Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: ASM25Vamos supor que lhe entregam uma obra... exigência
    se entregaram a obra é porque apresentei proposta,

se apresentei proposta é porque estudei o edifício e tirei as minhas ilações tendo emitido a minha opinião e recomendações sobre o comportamento térmico do mesmo, se depois são seguidas ou não isso já não é comigo.
  2. Colocado por: jorgealvesno entanto existem soluções que é preciso ir ao terreno e senti-las, pois nas folhas de calculo, nos manuais e pela lógica aquilo não bate certo.

Engraçado que isto parece conversa do James, que neste tópico andou sempre a concordar com o skinkx.
  3. Colocado por: jorgealvese somente os tubos

E somente os tubos... significa que acaba pelo o sistema ser igual aos outros?

O que aconselha a acoplar como solar a ech2o?

Pelo que percebi não é possível a ech2o dar apoio ao termossifão.
  4. Colocado por: jorgealvesse entregaram a obra é porque apresentei proposta,

se apresentei proposta é porque estudei o edifício e tirei as minhas ilações tendo emitido a minha opinião e recomendações sobre o comportamento térmico do mesmo, se depois são seguidas ou não isso já não é comigo.

entao desculpe que lho diga, e sem qualquer malícia, mas vossemecê nao passa daquilo que a acusa os outros de serem, um fanfarrão... que quando a coisa corre bem é o maior mas quando corre mal o cliente final é quem fica com o problema ás costas...
  5. Colocado por: ASM25entao desculpe que lho diga, e sem qualquer malícia, mas vossemecê nao passa daquilo que a acusa os outros de serem, um fanfarrão... que quando a coisa corre bem é o maior mas quando corre mal o cliente final é quem fica com o problema ás costas...

Já lhe explicaram que alguns clientes andam por aqui .... vamos esperar que sejam eles a dizer isso.
  6. Colocado por: ASM25um fanfarrão
    vindo de si nem seria de esperar outra coisa, aliás desde o primeiro instante que o seu discurso é muito na onda de apoio cego a certas opiniões,

mas vejamos o hipotético cenario: quem é o instalador com recomendações de multiplos donos de obra a quem prestou serviço????
    e que por acaso até ja aqui o manifestaram por muitas e variadas vezes???

EU

então tire as palas e use a cabeça para pensar.
    Concordam com este comentário: two-rok
  7. Colocado por: Picareta
    Já lhe explicaram que alguns clientes andam por aqui .... vamos esperar que sejam eles a dizer isso.

o empreiteiro que me fez,faz e fara, a minha moradia irá deixar 37 500 euros de garantia para a sua boa execuçao... tambem ele ja fez centenas de habitaçoes, excelentes referencias, mas carissima, a garantia irá ficar...

porque razao nao se deve exigir o mesmo a quem afirma a pé juntos que o sistema de arrefecimento funciona? acho que é o minimo exigivel....

abraço
  8. Colocado por: jorgealvesvindo de si nem seria de esperar outra coisa, aliás desde o primeiro instante que o seu discurso é muito na onda de apoio cego a certas opiniões,

mas vejamos o hipotético cenario: quem é o instalador com recomendações de multiplos donos de obra a quem prestou serviço????
    e que por acaso até ja aqui o manifestaram por muitas e variadas vezes???

EU

então tire as palas e use a cabeça para pensar.

nao se ofenda Jorge... apenas usei uma expressao sua ... sem malicia...
  9. Colocado por: ASM25o empreiteiro que me fez,faz e fara, a minha moradia irá deixar 37 500 euros de garantia para a sua boa execuçao...

É porque você deve pagar bem, estão todos a recusar trabalho, e você encontrou um que aceita deixar uma garantia de 37500€!!
    Em dinheiro ou garantia bancária?
  10. Colocado por: Picareta
    É porque você deve pagar bem, estão todos a recusar trabalho, e você encontrou um que aceita deixar uma garantia de 37500€!!

bancaria... foi uma seguradora...
  11. Colocado por: Picareta

e sim, pago bem...pago sempre o que me comprometo...sempre.... e nas datas que me comprometo....

abraço
  12. Colocado por: Picaretaisto parece conversa do James
    que não deixava de ter alguma razão, segundo se consta o problema estava na concretização das expectativas geradas.
  13. Colocado por: ASM25
    o empreiteiro que me fez,faz e fara, a minha moradia irá deixar 37 500 euros de garantia para a sua boa execuçao... tambem ele ja fez centenas de habitaçoes, excelentes referencias, mas carissima, a garantia irá ficar...
    deveras curioso, a maioria dos empreiteiros decentes não tem espaço para executar novos trabalhos e você ainda arranja um que além de tempo ainda tem um seguro de boa execução.
    • ptuga
    • 20 junho 2018 editado
    Colocado por: ASM25

Uma situação simples...

Vamos supor que lhe entregam uma obra... exigência : que o sistema funcione para arrefecimento nas temperaturas da zona ( 40's no pico do verão). Que colateral dá vossemecê para garantir que o sistema será eficaz?

Abraço

Tentando ajudar, não dei a minha opinião dado o sistema ser recente e penso que conclusões apenas as devo tirar no fim do verão.
    Temperaturas por aqui… resultados de uma estação profissional.
    Temperatura anda entre os 22 e os 23, conforme as divisões, sendo mais alta na sala que nos quartos. Anteontem chegou aos 23ºC.

Edit:
    Aproveitanto que ainda dá...exclui a cozinha que efetivamente a temperatura chegou aos 24 C mas aí deve-se a dois fatores:
    1 - o forno, utilizo quase diariamente o forno para cozinhar e não há milagres que se mete um aparelho a 200ºC durante uma hora
    2- um erro meu que não previ que o janela abaixo apanhasse tanto sol como apanha. São 3 horas, das 18h às 21H ainda por cima com vidros de "inverno".
    Vou tentar corrigir o problema com isto

https://www.controsol.pt/pt/catalogo-toldos-e-sombreamentos-exteriores-toldo-vertical-guiado
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Azevedo78, zinna
      foto.JPG
      Janela2.jpg
    • MNeo
    • 20 junho 2018
    Colocado por: rsvaluminioEntão na passive house segundo entendi, gastamos no isolamento e depois gastamos em colocar um sistema de aquecimento e arrefecimento que só liga 10% do tempo?

O sistema irá complementar os 10% de necessidades que a casa por si só (por meio passivo) não consegue garantir.

Que eu tenha conhecimento não existe nenhum tipo de construção que por si só consegui suprimrir todas as necessidades de aquecimento e arrefecimento sem qualquer sistema complementar.

As edificações com necessidades quase nulas de energia (NZEB) têm é consumos de energia muito inferiores as edificações "correntes"
  14. Colocado por: ASM25

Uma situação simples...

Vamos supor que lhe entregam uma obra... exigência : que o sistema funcione para arrefecimento nas temperaturas da zona ( 40's no pico do verão). Que colateral dá vossemecê para garantir que o sistema será eficaz?

Abraço

Isso não é nada, tem de garantir 46 no pico do dia com noites de 31 graus. =)
  15. Colocado por: Anonimo18072022A
    Portanto utiliza 25ºC para calcular a potência de arrefecimento. Assim sendo o instalar de PRH só tem que aconselhar um equipamento que debite essa potência de arrefecimento assim como realizar a instalação que corresponde a essas exigências. O PRH é uma solução que tem várias provas teóricas e práticas que funciona em arrefecimento.
    Não entendo o porquê de tanta celeuma.

Se você em projecto usa 25ºC para cálculo agora refere 40º? Quem vai calcular a potência para o "pico" dos 40ºC? O instalador?

Não deveria esse aspecto vir referido em projecto térmico: necessidade de arrefecimento de X em projecto mas com picos de Y.
    Como é que o instalador tem dados para apurar a potência de arrefecimento para 35ºC-40ºC se não tem todos os dados para cálculo?
    O projectista "vomita" um projecto térmico feito "quase" tipo copy/past e depois o instalador tem que "adivinhar" o que será mais adequado. Não me parece correcto.

Depois exigem do aplicador respostas e quando este explica a configuração que melhor se adequa à exigência vêm com perguntas? :-) Coloquem-nas a quem fez o projecto térmico.

Sim é verdade mas PRH para arrefecimento roça o limite daquilo que eu consideraria conforto térmico.

Se esse custo da garantia estiver reflectido no preço final que pagou parece-me muito bem.

Só para que fique claro, os 25º de referência são no interior da casa. Ou seja, o nosso regulamento considera que a temperatura de conforto são 18 ºC interiores no inverno e 5 ºC exteriores no verão. E se você não dimensiona um sistema de aquecimento para uma temperatura exterior de 10 ºC, também não dimensiona o sistema de arrefecimento para 30 ºC exteriores no verão.

O sistema, para ser eficaz, e dependendo da zona, deve assegurar o conforto no inverno quando estão 0 ºC exteriores ou lá perto e (diria eu) quando estão 40 ºC exteriores no verão.

E porque você disse algo importante deixei a negrito:
    Sim é verdade mas PRH para arrefecimento roça o limite daquilo que eu consideraria conforto térmico.

Eu concordo com isto e por concordar é que acho que o sistema deve ser objecto de estudo prévio, porque no limite pode servir perfeitamente o propósito mesmo com 40 ºC na rua ou então ser insuficiente. E como é que eu sei isto? Com uma simulação dinâmica, porque o projecto térmico é limitado a esse nível, do que é o meu conhecimento.

Por exemplo, se o MNeo levar a sua avante e construir efectivamente uma Passsive House tem a garantia que as necessidades de arrefecimento são 10 W/m2. Como o PRh consegue suprir este valor, fica respondida a questão e resolvido o problema, o PRh é totalmente eficaz para o propósito pretendido. Mas a montante há um controlo do projecto térmico, no sentido de limitar o aquecimento da casa e isso vai ser útil a jusante, porque não é preciso nenhum outro trabalho adicional.

Ora, o que anda no mercado não são casas passivas, são projectos correntes. E aí digo eu que convém estudar o caso, para perceber se os 30 W/m2 do PRH, acrescido do auxílio da VMC (a tal receita que parecem não querer assumir) são eficazes a controlar o sobre-aquecimento. Se foram, tudo bem. Se não forem, ou se complementa ou se altera o sistema. Cada caso é um caso, eu nunca disse que não funciona, recomendo é que se estude, exactamente da mesma maneira que você apresenta aqui os seus estudos para o PRE. O princípio é o mesmo, estudar para aferir a eficácia do sistema.
  16. Colocado por: Picareta
    Engraçado que isto parece conversa do James, que neste tópico andou sempre a concordar com o skinkx.

O James não recomenda PRH a fazer frio. Ponto final.

O James não recomenda VMC. Ponto final.

Vai na volta, eu até diria que estou numa posição intermédia, estou num "tudo depende". Se pensar, verá que há diferenças, por muito que vos interesse a colagem.

Mas hoje, sinceramente, estou sem a paciência e a disponibilidade de ontem.

Por isso fica uma frase final, essa sim é do James - façam como acharem melhor, que eu nem em minha casa mando ;-)
  17. Colocado por: callinas
    Isso não é nada, tem de garantir 46 no pico do dia com noites de 31 graus. =)

Você diz isso a brincar mas há cada vez mais sistemas de bombas de calor bivalentes, com apoios por exemplo a gás, precisamente para suprir as necessidades nos picos de temperaturas mais frias.

A Daikin tem disso. O princípio do frio é exactamente o mesmo do calor.

Mas passem bem.
  18. Colocado por: Skinkxnão recomenda PRH a fazer frio
    afirma que nenhuma casa em Portugal precisa de arrefecimento, o que óbviamente não é correcto para todos os casos.

0.4951 seg. NEW