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  1. Colocado por: CarvaiO GPL não é alternativa.
    No presente é a melhor alternativa.
    Concordam com este comentário: telhaduasaguas
  2. Colocado por: BelhinhoNeste rectangulozinho não. Existem apenas alguns pequenos. Carros familiares não existe, como por ex. estas máquinas que se podem comprar de origem a GPL, em Espanha:

    https://www.subaru.es/


    Por cá os subarus a gpl de origem também já estiveram disponíveis, mas de repente deixaram de estar...
  3. Tem os dacia e o Renault Clio, todos com o 0.9 tce
  4. Melhor que gpl, neste momento, em termos de economia, penso que só um híbrido a gasolina/gpl (não me importava de ter um prius transformado para gpl).

    E mesmo em termos ambientais talvez o gpl seja melhor do que os carros eléctricos. As baterias de um carro eléctrico duram relativamente pouco (uns 8 anos?), e a electricidade em Portugal ainda é produzida em grande parte por centrais a carvão ou de gás natural.
  5. Uma das coisas que não tenho visto mencionado aqui no fórum, é o seguro no caso de veiculos elétricos.
    Segundo ouço comentar, ao final de pouco tempo, os seguros não cobrem a totalidade das baterias de um veiculo elétrico.
    Isto significa que, se conduzirmos um veiculo elétrico com 5 anos e alguém nos bater, mesmo que a responsabilidade nao seja nossa, o seguro nao vai cobrir as baterias, apenas uma parte.
    E gera-se um problema...
  6. Ouve-se e lê-se cada coisa...

    Colocado por: telhaduasaguasAs baterias de um carro eléctrico duram relativamente pouco (uns 8 anos?),
    Falso.

    Colocado por: telhaduasaguasa electricidade em Portugal ainda é produzida em grande parte por centrais a carvão ou de gás natural.
    Falso.

    Colocado por: ADROatelierSegundo ouço comentar, ao final de pouco tempo, os seguros não cobrem a totalidade das baterias de um veiculo elétrico.
    Isto significa que, se conduzirmos um veiculo elétrico com 5 anos e alguém nos bater, mesmo que a responsabilidade nao seja nossa, o seguro nao vai cobrir as baterias, apenas uma parte.
    Falso.


    +Info e esclarecimentos:
    https://forumdacasa.com/discussion/52442/174/topico-dos-veiculos-eletricos-ve
  7. Vou hoje com o honda jazz da minha mulher a oficina, mudar o oleo, filtro e resolver um furo lento

    Pergunta: Este Honda jazz levou 4 pneus novos ha uns 20.000kms

    Fara sentido "rodar" os pneus de eixo , ou seja trocar os dois que estao no eixo da frente com os que estao no eixo traseiro, para gastar mais uniforme ?

    Em caso de recomendarem trocar, qual o procedimento mais correcto ? Sera manter do mesmo lado, ou trocalos cruzados em " X " ?

    Obrigado
    • nmex2
    • 18 fevereiro 2019
    depende se gosta de andar com 4 pneus novos, 4 peneis usados e depois 4 pneus em fim de vida ... ou se por outro lado prefere andar sempre com dois em melhor estado e outros um pouco piores.

    há quem mude os 4 de uma vez, há quem prefira mudar aos dois, colocando os dois em pior estado no eixo que fará menos falta - e aqui pode começar outra discussão, que qual será o eixo...

    se cruzar, tenha atenção se tem sentido de rotação, tem que ser rodado na jante. se não tiverem sentido de rotação e cruzando, há que, defenda que poderão deteriorar-se mais depressa (telas, e não o piso em si), pelos esforços que agora serem agora sujeitos serem opostos ao que estavam inicialmente
  8. Colocado por: civismoVou hoje com o honda jazz da minha mulher a oficina, mudar o oleo, filtro e resolver um furo lento

    Pergunta: Este Honda jazz levou 4 pneus novos ha uns 20.000kms

    Fara sentido "rodar" os pneus de eixo , ou seja trocar os dois que estao no eixo da frente com os que estao no eixo traseiro, para gastar mais uniforme ?

    Em caso de recomendarem trocar, qual o procedimento mais correcto ? Sera manter do mesmo lado, ou trocalos cruzados em " X " ?

    Obrigado


    Eu não costumo "rodar" pneus usados, quando muito passo os de trás para a frente e meto novos atrás.
    Os melhores pneus (com mais piso) devem andar sempre montados no eixo traseiro.
  9. Mas neste caso nao vou meter pneus novos, pois estes ainda estão impecaveis, meti os 4 ha uns 3 anos , ainda so têm uns 20.000kms

    A questão é : Troco os de tras com os da frente, ou deixo.me estar quieto ?
  10. Colocado por: civismoMas neste caso nao vou meter pneus novos, pois estes ainda estão impecaveis, meti os 4 ha uns 3 anos , ainda so têm uns 20.000kms

    A questão é : Troco os de tras com os da frente, ou deixo.me estar quieto ?


    Quais é que tem o melhor piso, não são os de trás?
  11. Colocado por: mafgodFalso.


    Ignoro quais serão as suas fontes, mas, por exemplo, neste artigo é referido que, em 2017, 58% da produção eléctrica em Portugal teve origem nos combustíveis fósseis. Acredito que em 2018 essa percentagem não tenha sido tão elevada, pois choveu mais, mas este ano (2019) será (infelizmente) provavelmente de seca (talvez severa) de novo, e a tendência é para as coisas piorarem...
  12. Em 2018, de acordo com este artigo, a produção eléctrica em Portugal teve origem 52% em renováveis e 48% em fósseis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  13. Sim é possível, a marca vende a câmara, depois é necessário passar a instalação para ligar ao rádio e ter o equipamento para a centralina "ler" a câmara e activar a função quando se engrena a marcha-atrás
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021
  14. Há oficinas que fazem esse serviço e outras que se fazem de mais difíceis, mas procure no Ebay ou Amazon câmara de marcha atrás original para Audi A4. A câmara faz parte do pacote City, mas é possível instalar.

    Pode é ficar um pouco caro a instalação, porque é preciso remover os plásticos para passar os cabos e depois activar a função na centralina.

    Mas não é nada de impossível nem de muito complicado. Mas numa oficina Audi pergunte a possibilidade da instalação, aconselho a ligar para pelo menos 2 oficinas de grupos diferentes a questionar. Em ultimo recurso pode sempre ligar para a SIVA e colocar a questão, mas por experiência eles demoram muito a responder e nem sempre percebem muito do assunto
    • FFAD
    • 22 fevereiro 2019
    Colocado por: Anonimo09092021A própria Audi faz essa instalação?


    fale com um tipo que é de Leiria (Pousos), só trabalha com material original e é muito prestável.

    Se for à marca, além de levar um provável valente NÃO! Se o fizerem, fica-lhe uma fortuna.
    • ik
    • 22 fevereiro 2019
    Colocado por: manelvcTem os dacia e o Renault Clio, todos com o 0.9 tce


    O problema é esse! Não temos oferta de jeito!
    • eu
    • 22 fevereiro 2019
    Colocado por: Pedro_Moreiraporque é preciso remover os plásticos

    E se for um caceteiro, ficam todos riscados, parte clipes e o carro nunca mais é o mesmo.
  15. 14 de Maio de 2015 ( 1ª Discussão)
    Colocado por: Pedro BarradasTenho de adquirir uma bateria auto. Tenho um Mitsubishi Pajero Sportwagon de 2000, que só anda de 15 em 15 ou de 30 em 30 dias...
    Tenho neste momento uma LUCAS ( metida em 2012, que deu a alma ao criador), que na altura custou cerca de 170€
    Pelo que a referência nova, parece ser:
    Lucas LP250H (302x175x225mm) Premium.
    12V, 91Ah/ 740A

    Alguma alternativa boa? ou recomendam alguma casa com preços competitivos para a aquisição ( Lisboa )


    Colocado por: Bricoleiro

    Se o carro só anda 2x por mês e essa durou 3 anos, sugiro que meta outra igual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas


    Bom passados mais de 6 anos... Esta bateria de 2012, que na altura, também era para ir para o "lixo", foi salva pelo OPTIMATE, até AGORA!!! deu finalmente a alma ao criador.

    Conlcusão, gastar 100e num equipamento de carga, manutenção , resulfatação automatico de baterias VALE a PENA!!!

    Vou ter de adquirir uma nova Bateria para o MITSUBISHI, são estas as specs.
    Lucas LP250H (302x175x225mm) Premium.
    12V, 91Ah/ 740A


    alguem tem alguma recomendação? loja on-line ou oficina?
  16. Sugestões/opiiões sobre a bateria
    Esta da NORAUTO, valerá alguma coisa...100€

    https://www.norauto.pt/produto/bateria-norauto-91-ah-740-a_221231.html

    Ou esta vARTA por 122@
    https://texoleo.com/product/varta-blue-dynamic-g8-12v-95ah-esq

    BOSCH premium, por 155€
    https://www.oscaro.es/bateria-bosch-0-092-s40-290-1777162-2585-p#/?vid=21376


    Ou ainda, manter a o modelo actual ( custou em 2012 170€)
 
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