Iniciar sessão ou registar-se
    • emad
    • 24 julho 2017

     # 241

    Colocado por: paionenseEmad, posso tentar fotos ao terreno sim. Qd puder coloco aqui.
    Uma casa suspensa é acho eu uma hipótese.
    Um T3 novo em Coimbra custa para cima de 300k€ e é bom negócio.
    Eu vivi 10 anos num apartamento e sempre quis mudar. Para mim é como colocar um animal do mato (eu) num zoo.

    Paionense 300k?
    Se o seu terreno tem uma boa vista não desista dele. Se foi um bom negócio e com vista, você com o arquitecto certo faz uma casa como a que quer e no final ela vai valer o dobro.
  1.  # 242

    @riscos
    Se puder responda à minha PM.
    Obrigado
  2.  # 243

    Ah, pois!
    Eu não queria aumentar o budget da construção da casa. E ter de pedir 50% da construção já vai ser complicado.
    Se for um apartamento vou ter me endividar muito mais
  3.  # 244

    Tenho um declive de mais de 4 metros entre uma ponta e a outra . O vizinho do fundo fica num nível inferior a mais de 8 metros de altura da minha primeira Lage..( ao menos não me posso queixar da privacidade) a solução foi parte da casa suspensa .. mas também gastei umas massas . Então em muros de contenção dava um carro novo.
  4.  # 245

    Colocado por: Pedro BarradasSe calhar todos estes revezes são um sinal para desisitir desta empreitada...
    O terreno em si não facilita a formalização de uma construção económica.



    não iria por aí. o terreno é como outro qq, a casa é que não precisa daqueles dentes todos nem de tantas consolas. Desde que se façam as coisas de forma racional, a pensar no orçamento, dá perfeitamente para fazer ali uma casa pelos 150 mil euros. não vejo porque não. claro que não vai ser tão barato como construir um cubo...
  5.  # 246

    o fato de envolver muros em betão seja de que forma for vai sempre ficar mais cara do que se fosse num terreno plano
    é evidente que se pode cortar bastante nas áreas e fazer algo dentro do plafond, mas não é a mesma coisa.
    terá que ser uma opção consciente e até fugir de alguma forma aos conceitos comuns de moradia.
    Concordam com este comentário: antonylemos, VCAC
  6.  # 247

    Paionense. Aqui em baixo tem o desenho, fiz junto da sua casa para se perceberem melhor as diferenças.
    Está pequenito, clique em cima.

    Quando eu disse isto:

    Colocado por: CMartinEu, por outro lado, estou a pensar se não se poderia dispensar os desníveis, fazendo a casa em uma única altura..?
    m.arq se puder opinar a respeito - coisa com sentido sff - repare m.arq - nas bolas azuis do Antony - que o segundo desnível não traz utilidade de jardim em baixo. Pelo contrário, forma apenas um ângulo fechado inútil e sem acesso ?
    O desnível do primeiro corpo, também não lhe vejo vantagem ?

    E ainda os fatiados, numa das fachadas, em que temos 4 ângulos em decrescendo, vindo de trás, poder-se-ia fazer apenas dois. Teríamos 2 corpos.
    O que acha paionense ?


    Estava a imaginar tal como no meu desenho rudimentar: dois corpos (vistos da lateral) em vez de 4 corpos (vistos da lateral), em que os dois corpos seriam a junção do todo. Ou seja corpo 1 = largura dos dois primeiros fatiados da sua imagem e o corpo 2 = largura dos segundos dois fatiados da sua imagem.
    O corpo 1 teria como comprimento máximo o comprimento menor dos dois primeiros fatiados (para permitir a junção, e que é que a sua implantação permite)
    O corpo 2 teria como comprimento máximo o comprimento menor dos dois segundos fatiados (para permitir a junção e que é a que a sua implantação permite).

    É quase no sentido da casal azul que o m.arq colocou. Tem a primeira casa branca e castanha e depois tem a segunda casa azul pegada à primeira.
    O seu corpo 1 é a casa branca e castanha.
    O seu corpo 2 é a casa azul.


    Ainda assim, eu deixaria uma passagem / entrada no terreno entre o corpo 1 e o murado. Fazia aí um ajardinado.

    E sem suspensão. Como vê no meu desenho.
      Untitled3.png
  7.  # 248

    Ainda..e vendo agora o resultado do meu desenho, talvez fizesses ainda duas varandas, uma no Piso 1 e outro no Piso 2 entre o corpo 1 e o corpo 2 de forma a harmonizar o conjunto.
    Claramente que se se fizessem estas duas varandas, a varanda frontal (como tem na sua imagem) talvez tivesse que desaparecer ou no mínimo, figurar de forma diferente..não sei só estudando a coisa o seu arquitecto.

    E isto das duas varandas teria que ver a sua implantação, se o permitia.

    Olhe não sei..mas as varandas é mais uma ideia de forma a abrir a casa para o exterior, e, para mim, acima de tudo, reduzir o impacto visual desses angulos fatiados laterais.
    • emad
    • 25 julho 2017 editado

     # 249

    Eu ainda sugeria o seguinte.
    No 2° corpo da CMartin, fazia-o suspenso e passava a ter uma garagem aberta. O que diz?
    Ou então fazia os dois corpos iguais e igualmente suspensos lateralmente ( lado esquerdo) e ficava com uma garagem aberta maior.
    Ficava o corpo maior com todas as divisões em cima, quartos, e por baixo fazia a cozinha +sala .
    Apenas ideias. Sem ver o terreno não dá para mais.
    E para ficar barato, eliminava as varandas. Assim reduzia as janelas e os €€€ na caixilharia. Deixava os vãos maiores para a sala e cozinha.
    Utilizava nas janelas superiores estores. E no piso debaixo usava blackouts exteriores.
    Para aquecimento colocava recuperador com caldeira ligado a radiadores.
    No máximo construía em cima cerca de 100m2 e em baixo uns 60m2. Se se conter e colocar 700€/M2.
    Isto ficava para aí por uns 112000€. Mais 10000€ para arquitecto+especialidades+papelada. Casa pronta por 122k.
    • emad
    • 25 julho 2017

     # 250

    Não é bem isto. Mas apenas para ter uma ideia.
    Tipo L virado para baixo.
      f9a3f272523a4e5b1e4e830258ec30f2.jpg
      03.jpg
  8.  # 251

    Colocado por: emadNo 2° corpo da CMartin, fazia-o suspenso e passava a ter uma garagem aberta. O que diz?


    Assim, de repente, também acharia bem, emad.
    Com entrada para a garagem pela traseira.
    • emad
    • 25 julho 2017 editado

     # 252

    Aqui vai um esboço. Agora era preciso uma ajuda dos arquitectos.
    Acho que o norte e sul estão correctos.
    Edit. Afinal o norte é nascente e o sul é poente.
      IMG_20170725_214343.jpg
  9.  # 253

    Não consegui ir ao terreno mas vai aqui mais ou menos o levantamento topografico com a mancha de implantação
      Imagem2.jpg
    • emad
    • 25 julho 2017

     # 254

    A área de implantação nao pode ser alterada?
  10.  # 255

    Um só volume pelas minha contas anda alí pelos 7 x13m
    O segundo corpo não sei bem com quanto ficará.

    Fazer o corpo de cima maior do que o de baixo iria ser um balurdio de betão, ou não?
    Depois a casa suspensa com a cave aberta mas com dois andares em cima na minha opinião causa um impacto visual muito mais forte do que uma casa onde se coloque no Rchao os quartos e se faça da cave uma zona habitável com cozinha e sala e area social
    Concordam com este comentário: mhpinto
      Imagem32.jpg
    • emad
    • 25 julho 2017 editado

     # 256

    Mas não daria para fazer cave mais rc?
    A minha sugestão era essa.
    A cave ficava para a cozinha e sala. Não sei.
  11.  # 257

    A área ou polígono? Os 114 não é a área de implantação mas sim a cota soleira. Para pedir para alterar o polígono de implantação não sei se é possível mas cheira-me a MUITO complicado.

    Coloquei o levantamento topográfico para que os entendidos consigam caracterizem o declive como muito acentuado ou não.
  12.  # 258

    Colocado por: emadMas não daria para fazer cave mais rc?
    A minha sugestão era essa.
    A cave ficava para a cozinha e sala. Não sei.


    Sim ,cada vez estou mais inclinado para essa hipotese. Já vi alguns exemplos bastante interessantes nessa solução. Tenho é um bocado de receio que a cave não receba iluminação suficiente
  13.  # 259

    Colocado por: paionensePara pedir para alterar o polígono de implantação não sei se é possível mas cheira-me a MUITO complicado.

    É possível, tem que fazer uma alteração ao loteamento ... podia retirar parte da área desse triângulo a norte para a parte posterior da casa.
    • emad
    • 25 julho 2017

     # 260

    Colocado por: paionense

    Sim ,cada vez estou mais inclinado para essa hipotese. Já vi alguns exemplos bastante interessantes nessa solução. Tenho é um bocado de receio que a cave não receba iluminação suficiente

    Com cave e rc, e se a cave ficasse parcialmente suspensa/ aberta, conseguiria fazer facilmente a casa por menos dos 150k.
    A questão da luz só um arquitecto lhe consegue solucionar isso. E se realmente é possível aproveitar esse desnível.
 
0.0504 seg. NEW