Colocado por: Skinkx
Diz que está no limiar do cumprimento regulamentar em termos de conforto no inverno, mas nada diz acerca de potências necessárias para aquecimento, arrefecimento ou AQS.
Colocado por: vmcbmas é obrigatória?na opinião da APIEF todas as formações e acreditações são obrigatórias senão têm que fechar a tenda,
Colocado por: trivialCom esses dados o instalador que disse que era necessário uma de 14kwos dados reflectem a energia necessária para garantir as necessidades do edificio, o equipamento produtor tem que ter a potencia necessária para no seu ciclo diário de trabalho debitar a energia calculada, e isso depende também do sistema usado para a climatização sendo adicionado a potencia necessária para fazer apoio ás AQS, pelo que somente com aqueles elementos não é possível indicar qual a potencia nominal que o equipamento deve ter.
Colocado por: alexpIsto é melhor que a versão antiga de tanque em plastico com serpentina higienica ?vai sair uma versão com essa configuração.
Colocado por: jorgealveso futuro é hoje
Altherma 3ª geração a R32 com temp de impulso até 65ºC
https://www.daikin.pt/content/dam/document-library/catalogues/heat/air-to-water-heat-pump-low-temperature/Daikin_Altherma_3/Daikin%20Altherma%203_Product%20Catalogue_ECPEN17-786_English.pdf
Colocado por: trivialo que provavelmente deixa de fora muitas casas para aqs+aquecimentoa maioria das casas na Europa não precisa de mais e estou a falar de países onde faz mesmo frio,
Colocado por: jorgealveso futuro é hoje
Altherma 3ª geração a R32 com temp de impulso até 65ºC
https://www.daikin.pt/content/dam/document-library/catalogues/heat/air-to-water-heat-pump-low-temperature/Daikin_Altherma_3/Daikin%20Altherma%203_Product%20Catalogue_ECPEN17-786_English.pdf
Colocado por: sposilvaEstarão disponiveis quando e quais os valores€disponiveis a partir de Janeiro de 2018, preços sob consulta.
Colocado por: jorgealvesa maioria das casas na Europa não precisa de mais e estou a falar de países onde faz mesmo frio,
não é á toa que muitos fabricantes apostam nestas potencias pois correspondem ao grosso de vendas.
infelizmente aqui no burgo é que a construção é uma miséria com buracos no isolamento termico por todo o lado.
Colocado por: trivial
Não discordando do que escreves, gostaria de saber se instalaste em vivendas com +- 230m2 de área aquecida trás-os-montes ou outra zona fria potências inferiores ao 14kw, sem paineis solares.
Isto, porque até seria bom para mim instalar 8kw, mas penso que será algo arriscado
Colocado por: alexp
Instala sem problema, desde que metam ETICS com 20cm de isolamento como fazem nos paises nordicos por exemplo.
Colocado por: alexpnao precisa de tanto, basta ter muito cuidado nos detalhes e diminuir as eventuais pontes térmicas e fugas.
Instala sem problema, desde que metam ETICS com 20cm de isolamento como fazem nos paises nordicos por exemplo.
Colocado por: DR1982Eu sem perceber nada do assunto ainda acho que o pior é mesmo as caixilharias, de que adianta meter 20cms se a caixilharia nao acompanhar, como se vê em muitos casos...
Colocado por: Pedro Azevedo78
Caixilharias/vidros!
Tenho muitos m2 de vidro. Gosto. Dá uma boa vivência à casa. Mas em termos de eficiência não é fácil...
TEnho aluminio ruptura térmica e vidros baixo emissivos, mas ter tanto vidro deixa as suas marcas. É que já assim foram muitos os €uros, para melhorar (por ex. vidro triplo) ainda piorava...
Sol na eira e chuva no nabal não acontece...
Colocado por: SkinkxHavendo dinheiro, tudo se faz.
Colocado por: Pedro Azevedo78É que já assim foram muitos os €uros, para melhorar (por ex. vidro triplo) ainda piorava...