Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    Exacto, vamos o ver o que ele apresenta.
  2.  # 142

    Perguntei-lhe do escritório porque - pessoalmente - acho mais confortàvel tê-lo na casa do que a fazer paredes meias com garagem e lavandaria, na cave.
    E assim sendo, eu traria o escritório para o piso dos quartos.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  3.  # 143

    Nova planta:

    Há pequenas coisas a serem revistas. No primeiro piso, o dos quartos, a escada pode ser feita de outra maneira de forma a reduzir o tamanho do Hall e a dar (ainda mais) área ao closet.

    A cozinha pede uma pequena ilha, onde provavelmente até poderia ter o fogão. Conheço uma casa assim e é bastante prático e funcional embora não seja algo que se veja muito.

    A garagem não vai ficar assim, open space.

    Opiniões por favor!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MargaridaOVaz
      7.jpg
      62.jpg
      52.jpg
    • HenDua
    • 19 outubro 2017 editado

     # 144

    Alçados:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MargaridaOVaz
      42.jpg
      32.jpg
  4.  # 145

    Colocado por: HenDuaNo primeiro piso, o dos quartos, a escada pode ser feita de outra maneira de forma a reduzir o tamanho do Hall e a dar (ainda mais) área ao closet.

    Eu normalmente sou favorável à redução das áreas de circulação, mas neste caso parece-me que talvez seja melhor não. O closet já está grande (demais) que chegue, até mesmo na ótica de um dia mais tarde ser convertido num quarto. Ao mesmo tempo, reduzir esse hall creio que irá reforçar a sensação de constrangimento que esses corredores de acesso às duas suites "menores" poderão transmitir.
    Por outras palavras, com áreas tão generosas no resto das divisões parece-me que faz sentido ter um hall proporcional.

    Colocado por: HenDuaA cozinha pede uma pequena ilha, onde provavelmente até poderia ter o fogão. Conheço uma casa assim e é bastante prático e funcional embora não seja algo que se veja muito.

    A meu ver a cozinha pede é para ser mais pequena nesse conceito de open space. Ou seja, tem dimensões que são mais adequadas a cozinhas separadas.
    Mas mais uma vez a casa tem áreas tão generosas por todo o lado que se calhar mais vale optar também aí pela proporcionalidade.
    Uma ilha será uma opção a considerar para preencher o espaço, mas existindo já uma península parece algo redundante e vendo o já grande espaço de bancada que aí tem, não sei se isso não irá dar uma ideia de demasiado espaço vazio nas bancadas. Poderá também criar uma partição na cozinha, ficando a península por um lado meio perdida aí no meio e por outro aumentando as hipóteses de essa passar a ser a zona de refeições mais usada, ficando a zona de jantar só para quando houver visitas. Há quem goste desse conceito, mas neste caso parece-me que a zona de jantar, estando onde está, no dia-a-dia, ficará uma espécie de "terra de ninguém" entre cozinha e zona de estar, a interferir numa ágil movimentação na zona social e na interação entre os moradores, algo que contradiz o conceito de open space.
    Mas isto são considerações mais teóricas, se calhar o HenDua quer mesmo essa separação de espaços.

    Mas se for mesmo pela ilha, meter lá o fogão é uma opção interessante, se conjugar isso com uma colocação "estratégica" das restantes zonas importantes para cozinhar (lava-loiças, frigorífico e arrumação de utensílios, condimentos e "matéria-prima"), para não ter de dar 30 meias-voltas à ilha de cada vez que prepara uma refeição. No meu caso a placa de fogão irá ficar na península.
    Concordam com este comentário: MargaridaOVaz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HenDua
  5.  # 146

    Mhpinto, obrigado pelas suas considerações.

    Colocado por: mhpinto
    A meu ver a cozinha pede é para ser mais pequena nesse conceito de open space. Ou seja, tem dimensões que são mais adequadas a cozinhas separadas.
    Mas mais uma vez a casa tem áreas tão generosas por todo o lado que se calhar mais vale optar também aí pela proporcionalidade.
    Uma ilha será uma opção a considerar para preencher o espaço, mas existindo já uma península parece algo redundante e vendo o já grande espaço de bancada que aí tem, não sei se isso não irá dar uma ideia de demasiado espaço vazio nas bancadas. Poderá também criar uma partição na cozinha, ficando a península por um lado meio perdida aí no meio e por outro aumentando as hipóteses de essa passar a ser a zona de refeições mais usada, ficando a zona de jantar só para quando houver visitas. Há quem goste desse conceito, mas neste caso parece-me que a zona de jantar, estando onde está, no dia-a-dia, ficará uma espécie de "terra de ninguém" entre cozinha e zona de estar, a interferir numa ágil movimentação na zona social e na interação entre os moradores, algo que contradiz o conceito de open space.
    Mas isto são considerações mais teóricas, se calhar o HenDua quer mesmo essa separação de espaços.

    Mas se for mesmo pela ilha, meter lá o fogão é uma opção interessante, se conjugar isso com uma colocação "estratégica" das restantes zonas importantes para cozinhar (lava-loiças, frigorífico e arrumação de utensílios, condimentos e "matéria-prima"), para não ter de dar 30 meias-voltas à ilha de cada vez que prepara uma refeição. No meu caso a placa de fogão irá ficar na península.


    Como já aqui disse, para o que eu quero, a casa podia perfeitamente ter menos 50 m2.

    A questão do open space tem as suas vantagens e desvantagens.
    Tendo em conta as características da minha casa às vantagens até perdem força. Eu percebo que podia perfeitamente ter uma cozinha fechada porque tenho área para isso sem condicionar a mesma em termos de funcionalidade e estética.
    Ponderei muito bem essa questão, mas gosto de ter um espaço aberto onde possa receber família e amigos sem ninguém estar fechado na cozinha nem haver "divisões".

    Eu dispensava o balcão para refeições.
    A minha esposa é que tem essa ideia e não a consegui demover.
    No apartamento onde moro agora, temos também um balcão, que está num lado de uma ilha, do outro lado está o fogão e banca da loiça.
    Nós só usamos o balcão quando temos muitas visitas e sentamos lá os miúdos. De resto nunca damos uso.

    Neste caso eu acho que pode dar para os dois lados. Tanto podemos fazer as refeições no balcão, como já mesa. De qualquer das formas uma das zonas vai estar "negligenciada " e vai ser apenas usada quando tivermos visitas.

    A questão da ilha surgiu porque de balcão a balcão há uma área enorme que me parece que vai deixar a cozinha muito vazia e fria...
    Fazendo a ilha, ai ficava o fogão, por baixo as panelas. Ao lado está o frigorífico e atrás a banca da loiça. Estando a cozinhar tenho tudo à mão.
  6.  # 147

    Colocado por: HenDuaA minha esposa é que tem essa ideia e não a consegui demover.
    No apartamento onde moro agora, temos também um balcão, que está num lado de uma ilha, do outro lado está o fogão e banca da loiça.


    Então e porque não faz o mesmo agora? Faz a ilha com um balcão e dispensa a península. A ilha com balcão e fogão fica sempre mais larga que essa península e, sendo uma ilha, ocupa obrigatoriamente mais desse espaço livre. Na minha ótica, reduziria as hipóteses de ter uma zona de refeições negligenciada, já que o balcão na ilha, mesmo não estando a ser usado por pessoas, poderá sempre servir de zona extra de trabalho.
  7.  # 148

    Cheguei a ver essa hipótese com o arquitecto mas não gostei. Fica melhor península até porque uma ilha iria ter duas zonas de passagem, uma delas não teria utilidade nem seria usada, que era a do lado da parede
  8.  # 149

    Colocado por: HenDuaCheguei a ver essa hipótese com o arquitecto mas não gostei. Fica melhor península até porque uma ilha iria ter duas zonas de passagem, uma delas não teria utilidade nem seria usada, que era a do lado da parede

    Se tiver armários desse lado da parede, já tem utilidade.
  9.  # 150

    Olá.
    Inscrevi-me no fórum porque também estamos a pensar construir uma moradia em gaveto.

    Estamos a negociar a aquisição de um lote em gaveto, com projecto arquitectónico incluído.
    O terreno, também no distrito de Braga, tem 570 metros2 e a moradia terá 312 metros2 brutos. O projecto contempla uma piscina.
    Acreditamos que conseguimos comprar aquilo mais barato do que nos estão a pedir porque aquilo já está parado à uma carrada de anos e por isso estamos a negociar.

    O fórum em geral e este tópico em particular tem me dado umas luzes do que posso fazer ou não, porque há umas coisas que eu gostava de mudar ao projecto e que me disseram que o podia fazer em obra para não perder tempo e dinheiro com burocracias. Porém continuo indecisa, o meu marido prefere deixar isso para depois porque diz que não adianta andar a pensar muito à frente antes mesmo de fechar negócio lol.

    Gosto do seu projecto.
    Apenas fechava a cozinha e procurava arranjar maneira de meter um armário no hall dos quartos porque dá sempre jeito para guardar roupas de cama e toalhas de banho.
    A sua garagem como vai ficar então?

    Cumprimentos.
  10.  # 151

    Colocado por: MargaridaOVazEstamos a negociar a aquisição de um lote em gaveto, com projecto arquitectónico incluído.

    A menos que se tenha a enorme sorte de encontrar um projeto que seja a nossa cara, fico sempre com dúvidas que isso seja bom negócio, simplesmente porque estamos a pagar algo que foi feito à medida de outras pessoa. E se é para fazer de raiz então que seja mesmo à nossa medida, a meu ver.
    Ou isso ou é bom que o preço não reflita a existência de projeto, ou seja, que haja terrenos semelhantes na zona sem projeto ao mesmo preço.

    Colocado por: MargaridaOVazmoradia terá 312 metros2 brutos

    E precisa/pode pagar facilmente tanta área? Não se esqueça que uma das coisas que mais pesa no preço da construção de uma casa é a área, pelo que quantos menos m2, melhor. Dito por outras palavras, a menos que haja uma boa folga orçamental, convirá garantir que há grande vantagem em cada m2 de casa.

    Colocado por: MargaridaOVazO projecto contempla uma piscina.

    Se contempla, terá de a construir, tenha orçamento ou não nesta fase.

    Colocado por: MargaridaOVazme disseram que o podia fazer em obra para não perder tempo e dinheiro com burocracias

    A meu ver isso tem riscos enormes. Por um lado, provavelmente poupará dinheiro se alterar já o projeto para ficar à sua medida. Ou seja, o que reduz em risco de derrapagens por estar a alterar em obra dá e sobra provavelmente para fazer a alteração do projeto.
    Por outro lado, creio que a margem daquilo que pode ser alterado em obra não é muito grande.

    Fica o conselho de abrir um tópico novo com esse projeto e as alterações que gostaria de fazer. Os entendidos da área que por aqui andam certamente lhe conseguirão dizer se pode alterar tudo em obra ou não.

    Colocado por: MargaridaOVazAcreditamos que conseguimos comprar aquilo mais barato do que nos estão a pedir porque aquilo já está parado à uma carrada de anos e por isso estamos a negociar.

    Quase de certeza que conseguem pois são raríssimos os casos em que aquilo que é pedido corresponde ao valor mínimo que o vendedor aceita.
    Mas atenção, o preço atual pode já refletir o facto de estar parados há anos, ou tem de fonte segura que o preço não foi alterado?
    Concordam com este comentário: MargaridaOVaz
  11.  # 152

    Olá mphinto, obrigado pelo seu comentário.

    Eu preferia comprar um terreno e construir à nossa medida. O maridão é que está mais inclinado para este porque de facto é uma excelente oportunidade de negócio e eu própria reconheço isso.
    Se conseguirmos comprar e aplicar as alterações que eu quero ao projecto, seja em obra ou com um novo projecto, eu fico satisfeita.
    E eu gosto do projecto actual, mas quero dar o meu toque...

    Relativamente à área, precisamos mesmo. A minha mãe vive connosco, tenho duas meninas que partilham o quarto, uma com 15 e outra com 17 e precisam de um quarto para cada uma delas para terem a sua privacidade.

    Como o terreno é bastante grande, uma das coisas que quero fazer e não está incluído no projecto actual, é um anexo na parte de trás onde posso ter uma casa de banho para quem está no jardim e na piscina não ter de entrar dentro de casa; arrumos dos equipamentos da piscina e dos brinquedos das miúdas; e gostava de fazer um espaço aberto, apenas coberto pelo telhado, para churrasqueira, forno de lenha, uma banca para loiça e uma mesa para refeições.

    O que eu sei é que as moradias que já lá estão construídas e habitadas já tem uns anos, sendo que as primeiras começaram a ser construída em 2008/2009.
    Ainda há três terrenos à venda. Quem começou lá a construir faliu pouco depois de ter acabado as que já estão construídas. Outra empresa ficou com os terrenos que sobraram mas essa empresa não constrói.
    Ao que averiguamos, eles pediam muito dinheiro pelo terreno. Foram baixando o preço mas continua para venda.

    Peço desculpa ao HenDua por estar aqui a "apropriar-me" do tópico dele.
    Assim que tiver as coisas mais definidas crio o meu próprio tópico.

    Obrigado :)
  12.  # 153

    Colocado por: MargaridaOVaz

    Peço desculpa ao HenDua por estar aqui a "apropriar-me" do tópico dele.

    Obrigado :)


    Bem vinda ao fórum.

    Está à vontade para escrever no tópico, podemos inclusive trocar impressões que ajudem mutuamente.

    O meu terreno tem características semelhantes ao que você tem em vista. Se não fosse a área do mesmo (o seu é bastante maior) até diria que é na mesma zona.

    Quem começou a construir o loteamento onde eu vou construir também faliu à uns anos.
    Construiu uma banda de 8 casas, depois nas traseiras dessas tinha os lotes com projecto pronto para construir mas faliu. O meu pai comprou o meu terreno à uns 8 anos e agora doou-me.
    No loteamento onde vou construir só tem um gaveto construído. Os restantes lotes estão para venda.
    Eu vou fazer alterações ao projecto mas tenho de respeitar o projecto se loteamento.

    A decisão mais difícil foi se mudava os materiais do exterior ou se constitua igual à que já está construída.
    Como a que já está construída também tem alterações dos materiais das fachadas relativamente ao projecto do loteamento, e quem construiu optou por alguns materiais bastante caros, vou optar por mudar as fachadas esteticamente. Vou usar outros materiais.
    Vou isto é, se o projecto for aprovado na CMB mas pelo que o arquitecto disse não haverá problema porque a fachada é igual e respeita tudo o que está no projecto de loteamento, só muda umas cores e uns materiais que não estão especificados.

    Mais tard€ também gostava de construir piscina. A ver vamos se um dia será possível.
    Não inclui já no projecto porque teria de ser construída já e isso ia puxar o meu orçamento para além de que agrava o IMI.

    Já falou com algum arquitecto?
    E empreiteiro?

    Acho que se calhar antes de comprar devia aconselhar- se com algum arquitecto e fazerem um estudo do que pode ou não ser feito.
    Depois então decidia se opta por esse lote ou se prefere um moradia isolada.

    Há medida que eu for tendo nova informação vou partilhando.
    Para já o arquitecto está a ultimar o projecto de arquitectura e das especialidades para depois podermos meter na Câmara.

    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MargaridaOVaz
  13.  # 154

    Já Agora, que características tem a moradia para esse lote?

    O que é que queria alterar para além de construir o anexo?

    Atenção que o anexo que descreve tem de ser licenciado e acho eu que ate precisa de projecto.

    Pelo que li aqui no fórum, se tiver mais de 10m2 e/ou mais de 2.1m de pé direito precisa de aprovação da Câmara.

    Em moradias em banda há que arrisque construir anexos ilegais e depois tem de os mandar abaixo porque facilmente um vizinho denúncia.
    Então se ao lado ainda forem construir e também quiserem um, quando o empreiteiro ou o arquitecto os alertar que é preciso licença, está sujeito a que alguém vá confirmar se você teve .

    Com moradias em banda anexos e furos ilegais são quase sempre alvos de escrutínio. Atenção a isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MargaridaOVaz
  14.  # 155

    Olá, obrigado HenDua.

    Ainda não temos arquitecto nem empreiteiro, mas já andamos a contactar alguns.

    Este lote vai ser sempre melhor negócio do que uma moradia isolada. Estamos confiantes em relação a isso.

    No projecto a moradia é uma V4+1.
    Quanto ao exterior não vamos mudar nada porque não desgostamos das que já estão construídas e embora haja algumas coisas que poderiam ser alteradas achamos que não fica bem, num conjunto de moradias em banda, uma delas ser diferente das outras.

    As alterações prendem-se com o interior. Por exemplo, o piso da cave está quase ao nível das estrada e a moradia tem duas portas, uma no piso da cave que dá para o escritório; a outra entrada, sobe-se as escadas e dá para o hall do piso 0, normal.
    Eu queria excluir a porta da cave que dá acesso ao tal escritório.
    A lavandaria é monstruosa, queria encurtar um pouco e assim podia por um móvel na garagem.
    A entrada, do piso 0, tem uma especie de jardim interior, preferia fazer aí a casa de banho e no sítio onde está agora a casa de banho, ao lado da cozinha, podia aumentar à cozinha ou até fazer uma despensa.
    A cozinha tem uma espécie de balcão para refeições mas parece pequeno, prefiro não ter balcão e assim tinha mais espaço para arrumação na cozinha. As refeições fazíamos mas sala de jantar.
    O projecto tem lareira mas o meu marido não quer.
    Um dos quartos tem uma janela muito pequena, gostava de fazer maior.

    Em relação ao anexo, se a única parte fechada for a casa de banho, como tem menos de 10 m2 preciso de licenciamento e aprovação?
    Depois ao lado da casa de banho teríamos o tal espaço aberto, apenas coberto Pelo telhado, e ao lado desse um anexo fechado com menos de 10m2 e os tais 2,1 metros de pé direito.

    O meu marido já tinha falado que queria um furo, para regar o jardim que ainda é grande e por causa da piscina.
    Que inconvenientes há em legalizar o mesmo?
    • HenDua
    • 24 outubro 2017 editado

     # 156

    Haverá users mais qualificados e melhor informados para responder às suas dúvidas .

    Quanto ao furo pelo que li no fórum se houver um furo legal a menos de 100 metros, não o pode fazer.

    Eu alterei bastante o projecto do interior mas ainda está a ser ultimado para apresentar à Câmara juntamente com os projectos de especialidades.

    Aumentar uma janela depende. Eu queria alterar uma, mudando sua posição e tamanho, e o arquitecto disse que não era possível porque o projecto do loteamento não permitia porque a fachada ia ficar diferente.

    A minha fachada vai diferir em cores e no tipo de pedra mas em 8 lotes só um gaveto é que está construído e o meu será o outro gaveto. Os outros 6 lotes também poderão alterar os materiais porque a que já está construída tem alucobond que ficou por 8 mil, os estores são um ripado metálico que também foi bastante caro. O tipo de pedra que ele pôs também é caro.
    Consigo outras alternativas mais baratas e até acho que vai ficar mais bonito.
    Em vez desse alucobond a imitar madeira vou deixar tudo em capoto e pintar se branco. A pedra vai ser outra, mais barata e na minha opinião mais bonita. Os estores ainda não me decidi mas há alternativas mais econômicas.

    Percebo o que quer dizer quando diz que prefere ver tudo igual. Mas como disse o projecto do loteamento não especifica claramente os materiais e essa moradia que já lá está construída optou por materiais muito caros. Eu só aqui vou poupar aproximadamente 10k comparativamente a essa que já está construída...

    Além disso, essa está construída à 3 anos e os outros terrenos estão todos por vender. Nada me garante que nos próximos 10 anos continue sem ninguém construir. Nem nada me garante que quando construírem optem também por outros materiais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MargaridaOVaz
  15.  # 157

    Após umas semanas sem novidades, volto com boas notícias: já tenho o aval da CM, todos os projectos aprovados.

    Reuni vários orçamentos para a construção da estrutura, os quais irei analisar. Finais de Dezembro, inícios de Janeiro a obra deve arrancar.
    Concordam com este comentário: enf.magalhaes, GCampos
  16.  # 158

    Então bom início de 2018
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HenDua
  17.  # 159

    Colocado por: HenDuaApós umas semanas sem novidades, volto com boas notícias: já tenho o aval da CM, todos os projectos aprovados.

    Reuni vários orçamentos para a construção da estrutura, os quais irei analisar. Finais de Dezembro, inícios de Janeiro a obra deve arrancar.
    Concordam com este comentário:enf.magalhaes,GCampos


    Hendua,

    Sempre vai optar por chave na mão?
    Já tem orçamento?
  18.  # 160

    Não vai ser chave na mão. Ainda estou a analisar com o empreiteiro vários orçamentos para a estrutura porque ele vai subcontratar, mas pelo que ele me disse, deverá rondar os 35 mil euros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ALMEIDAM
 
0.0353 seg. NEW