Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Skinkxnosso regulamento considera que a temperatura de conforto são 18 ºC interiores no inverno e 5 ºC exteriores no verão
    Leia o que escreveu e corrija lá isso sff,
  2. Colocado por: jorgealvesLeia o que escreveu e corrija lá isso sff,

Não consigo corrigir, já não dá para editar. São 25 ºC como estava indicado imediatamente antes na mesma frase, simplesmente foi um erro de digitação, acontece.

Colocado por: jorgealvesafirma que nenhuma casa em Portugal precisa de arrefecimento, o que óbviamente não é correcto para todos os casos.

Atendendo ao que já disse noutros posts, parece claro que não partilho a mesma opinião dele. Ou seja, mesmo depois das colagens que tentaram fazer, é fácil de perceber que nem estou no mesmo ponto que ele, nem no mesmo ponto que você. Isto para que fique claro que a minha opinião é efectivamente minha. Certa, errada, assim-assim, mas minha.
  3. Decidam lá isso rápido, que o jogo está quase a começar :-))
    • smdx
    • 20 junho 2018
    pergunta de ignorante...

porque se pede que o PRH garanta 25ºC no interior, com 40ºC no exterior?

a meu ver, e sendo um sistema que se baseia muito na inércia, têm de se utilizar temperaturas médias, não?
    faria mais sentido calcular para 25ºC interiores com uns 32/35ºC exteriores não? (temperaturas médias "estimadas a olho" para uma situação de pico...

ou sou eu que estou a ver mal?
  4. A inércia é a "mola" que faz com que demore mais tempo a atingir-se o equilíbrio entre interior e exterior. Mas, uma vez atingido esse equilíbrio, a inércia perde parte da sua utilidade. Se estiver uma semana a 40º, a inércia não resolve o problema...
  5. Mas afinal no verão tem que andar calçados senão constipam.

Para refrescar o chão fica a que temperatura? Gelado certo?

Ou estou a ver mal.
    • smdx
    • 20 junho 2018
    mas a minha questão é que durante 1 semana não estão sempre 40ºC... se durante a noite baixar para 30ºC (e já acho muito) a média ao longo do dia será 30 e tal..
    nesse caso, como estamos a falar de inércia deveria ser a temperatura média a ser considerada, não?

estou a perguntar por senso comum...
  6. Colocado por: rsvaluminioPara refrescar o chão fica a que temperatura? Gelado certo?
    a temp maxima de contacto é de 20°C.
  7. Colocado por: rsvaluminioMas afinal no verão tem que andar calçados senão constipam.

Para refrescar o chão fica a que temperatura? Gelado certo?

Ou estou a ver mal.

Está a ver mal. Se estivesse gelado não iam faltar condensações.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, two-rok, jorgealves
  8. Colocado por: jorgealvesdeveras curioso, a maioria dos empreiteiros decentes não tem espaço para executar novos trabalhos e você ainda arranja um que além de tempo ainda tem um seguro de boa execução.

de quando em vez vossemecê é, no mínimo, ridículo....
  9. Colocado por: Anonimo18072022AMesmo não estando gelado não deixa de ser uma preocupação.

Claro.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  10. Colocado por: SkinkxA inércia é a "mola" que faz com que demore mais tempo a atingir-se o equilíbrio entre interior e exterior. Mas, uma vez atingido esse equilíbrio, a inércia perde parte da sua utilidade. Se estiver uma semana a 40º, a inércia não resolve o problema...

Quando chega atingir esse equilíbrio é pior que uma casa com inércia fraca, porque quando as temperaturas baixam lá fora mesmo abrindo as janelas não é suficiente para a energia acumulada .

A inércia regula os picos e absorve energia e depois liberta , mas se a habitação tiver um bom isolamento, boa caixilharia, dispositivos de protecção solar, tem menos ganhos de verão, se for no litoral.... , basta ventilar a casa a noite para baixar a temperatura.

Este também é um assunto complicado...
  11. Colocado por: zinna

Quando chega atingir esse equilíbrio é pior que uma casa com inércia fraca, porque quando as temperaturas baixam lá fora mesmo abrindo as janelas não é suficiente para a energia acumulada .

A inércia regula os picos e absorve energia e depois liberta , mas se a habitação tiver um bom isolamento, boa caixilharia, dispositivos de protecção solar, tem menos ganhos de verão, se for no litoral.... , basta ventilar a casa a noite para baixar a temperatura.

Este também é um assunto complicado...

Para tentar ajudar:

- uma casa de inércia fraca não gere picos de calor, por isso assim que aquecer nota-se logo o desconforto interior, se não houver climatização activa.
    - uma casa de inércia forte acumula o calor excessivo durante o dia, na medida do possível, e depois à noite, com as noites mais frescas e o auxílio da ventilação noturna, faz a descarga desse calor excessivo quando o mesmo é menos incomodativo.

Na minha opinião é sempre vantajoso ter inércia térmica forte em contexto de habitação, particularmente num clima mediterrânico como o nosso, onde pode haver uma "mudança de estação" mais súbita durante o dia. Em contexto de serviços, como um escritório, com picos de ocupação bem definidos e descontinuados, já acho que se pode ter o entendimento totalmente oposto.

Mas volto a repetir que a inércia não faz milagres, quando satura, debita calor. O exemplo que o Pedro Azevedo deu é um bom exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
    • MNeo
    • 20 junho 2018
    Em termos de libertação de calor poderá também haver a necessidade de diminuição da espessura de isolamento para haver uma libertação mais facilitada do calor acumulado
  12. Colocado por: MNeo

O sistema irá complementar os 10% de necessidades que a casa por si só (por meio passivo) não consegue garantir.

Que eu tenha conhecimento não existe nenhum tipo de construção que por si só consegui suprimrir todas as necessidades de aquecimento e arrefecimento sem qualquer sistema complementar.

As edificações com necessidades quase nulas de energia (NZEB) têm é consumos de energia muito inferiores as edificações "correntes"

Que se entende por habitação corrente?
    • MNeo
    • 20 junho 2018
    Colocado por: callinasQue se entende por habitação corrente?

O tipo de construção usualmente edificado no nosso Pais.

O NZEB não se aplica somente a edifícios de habitação.
  13. Colocado por: Skinkx- uma casa de inércia fraca não gere picos de calor, por isso assim que aquecer nota-se logo o desconforto interior, se não houver climatização activa.

podemos comparar com um carro?

Se estiver ao sol é insuportável , mas se estiver a sombra não tem problema...

Se tivermos uma casa com fraca inércia , com bom isolamento sem pontes térmicas, sem grandes janelas ... podemos ter menos picos de calor ou não ???
  14. Colocado por: zinnafraca inércia
    = mais

Colocado por: zinnapicos de calor
    ou frio
    Concordam com este comentário: zinna
  15. Não vejo o PRH como solução para frio pois, ao contrário do Inverno onde o nosso conforto é dentro de casa, no Verão, e mais ainda tratando-se de uma moradia, acho que o conforto está em usufruir do exterior: janelas abertas e comunhão com a relva e com o sol.
    Dessa forma, e para o meu caso, um PRH a fazer frio nunca seria suficiente por si só pois não tem a rapidez de resposta de um ac, por exemplo.
    Acredito que mantendo a casa fechada e protegida, que o PRH seja capaz de a climatizar confortavelmente. Mas com miúdos a entrar e sair, somente um ac responde com a rapidez necessária.
  16. Olhe que não, o radiante não funciona através de convecção ou seja a principal via de funcionamento não é aquecer ou arrefecer o ar, mesmo que abra umas janelas ou portas de vez em quando não é por aí que a casa aquece com um radiante.

0.0324 seg. NEW