Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 361

    Colocado por: CMartinEstranho o AN dizer isso. Também tive essa experiência com a Technal, por isso mandei retirar. Pensei que tivesse sido azar meu, talvez com o instalador.
    Acredite que com a Kommerling vai bem servido.


    A sua caixilharia Technal tinha rotura térmica? Sempre pensei que Technal fosse o Ferrari dos alumínios, atribui a minha insatisfação ao facto de não ter rotura térmica. E assim sem rotura, aquele alumínio queimava mesmo (não estou a exagerar).
  2.  # 362

    Colocado por: CMartinTambém nunca as vi. No entanto, não são para ruptura térmica, o efeito será para outro fim, direi eu, porque o pvc não tem ruptura térmica, todo ele é ruptura térmica. Pode não ser apenas para Inglês ver, não é, é ruptura térmica.
    E nunca vi essas esponjas em janelas fabricadas fora de Portugal, não me refiro a janelas fabricadas em Portugal apenas.
    Ou então essas janelas em pvc terão algum variante em fabrico que se desconhece, e que, por essa razão, leva as esponjinhas, cada fabricante certamente constrói em concordância com a sua marca ou produto, e pode haver variantes. É o que eu acho.
    Agora, vá lá buscar um bagaço para si, um café para o two rok e um chá de camomila para mim sff :o)


    Já a Kommerling há bastantes anos tinha um sistema em que todo ele era "maciço" com uma estrutura em perfil de alumínio com ruptura térmica e depois completamente cheio numa matéria térmica que faz lembrar espuma PU, e depois no final revestido com PVC, dando um aspecto muito semelhante ao PVC que conhecemos. Isto são coisas para melhorar a térmica, mas sinceramente não sei quantificar qual a melhoria. Uma coisa é certa, são artigos bem mais caros e que pouca gente apostará neles.

    Essa do café até é boa ideia, afinal gosto da CMartin. :D

    Colocado por: Anonimo16062021Então para a próxima não diga,o pvc não tem ruptura térmica nunca.


    Na realidade não tem, porque é um material muito pouco condutor. Por isso não precisa.

    Colocado por: Anonimo16062021Só para inglês ver..

    Caixilho em PVC com 2 câmaras Valor U = 2,8 W / (m²K)
    Caixilho de PVC com 5 câmaras Valor U = 1,4 W / (m²K)
    Caixilho em PVC com 7 câmaras Valor U = 1,1 W / (m²K)
    Caixilho de PVC com isolamento Valor U = 0,85 W / (m²K)


    Isso é valor Uw (janela completa com vidro) ou Uf (caixilho apenas, sem vidro)? Provavelmente é Uw e no último já temos vidro triplo com gás argon na caixa de ar.

    Colocado por: AntónioPSPereira*Pretendia uma gama minimalista, mas a proposta da Sosoares neste caso sai do orçamento que tenho disponível, por isso coloco aqui a série normal.

    O que acham das propostas?


    Eu, muito sinceramente escolheria a Sosoares.

    Colocado por: ANdieselFico assim mais descansado ao saber que a minha nova casa está equipada com boa caixilharia (para má chegou a anterior da Technal, que no verão até queimava).


    Era um sistema sem corte térmico. Correcto? É que Technal é uma marca bastante boa. Acima da média mesmo, se bem que tem perdido alguma expressão na última década.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AntónioPSPereira
  3.  # 363

    Colocado por: Mário PiedadeAo colocar espuma num perfil de alumínio com corte térmico está a fazer precisamente o mesmo que no paragrafo anterior explicou e bem que os estores de alumínio são erradamente rotulados como "estores térmicos".

    Se não existir no alumínio uma descontinuidade de perfil (exterior/interior) não há corte térmico, neste contexto se lá colocar a espuma nada resolve em termos térmicos, porque o perfil continua em contacto direto com o PVC, Fibra de vidro, Poliamida, ou o que lhe quiserem chamar, que é o que faz a rotura entre o exterior e o interior, quando muito, a aplicação da espuma poderá aumenta a capacidade estrutural do perfil.


    No caso do alumínio coloca-se na câmara onde estão as poliamidas, fazendo de facto um melhor isolamento, não é uma diferença abismal, mas é um opcional que se pode colocar sem grandes custos acrescidos, nem de material nem de mão-de-obra.

    Colocado por: Mário PiedadeSe virmos essa colocação de espuma num perfil de alumínio sem corte térmico, aqui então é completamente descabido e sem qualquer sentido, mas é a minha opinião e vale o que vale.


    Concordo. Não faria qualquer sentido.

    Colocado por: ricardo33020Alguém já trabalhou com alumínios da marca alumínios iberica que possa dar feedback?!


    Não conheço, mas pelo nome deve ser espanhol.

    Colocado por: ANdieselA sua caixilharia Technal tinha rotura térmica? Sempre pensei que Technal fosse o Ferrari dos alumínios, atribui a minha insatisfação ao facto de não ter rotura térmica. E assim sem rotura, aquele alumínio queimava mesmo (não estou a exagerar).


    Não é Ferrari, mas já foi Porsche ou algo que o valha. Se não tinha corte térmico, de facto era por causa disso. Se era uma cor escura, ainda pior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo33020
  4.  # 364

    Colocado por: two-rok

    Meu caro, não tenho medo de nada. Mas isso que diz não faz qualquer sentido. Cada PRE tem necessidades diferentes, necessidades essas que se não forem respeitadas, a classificação energética fica prejudicada, com as devidas consequências. Os SKN termicamente têm todos o mesmo valor, depois consoante a capa têm valores de factor solar diferentes que devem ser escolhidos em função do projecto térmico. Não existe um vidro mais equilibrado ou mais neutro, isso parece-me ideia pré-concebida de algum vendedor de vidros e que o Sr. Ferreira, com todo o respeito que me merece, ingenuamente acreditou. Não existe um vidro mais equilibrado ou neutro, existe um vidro mais equilibrado sim, mas para cada caso em concreto, e em cada caso, esse vidro pode mudar, e muitas vezes muda mesmo.


    Não tem nada todos o mesmo valor (144...)! Mas adiante... 🤷‍♂️

    A sua preocupação não é ajudar quem procura ajuda no forum... mas sim, fazer crer que para além da sua ajuda e de mais um ou dois utilizadores do forum todas as outras estão erradas ou tem algo de errado! Tenho reparado! Resumidamente é isto. Não tenho mais nada para lhe dizer.
  5.  # 365

    Colocado por: Mário Piedadeestão as 8 camâras qu


    8 camaras foi erro meu a escrever mas os valores apresentados no meu entender são do conjunto janela e vidro, e apesar de não ter os dados pelo que me parece os vidros não serão iguais de umas janelas para as outras.

    Quanto ao revestimento exterior a madeira evidentemente é mais nobre mas carece de manutenção.

    https://www.finstral.com/pt/janelas-e-portas/madeira-e-aluminio/2-39.html

    https://www.cortizo.com/pt/sistemas/ver/1/cor-galicia-alum-madera-rpt.html

    Se reparar quer no alumínio quer no PVC quando se juntam á madeira a madeira fica quase sempre para o interior suponho que por motivos de manutenção.
  6.  # 366

    Colocado por: two-rok

    E a LT-Oculta para mim tem um erro de palmatória. O perfil de aro móvel não acho que esteja bem concebido.


    Também acho que sim. Então se usar o bofe em alumínio penso que a série anula completamente a rotura térmica. A ST oculta resolveu esse problema e ainda fica mais econômica para o cliente final.
    E já agora um agradecimento, porque aprendi isto consigo. Também pensava que a ST era mais cara que a LT.
    Concordam com este comentário: two-rok
  7.  # 367

    Colocado por: ricardo33020Alguém já trabalhou com alumínios da marca alumínios iberica que possa dar feedback?!


    Não conheço, mas pelo nome deve ser espanhol.

    Trata se de uma empresa Portuguesa, de Braga.

    Faz parte do grupo de empresas Perfil Norte e Painel 2000.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  8.  # 368

    Colocado por: Anonimo16062021
    Então estão lá a fazer o que?
    Será para inglês ver?
    Concordam com este comentário:Jafoste88


    Não é para Inglês ver mas é quase. O mesmo acontece no alumínio. Os valores de melhoria do coeficiente térmico são mínimos. Mas grão a grão enche a galinha o papo. As espuma termoisolante e bastante barata por isso nao prejudica nada meter.
    O PVC não tem rotura térmica. O PVC É rotura térmica. Todo ele é rotura térmica lol :)
  9.  # 369

    Colocado por: ANdieselObrigado CMartin, de facto tinha uma ideia completamente errada e muita desinformação. Pensava mesmo que a rotura térmica era o top line em todos os materiais. Mas fiquei a perceber então de modo resumido que a rotura térmica existe no alumínio por ser um mau isolante. O PVC como bom isolante não necessita, sendo ainda superior.
    Fico assim mais descansado ao saber que a minha nova casa está equipada com boa caixilharia (para má chegou a anterior da Technal, que no verão até queimava).
    Concordam com este comentário:CMartin


    Cof Cof puxar a brasa a minha sardinha vergonhosamente :)). Superior no isolamento térmico e preço . Existem vários outros aspetos comparativos.
  10.  # 370

    Colocado por: Mário PiedadeSe virmos essa colocação de espuma num perfil de alumínio sem corte térmico, aqui então é completamente descabido e sem qualquer sentido, mas é a minha opinião e vale o que vale.


    Tem toda a razão, se for poliuterano expandido ajuda a absorver condensações.
  11.  # 371

    Colocado por: ANdiesel
    A sua caixilharia Technal tinha rotura térmica? Sempre pensei que Technal fosse o Ferrari dos alumínios, atribui a minha insatisfação ao facto de não ter rotura térmica. E assim sem rotura, aquele alumínio queimava mesmo (não estou a exagerar).


    Aluminios sem rotura térmica não fazem milagres. Estão bastante ultrapassados, seja de que marca for. Alias nesses casos até evite as marcas altas pois vai estar a pagar mais por um produto que já foi inventado, copiado, alterado/melhorado(para não dizerem que foi uma cópia chapada :))) Há muitos anos por toda a gente e mais os primos deles :D.
  12.  # 372

    Colocado por: AntónioPSPereiraOlá,
    Chegou a altura de escolher a caixilharia para a construção da minha casa. Optei por alumínio com rutura térmica e tenho neste momento 3 orcamentos, de 3 marcas diferentes:

    Sosoares, oscilobatente e basculante série LT e de correr série JE. Vidro duplo térmico 6mm temperado SN 70/35 + 14 TGI + laminado 441 incolor -16.083,24€ + IVA

    Cortizo, oscilobatente e basculante série COR 60 e de correr série COR Vision. Vidro duplo laminado 44.1 + 16 + 6 guardian sun com gás -15.875€ + IVA

    SCA, oscilobatente e basculante série 6000 oculta e de correr série Miniline light. Vidro duplo guardian sun 6 + 12 + laminado 4,4mm -18.200€ + IVA

    *Pretendia uma gama minimalista, mas a proposta da Sosoares neste caso sai do orçamento que tenho disponível, por isso coloco aqui a série normal.

    O que acham das propostas?


    Mais algum entendido que queira dar a opinião?
  13.  # 373

    Colocado por: AntónioPSPereira

    Mais algum entendido que queira dar a opinião?


    A 3º opção não conheço, logo não vou opinar a não ser que para mim estava à partida excluída (não quer dizer que não seja de longe melhor do que qualquer uma das outras duas opções, simplesmente não conheço).

    Em relação às outras opções a primeira seria a minha escolha. Tem o melhor vidro das 3 propostas. Mas mistura conceitos, a série de batente (LT) é superior à (COR60). A série de correr também é superior na realidade, embora no papel seja inferior, mas é um conceito diferente uma vez que a JE tem um perfil robusto e de grande expressão. A COR-VISION é uma série minimalista, fraquita. Para manter a mesma marca e o mesmo conceito aconselho a COR-VISION PLUS que é uma versão melhorada da COR-VISON e aí já digo que é superior à JE, embora lá está, sejam conceitos diferentes.

    A série da CORTIZO comparável/equivalente à JE é a COR-4700.

    Espero ter ajudado.

    PS: Tento dar a minha opinião falando com experiência e não olhando apenas para os números dos papeis...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AntónioPSPereira
  14.  # 374

    Colocado por: Vasco Bento

    Cof Cof puxar a brasa a minha sardinha vergonhosamente :)). Superior no isolamento térmico e preço . Existem vários outros aspetos comparativos.


    Não percebi. Sardinha de quem?
  15.  # 375

    Colocado por: rfferreiraA sua preocupação não é ajudar quem procura ajuda no forum... mas sim, fazer crer que para além da sua ajuda e de mais um ou dois utilizadores do forum todas as outras estão erradas ou tem algo de errado! Tenho reparado! Resumidamente é isto. Não tenho mais nada para lhe dizer.


    Portanto em vez de pegar naquilo que eu falei e tentar explicar o seu ponto de vista, prefere ir para o campo pessoal, atacando a pessoa e não tentando debater? (que é aquilo que se pretende num forum de entre-ajuda).

    Portanto não concorda que diferentes obras, diferentes vidros? É isso? Gostava de perceber a lógica disso, apenas e só, pois é a primeira vez que ouço essa teoria, e se há coisa que eu faço é falar desse tipo de assuntos com as pessoas da área do vidro.
  16.  # 376

    Colocado por: two-rok

    Portanto em vez de pegar naquilo que eu falei e tentar explicar o seu ponto de vista, prefere ir para o campo pessoal, atacando a pessoa e não tentando debater? (que é aquilo que se pretende num forum de entre-ajuda).

    Portanto não concorda que diferentes obras, diferentes vidros? É isso? Gostava de perceber a lógica disso, apenas e só, pois é a primeira vez que ouço essa teoria, e se há coisa que eu faço é falar desse tipo de assuntos com as pessoas da área do vidro.


    Foi dessa forma que se dirigiu a mim cada vez que me citou. Pelo menos foi com essa sensação que fiquei. Posso ter interpretado mal, se foi o caso peço desculpa, mas foi com esse sentimento que fiquei.

    Não existe grande debate. Concordo que diferentes obras diferentes vidros, sem dúvida. Cada caso é um caso. Naquele caso em concreto sem ter conhecimento de qualquer elemento técnico apenas referi que o SKN 176 é um vidro muito equilibrado. Ou seja é o que tem o melhor compromisso em todos os parâmetros. Logo cumpre em qualquer casa moderna hoje em dia. Tirando algumas excepções no baixo Alentejo e Algarve quando existe um estudo muito rigoroso do RCCTE em que pode ser necessário colocar um factor solar mais baixo nas exposições a SUL e POENTE. Mas para isso ainda existem outros vidros melhores que qualquer SKN.

    Isto não invalida que o SKN 176 particularmente não seja um excelente vidro, isto porque foi conseguido com esta capa um equilíbrio excelente no compromisso de factor solar, transmissão luminosa e transmissão térmica. O que à partida é um excelente vidro para uma moradia habitação moderna. É aliás um vidro gama média/alta. Diria que este vidro fica acima do exigido em 80% dos estudos RCCTE para uma moradia habitação unifamiliar. Foi nessa perspectiva que aconselhei este vidro. Sem ter qualquer conhecimento dos elementos técnicos da obra.

    Você citou-me afirmando que eu estava a induzir as pessoas em erro e perguntando se agora havia um vidro perfeito para todas as moradias e não foi isso que eu escrevi.
  17.  # 377

    Colocado por: AntónioPSPereiraMais algum entendido que queira dar a opinião?


    Sosoares na minha opinião. O vidro que lhe vão colocar na minimalista da Cortizo não deveria ser esse. Vai ficar com uma minimalista mas com um vidro fraco para essa série.
    Concordam com este comentário: manelvc, two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AntónioPSPereira
  18.  # 378

    Colocado por: ANdieselNão percebi. Sardinha de quem?


    "puxar a a sardinha á minha brasa" é uma expressão popular. Disse isso pois não vendemos sistemas de uPVC só alumínio :)
  19.  # 379

    Colocado por: two-rokPortanto em vez de pegar naquilo que eu falei e tentar explicar o seu ponto de vista, prefere ir para o campo pessoal, atacando a pessoa e não tentando debater? (que é aquilo que se pretende num forum de entre-ajuda).

    Portanto não concorda que diferentes obras, diferentes vidros? É isso? Gostava de perceber a lógica disso, apenas e só, pois é a primeira vez que ouço essa teoria, e se há coisa que eu faço é falar desse tipo de assuntos com as pessoas da área do vidro.


    Colocado por: two-rokFoi dessa forma que se dirigiu a mim cada vez que me citou. Pelo menos foi com essa sensação que fiquei. Posso ter interpretado mal, se foi o caso peço desculpa, mas foi com esse sentimento que fiquei.


    Não me quero meter nesta discussão (nem tenho que me meter), mas acho que é desnecessário os ataques pessoais. Todos temos experiências, opiniões e conhecimentos diferentes e isso é bom pois permite a troca de ideias. Se fossemos todos iguais o mundo era um lugar cinzento. Não é preciso chatear-nos por causa disso :)
    Concordam com este comentário: rfferreira, two-rok
  20.  # 380

    Colocado por: Vasco Bento



    Não me quero meter nesta discussão (nem tenho que me meter), mas acho que é desnecessário os ataques pessoais. Todos temos experiências, opiniões e conhecimentos diferentes e isso é bom pois permite a troca de ideias. Se fossemos todos iguais o mundo era um lugar cinzento. Não é preciso chatear-nos por causa disso :)
    Concordam com este comentário:rfferreira


    Concordo Vasco, eu não me chateei, de qualquer das formas ele dirigiu-se a mim de uma forma um pouco "agressiva" (no meu entender, já frisei acima que posso estar errado na interpretação), só me limitei a defender. Não quero entrar em discussões, nem vou entrar.

    Quando sinto que não sou bem vindo a um local simplesmente não volto lá. Não queria fazer isso porque realmente acho o forum interessante e já se percebeu que tem muita gente, muitos especialista das mais diversas áreas da construção e nesta em particular tem algumas pessoas com quem pode ser interessante trocar ideias.
 
0.1477 seg. NEW