Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Venho fazer uma pergunta: Na vossa perspectiva existe, no mercado de "construção e remodelação" de casa, atenção ao cliente por parte do fornecedor/construtor?
    Como cliente gostamos que nos dêem atenção, certo? Estranhamente, encontro-me numa situação em que estou a considerar optar por um orçamento mais caro entre três equivalentes (mesmos materiais e mesmos serviços) apenas porque o que está menos caro, talvez o fornecedor tenha esta consciência - de apresentar preços mais competitivos que os restantes, - demora "séculos" a responder às minhas questões (quando responde!) o que me deixa com dois pensamentos: primeiro não merece "ganhar" o projecto e/ou segundo: Deve haver ali algum problema interno na empresa que se calhar irá reflectir-se na minha obra (daqui a dois meses entra em processo de encerramento), ou opção três: sou demasiado exigente e "picuínhas" e não devo dar importância à "falta de atenção"(?!).
    Obrigada.
    Cumprimentos,
  2.  # 2

    Colocado por: CMartinNa vossa perspectiva existe, no mercado de "construção e remodelação" de casa, atenção ao cliente por parte do fornecedor/construtor?

    Não, estamos a anos luz desses conceitos

    Colocado por: CMartinou opção três: sou demasiado exigente e "picuínhas" e não devo dar importância à "falta de atenção"(?!).

    Quem é que paga? Os russos têm um ditado que diz: Quem paga a banda, escolhe a música
  3.  # 3

    Olá Paulo Correia,

    Quem paga sou eu, que adjudico a quem "ganha". Para que ganhe a obra o fornecedor há que apresentar um bom projecto, um preço equivalente ao projecto em causa e um bom serviço (pré e pós-venda).
    (Pós-venda já se poderá discutir um bocado, a obra já está paga...,) mas, pelo menos o serviço pré-venda deverá garantir-me esclarecimentos de todas as minhas questões atempada e prestavelmente com o único intuito de que eu adjudique.
    Francamente não se percebe, constata-se muitas vezes precisamente o contrário.
    Chego, como disse, a questionar-me se existirão graves problemas internos na empresa e se o comercial não estará até a evitar que eu lhes compre!
    Ou então estão convencidíssimos que os seus preços são imbatíveis no mercado e certamente lhes adjudicarei.
    Ou o dono da empresa que, por acaso, se farta de investir em publicidade não paga devidamente aos comerciais e daí o desentusiasmo deles o que lhes impede de serem eficazes.
    Ou então a empresa tem margens tão espremidas que quase já nem lhes interessa vender!

    Sou livre de imaginar tudo!
  4.  # 4

    depende da atenção que lhe estiverem a dar também, por vezes atenção a mais ou menos correcta também não é boa.
  5.  # 5

    Sim.

    E fulcralmente a minha ideia é esta:

    Eu peço um projecto e um orçamento para esse projecto, imaginemos, uma substituição das janelas numa casa com características antigas, o que eu gostaria muito de receber seria:
    Um pastinha com alternativas de modelos disponíveis daquela marca, com as aberturas diferentes mais adequadas à minha casa e tamanho de vãos (oscilo-batente, de correr..). Gostaria também que me propusessem as variadas formas de veda-luz (veda-luz em portada interior ou exterior e blackouts, por exemplo). Acompanhado por exemplo com imagens, de trabalhos que tenham sido executados por esta empresa.

    Ao contrário, o que sucede é que eu própria tenho que pensar nas soluções (que não conheço, portanto torna-se difícil) e vou recebendo as actualizações aos orçamentos conforme me vou lembrando de uma possível solução.
    Por outro lado, as questões que vou colocando ficam mais ou maior tempo sem resposta, o que se traduz para mim em tempo perdido, uma vez que eu quero mesmo adjudicar o projecto e vê-lo finalizado rapidamente.

    O meu comentário nesta discussão https://forumdacasa.com/discussion/5040/opiniao-sobre-orcamento/#Item_17
    era mais nesse aspecto, Paulo Correia e todos, o que acima refiro leva-me a optar por não descriminar precisamente o que eu pretendo mas antes em traços genéricos, para que os fornecedores me proponham as suas soluções.
    Percebe, Paulo? Mas é que nem assim...
    Se eu disser quero janelas em alumínio, com portadas interiores, vidro duplo, ..é isso que me vão propor e pode-me perfeitamente passar ao lado uma qualquer solução melhor do que esta para o caso das minhas janelas.

    Tenho que estar com um "saca-rolhas" para obter informações a conta-gotas e ainda parece que o único interesse em comprar é meu.
  6.  # 6

    Colocado por: CMartinTenho que estar com um "saca-rolhas" para obter informações a conta-gotas

    O problema é que se "estudamos" um bocadinho certo assunto e começamos afazer perguntas mais "complicadas", verificamos que a bagagem técnica de certos fornecedores/instaladores/etc, é perigosamente limitada...
  7.  # 7

    Acredito que passe por aí e aínda, uma total falta de atenção/dedicação para ultrapassar esse obstáculo da bagagem limitada.
    Neste caso que uso como exemplo, das janelas, e não vou ser muito específica porque alguns dos meus futuros fornecedores estarão aqui pelo forum, e outros não (!), pesquisando pela internet descobri uma solução para o problema apresentado para o formato dos veda-luz (portadas interiores) que não poderão ou eu não gosto de ver a solução habitual, imagem esta que divulguei pelos futuros fornecedores e o mais faltoso (mas comercialmente mais agressivo) ficou de me enviar umas imagens de um projecto em que tinham instalado precisamente aquilo que eu pretendia..isto foi há duas semanas e ainda não recebi nada.
    •  
      FD
    • 23 junho 2009

     # 8

    Em tempos vendi computadores. E tinha esse comportamento de que fala: dava toda e mais alguma informação, fosse ou não necessária, deixava isso ao critério do comprador. Estava plenamente disponível a toda e qualquer solicitação.

    O que é que acontecia?
    Informavam-se comigo, esclareciam todas as dúvidas e mais algumas e depois... compravam no sítio mais barato. ;)
  8.  # 9

    Oh Fd, eu sei disso.
    Para quê ter o trabalho se a venda não está garantida (?), e até compreendo, mas repare que para angariar a venda há que correr o risco, acho eu.
    Neste caso não acontece o mesmo quando o FD vendia computadores, porque o pior dos meus fornecedores (o menos atencioso de todos) é inclusivamente o mais barato, só que pela sua falta de atenção, estou a ficar absolutamente contrariada e francamente sem vontade nenhuma em comprar-lhe!
    O material é equivalente para os três (boas marcas) só que este tem uma diferença ainda significativa em preço.
    Sinceramente, nenhum dos meus fornecedores são de grandes atenções, e eu acho que o cliente merece algo mais do que ficar com duvidas por esclarecer durante "n" tempo, por exemplo.
    Para eu tomar a decisão preciso de um "empurrão"..essa atenção.., e repare que estou aqui prontinha para adjudicar bastava um deles sair um bocado da sua zona de conforto e vender-me aquilo que eu quero!
  9.  # 10

    PS. E então, para chegar a conclusões das soluções vou perguntando por aqui..pelo forum, por exemplo aqui está uma das minhas principais duvidas: https://forumdacasa.com/discussion/5110/casa-antiga-qual-a-melhor-solucao-portadas-exteriores-ou-interiores-estores-blackout/#Item_7
  10.  # 11

    CMartins

    O que se passa e que provoca essa falta de atenção é um efeito secundário da dimensão da empresa média. Pelas leituras aqui no fórum, já deve ter percebido que um empreiteiro mais barato, consegue-o de 2 maneiras: Ou fugindo aos impostos ou tendo uma estrutura pequena .

    Como o mercado se encarregou de eliminar as boas empresas, ao privilegiar os preços mais baratos, ficaram apenas (ou quase) as empresas que não têm estrutura nenhuma, cuja pessoa que faz as obras é a mesma que responde aos orçamentos, que trata com os clientes, etc, etc, as chamadas micro empresas. Estas empresas pelo volume de facturação que têm, não têm a mínima possibilidade de terem empregados no escritório, pelo que aquilo que conhecemos como Serviço Após Venda, Serviços focalizados no cliente, ou o Costumer Care, simplesmente não existe, preocupando-se os responsáveis da empresa, em responder aos clientes, apenas e só, quando estão sem trabalho.

    É lamentável que assim seja, mas lembre-se que em última instância, foram os clientes os responsáveis pela situação actual. Serve-me de pouco ter uma certificação de qualidade, se ninguém me dá obras, ou como o FD diz, virem esclarecer as dúvidas connosco e depois adjudicarem ao mais barato.

    Se isto se está a alterar? talvez, mas vai ser preciso que uma geração de empresas vão à falência e recomeçar de novo, porque desde os clientes que apenas olha ao custo, aos projectistas cuja qualidade têm vindo a cair de forma arrepiante, aos empreiteiros habituados a outros tempos, vai demorar uma geração a mudar, se tivermos sorte.

    PS: Já reparou que para comprarem um carro, os homens lêem na casa de banho, infindáveis revistas de automóveis e raramente compram o mais barato e para comprar ou fazer uma casa, limitam-se a comprar um projecto chapa 5 e a adjudicarem ao mais barato? è toda uma atitude que demonstra a ligeireza com que se fazem certas coisas. Caro que ninguém tem de ser engenheiro, mas também não têm de ser mecânicos
  11.  # 12

    Olá Paulo,
    Sim, sei disso, a necessidade de haver backoffice para responder a estas questões dos clientes o que me leva à seguinte conclusão genial (!): quem me responde tem todo o tempo do mundo, logo poucos trabalhos (o que me deixa de "pulga na orelha" Imagine a lógica destas coisas, realmente é nenhuma!)!!
    Nem todos os clientes querem mais barato, ou nem sempre todos os clientes querem barato, há clientes que querem qualidade, ou para determinadas obras só podem querer qualidade.
    Neste caso, desta obra digo-lhe que efectivamente pedi uma atenção comercial no preço ao que me apresentou o orçamento mais caro (significativamente mais caro) e aos outros não (porque reconheço que estão a preço justo). Em nenhum dos casos pedi para não pagar IVA, todos eles cobram e a todos estou disposta a pagar. Duas delas são certificadas, uma está em processo de certificação. São empresas representantes de boas marcas,de qualidade, portanto se quisesse barato não contactaria estas, mas sei que são empresas médias, precisamente pelo que disse - o mercado obrigou-as a redimensionarem-se, ou o mercado redimensionou-se.
    Uma dessas empresas não tem comerciais, tem engenheiros que fazem a parte comercial também.
    Outra só tem comerciais, tal como disse, que fazem tudo.
    A questão, na minha opinião não é apenas a do mercado - cliente quer barato, mas, também, nas empresas familares (...). Sabe o que digo, não sabe?
    Com cumprimentos,
  12.  # 13

    Carlota isto do "Customer Care" só se utiliza maioritariamente na "nossa" área.... as telecomunicações, onde as empresas não se importam de pagar a uns quantos CSM (Customer Service Manager), só para papricar um determinado cliente, por vezes chegam ao "ridiculo" de terem mais CSM dedicado a um cliente do que técnicos de Field.

    Aplicar este conceito à construção civil... muito dificil, mas quiça com esta "crise" e com a eliminação de muitos intrujas que por aí grassam pode ser que os que sobrevivam, apostem neste conceito.

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  13.  # 14

    Olá Filipe,

    Sim, na nossa área existe e é fulcral, mas repara que hoje em dia até o simples comprar de um par de sapatos, por exemplo, está envolto num ambiente de atenção ao cliente. Entras na loja e imediatamente, por norma, és recebido de sorriso simpático e cumprimentos efusivos. Há uns anos isto não acontecia, o que mudou? A crise? Não, as mentalidades.
    Ora deliremos um pouco.
    Imaginemos que, acima do dinheiro, falaria mais alto o brio prfissional, o orgulho de se fazer bem uma venda, de tratar bem o cliente, imaginemos que por si só, isto seria o suficiente para que chegado o fim do dia de trabalho, nos sentissemos produtivos e orgulhosos do nosso comportamento.
    Imaginemos que os fornecedores fossem todos carinhosos connosco, e imaginemos que nós fôssemos todos clientes correctos, e no meio de todo este profissionalismo, os clientes ficariam altamente satisfeitos com o acompanhamento que lhe foi facultado e o fornecedor de consicência tranquila sabendo muito bem que o seu procedimento faz a diferença no mercado. É o diferencial, a mais valia sobre os outros: O Customer Care.E nem que isso não lhe garanta a venda de hoje, garantir-lhe-á os clientes de amanhã e de longa duração.
    Pronto, foi só um delírio.
    Abracinho,
    •  
      FD
    • 24 junho 2009 editado

     # 15

    Colocado por: CMartinImaginemos que, acima do dinheiro, falaria mais alto o brio prfissional, o orgulho de se fazer bem uma venda, de tratar bem o cliente, imaginemos que por si só, isto seria o suficiente para que chegado o fim do dia de trabalho, nos sentissemos produtivos e orgulhosos do nosso comportamento.

    É isso tudo. Depois só falta a comida na mesa. Reparou que eu disse que em tempos vendi...

    O termo mais correcto, em vez de delírio, é utopia.
  14.  # 16

    Olá FD,
    Sim, uma utopia mas mesmo assim,
    O pensamento não pode ser: Se eu for bom profissional e esforçado com os clientes = vai faltar-me a comida na mesa.
    Teria que ser antes: Se eu for bom profissional e esforçado = vou passar as passinhas do Algarve como todos os outros para ganhar dinheiro mas ao menos carrego comigo a certeza de que me esforço (esta a recompensa imediata).
    Qual a alternativa FD?
    •  
      FD
    • 24 junho 2009

     # 17

    Colocado por: CMartinQual a alternativa FD?

    Se não estou bem, mudo-me - foi o que fiz. ;)
  15.  # 18

    Plenamente de acordo, fez muito bem! Mas mudou de empresa ou de área, ou já não lida com clientes?
    E diga-me, se lida com clientes, continua a esforçar-se da mesma forma com os clientes ou para além de se mudar, mudou a sua estratégia também porque ganhou "sabedoria"?
    •  
      FD
    • 24 junho 2009

     # 19

    Colocado por: CMartinMas mudou de empresa ou de área, ou já não lida com clientes?

    Mudei tudo.

    Clientes temos sempre e, infelizmente ou felizmente para mim, tenho sempre muito respeito por eles. Mas custa-me ver o vizinho do lado a enganá-los, desprezá-los e a ter, talvez, mais suc€sso que eu apenas por esse facto.
    Mas está na minha natureza não ser desonesto/aldrabão, perdi e ainda perco muito por não dizer aos clientes o que eles querem ouvir e não o que devem ouvir.
  16.  # 20

    Os seus vizinhos do lado que hoje ganham a custo de enganar os clientes, amanhã não terão clientes.
    Que lhe sirva de conforto.
    A sua natureza e o seu trabalho certamente vingarão no "passa-palavra" (ninguem com referência de aldrabão é por mim contactado a não ser que eu goste de ser aldrabada e me ponha a jeito!)
 
0.0232 seg. NEW