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  1. A propósito de BMWs, há poucos anos (uns 7 ou 8, ou talvez menos; não me lembro muito bem quando foi) o meu pai vendeu um 2002ti em bom estado, por 10 mil euros, quando ele valia talvez 50 mil, ou mais... eu não soube de nada, senão teria tentado impedir o negócio. Ainda hoje quando penso nisso me dói um bocado.
    Concordam com este comentário: two-rok
  2. Colocado por: Bricoleiro

    Só se for a desgastar as sedes de válvulas.
    Eu não costumo esgrimir argumentos sobre se o GPL é ou não melhor combustível que outros. Apenas digo, da minha experiência pessoal, que prefiro desgastar as válvulas (nunca me aconteceu em 3 carros e centenas de milhares de kms) do que a minha carteira.


    PS: Há muitos anos atrás quando alguém inventou o motor de combustão a gasolina nos automóveis (ainda andavam a carvão) houveram muitos (aqueles velhos do restelo) que disseram: ui! que perigoso! andar com uma bomba debaixo do rabo...eu não! O futuro depois disse no que se tornou.
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  6. Colocado por: BelhinhoEu não costumo esgrimir argumentos sobre se o GPL é ou não melhor combustível que outros. Apenas digo, da minha experiência pessoal, que prefiro desgastar as válvulas (nunca me aconteceu em 3 carros e centenas de milhares de kms) do que a minha carteira.



    Em portugal o gpl é um excelente alternativa e em alguns casos a unica maneira de uma pessoa conseguir ter um máquna sério sem gastar balurdios em gasolina.
    O problema do GPL é claramente a escolha do motor. Há motores excelentes para o GPL, outros nem por isso e ainda outros que é estragar!

    O Volvo T5 e T6 são uns dos exemplos de motores que parece que foram feitos para GPL. Não se queixam de nada, funcionam lindamente a GPL e ainda tem a vantagem de ser um motor á homem :)

    Os toyotas também são bons, já os hondas depende.
  7. Colocado por: Wardrunajá os hondas depende
    Honda Civic 1800 de 2008 já tem mais de 200.000 a GPL...um depósito de 40lts (+/- 23 eur agora) faz entre 400 a 430 kms! Sem medo de carregar no pé esquerdo.
  8. Colocado por: BelhinhoHonda Civic 1800 de 2008 já tem mais de 200.000 a GPL...um depósito de 40lts (+/- 23 eur agora) faz entre 400 a 430 kms! Sem medo de carregar no pé esquerdo.


    Esse motor é bom, agora o 1.4 não.
    eu no meu 1.6 HDI com 25 euros faço mais de (por enquanto e diesel intermarche) 400 kilometros.....mas aquilo não é um honda 1.8!
  9. Colocado por: Wardruna

    Esse motor é bom, agora o 1.4 não.
    eu no meu 1.6 HDI com 25 euros faço mais de (por enquanto e diesel intermarche) 400 kilometros.....mas aquilo não é um honda 1.8!
    Tem que fazer médias abaixo de 5/100. No mínimo, não é fácil. Eu faço máximo 250km com um Peugeot 306 1.9TD...
  10. Colocado por: BelhinhoTem que fazer médias abaixo de 5/100


    Menos de 5l/100 feitas as contas por mim. nacional sem transito a 90/100.
    gasoleo a menos de 1.3.
  11. Capo aberto quer dizer a ouvir o motor no exterior. A insonorização é importante para não ouvir dentro do carro...
  12. Colocado por: BelhinhoEu não costumo esgrimir argumentos sobre se o GPL é ou não melhor combustível que outros. Apenas digo, da minha experiência pessoal, que prefiro desgastar as válvulas (nunca me aconteceu em 3 carros e centenas de milhares de kms) do que a minha carteira.


    PS: Há muitos anos atrás quando alguém inventou o motor de combustão a gasolina nos automóveis (ainda andavam a carvão) houveram muitos (aqueles velhos do restelo) que disseram: ui! que perigoso! andar com uma bomba debaixo do rabo...eu não! O futuro depois disse no que se tornou.


    Vale o que vale.
    Dizer que um motor a gasolina é mais sereno a funcionar com GPL... é uma opinião vinda de quem tem experiência já em 3 carros, na minha perspectiva distorcida da realidade (para não dizer outra coisa).
    A única vantagem do GPL é o preço ao litro, ponto.
    O resto é só desvantagens, consome mais, o motor dura menos, o trabalhar é mais áspero, a performance é menor.
  13. Colocado por: BricoleiroA única vantagem do GPL é o preço ao litro, ponto.
    O resto é só desvantagens, consome mais, o motor dura menos, o trabalhar é mais áspero, a performance é menor.
    Na zona onde vivo tenho a vantagem de ter vários postos com fornecimento de GPL (por ex num raio de 5km tenho 6), talvez por isso, também nesta zona conheça muita gente (e muitos amigos próximos) com carros a GPL, desde V8 a pequenos citadinos. Não conheço nenhum que esteja arrependido. Muito pelo contrário até aumentam á frota.
    Ainda há bem pouco tempo estive para comprar um 525i E39 de 2003 com 100MK para converter. Mas a mulher não deixou :-) Já tenho um 325i de 2001 cabrio.
  14. No cactus a gasolina gastava 4.6L/100km (calculados pelo computador de bordo, nunca me dei ao trabalho de calcular) no dia-a-dia, embora conseguisse 4.0L/100km entre Lisboa/Porto ou vice-versa, pela EN1/IC2, de noite, a 80km/h, ou 4.2L/100km entre Lisboa e Gouveia, por exemplo, também pela EN1 e depois pelo IP3+IC12, também a andar devagarinho. A gás gasto 6L/100km no dia-a-dia, calculados por mim, pois o computador de bordo basicamente morreu (no que a cálculos de combustível diz respeito) desde a instalação do GPL.

    Como pago o GPL a 60 cêntimos (prio ou jumbo), gasto €3,60 para fazer 100km(!).
    • eu
    • 16 fevereiro 2019
    Colocado por: Wardruna
    As caixas auto mudam o oleo por norma a cada 50.000 ou 60.000 km. A manual pode nunca ter de mudar.

    Depende da caixa.

    Tenho um série5 automático e a BMW diz que o lubrificante dura a vida da caixa.

    Já o fabricante da caixa (ZF Friedrichshafen) diz que deve ser mudado a cada 100,000 Kms.
    Concordam com este comentário: BM_18
  15. Colocado por: telhaduasaguasComo pago o GPL a 60 cêntimos (prio ou jumbo), gasto €3,60 para fazer 100km(!).
    Se fosse um carro a Diesel teria que fazer médias abaixo de 3L/100 com gasóleo a 1,25 eur...Isto é, teria que andar em ralenti...
    Concordam com este comentário: telhaduasaguas
    • ik
    • 18 fevereiro 2019
    Penso que nesta altura o mais viável seria mesmo o GPL, mas não temos oferta em carros novos
  16. Neste rectangulozinho não. Existem apenas alguns pequenos. Carros familiares não existe, como por ex. estas máquinas que se podem comprar de origem a GPL, em Espanha:

    https://www.subaru.es/
  17. O GPL não é alternativa. O custo do produto é igual ou superior á gasolina ou diesel. A grande diferença são os impostos. Se o consumo passasse a ser significativo o Estado iria de imediato taxa-lo como os outros.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  18. Colocado por: CarvaiSe o consumo passasse a ser significativo o Estado iria de imediato taxa-lo como os outros.


    E o que vai acontecer quando for tudo carros electricos?
    Concordam com este comentário: Carvai
 
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