Colocado por: Picareta
Quem? o ASM25? esse não conta, anda muito assanhado, .
Colocado por: Picareta
Quem? o ASM25? esse não conta, anda muito assanhado, para quem frequenta o forum há muito pouco tempo....deve ter andado por cá noutra encarnação.
O James também não conta.
Colocado por: Anonimo18072022A
Quais as variáveis que não consegue quantificar (incorporar) numa folha de cálculo para arrefecimento?
Colocado por: Ivo F.É calculo e teoria a mais skinkx, como o nosso bom amigo james diz, e com alguma razão, é preciso sentir os materiais, do que eles são capazes, aquelas inúmeras pequenas afinações que no final fazem a diferença, mas que não são traduzidas para a folha de calculo, é preciso experiência, muitas vezes o que se diz por aqui pode parecer fácil, mas tem muitas horas de estudos e experiencias (acertadas e falhadas) que depois se reflectem nas soluções apresentadas e no final com mais garantia de bom funcionamento do que qualquer calculo tirado com médias de uma folha de excel.
Já agora e como disse que o jorge vive do forum, deixe-me defende-lo um bocadinho, mostre um relato de um qualquer utilizador do forum que esteja queixoso dele.
Colocado por: Ivo F.É calculo e teoria a mais skinkx, como o nosso bom amigo james diz, e com alguma razão, é preciso sentir os materiais, do que eles são capazes, aquelas inúmeras pequenas afinações que no final fazem a diferença, mas que não são traduzidas para a folha de calculo, é preciso experiência, muitas vezes o que se diz por aqui pode parecer fácil, mas tem muitas horas de estudos e experiencias (acertadas e falhadas) que depois se reflectem nas soluções apresentadas e no final com mais garantia de bom funcionamento do que qualquer calculo tirado com médias de uma folha de excel.
Já agora e como disse que o jorge vive do forum, deixe-me defende-lo um bocadinho, mostre um relato de um qualquer utilizador do forum que esteja queixoso dele.
.
Colocado por: SkinkxMas se me der um valor de 50 W/m2 e eu tiver um sistema que só debita 25, se calhar fica curto, porque é o dobro.
Não querendo complicar mas os valores de incidência solar são conhecidos (tabelados) que pode quantificar pela orientação solar das várias fachadas e em função dos materiais que as compõem...isto para calcular (imagino que não se faça assim em projecto) a temperatura de superfície....para depois calcular (bem) o fluxo de energia.
Nem a ventilação se pondera?
Isso dito dessa forma seria um erro.
Mas isso não se partilha 😯
Colocado por: Ivo F.
ninguém disse o contrário nestes posts todos que estão para trás, e é sabido também que o piso radiante mais que temperaturas e potencias, funciona muito por sensações, até pode estar quase 30 graus dentro de casa mas está confortável e isso é o que interessa, conforto.
Colocado por: Skinkx
Mas tenho que ter garantias que ele é atingido. Não é eu estar a contar com um sistema que me mete o ambiente a 26 ou 27º e depois de acabado vir alguém dizer-me, seja quem for, que o conforto fica-se pelos 30.
Colocado por: rsvaluminioAlgo que nunca entendi no prh a arrefecer, se o calor sobe como é que o chão frio consegue arrefecer eficientemente num verão a sério.porque o radiante nao funciona por convecção
Colocado por: Skinkxu faço projectos térmicos e, passe a falsa humildade, brinco com as folhas de cálculose não sabe como funciona um reles recuperador de calor de fluxos cruzados com bypass nem o seu comportamento em situação de temperatura exterior mais alta que a temperatura interior,
Colocado por: Joao DiasE o João Dias é chamado a esta história porque??
O Senhor realmente têm um problema gravíssimo com a minha pessoa.
Francamente, não percebo o intuito de um comentário tão despropositado, mesquinho e perdoe-me a frontalidade, a roçar os limites do equilibrio racional.
Enfim...
Colocado por: Anonimo18072022AMas isso não se partilhapara o DO partilha-se o resultado final que é o que lhe interessa, as soluções e as técnicas para o atingir são o resultado de muito estudo, muita busca e muita dor de cabeça.
Que temperatura exterior usa no verão para projecto?
Colocado por: rsvaluminioUma passive house precisa de prh para arrefecer?
Algo que nunca entendi no prh a arrefecer, se o calor sobe como é que o chão frio consegue arrefecer eficientemente num verão a sério.
Colocado por: Ivo F.
o que lhe estou a tentar dizer é que a temperatura ambiente num radiante não é medido apenas em graus. 26 graus com ar condicionado por ex. ou com piso radiante não é igual a nivel de sensações.