Iniciar sessão ou registar-se
    • kami
    • 19 junho 2009

# 1

Boas

Ou então compram-se já esses "paralelepipedos de lixa"... que não são muito caros... e se calhar para alguém inexperiente serão mais fáceis de trabalhar...

Qualquer uma das forma é eficaz... o que é importante é ter um plano recto na base.. para não afundar nos remendos!

Cumps
  1.  # 2

Colocado por: kami
    Qualquer uma das forma é eficaz... o que é importante é ter um plano recto na base.. para não afundar nos remendos!

Não conheço (nós temos sempre pedaços de xps), mas têm toda a razão.
  2.  # 3

USE POLYPREP da cin depois do suporte estar regularizado ..depois pinta normalmente com menos demaos
  3.  # 4

Colocado por: J.FernandesLuís K. W., na construção, então, o conservadorismo é levado ao extremo, por parte de todos os intervenientes.

J.Fernandes
    Desculpe discordar de si mas pelo menos os "profissionais" das minhas obras fartam-se de inovar (para esconder e refrecar a bela de cervejinha)
    A última inovação foi a utilização de um extintor de CO2 para refrescar a cerveja :))))
    Se isto não é inovar é o quê? : )))
  4.  # 5

Boa tarde

Posso encontrar esses paralelipípedos para a lixa já feitos no Aki ou no Leroy por exemplo?

A ideia de que a superfície deve ser plana faz todo o sentido, uma vez que o objectivo é fazer com que o buraco que eu pretendo fazer desaparecer fique completamente "em sintonia" com a parede.

Aceitam-se mais comentários e quem quiser contribuir agradeço.

Cumprimentos.
    João G. Coelho
  5.  # 6

Colocado por: srmaEspero que o João Coelho me perdoe a intromissão no seu tópico, porque o vou aproveitar para colocar uma questão. Tenho uma parede cá em casa que foi pintada (com esmalte sintetico e em várias demãos) em riscas verdes e azuis alternadas com a pintura original em branco, depois de pintar as riscas, quando retirei a fita de pintura, alem da fita veio tambem agarrada a tinta, resultado tenho uma parede, que para além de estar mal pintada está com bastantes irregularidades (saliências) por causa das demãos de esmalte e por causa da tinta que veio agarrada à fita de pintura. Para resolver o problema de vez, decidi colocar papel de parede, só que se o colocar por cima da parede tal como ela está, vão acontecer duas coisas, as irregularidades vão-se notar e como as cores são muito sólidas vão-se notar "por baixo" do papel. Como tenho um lixadora orbital, estava a pensar lixar a parede antes de mandar aplicar o papel, só que nunca lixei uma parede deste tamanho com um lixadora mecanica (2,5 X 3,5 M) e desconheço quais os cuidados que é preciso ter para que resultado não seja um desastre, será que me podiam dar algumas luzes sobre esta questão?
    Para não me limitar a ser uma oportunista em tópico alheio, para a reparação de paredes utilizei cá em casa o LITEPLAST da Quilosa (comprei no Leroy) e fiquei muito satisfeita, é fácil de aplicar e o resultado final ficou muito bom.

Existe uma boa solução e rápida...embora eu não seja da área, estive a remover um esmalte que o meu cunhado aplicou na parede do quarto à um ano atrás. Foi um engenheiro amigo que afinou a tinta...mas aquilo não resultou, de todo! E não deixa a parede "respirar".
    Vá a uma loja da cin e peça um decapante para esmalte. Aplique o decapante em bocados de cerca de 1m2...deixe actuar durante 10 minutos e consegue raspar, fácilmente com uma espátula.
    Algumas recomendações:
    Ao abrir a tampa da lata do decapante afaste a cara porque esta pode saltar.
    Aplique o decapante com uma trincha, com luvas e nada de contacto com a pele e muito menos com os olhos.
    Evite a inalação senão no final parece que bebeu uma grade de minis...lol

Bom trabalho.

Cump.
    Lucílio
  6.  # 7

Bom dia.

Acham que é uma boa solução remover toda a tinta que lá está antes de pintar da cor que pretendo? Não será um deperdício de t~empo e um trabalho que se pode contornar?
    É que além de todas as precauções inerentes, iria fazer um lixo desgraçado na casa...

Cumprimentos
    João G. Coelho
  7.  # 8

Colocado por: sintraBom dia.

Acham que é uma boa solução remover toda a tinta que lá está antes de pintar da cor que pretendo? Não será um deperdício de t~empo e um trabalho que se pode contornar?
    É que além de todas as precauções inerentes, iria fazer um lixo desgraçado na casa...

Cumprimentos
    João G. Coelho

Não precisa de remover a tinta. Peço desculpa a minha resposta foi para srma. No seu caso passará por emassar os buracos e imperfeições e lixar. Aplicar um primário, e de seguida aplique uma demão de tinta cinzenta é o ideal para anular cores fortes. Depois é só aplicar a cor que pretende com as demão que acharem necessárias até dar uma boa cobertura.

Bom trabalho.
    Lucílio
    • AnaT
    • 20 junho 2009 editado

# 9

Só agora dei com este tópico.

Conforme já disse num outro, "eu" pintei a minha casa toda com Vinylsoft e Vinylsilk da Cin (acetinada).

As paredes estavam pintadas com as cores típicas dos anos 80 (fortes) e muito, muito sujas de pó de alcatrão.

A coisa funcionou muito bem com duas demão (pronto, o tecto da cozinha levou três... mas é o tecto da cozinha, não é???) e "eu" acho que ficou muito benzinho.
    antes
    Photobucket
    antes
    Photobucket
    e depois (mais durante mas vá lá...)
    Photobucket
    e detalhe...
    Photobucket

(não quero comentários dos profissionais à tinta sobre os azulejos... Vão ser tapados com lambrim que já está prontinho a aguardar as próximas férias...) :)

Mas acho que dá para ver a capacidade de cobertura desta tinta.
    Espero ter dado uma ajudinha.
      serpa 193.jpg
    • sintra
    • 20 junho 2009 editado

# 10

Boa tarde.

Hoje estive finalmente a fazer o teste. De manhã fui ao Leroy Merlin de Mem Martins comprar lixas (de parede 80 e 150), massa Aguaplast (Robbialac), uma espátula de 4cm e um suporte plano para lixa, que custou pero de 2€, em plastico, muito prático.

Para fazer o teste, fui até ao apartamento com o meu pai (guia espiritual) que me ajudou a retirar os 50 milhões de buchas que havia nas paredes (e tectos!). Posto isto, estive a lixar com ~lixa mais grossa umas tentativas de reparação por parte dos antigos proprietários e passei a lixa mais fina. Posso dizer que ficou bastante aceitável.

Agora o grande momento. Vou realmente reparar os buracos todos sozinhos e recomendo toda a gente a fazê-lo. O resultado é bastante bom, pelo menos pelos meus critérios. E sempre dá para nos abstrairmos do resto!

Tapei os buracos maiores e mais pequenos, passei a espátula e deixei a superfície irregular e propositadamente com um ligeiro relevo em relação ao resto da parede. Fui tapando buraco após buraco, apertando a bisnaga com a ponteira dentro dos buracos maiores, para os encher, e para a espátula para aqueles buraquinhos mais pequenos de pregos.

Demorámos mais ou menos 3 horas nisto e, no fim, antes de vir embora, fui só ver se já dava para lixar os primeiros buracos que tapei. Só posso dizer que a massa já estava seca e, ao lixar para tirar o excesso, a parede ficou com a textura que eu queria, lisinha e sem imperfeições. No próximo tempo livre que tiver, vou lá passar para dar mais alguns remates que falharam hoje e para lixar tudo.

Sei que depois de lixar devo lavar as paredes para retirar os pós e as gorduras. Tenho de comprar algum material em particular ou basta produtos de limpeza normais (lixívias, lava-tudos, etc)?

Valeu bem a pena fazer isto sozinho. Quanto mais não seja porque elevou a autoestima e poupei dinheiro. No fim da pintura é que se vai ver se ficou em condições ou não. Obrigado a todos.

Editado: Esqueci-me de perguntar há pouco. Tenho no mesmo quarto uma sanca que está descolada de um dos lados. A sanca é de esferovite e parece-me ter sido pintada por cima ( de branco, como o tecto) Que cola devo usar? Posso fazer o remate da sanca com a mesma massa ou devo comprar alguma diferente?

Cumprimentos
    João G. Coelho
  8.  # 11

Sei que depois de lixar devo lavar as paredes para retirar os pós e as gorduras. Tenho de comprar algum material em particular ou basta produtos de limpeza normais (lixívias, lava-tudos, etc)?
    Boas
    Basta um pano humido, é só mesmo para tirar o pó
    • AnaT
    • 21 junho 2009

# 12

Ora aí está...

Não há como meter mãos à obra.

Para lavar as paredes, se estiverem com gordura (cozinha, p. ex.) usa um qualquer detergente diluído em água mas não abuses na quantidade de detergente senão estás o resto do fim de semana a tirar detergente das paredes.

Se só estiverem sujas com pó, usa apenas água.

E fotos, antes e depois? O pessoal quer é fotos...

Boas obras.
  9.  # 13

Bom dia.

Cheguei agora do hospital e esta semana não vou voltar ao apartamento antes de quarta-feira. Não tenho máquina digital minha, mas vou tentar pedir uma para relatar a evolução do duplex.

Eu coloquei a questão dos produtos para desengordurar porque sempre que se fala em preparar paredes para pintar, o passo que tenho lido que é exactamente antes de aplicar qualquer tinta ou primário é limpar e desengordurar as paredes.

Dito isto achei por bem perguntar se era realmente "desengordurar" e efectivamente com que produtos.
    Assim sendo, tenho a tarefa facilitada. Depois de todos os buracos remendados (deve lá haver alguns que ainda vão precisar de "um jeitinho"), vou passar tudo à lixa, para homogeneizar as texturas.

Depois subcapa no quarto, para tapar a cor horrivel que lá está.

Depois tectos brancos, Amêndoa nas paredes e uma a chocolate. Para quem disse que não tinha jeito para pastelaria...

Cumprimentos
    João Coelho
  10.  # 14

Faça uma coisa, senão arrisca-se a mandar um monte de trabalho para a rua.

Com uma espátula, faça um corte na tinta até chegar ao estuque e tente meter a espátula entre a tinta e o estuque. Demasiadas vezes, estas camadas de tintas estão mal agarradas devido aos erros cometidos e saiem em camadas.

Estive a ver um apartamento de um amigo meu, com uma parede vermelha como a sua e não vai ser preciso subcapa. Aquilo sai às tiras
    • srma
    • 21 junho 2009

# 15

Uma coisa posso dizer, nao tentem tirar riscas de esmalte de uma parede, eu estive a tentar durante o fim de semana e agora vou ter mesmo que pedir a um pintor para vir arranjar a parede. É no que dá amadores meterem-se no trabalho de profissionais.
  11.  # 16

Boa noite,

A pintura realizada não cobriu sequer a totalidade das paredes. Se olharem para a foto do primeiro post, vão reparar que a camada de tinta aplicada parece ter sido fruto da aplicação de uma só demão, de forma bastante heterogénea. Creio que no caso em questão, mais vale passar uma lixa fina nas paredes e aplicar subcapa para cobrir a camada não uniforme que cobre as paredes.

E em relação à sanca (referida no post #70, alguma sugestão dos entendidos?

Obrigado.

Cumprimentos
    João G. Coelho
    • AnaT
    • 22 junho 2009

# 17

Prego-cola?
  12.  # 18

Boa tarde

Prego-cola? Onde posso encontrar isso? Posso pintar por cima com a mesma tinta com que vou pintar o tecto?

Fui à loja da Cin da Lapa/Estrela e o senhor, muito simpático, disse que a té ao final do mês há uma promoção na VinylMatt e VinylSilk com 40% de desconto. Disse ainda que as tintas podiam ser afinadas no local.

Acham que vale a pena ou devo ver os preços da Robbialac primeiro?

Cumprimentos
    João G. Coelho
  13.  # 19

Colocado por: sintraBoa tarde

Prego-cola? Onde posso encontrar isso? Posso pintar por cima com a mesma tinta com que vou pintar o tecto?

Fui à loja da Cin da Lapa/Estrela e o senhor, muito simpático, disse que a té ao final do mês há uma promoção na VinylMatt e VinylSilk com 40% de desconto. Disse ainda que as tintas podiam ser afinadas no local.

Acham que vale a pena ou devo ver os preços da Robbialac primeiro?

Cumprimentos
    João G. Coelho

Deixe-me meter "a colher"....

Descontos todos fazem... o importante é a qualidade da tinta, e o preço de tabela vs o preço final que vai pagar.

Puxando a brasa à minha sardinha... também lhe digo que 40% é o desconto médio praticado nas tintas ehehe.Dyrup, Cin,Robbialac

Em alturas de fim do mês pior ainda!!! E claro que podem afinar na hora... todas ou quase todas as lojas afinam as cores na hora(+ de 2000 cores)

Um abraço
    Pesquise :)
    • AnaT
    • 24 junho 2009

# 20

Pois, o desconto de 40% é também o que a loja onde compro normalmente me faz.
    Eu gostei muito das tintas Cin mas o melhor é comparar os preços.

O prego-cola compra-se em qualquer loja de ferragens ou Aki e afins.
    Tal como o nome indica, serve para "pregar" sem usar pregos. É uma cola muito resistente (eu usei para os meus rodapés, por exemplo. Há até quem use para colar lambrim) e vem nuns tubos tipo "silicone". Eu usaria para colar a tal sanca de esferovite (que está solta, não é?). Suponho que esta possa ser pintada com a tinta do tecto mas não sei. É experimentar...
    Talvez alguém do forum saiba...

0.0280 seg. NEW