interessadas. Podem pressionar pedindo satisfações ao instalador. Se estiverem de boa fé.

Colocado por: techniclmindSinceramente não me parece que o "corrigir" deles seja fazer de novo, até porque só foi proposto levar os vãos moveis e deixar os fixos. Vou tratar de fazer um documento com as imperfeições todas e depois decidir o destino a dar-lhe...

Não é decididamente, só em ùltimo caso, se não houver resolucão adequada é que o fazem de novo. Se estiverem de boa fé.

Faça isso então, sim.
    Boa sorte !
  10.  # 295

Os cantos não vão dar para arranjar sem pedir material novo. Idoso está muito mau, nem sei que lhe diga se as esquadrias ficarem com folga terá entradas de ar por aí. Ou seja o material de rotura térmica que você pagou passou a ser uma série fria.
    Você não vai ficar com nada de jeito. E se ele fez essa “cagada” pardon my French, imagino como foi isolamento da janela para a parede.
    Concordam com este comentário: CMartin
  11.  # 296

Colocado por: pcmmf
    Boa noite.
    Peço ajuda novamente, espero não estar a abusar...como o Vasco Bento recomendou pedi para o serralheiro me fazer orçamento para a série extrusal, com a alteração ele diz que existe um aumento de 1900€ para as séries A175 (9 vãos) e B095 (4 vãos). Envio em anexo o que estava previsto inicialmente e peço p.f a sua opinião.
    Muito obrigada pela ajuda, para quem nada entende do assunto está ajuda é muito bem vinda.
      570B9585-CE75-4A8A-888C-ED0101CC0987.jpeg

Parece-me bastante bem o material e o vidro. Se a instalação também for boa vai ficar com uma caixilharia muito boa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcmmf
    • CMartin

# 297

Colocado por: two-rokJá houve o Jorge Rocha, que fabricava PVC e Alumínio. Ainda cheguei a aprender umas coisas com ele. Não sei o que fez com que deixasse de participar, mas era boa pessoa. No PVC fabricava Rehau.

Tenho ideia do Jorge Rocha, sim, simpático (nessa altura eramos todos :o) ) não me lembrava era que era dos caixilhos.

Colocado por: two-rokAcho que se o DO sai daqui do forum a saber melhor aquilo que pretende, é uma coisa positiva. Porque como a CMartin bem sabe. Muitos profissionais só querem vender qualquer coisa, o mais standardizada possível, sem qualquer personalização para os casos concretos que lhes aparecem. Eu a isso chamo vender por vender. Mas para um cliente ficar bem servido é preciso ter sensibilidade de ouvir o que ele pretende, quanto quer pagar e propôr algo adequado para aquela pessoa, para aquela casa, etc.

Eu aqui dou a minha opinião, mais uma vez, em consciência e de certa forma até desinteressadamente, no ponto de que não me interessa muito se têm a minha opinião em conta ou não, porque não venho aqui em busca de consolo no ego, mas sim porque gosto da partilha e tenho interesse em todas as áreas da construção e uma pessoa vai acompanhando as tendências e vendo como as coisas evoluem. E sim, há sempre quem peça orçamentos, mas se estivesse à espera disso para pôr comida na mesa, já há muito que tinha morrido à fome. É uma carolice, acima de tudo. :)

Alguns DOs saem melhor outros tenho impressão que pior..mas sim, em média é maior o ganho acho, e o fornecedor que adeque depois à realidade da obra em questão.

E eu recebi um convite para jantar :o)
    Quem na sua mente certa me quereria aturar, com excepção do meu marido ?! Só um DO do fórum mesmo :o)
  12.  # 298

Colocado por: ALMEIDAM
    Tiago,
    Quantos vãos tem?
    Também estou a receber orçamentos para vãos com medidas semelhantes e queria ter uma base de comparação.

Obrigada!

Peço desculpa mas só hoje vi o tópico. Tenho 24 vãos. Quais os preços que teve? De que zona é?
  13.  # 299

Colocado por: tiagop07
    Peço desculpa mas só hoje vi o tópico. Tenho 24 vãos. Quais os preços que teve? De que zona é?

Colocado por: tiagop07

Posso lhe enviar o meu orçamento por email...
    Envia me o seu e-mail pf.
    • pcmmf
    • 16 fevereiro 2019

# 300

Colocado por: Vasco Bento

Parece-me bastante bem o material e o vidro. Se a instalação também for boa vai ficar com uma caixilharia muito boa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pcmmf
    Obrigada mais uma vez. Espero que corra bem. Quando a obra for executada coloco aqui as fotos.

0.1306 seg. NEW