Iniciar sessão ou registar-se
    • smst
    • 21 junho 2017 editado

     # 1

    Arrendei recentemente uma casa que não tem electrodomésticos (excepto placa do fogão (a gás)). Ontem encomendamos entre outros um forno eléctrico que nos será entregue na próxima terça feira. A minha dúvida prende-se com a ligação do forno eléctrico pois disseram-me que o forno não traz ficha e que normalmente a ligação é feita directamente a "uma caixa de derivação electrica" que pelo que vi não existe. É possivel colocar uma ficha na ponta do cabo e ligar directamente a uma tomada? No local nunca existiu forno embora exista local para ele nos móveis, mas é visivel por ausência de marcas e de furos que nunca lá foi colocado nenhum. Qual a melhor solução para efectuar a ligação do forno?
  1.  # 2

    O meu forno eléctrico liga com uma ficha directamente na tomada. O forno já vinha assim de origem (TEKA)
  2.  # 3

    Colocado por: smstArrendei recentemente uma casa que não tem electrodomésticos (excepto placa do fogão (a gás)). Ontem encomendamos entre outros um forno eléctrico que nos será entregue na próxima terça feira. A minha dúvida prende-se com a ligação do forno eléctrico pois disseram-me que o forno não traz ficha e que normalmente a ligação é feita directamente a "uma caixa de derivação electrica" que pelo que vi não existe. É possivel colocar uma ficha na ponta do cabo e ligar directamente a uma tomada? No local nunca existiu forno embora exista local para ele nos móveis, mas é visivel por ausência de marcas e de furos que nunca lá foi colocado nenhum. Qual a melhor solução para efectuar a ligação do forno?


    Nos aparelhos de grande consumo e que não são móveis, como os fornos, o mais recomendado é, de facto, não usar um conjunto ficha/tomada. O melhor é mesmo usar algum tipo de terminais para ligar o cabo do forno à instalação da casa. Se no local do forno existir uma tomada vulgar, sugiro que se retire a tomada e se coloque uma tampa "cega" (i.e., uma tampa lisa apropriada para aquela caixa) onde se abre um furo para passar o cabo. No interior da parede os fios da instalação são conectados ao cabo do forno.
    Concordam com este comentário: TZW
  3.  # 4

    Colocado por: Vítor MagalhãesO meu forno eléctrico liga com uma ficha directamente na tomada. O forno já vinha assim de origem (TEKA)


    Estamos a falar de um forno convencional com frente de 60 cm x 60 cm ou estamos a falar de um mini-forno portátil? Nunca vi um forno convencional a trazer ficha, muito menos um Teka (que já instalei uns quantos). Não digo que não exista, mas todos os fornos que vi instalados com ficha convencional eram claramente adaptações à posteriori.
    Concordam com este comentário: damned
  4.  # 5

    O forno é de tamanho normal. Na altura que a cozinha foi montada o forno foi retirado da caixa e a ficha foi ligada e o forno foi encastrado e seguro por 4 parafusos ao caixote e tá a andar. O cabo é pequeno, deve ter 1 metro se tanto. Posteriormente já tive de retirar o forno por causa da ficha do micro-ondas que liga numa tomada ao lado e verifiquei a integridade do forno e tomada e não reparei em nada de extraordinário.
    A minha cozinha tem 11 anos, o forno idem, tem é sido utilizado muito poucas vezes.
    • smst
    • 22 junho 2017

     # 6

    Mas ninguém me sabe responder se o forno não trouxer ficha (que é o mais certo) se podemos colocar uma ficha sem problemas?
    • XR2i
    • 22 junho 2017 editado

     # 7

    Já lhe responderam mais acima, tem a solução toda e até já lhe explicaram o porque de não se ligar um forno com uma tomada.
  5.  # 8

    Colocado por: smstMas ninguém me sabe responder se o forno não trouxer ficha (que é o mais certo) se podemos colocar uma ficha sem problemas?


    Poder até pode, mas é desaconselhado. É uma questão de segurança.
  6.  # 9

    Resumindo, esqueça a ficha.

    Use uns ligadoes para condutores tipo isto:

    Este é para 5 condutores mas basta um de 2.
    Tem de ir "buscar" eletricidade a uma tomada próxima que suporte a amperagem do forno!

    Tem de adquirir um destes por cada um dos três fios (Fase, Neutro e Terra).
    • smst
    • 22 junho 2017

     # 10

    Colocado por: mafgodResumindo, esqueça a ficha.

    Use uns ligadoes para condutores tipo isto:
    //b||1342177279>>=1)c+=c;return a};q!=p&&null!=q&&g(h,n,{configurable:!0,writable:!0,value:q});var t=this;function u(b,c){var a=b.split("."),d=t;a[0]in d||!d.execScript||d.execScript("var "+a[0]);for(var e;a.length&&(e=a.shift());)a.length||void 0===c?d[e]?d=d[e]:d=d[e]={}:d[e]=c};function v(b){var c=b.length;if(0=c.offsetWidth&&0>=c.offsetHeight)a=!1;else{d=c.getBoundingClientRect();var f=document.body;a=d.top+("pageYOffset"in window?window.pageYOffset:(document.documentElement||f.parentNode||f).scrollTop);d=d.left+("pageXOffset"in window?window.pageXOffset:(document.documentElement||f.parentNode||f).scrollLeft);f=a.toString()+","+d;b.b.hasOwnProperty(f)?a=!1:(b.b[f]=!0,a=a<=b.g.height&&d<=b.g.width)}a&&(b.a.push(e),b.c[e]=!0)}y.prototype.checkImageForCriticality=function(b){b.getBoundingClientRect&&z(this,b)};u("pagespeed.CriticalImages.checkImageForCriticality",function(b){x.checkImageForCriticality(b)});u("pagespeed.CriticalImages.checkCriticalImages",function(){A(x)});function A(b){b.b={};for(var c=["IMG","INPUT"],a=[],d=0;d=a.length+e.length&&(a+=e)}b.i&&(e="&rd="+encodeURIComponent(JSON.stringify(B())),131072>=a.length+e.length&&(a+=e),c=!0);C=a;if(c){d=b.h;b=b.j;var f;if(window.XMLHttpRequest)f=new XMLHttpRequest;else if(window.ActiveXObject)try{f=new ActiveXObject("Msxml2.XMLHTTP")}catch(r){try{f=new ActiveXObject("Microsoft.XMLHTTP")}catch(D){}}f&&(f.open("POST",d+(-1==d.indexOf("?")?"?":"&")+"url="+encodeURIComponent(b)),f.setRequestHeader("Content-Type","application/x-www-form-urlencoded"),f.send(a))}}}function B(){var b={},c;c=document.getElementsByTagName("IMG");if(!c.length)return{};var a=c[0];if(!("naturalWidth"in a&&"naturalHeight"in a))return{};for(var d=0;a=c[d];++d){var e=a.getAttribute("data-pagespeed-url-hash");e&&(!(e in b)&&0=b[e].o&&a.height>=b[e].m)&&(b[e]={rw:a.width,rh:a.height,ow:a.naturalWidth,oh:a.naturalHeight})}return b}var C="";u("pagespeed.CriticalImages.getBeaconData",function(){return C});u("pagespeed.CriticalImages.Run",function(b,c,a,d,e,f){var r=new y(b,c,a,e,f);x=r;d&&w(function(){window.setTimeout(function(){A(r)},0)})});})();pagespeed.CriticalImages.Run('/mod_pagespeed_beacon','https://forumdacasa.com/discussion/49921/ligar-forno-electrico-como/','nXzXivl0t7',true,false,'kKlpoCcBAMw'); //]]>
    Este é para 5 condutores mas basta um de 2.
    Tem de ir "buscar" eletricidade a uma tomada próxima que suporte a amperagem do forno!

    Tem de adquirir um destes por cada um dos três fios (Fase, Neutro e Terra).


    No local existe uma tomada (quer dizer perto) que é onde está ligada a ficha da placa que é a gás mas tem isqueiro eléctrico. Chamando lá um técnico consegue nesse local manter uma tomada e fazer a ligação para o forno?
    Obrigado desde já pela ajuda.
  7.  # 11

    OK, pretende continuar a ter essa tomada (usada para o isqueiro da placa) e dessa tomada fazer a ligação para o forno.
    O técnico pode fazer isso mas.... tem a certeza que os fios que estão na tomada suportam a potência do forno?
    Se não suportar, terá de substituir os fios que lá estão por uns que o suportem.
    Se assim for, o técnico poderá ou não fazer essa substiuição (aqui já é trabalho de eletricista).
    E a fazer, terá de saber que a terá de fazer antecipadamente para levar os fios necessários.
    • TZW
    • 22 junho 2017 editado

     # 12

    Provavelmente vai ter algo assim, talvez tenha que cortar ponteiras dos fios para os ligar e pode não conseguir ligar as resistências todas em simultâneo se passar os 3000w. Antes de utilizar verifique bem os apertos de todas as ligações no quadro eletrico e caso o circuito não seja direto verifique também os apertos/ligações nas outras caixas por onde passa.
    Se usar a tomada com ficha, garanta que ambas são certificadas para 16a e com excelente qualidade.
      Placa (2).jpg
    • smst
    • 22 junho 2017

     # 13

    Colocado por: mafgodOK, pretende continuar a ter essa tomada (usada para o isqueiro da placa) e dessa tomada fazer a ligação para o forno.
    O técnico pode fazer isso mas.... tem a certeza que os fios que estão na tomada suportam a potência do forno?
    Se não suportar, terá de substituir os fios que lá estão por uns que o suportem.
    Se assim for, o técnico poderá ou não fazer essa substiuição (aqui já é trabalho de eletricista).
    E a fazer, terá de saber que a terá de fazer antecipadamente para levar os fios necessários.


    Sim pretendia manter a tomada para a ficha da placa.
    Quando disse técnico queria dizer electricista.
    Vou telefonar a um electricista quando chegar o forno, visto que acima de tudo quero segurança, dai ter aberto esta discussão.
    Obrigada.
    • TZW
    • 22 junho 2017

     # 14

    Colocado por: smst

    Sim pretendia manter a tomada para a ficha da placa.
    Quando disse técnico queria dizer electricista.
    Vou telefonar a um electricista quando chegar o forno, visto que acima de tudo quero segurança, dai ter aberto esta discussão.
    Obrigada.

    Pode manter, dos ligadores tira para a tomada e passa o cabo por um furo da parede para o interior da caixa. Evite é maus contactos o resto está protegido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smst
  8.  # 15

    Por favor, não faça a asneira de meter na tomada um daqueles derivadores múltiplos em "T" com uma ficha para placa e outra para forno...
    • smst
    • 22 junho 2017

     # 16

    Colocado por: ClioIIPor favor, não faça a asneira de meter na tomada um daqueles derivadores múltiplos em "T" com uma ficha para placa e outra para forno...


    Eu não tenciono fazer nada, vou chamar um electricista para fazer a ligação (alguém da minha confiança).
    Obrigado
    Concordam com este comentário: ClioII
 
0.0177 seg. NEW