Iniciar sessão ou registar-se
  1. Aquilo que eu estou a falar aqui é feito regularmente para grandes edifícios de serviços. Mas quem faz isso para 1000 m2, também faz para 100 m2 com uma perna às costas.

Sempre fui claro que não era eu que conseguia tirar essas dúvidas.
  2. Colocado por: Picareta
    Quem? o ASM25? esse não conta, anda muito assanhado, .

pois ando :( :(

mas ja agora… qual o critério para "contar"? concordar com vossemecê? :) é um belo critério :) mais, acredito que para ganhar uma discussão nao exista critério mais eficiente :)
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  3. Colocado por: Picareta
    Quem? o ASM25? esse não conta, anda muito assanhado, para quem frequenta o forum há muito pouco tempo....deve ter andado por cá noutra encarnação.
    O James também não conta.

Ninguém devia contar, por isso é que recomendei para irem pesquisar lá fora e não tomarem a minha palavra por prova de nada.
  4. É calculo e teoria a mais skinkx, como o nosso bom amigo james diz, e com alguma razão, é preciso sentir os materiais, do que eles são capazes, aquelas inúmeras pequenas afinações que no final fazem a diferença, mas que não são traduzidas para a folha de calculo, é preciso experiência, muitas vezes o que se diz por aqui pode parecer fácil, mas tem muitas horas de estudos e experiencias (acertadas e falhadas) que depois se reflectem nas soluções apresentadas e no final com mais garantia de bom funcionamento do que qualquer calculo tirado com médias de uma folha de excel.

Já agora e como disse que o jorge vive do forum, deixe-me defende-lo um bocadinho, mostre um relato de um qualquer utilizador do forum que esteja queixoso dele.
    Concordam com este comentário: jorgealves, two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  5. Colocado por: Anonimo18072022A
    Quais as variáveis que não consegue quantificar (incorporar) numa folha de cálculo para arrefecimento?

Pico das necessidades.

As necessidades anuais aquilo sai directo, mas não gosto de contas de merceeiro. Para aquecimento tenho dados para tudo como lhe disse: média, ponta, consumo anual. Até para brincar e, por exemplo, quem meter depósitos de inércia perceber a autonomia do mesmo.

O estudo do arrefecimento é mais dinâmico, em função dos ganhos solares. No inverno despreza-se tudo isso que até é favorável e é só somar perdas pela envolvente e caixilharia. Cortar e atar. O verão já não - e eu nunca escondi isto.
  6. Colocado por: Ivo F.É calculo e teoria a mais skinkx, como o nosso bom amigo james diz, e com alguma razão, é preciso sentir os materiais, do que eles são capazes, aquelas inúmeras pequenas afinações que no final fazem a diferença, mas que não são traduzidas para a folha de calculo, é preciso experiência, muitas vezes o que se diz por aqui pode parecer fácil, mas tem muitas horas de estudos e experiencias (acertadas e falhadas) que depois se reflectem nas soluções apresentadas e no final com mais garantia de bom funcionamento do que qualquer calculo tirado com médias de uma folha de excel.

Já agora e como disse que o jorge vive do forum, deixe-me defende-lo um bocadinho, mostre um relato de um qualquer utilizador do forum que esteja queixoso dele.

As Passive House também o são sustentadas em folhas de cálculo nos mesmíssimos moldes. Talvez mais calibradas, mais perfeitas, mas folhas de cálculo. E funcionam, ainda antes de serem executadas. E até foram por aqui mencionadas por outros.

Os cálculos valem o que valem, têm margem de erro que são estimativas. Mas se me der um valor de 50 W/m2 e eu tiver um sistema que só debita 25, se calhar fica curto, porque é o dobro.

Mas cada um faz o que entender.
  7. Colocado por: Ivo F.É calculo e teoria a mais skinkx, como o nosso bom amigo james diz, e com alguma razão, é preciso sentir os materiais, do que eles são capazes, aquelas inúmeras pequenas afinações que no final fazem a diferença, mas que não são traduzidas para a folha de calculo, é preciso experiência, muitas vezes o que se diz por aqui pode parecer fácil, mas tem muitas horas de estudos e experiencias (acertadas e falhadas) que depois se reflectem nas soluções apresentadas e no final com mais garantia de bom funcionamento do que qualquer calculo tirado com médias de uma folha de excel.

Mais, Ivo, para que fique claro, os cálculos não nenhuma Bíblia, nem na parte térmica nem em quase nada, mas por algum motivo se fazem unidades de AC para várias gamas, se não houvesse necessidade de ajustes em lado nenhum, vinham todas com a mesma potência e só se faziam multi-splits para combinar várias.
    Concordam com este comentário: Ivo F.
  8. Colocado por: Ivo F.É calculo e teoria a mais skinkx, como o nosso bom amigo james diz, e com alguma razão, é preciso sentir os materiais, do que eles são capazes, aquelas inúmeras pequenas afinações que no final fazem a diferença, mas que não são traduzidas para a folha de calculo, é preciso experiência, muitas vezes o que se diz por aqui pode parecer fácil, mas tem muitas horas de estudos e experiencias (acertadas e falhadas) que depois se reflectem nas soluções apresentadas e no final com mais garantia de bom funcionamento do que qualquer calculo tirado com médias de uma folha de excel.
    .

Um comentario sensato.... concordo completamente...

sabe o que é pena? é que o Skinks levantou questoes, serias e uteis, e as pessoas que têm essa experiencia, apesar de nao terem os conhecimentos teoricos (opiniao minha) , nao tenham feito exatamente o que apontou, descrevendo, segundo a sua experiencia, as razoes para a coisa funcionar ou nao... explicando o que sabem ou nao sabem (o "nao saber" nao é pecado e reconhece-lo é gigantesco) ... em vez disso simplestemete reverteram a discussao ate ao ponto em que se tornou uma reles inutilidade, ponto em que se encontra....
  9. Colocado por: SkinkxMas se me der um valor de 50 W/m2 e eu tiver um sistema que só debita 25, se calhar fica curto, porque é o dobro.

ninguém disse o contrário nestes posts todos que estão para trás, e é sabido também que o piso radiante mais que temperaturas e potencias, funciona muito por sensações, até pode estar quase 30 graus dentro de casa mas está confortável e isso é o que interessa, conforto.
    • Skinkx
    • 19 junho 2018 editado
    Colocado por: Anonimo18072022A
    Não querendo complicar mas os valores de incidência solar são conhecidos (tabelados) que pode quantificar pela orientação solar das várias fachadas e em função dos materiais que as compõem...isto para calcular (imagino que não se faça assim em projecto) a temperatura de superfície....para depois calcular (bem) o fluxo de energia.

Nem a ventilação se pondera?

Faltam as cargas internas, presença humana, etc

E sim, a ventilação é contabilizada, tanto de inverno e de verão. Eu é que em atalho de foice não a mencionei. E é a m**** mais chata de cumprir neste momento, isso e precisamente o verão, porque no inverno o ETICS de espessura mínima, conforme a zona climática, cumpre sempre. Desde que se cumpram os U mínimos das paredes/pisos/tectos, o inverno cumpre sempre.

O verão já é outra música. Tenho muito bom exemplo de moradias que cumprem com o conforto passivo de inverno do SCE/REH com uma perna às costas e de verão, por uma série de pressupostos que são mais ou menos conhecidos e já falados aqui, aquilo pia muito mais fino.
  10. Colocado por: Anonimo18072022A
    Isso dito dessa forma seria um erro.

Mas isso não se partilha 😯

mas porque nao? nao entendo isso, muito honestamente nao entendo…. e estou a ser o mais sincero que possa imaginar….
  11. Colocado por: Ivo F.

ninguém disse o contrário nestes posts todos que estão para trás, e é sabido também que o piso radiante mais que temperaturas e potencias, funciona muito por sensações, até pode estar quase 30 graus dentro de casa mas está confortável e isso é o que interessa, conforto.

Mas tenho que ter garantias que ele é atingido. Não é eu estar a contar com um sistema que me mete o ambiente a 26 ou 27º e depois de acabado vir alguém dizer-me, seja quem for, que o conforto fica-se pelos 30.
  12. Uma passive house precisa de prh para arrefecer?

Algo que nunca entendi no prh a arrefecer, se o calor sobe como é que o chão frio consegue arrefecer eficientemente num verão a sério.
  13. Colocado por: Skinkx
    Mas tenho que ter garantias que ele é atingido. Não é eu estar a contar com um sistema que me mete o ambiente a 26 ou 27º e depois de acabado vir alguém dizer-me, seja quem for, que o conforto fica-se pelos 30.

o que lhe estou a tentar dizer é que a temperatura ambiente num radiante não é medido apenas em graus. 26 graus com ar condicionado por ex. ou com piso radiante não é igual a nivel de sensações.
  14. Colocado por: rsvaluminioAlgo que nunca entendi no prh a arrefecer, se o calor sobe como é que o chão frio consegue arrefecer eficientemente num verão a sério.
    porque o radiante nao funciona por convecção
  15. Colocado por: Skinkxu faço projectos térmicos e, passe a falsa humildade, brinco com as folhas de cálculos
    e não sabe como funciona um reles recuperador de calor de fluxos cruzados com bypass nem o seu comportamento em situação de temperatura exterior mais alta que a temperatura interior,

como raio quer perceber a dinamica do arrefecimento se uma coisa tão simples como a permuta de ar lhe faz confusão, quando tem a obrigação legal de a saber na ponta da língua e de cor e salteado.

só pode estar a gozar.
    Concordam com este comentário: two-rok
  16. Colocado por: Joao DiasE o João Dias é chamado a esta história porque??
    O Senhor realmente têm um problema gravíssimo com a minha pessoa.
    Francamente, não percebo o intuito de um comentário tão despropositado, mesquinho e perdoe-me a frontalidade, a roçar os limites do equilibrio racional.
    Enfim...

João Dias, depois de ter escrito o que escrevi, senti que não o devia ter feito. Foi um impulso...

Não tinha nada que falar no seu nome. Sei que tem conquistado muitos clientes através deste fórum, mas isso é um assunto que não me diz respeito.

Apresento as minhas sinceras desculpas e a promessa de que só falarei de si para elogiar o seu trabalho.
    Concordam com este comentário: rsvaluminio
  17. e ja agora nos "bons recuperadores de calor de fluxos cruzados" o sistema analisa a temp exterior, a temp interior e a temperatura de permuta regulando o caudal e o bypass em função dos parâmetros definidos.
  18. Colocado por: Anonimo18072022AMas isso não se partilha
    para o DO partilha-se o resultado final que é o que lhe interessa, as soluções e as técnicas para o atingir são o resultado de muito estudo, muita busca e muita dor de cabeça.

Afinal o segredo é a alma do negocio.

o que interessa é se os objectivos propostos foram atingidos pelo valor proposto, o resto são cantigas
  19. Colocado por: Anonimo18072022A
    Que temperatura exterior usa no verão para projecto?

No regulamento considera-se 25 ºC.

E para mim 25 ºC não é conforto com AC, mas aceito perfeitamente que 25 ou até 26 ºC sejam conforto com climatização radiante. O que eu quero, se for eu o cliente final, é que o sistema me dê garantias de realmente chegar aos tais 26 ºC. Não é preciso ser 20 como com AC, mas temos que definir uma meta e garantir que ela é atingida.

Colocado por: rsvaluminioUma passive house precisa de prh para arrefecer?

Algo que nunca entendi no prh a arrefecer, se o calor sobe como é que o chão frio consegue arrefecer eficientemente num verão a sério.

Uma Passive House teoricamente não passa mais de 10% do tempo abaixo ou acima das temperaturas de conforto sem qualquer sistema de climatização ligado. Julgo que os 10% é o valor, não tenho a certeza absoluta.

Ou seja, sem nada ligado, em teoria a sua casa passiva deve providenciar total conforto, sem nada ligado, em 90% do tempo. Em todo o caso, pode instalar o que quiser para garantir os restantes 10% do tempo. E uma casa que só precisa de backup de aquecimento/arrefecimento em 10% do tempo por princípio terá necessidades de climatização muito baixas e o PRH até pode perfeitamente ser suficiente em quente e frio.

Mais, quando a Passive House até caminha na direcção de usar um split por moradia (ou por piso, que seja), basta ver o que o MNeo já adiantou, até acho que um PRH em frio dá outro conforto, tanto em quente como em frio, apesar do custo superior. Mas como disse, seja qual for o caso, tenho que ter garantias da sua eficácia.

Colocado por: Ivo F.

o que lhe estou a tentar dizer é que a temperatura ambiente num radiante não é medido apenas em graus. 26 graus com ar condicionado por ex. ou com piso radiante não é igual a nivel de sensações.

Correcto, respondi acima.

0.4765 seg. NEW