Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia

Recentemente adquiri um apartamento usado (primeira casa própria!), com cerca de sete anos de uma utilização bastante despreocupada por parte dos antigos donos.

Gostos são gostos é verdade, mas creio que o desleixo impede que as pessoas desfrutem convenientemente das opções estéticas que tomam, que na minha opinião não foram as melhores.

Venho aqui colocar uma questão aos mais entendidos sobre pinturas.

Espero que pela imagem se consiga perceber o tipo de pintura que foi aplicada sobre as paredes do quarto principal. Trata-se de um vermelho escuro, aplicado com uma técnica não uniforme, conferindo uma textura sui generis ao quarto. Como se trata de uma divisão de dimensões modestas, que pretendo transformar num agradável quarto de casal, pretendo pintá-lo de uma cor mais clara, quase neutra (qualquer coisa entre Amêndoa e Areia - Robbialac).

As paredes em si estão um pouco mal tratadas, com alguns buracos e tentativas de reparação sem grande sucesso sobre o estuque original. O plano passará por contratar um profissional do estuque para uniformizar as paredes e poder pintar por cima.

Aquilo que tenho a perguntar aos entendidos é o seguinte: que tinta(s) devo aplicar nestas paredes, uma vez que a pintura actual não é uniforme e que a cor pretendida nada tem a ver com a actual? Devo usar algum tipo de primário ou selante? Se sim quais? Que tinta recomendam, tendo em conta a relação qualidade/preço, ainda que eu possa beneficiar de um desconto de aproximadamente 40% na Robbialac?

Desde já agradeço aos demais e vos congratulo por um fórum tão útil.

Cumprimentos
    João Guilherme Coelho
      DSC06388(2).jpg
  2.  # 2

Desde já agradeço a sua resposta.

Peço desculpa pelo lapso, mas serei efectivamente eu a pintar o quarto, bem como as restantes divisões da casa. O desconto é obtido através de um contacto na construção, pelo que seria, pelo menos, uma opção a considerar.

O meu grande problema seria gastar dinheiro numa tinta de óptima qualidade (cara) que não seria suficiente para cobrir eficazmente o "trabalho" anterior ou, por outro lado, comprar um primário que não fosse necessário.

O estucador é um mal necessário, uma vez que pretendo um bom acabamento das paredes antes de começar a pintar.

Cumprimentos e muito obrigado
    João Guilherme Coelho
  3.  # 3

Vai ter que aplicar umas 5 ou 6 camadas de tinta...
  4.  # 4

Obrigado por comentar.

Muito sinceramente não acredito que não haja melhor solução. Mesmo os profissionais, mais rápidos e eficientes a pintar, não dariam mais de duas ou três demãos de tinta, uma vez que iria encarecer bastante o orçamento ou iriam perder demasiado tempo numa simples pintura, mas realço que não sou entendido na matéria.

Provavelmente irei precisar de um primário, mas gostaria que continuassem a postar. Todas as opiniões contam, pelo que todas são benvindas.

Cumprimentos
    João Guilherme Coelho
  5.  # 5

Pintei uma parede de verde forte, depois alterei para creme, tive que pintar 4 vezes com tinta da barbot interiores.

Essa cor que é muito mais forte deve levar umas 5 ou 6 camadas (a contar com primário)
    •  
      FD
    • 16 junho 2009 editado

# 6

Vou falar do que não sei, mas que se lixe... costumo ver o "Querido mudei a casa" e eles por lá já apanharam alguns desses casos que me lembre.
    Pela extensa e fastidiosa referência publicitária à Robbialac que fazem em todos os programas, já levei uma lavagem cerebral e fiquei com a sensação de que existe um primário do qual basta uma demão para ocultar a cor original...

Existem pelo menos dois membros do fórum que, pelo que tenho visto, podem ajudar com mais detalhe e informação, mas não sei se passam aqui todos os dias (Quicks (Dyrup?) e ClaXav (CIN?)).
  6.  # 7

Obrigado pelos comentários.

vasco tome, será que o primário que usou era adequado? Era de boa qualidade? Já agora qual a marca?

FD, partilho da sua opinião. As tintas de boa qualidade (e não só da Robbialac), pelo que me parece, diferem das demais pelo facto de darem melhor cobertura. Se as tintas cobrem melhor, creio que os primários, que servem para esse efeito, são ainda mais eficazes.

Ainda assim continuo à espera de mais comentários. Será que existem tintas que, com apenas uma ou duas demãos, consigam cobrir o "bonito serviço" das paredes do meu novo quarto?

Cumprimentos
    João G. Coelho
  7.  # 8

O primário e a tinta eram da barbot, barbotlite e barbotcril, algo assim parecido, cada baldo de 15L (acho eu) 85,00€ com desconto para grandes quantidades.
  8.  # 9

OK

Será que existem outros primários de melhor qualidade? Será que têm todos a mesma capacidade de cobertura?

Não duvido da sua palavra vasco tome, não leve a mal, mas sempre pensei que, ao usar um primário, a cor ficaria coberta a ponto de se poder pintar da cor que se quisesse por cima. Se assim não acontecesse, o uso de um primário simplesmente não faria qualquer sentido.

Cumprimentos
  9.  # 10

Boa tarde,

Como já perceberam, sou novo aqui no fórum e, como tal, tenho estado a explorá-lo de forma mais ou menos exaustiva, por forma a encontrar soluções para a minha casa recém comprada.

Com a visita a outros tópicos mais ou menos relacionados, surgem outras questões que julgo pertinentes neste caso do quarto "mal pintado":

Será que compensa retirar a tinta que os anteriores proprietários despejaram nas paredes?
    O acabamento será exactamente liso?
    Um primário poderá conferir um acabamento perfeitamente liso às paredes devassadas?

Cumprimentos

João G. Coelho
  10.  # 11

Só vale apena tirar a tinta se a mesma estiver a saltar ou que esteja em más condições.

Se um primário pode conferir um acabamento perfeitamento liso em paredes devassadas, depende do que entente por parede devassada..., mas os primários não tapam buracos ou defeitos no reboco, pelo contrário, ainda realça mais.

Se a parede tiver um acabamento em reboco areado, a barbot tem uma tinta que ajuda a tapar alguns rebocos mal executados, essa tinta contem uma areia muito fina que ajuda, mas não faz milagres...

Coloque aqui uma foto do devasso nessa parede... :))
  11.  # 12

Obrigado pela resposta

De momento não tenho nenhuma foto da parede em questão, mas assim que tiver, colocá-la-ei aqui.

As paredes têm alguns buracos de buchas e pregos, os quais fui retirando desde que escriturei o imóvel.

O que é facto é que além da técnica de pintura utilizada, que não valoriza em nada a divisão, existem algums sítios onde se notam tentativas de tapar outros buracos, que foram posteriormente pintados de vermelho escuro.

O resultado é uma zona isolada, com uma textura rugosa, com algum relevo, que não resulta nada bem.

Será que é possível lixar aquela região até que fique uniforme, mesmo depois de pintada?

Desculpe as perguntas, mas realmente é uma situação bastante específica e difícil de explicar sem o apoio das imagens, mas é que queria deixar o quarto com os melhores acabamentos possíveis.

Cumprimentos
    João G. Coelho
  12.  # 13

Se as paredes forem em gesso ou outro material identico pode e deve lixar até as imperfeições desaparecerem, para os buracos existe massas para interior que repara e depois é só lixar.
  13.  # 14

As paredes são em estuque e têm a tal maldita tinta, com umas zonas mais salientes, rugosas, em que o antigo proprietário tentou remendar uns buracos.

Eu estava a pensar contratar um estucador para tratar dos buracos, não só das paredes do quarto mas também da restante casa (ao que parece eles gostavam muito de pendurar coisas). Assim sendo podia pedir-lhe que além dos buracos, me tentasse lixar as imperfeiçôes, deixando o trabalho mais minucioso para os profissionais.

Cumprimentos
    João G. Coelho
  14.  # 15

Hoje não lhe posso responder com exactidão, mas o que fiz na minha casa, onde a minha mulher se lembrou deinventar numas paredes, foi o seguinte:
    1- Aplica-se uma demão de subcapa branca (aqui é que não me lembro, mas após meia garrafa de vinho branco de Setúbal e outro tópico meio divertido , meio trágico, meio idiota), não me consigo lembrar exactamente do tipo de tinta. Julgo ser subcapa, que devido à espessura do filme de tinta e do poder de cobertura, para as cores muito fortes, cobre isso, numa demão, máximo duas
    2- Pinta-se à vontade com qualquer tinta e na cor desejada. No meu caso foi um amarelo clarinho.

O problema dessas pinturas, é que tendo a tinta um cor muito forte, as tintas de águas não têm poder de cobertura para as disfarçar, sendo necessário milhentas demãos. Amanhã confirmo o tipo da tinta.
  15.  # 16

Colocado por: sintraEu estava a pensar contratar um estucador para tratar dos buracos, não só das paredes do quarto mas também da restante casa (ao que parece eles gostavam muito de pendurar coisas). Assim sendo podia pedir-lhe que além dos buracos, me tentasse lixar as imperfeiçôes, deixando o trabalho mais minucioso para os profissionais.

Não é preciso um estucador, qualquer pintor sabe tapar essas imperfeições. Aliás nem deve contrair um estucador e um pintor, senão o primeiro deixa aquilo mal feito e o pintor que trate do assunto. Se for o pintor a fazer tudo, sabe que se fizer mal os remendos, terá de lixar aquilo, antes de pintar.

PS: Não conte esta a ninguém. Para ver se o estucador/pintor é desses que fazem casas a 400€/m2, apague as luzes e encoste uma lanterna acesa à parede. A luz rasante revela toda a m***a que foi feita.
  16.  # 17

Colocado por: PauloCorreiaPS: Não conte esta a ninguém. Para ver se o estucador/pintor é desses que fazem casas a 400€/m2, apague as luzes e encoste uma lanterna acesa à parede. A luz rasante revela toda a m***a que foi feita.
    QUE MALVADEZ, Paulo!
  17.  # 18

Colocado por: PauloCorreia1- Aplica-se uma demão de subcapa branca
    Também "já fiz" isso uma vez - foi ideia de um meu pintor que, pelos vistos, sabe disto mais que eu - para pintar de branco um hall de entrada que estava num castanho cor de chocolate.
  18.  # 19

Colocado por: Luis K. W.Também "já fiz" isso uma vez - foi ideia de um meu pintor que, pelos vistos, sabe disto mais que eu - para pintar de branco um hall de entrada que estava num castanho cor de chocolate.

Exactamente a cor do meu hall. Se aquilo fosse a tinta de água, ainda hoje lá andava.

E pintar paredes com esmalte aquoso em cima de pladur? Grande entaladela que levei, até um pintor equatoriano me chamar de lado e me explicar como é que aquilo se fazia. Depois de ele me explicar, passei-me um atestado de burrice o resto do dia. Tão estupidamente simples e lógico. PAra quem não sabe , o esmalte aquoso, não tem poder de cobertura nenhum, pelo que a cor que estiver por baixo fica lá e no pladur, aquilo é só juntas barradas, nunca mais se consegue disfarçar nada. É nessas altura que damos graças aos deuses por nos darmos bem com o pessoal.
  19.  # 20

Pois é, já foi dito quase tudo.
    A minha humilde opinião passa por uma subcapa(grande cobertura) e depois por uma tinta "normal" de água.

Ha primários, selantes e preparadores de paredes, mas com essa cor não me parece que deva arriscar!!!
    Uma demão de subcapa deve ser suficiente para depois com duas demãos de acabamento na cor escolhida findar :)

Hoje em dia, os pintores têm equipas que fazem as preparações das obras entre eles, os ditos estucadores... cada vez mais em extinção! Eles preparam-lhe a parede e terminam a obra com toda a certeza. Pelo menos os que conheço, fazem-no...

Se precisar de mais algum esclarecimento , disponha

0.0239 seg. NEW