Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 29 junho 2017

     # 21

    Colocado por: Anonimo18072022AO sistema com EPS, em Portugal, ainda pode ser aplicado em edifícios acima dos 28m.

    A sério? Que inconsciência...
    • TZW
    • 29 junho 2017

     # 22

    Colocado por: Anonimo18072022A
    O sistema com EPS, em Portugal, ainda pode ser aplicado em edifícios acima dos 28m.

    É o problema das leis, estão sempre certas até mudarem. Por isso é que seguir algo cegamente só porque "alguém" diz é sempre controverso a não ser que o legislador assuma os danos e tenha o dom de reavivar.
  1.  # 23

  2.  # 24

    A problemática dos incêndios é um fator subvalorizado em Portugal, onde infelizmente a única preocupação na escolha de um produto continua a ser o preço. Todos os materiais de construção devem ser testados relativamente á sua resistência ao fogo (EN13501-1). A classificação vai de A (não inflamável) a F (facilmente inflamável).Produtos não testados são classificados na ETA com a categoria F (facilmente inflamáveis).

    É importante que os aplicadores saibam disto para poderem aconselhar os seus clientes de forma apropriada. Ninguém se preocupa com estas questões enquanto as desgraças não acontecem. Quando acontecem são suficientes para arruinar a vida a quem os vendeu.

    Esta é aliás uma das razões pelas quais alguns produtos, embora aparentemente iguais a outros, são vendidos mais caros. As certificações são caras e exigem maior rigor, pelo que esse custo tem que ser considerado no preço final do produto.
    • TZW
    • 29 junho 2017 editado

     # 25

    Como revestimento exterior, pedra e argamassa de aerogel parece eficaz para moradias, falta é a massa:)
  3.  # 26

    En 13501-1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo18072022B
      EN-13501-1-classes.jpg
  4.  # 27

    Colocado por: Anonimo18072022AIsto já para não falar na fiscalização que ou não quer saber, ou não tem formação....ou qualquer outra justificação.
    E ainda a atual legislação apesar de desactualizada....no que aos sistemas ETICS diz respeito....não é minimamente implementada/fiscalizada.
    No dia que alguém for multado....e as multas até são altas...abrem a pestana.


    Infelizmente estamos muito atrasados nestas matérias. Em Portugal as pessoas associam um preço alto a roubo e não a qualidade.

    E quem está à frente de um ministério ou associação não está preocupado com a missão em si mas antes em arranjar condições para conseguir vantagens ou um tacho ainda melhor. Já participei em reuniões onde estavam pessoas que deviam criar regras para um determinado setor e a única preocupação que tinham era combinar preços e criar dificuldades a quem realmente queria introduzir melhorias nessa área.
    • Carvai
    • 29 junho 2017 editado

     # 28

    Colocado por: simplesA problemática dos incêndios é um fator subvalorizado em Portugal, onde infelizmente a única preocupação na escolha de um produto continua a ser o preço.

    Felizmente que em países avançados (tipo Inglaterra) isso não acontece.
    Concordam com este comentário: eu
  5.  # 29

    Então o melhor era colocar material com proteção ao fogo em toda a casa, sofás, soalho, janelas PVC, tapetes, cabalagem eléctrica, persianas, rodapés, aros, etc etc etc
  6.  # 30

    Uma boa ideia era a obrigação de sistema de detecção de incêndio e combate em todas as construções,
    Concordam com este comentário: RRufino
  7.  # 31

    Colocado por: CarvaiFelizmente que em países avançados (tipo Inglaterra) isso não acontece.


    Os ingleses também não são grande exemplo nesta matéria. Estava a pensar mais em países como por exemplo a Alemanha. Obviamente isto não quer dizer que lá seja tudo perfeito mas que nesta matéria nos dão 10:0, disso não tenho dúvida nenhuma.
    • TZW
    • 29 junho 2017

     # 32

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Basta ver o que aconteceu recentemente em Pedrogão....


    Primeiro: na generalidade o aplicador não quer saber disso.
    Segundo: o projectista é que deve prescrever a respectiva classe do sistema ETICS...tirando o caso de obras particulares nas situações de remodelações onde o cliente final trata de tudo.


    Pois....

    Discordo com a parte inicial, não acho que devemos misturar fogo que vem da mata ou outro elemento para as casas com fogo gerado nas casas e a sua propagação. Basta relembrar o 11/09 para perceber que o edifício não tem que aguentar com todo o tipo de ataques, acho que deve apenas estar protegido cada elemento contra os possíveis perigos que se possam gerar no próprio. Proteção contra fogos da mata feita na mata, proteção contra fogos desencadeados no edifício feita no edifício, senão acho que tínhamos que habitar uma espécie de bunker e talvez nem isso...
  8.  # 33

    Colocado por: Sergio RodriguesEntão o melhor era colocar material com proteção ao fogo em toda a casa, sofás, soalho, janelas PVC, tapetes, cabalagem eléctrica, persianas, rodapés, aros, etc etc etc


    É obvio que um revestimento de fachada facilmente inflamável que ocupa toda a extensão de um edifício terá mais probabilidade de propagar um pequeno incendio que um mero sofá.

    De referir ainda que o tamanho, a localização e as características de um edifício também têm um peso importante no que diz respeito à relevância desta temática. A preocupação num prédio de 28 andares obviamente deve ser maior do que numa vivenda de dois andares. Ainda assim é um aspeto que deve ser sempre considerado, com maior ou menor peso no contexto geral da construção.
    • eu
    • 29 junho 2017

     # 34

    Colocado por: Sergio RodriguesEntão o melhor era colocar material com proteção ao fogo em toda a casa, sofás, soalho, janelas PVC, tapetes, cabalagem eléctrica, persianas, rodapés, aros, etc etc etc

    E proibir as casas em madeira...
    • eu
    • 29 junho 2017 editado

     # 35

    Colocado por: Anonimo06082021o pessoal em relação ao EPS preocupa-se com o fogo.mas o problema do EPS é outro e mais grave....só que não se vê e a maioria desconhece.

    O que é?
    • TZW
    • 29 junho 2017

     # 36

    Colocado por: eu
    O que é?

    Os tubos de pvc prédio acima???
    • TZW
    • 30 junho 2017

     # 37

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Não entendeu onde queria chegar: regulamentação.

    Na floresta portuguesa independentemente da natureza de muitos fogos, existe uma clara falta de regulamentação nomeadamente no ordenamento da floresta através da limpeza da mesma. No fogo de Pedrogão, não querendo apontar culpados ou desculpar culpados, é claro que a rapidez com que se propagou o incêndio se deveu à falta de limpeza das florestas, à falta de acessos, etc.

    Nos revestimentos de fachada, que é o que temos estado a discutir, a legislação também é bastante omissa em muitos aspectos além da evidente falta de fiscalização. Foi o que aconteceu em Inglaterra e poderá também ser um dia destes razão para uma outra desgraça qualquer com revestimentos de fachadas que não cumprem minimamente as mais elementares regras de segurança.

    Concordo, só achei que transmitia na ideia que a proteção do edifício ser responsável/colmatar pela falta de proteção noutros elementos em redor.
    "
    Colocado por: simples
    A problemática dos incêndios é um fator subvalorizado em Portugal
    Basta ver o que aconteceu recentemente em Pedrogão....



    Colocado por: simples
    É importante que os aplicadores saibam disto para poderem aconselhar os seus clientes de forma apropriada.
    Primeiro: na generalidade o aplicador não quer saber disso.
    Segundo: o projectista é que deve prescrever a respectiva classe do sistema ETICS...tirando o caso de obras particulares nas situações de remodelações onde o cliente final trata de tudo."
  9.  # 38

    http://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/fogo-em-predio-de-luxo-causa-panico-em-londres?ref=HP_Grupo1

    Agora são painéis solares a arder. Inicialmente fiquei espantado como uma caixa com agua pode arder. Mas aparentemente o prédio estava em construção pelo que os painéis deviam estar vazios. De qualquer forma é mais uma vez surpreendente que materiais modernos ardam desta forma.
  10.  # 39

    Fotovoltaicos?
    Concordam com este comentário: TZW
    • TZW
    • 2 julho 2017

     # 40

    Colocado por: Sergio RodriguesFotovoltaicos?
    Concordam com este comentário:TZW

    Mas mesmo esses é ridículo.
    Concordam com este comentário: eu
 
0.0273 seg. NEW