Iniciar sessão ou registar-se
    • riscos
    • 12 setembro 2017 editado

     # 41

    Colocado por: Pedro BarradasSe calahar não menos de 2000€/Mês, pela responsabilidade inrente e tempo

    Tenho uma assim neste momento..acaba em novembro, e nao é publica, mas no é arquiteto os arquitetos, claro que nao sao todos, nao percebem um boi de obra, muito menos de coordenar os trabalhos de uma obra, nem de fiscalizacao, mas como o d.o ainda percebe menos da para nao serem apanhado na curva
    Concordam com este comentário: antonylemos
  1.  # 42

    Pedro, se pode ou não, nao sei.
    Comigo funcionou assim e funcionou bem para todas as partes.
    O arquitecto estava muito na obra, foi acompanhando sempre tudo a nível de execução e esclarecendo e mesmo alterando se caso fosse alguns pormenores do projecto de execução.
    Simultaneamente íamos recolhendo orçamentos das varias especialidades (ele e eu nalguns casos tb), fazíamos a escolha e depois a partir daí era ele que geria tudo.
    O empreiteiro sempre soube que ia ser assim. Nunca tivemos problemas.
  2.  # 43

    Colocado por: riscosos arquitetos, claro que nao sao todos, nao percebem um boi de obra, muito menos de coordenar os trabalhos de uma obra, nem de fiscalizacao, mas como o d.o ainda percebe menos da para nao serem apanhado na curva

    O obra tb tinha fiscal, caseiro já que é meu irmao... :)
  3.  # 44

    Pedro Barradas, mas claro que têm de pagar por isso! Acho que essa questão nem se põe. 2000? será justo. 500 parece-me (muito) pouco....

    hehehe, talvez a boca foi um pouco para lá. estou num daqueles dias. Mas seja como for, é uma evolução.
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78
  4.  # 45

    Claro! Quem fizer esse trabalho tem de ser pago.
    Ora eu entendi que esse trabalho feito por quem elaborou o projecto seria mais vantajoso para mim.
    Funcionou.
    Se calhar tb podia ter corrido mal...
  5.  # 46

    Colocado por: riscosTenho uma assim neste momento..acaba em novembro, e nao é publica, mas no é arquiteto os arquitetos, claro que nao sao todos, nao percebem um boi de obra, muito menos de coordenar os trabalhos de uma obra, nem de fiscalizacao, mas como o d.o ainda percebe menos da para nao serem apanhado na curva

    Isso tam´bem é valido para os engenehiros... lololl...
    O ideal é arranjar um bom encarregado.

    Colocado por: Pedro Azevedo78O arquitecto estava muito na obra, foi acompanhando sempre tudo a nível de execução e esclarecendo e mesmo alterando se caso fosse alguns pormenores do projecto de execução.

    Isso é normal quando tem projecto de execução.


    Colocado por: Pedro Azevedo78Simultaneamente íamos recolhendo orçamentos das varias especialidades (ele e eu nalguns casos tb), fazíamos a escolha

    Isso pode perfeitamente acontecer e é muito habitual... Nomeadamente nas carpintarias, serralharias, equipamentos de iluminação e outros como de climatização... mas depois quem deve coordenar a entrada em obra ( gerir) é o empreiteiro...


    Colocado por: Pedro Azevedo78Nunca tivemos problemas.

    Acredito que sim e ainda bem. Mas não deve ser assim. É a minha opinião. Eu não trabalho assim ( a gestão, nem teria disponibilidade, só se tivesse praticamente um projecto/obra de cada vez... infelizmente não consigo ter honorários para suportar tal estilo de vida...

    Por 500€/ mês é que não seria certamente.... Isso dá para fiscalização e assistência em obra 4x/Mês e já a puxar ao limite, obra perto... e ainda falta a CSO..
    Já qui tvemos uma discussão sobre a realidade, ou as realidades.. Meus amigos esta não é realidade do pais, é dos 1% que aqui escrevi atrás... é a realidade do projecto do Nunes&silva, infelizmente nesse caso também para a paisagem urbana...
  6.  # 47

    pois.. os 500E darão para gasolina?

    estava a perceber mal a tua dúvida Pedro, claro que é o empreiteiro que tem de gerir a obra. quando entra este ou aquele sub empreiteiro, a ordem de acontecimento, o calendário.. a ordem geral da construção... peço desculpa pela minha compreensão lenta.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 48

    2000€ mês para fazer a gestão de uma obra? Mais vale roubarem nas comissões que não parece tão mal... Um enfermeiro trabalha 40 horas por semana e leva 1000€ para casa! E também não recebe subsídios para se deslocar ao hospital.

    Sou a favor da qualidade e que as pessoas sejam remuneradas de forma justa, o que por exemplo no caso dos enfermeiros não se verifica, mas convém manter os pés assentes no chão. Um arquiteto pode acompanhar várias obras por mês e ainda sobra tempo para fazer projetos. Também não queiram ganhar tudo de uma vez! O dinheiro dos donos de obra também não cresce nas árvores.

    EDIT: logicamente na minha opinião parto do principio que o principal gestor da obra é o próprio dono de obra. De outra forma nem sequer faz sentido porque se entrega apenas ao empreiteiro é enganado pelo empreiteiro e se entrega ao arquiteto é enganado por ambos, Já vi exemplos suficientes por esse país fora para perceber que não se pode confiar em ninguém a 100%, independentemente do valor que se paga (por vezes quanto mais se paga pior é). Já dizia o meu professor do secundário: "A confiança é boa mas o controlo é melhor."
  8.  # 49

    são pontos de vista... e a comparação não me parece justa. O trabalho é pontual. pode haver ou não, são contratos de trabalho curtos. O enfermeiro é empregado por conta de outrem... quanto pago eu ao ESTADO , ao SNS!!? Pois esse dinheiro não vai todo para os enfermeiros, tem de ir apra as instalações, os consumiveis, seguros,formação continua aos funcionarios, etc... Não compare.

    Caso diferente se o enfermeiro estiver a efectuar o acompanhamento privado de um doente a tempo inteiro, ou mesmo que seja a tempo parcial, quanto vai cobrar a um cliente particular? sem ajudas da SS. Assim já é justo fazer comparações.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  9.  # 50

    Colocado por: simplesEDIT: logicamente na minha opinião parto do principio que o principal gestor da obra é próprio dono de obra. De outra forma nem sequer faz sentido porque se entrega apenas ao empreiteiro é enganado pelo empreiteiro e se entrega ao arquiteto é enganado por ambos, Já vi exemplos suficientes por esse país fora para perceber que não se pode confiar em ninguém a 100%, independentemente do valor que se paga (por vezes quanto mais se paga pior é). Já dizia o meu professor do secundário: "A confiança é boa mas o controlo é melhor."

    Bela verdade!!!
  10.  # 51

    Colocado por: Pedro Barradassão pontos de vista... e a comparação não me parece justa. O trabalho é pontual. pode haver ou não, são contratos de trabalho curtos. O enfermeiro é empregado por conta de outrem... quanto pago eu ao ESTADO , ao SNS!!? Pois esse dinheiro não vai todo para os enfermeiros, tem de ir apra as instalações, os consumiveis, seguros,formação continua aos funcionarios, etc... Não compare.

    Caso diferente se o enfermeiro estiver a efectuar o acompanhamento privado de um doente a tempo inteiro, ou mesmo que seja a tempo parcial, quanto vai cobrar a um cliente particular? sem ajudas da SS. Assim já é justo fazer comparações.
    Concordam com este comentário:antonylemos


    É obvio que no privado cada um cobra o que quer e o cliente também é livre de aceitar ou de recusar. O Iphone por exemplo é estupidamente caro e mesmo assim muita boa gente, na qual me incluo, opta por ele. O que eu critico não é o facto de cobrarem mais ou menos, é legitimo faze-lo e até prefiro isso a cobrar uma ninharia que nem cobre os custos, mas não me parece justo dizer que um arquiteto que "só" cobra 500€/mês não consegue prestar um bom serviço ao cliente.
  11.  # 52

    Colocado por: simples
    , é legitimo faze-lo e até prefiro isso a cobrar uma ninharia que nem cobre os custos, mas não me parece justo dizer que um arquiteto que "só" cobra 500€/mês não consegue prestar um bom serviço ao cliente.


    mas os 500E são uma ninharia para aquilo que pretende fazer.... girir a obra de construção... como já disseram acima. isso torna-se quase um serviço a tempo inteiro. e em muitos casos trabalhar pela noite dentro para ter isto ou aquilo tratado para a manha seguinte... pra não falar em gasolina para transporte. idas á obra, reuniões com fornecedores... etc etc. daí que perguntei se os 500E chegarão para cobrir as despesas de transporte....

    agora resta saber o que está incluido nessa 'gestão de obra' ... o DO ainda não esclareceu bem o que está incluido nos 500E.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 53

    Colocado por: simplesizer que um arquiteto que "só" cobra 500€/mês não consegue prestar um bom serviço ao cliente.

    Incluindo a ADMINISTRAÇÃO de obra, que é isso que se fala aqui e não a "gestão", é muito, mas mesmo muito curto.... Anão ser que o arquitecto escolha o empreiterio que já tem em mente e que este sabe de antemão que aquilo não lhe irá dar chatices.. percebe... já es´ta a entrar na esfera do conflito de interesses...

    Esse 500€+IVA dará para cerca de 11 horas de arquitecto.... fora despesas com deslocações. Ora é claro que se o arquitecto não tiver qq trabalho, poderá ser uma safa... para sobreviver... mas é uma exploração descomunal.
    e os cabelos brancos que se arranjam com uma obra... lolol.... Pode ser um opção para um recém licenciado, ou um arquitecto com menos de 5 anos.. para ganhar alguma experiência e aprender à custa dos seus próprios erros e do cliente também. É uma experiência para ambos.

    UMA CSO barata são 150€/Mês. dá para ir lá das vezes... não demora mais de 30 minutos por visita... vá que a !ª esteja lá 1 hora... Isto só para CSO... de uma moradia...

    Agora 500€ incluindo constactos com sub-empreiterios, fornecedores , desenhos de preparação de obra, coordenar encomendas, responsabilizar-se por quantidades, incluindo os desperdícios em obra... não.. não dá. Dá para as casas dos milhões, essas dão para isso tudo e mais umas botas.... imaginem as comissões, mesmo que pequenas, sobre materiais de revestimento que podem rondar os 500€/m2 ou muito mais... etc... Não fazem ideia... e depois é adjudicado a instalação ao sub-empreiteiro mais rasca que houver... Muitas obras que vemos nas revistas.. não são perfeitas, parecem, mas sofrem de muitas enfermidades...
  13.  # 54

    Colocado por: antonylemosmas os 500E são uma ninharia para aquilo que pretende fazer....


    Para o que quem pretende fazer?

    Se for o dono de obra a acompanhar a obra, basta-lhe que o arquiteto vá à obra, em média, 3 ou 4 vezes por mês O resto pode resolver por telefone. Não vejo porque razão 500€ são pouco para isto.

    Se não quiser ter preocupações nenhumas e que apenas lhe entreguem a chave no final da obra, o melhor é poupar os 500€ e entregar a obra chave na mão ao empreiteiro. De uma ou de outra forma é muito provável que seja enganado. Quem quiser realmente poupar dinheiro e ter a certeza que a obra é executada dentro daquilo que foi projetado e prescrito tem que acompanhar e andar em cima.
  14.  # 55

    Colocado por: simplesSe for o dono de obra a acompanhar a obra, basta-lhe que o arquiteto vá à obra, em média, 3 ou 4 vezes, por mês O resto pode resolver por telefone. Não vejo porque razão 500€ são pouco para isto.

    Assim está ok. mas isso não é gestão/ ADMINISTAÇÃO de obra é o acompanhamento/ fiscalização... bem diferente. se me pagarem 350€/Mês + IVA para isso também deve chegar.... Temos é de esclarecer bem as coisas... e chamar as coisas pelo nome próprio...
  15.  # 56

    Colocado por: Pedro Barradas
    Incluindo a ADMINISTRAÇÃO de obra, que é isso que se fala aqui e não a "gestão", é muito, mas mesmo muito curto.... Anão ser que o arquitecto escolha o empreiterio que já tem em mente e que este sabe de antemão que aquilo não lhe irá dar chatices.. percebe... já es´ta a entrar na esfera do conflito de interesses...

    Esse 500€+IVA dará para cerca de 11 horas de arquitecto.... fora despesas com deslocações. Ora é claro que se o arquitecto não tiver qq trabalho, poderá ser uma safa... para sobreviver... mas é uma exploração descomunal.
    e os cabelos brancos que se arranjam com uma obra... lolol.... Pode ser um opção para um recém licenciado, ou um arquitecto com menos de 5 anos.. para ganhar alguma experiência e aprender à custa dos seus próprios erros e do cliente também. É uma experiência para ambos.

    UMA CSO barata são 150€/Mês. dá para ir lá das vezes... não demora mais de 30 minutos por visita... vá que a !ª esteja lá 1 hora... Isto só para CSO... de uma moradia...

    Agora 500€ incluindo constactos com sub-empreiterios, fornecedores , desenhos de preparação de obra, coordenar encomendas, responsabilizar-se por quantidades, incluindo os desperdícios em obra... não.. não dá. Dá para as casas dos milhões, essas dão para isso tudo e mais umas botas.... imaginem as comissões, mesmo que pequenas, sobre materiais de revestimento que podem rondar os 500€/m2 ou muito mais... etc... Não fazem ideia... e depois é adjudicado a instalação ao sub-empreiteiro mais rasca que houver... Muitas obras que vemos nas revistas.. não são perfeitas, parecem, mas sofrem de muitas enfermidades...
    45 euros+Iva á hora fora deslocações.. ..fazer casa em Portugal é mesmo para poucos
  16.  # 57

    isso que estás a dizer, ir 3 ou 4 vezes á obra ver como estão a correr os trabalhos... nem molhar os pés ou sujar os sapatos... já faz parte de o serviço base. se não faz devia fazer. se nao forem 4 .. que sejam 2 ou 3. Normalmente está incluído/contabilizado nos honorários do projecto, há quem inclua nos honorários á parte... X euros por visitas extra etc...

    mas não é isso de que falamos. estamos a falar de tirar o peso todo da obra de cima dos ombros do DO. ou porque o DO não percebe daquilo ou porque o DO tem outros afazeres e não tem disponibilidade. Seja como for.
  17.  # 58

    Colocado por: JoaoPina45 euros+Iva á hora fora deslocações.. ..fazer casa em Portugal é mesmo para poucos

    È o valor que a empresa cobra, quando é facturado à hora os serviços de técnico superior. Qual o espanto!? Acha que depois o arquitecto recebe esse valor limpo?!
    Extraploando...
    Não leva com 70€ no médico particular por 15minutos....
    Não leva com 36€ + IVA ou mais à hora preço de mão de obra numa oficina?
    Quando vai a um advogado, ou a solicitador, quanto é!!?
    Quanto leva um engenheiro civil projectista por deslocação à obra a pedido de cliente, , uns 200€!!!
  18.  # 59

    quanto não leva um dentista para abrir e fechar-te a boca e mandar-te embora? tempo total 10min...
    ter dentes deve ser apenas para ricos!

    mas pronto, pode ser que o tipo seja um arquitecto novo, inexperiente como disse o Pedro e esteja basicamente a pagar pela experiência.
  19.  # 60

    Colocado por: JoaoPina45 euros+Iva á hora fora deslocações..

    Desses 45 € o técnico tem que pagar consumíveis, renda, SS, seguros, formação, internet, telefone, e as horas que vai estar no escritório a preparar e enviar relatórios.
    Desses 45€ ainda tem que tirar algum para as horas que passa com o DO ao telefone e que ninguém lhe paga.
 
0.0299 seg. NEW