Iniciar sessão ou registar-se
  1. A bomba de calor ech2o de 300L, sem apoio eléctrico só aquece 150 litros úteis para aqs?
  2. Colocado por: ratodecasaNão vejo o PRH como solução para frio pois, ao contrário do Inverno onde o nosso conforto é dentro de casa, no Verão, e mais ainda tratando-se de uma moradia, acho que o conforto está em usufruir do exterior: janelas abertas e comunhão com a relva e com o sol.


    Posso-lhe perguntar se mora na "província" ou na "cidade"?
    E que no primeiro caso o usufruto que se refere é bem mais complicado e bem menos idílico do que refere.
  3. Colocado por: valsascA bomba de calor ech2o de 300L, sem apoio eléctrico só aquece 150 litros úteis para aqs?


    Penso que sim, pelo menos foi o que me responderam.

    A atlantic explorer solar 270L será uma boa opção?
  4. Colocado por: jo.sanatlantic explorer solar 270L


    Falaram-me dessa também, mas o COP dela a 14ºC (e a maioria é a 7ºC).

    Pelo preço da Atlantic existem melhores.

    Eu estou indeciso na ech2o 300L ou 500L (que corresponde a metade) ou Energie Eco 300i (tem um consumo máximo de 550w).
  5. Posso-lhe perguntar se mora na "província" ou na "cidade"?

    Não percebo esses termos.
    Moro numa cidade no norte de portugal.
  6. Colocado por: valsasc

    Falaram-me dessa também, mas o COP dela a 14ºC (e a maioria é a 7ºC).

    Pelo preço da Atlantic existem melhores.

    Eu estou indeciso na ech2o 300L ou 500L (que corresponde a metade) ou Energie Eco 300i (tem um consumo máximo de 550w).


    Qual o COP da echo2o 300L e da Energie Eco 300i? Essa energie pelo que li tem versões com deposito em inox, na minha ignorancia inox deve ser o melhor material para um deposito.
  7. Colocado por: jo.sanQual o COP da echo2o 300L e da Energie Eco 300i? Essa energie pelo que li tem versões com deposito em inox, na minha ignorancia inox deve ser o melhor material para um deposito.


    Pelo que me é possível verificar nas fichas técnicas o Cop das duas é 4,3... JorgeAlves pode confirmar estes valores?

    Sim a Energie tem o depósito em inox, logo manutenção anual. (Garantia de painel de 10 anos e do depósito de 5 anos)

    A da Daikin não tem o depósito de inox e tem muito menos peças, logo menos peças para avarias. (Garantia de 2 anos, penso que o compressor tem 3)
    (provavelmente uma peça Daikin deve ser muiiiito mais cara que da Energie)

    Eu estou indeciso entre as duas pelo facto somente da Daikin trabalhar por inércia o que significa que a para ter 300L com a bomba de calor necessita da Daikin de 500L.
  8. Colocado por: valsascGarantia de 2 anos
    3 anos em instaladores Daikin.
  9. Colocado por: jo.saninox deve ser o melhor material para um deposito.
    aprsar de não serem comparáveis, o melhor é não ter água de consumo parada, o reverso da medalha é o menor volume equivalente.

    O COP da ech2o não sei de cor teria que consultar mas é certificado Eurovent.
  10. Se puder instale uma solução que não seja de acumulação.
  11. Colocado por: callinasSe puder instale uma solução que não seja de acumulação.


    Por causa da qualidade da água? Mesmo tendo tratamento água com cloro?
    Tendo um depósito de 200 ou mesmo 300L essa agua nao vai ficar parada por mais de 24h, sinceramente se for por causa da qualidade da água em si não estou a ver grande problema mas claro que posso estar enganado. Ou os depositos de acumulaçao largam alguma coisa para a água?
  12. Colocado por: jo.sanposso estar enganado
    muito enganado. nunca ouviu falar de Legionella?
  13. Sim, mas aí podemos falar das dos jacuzzi no exterior em que ficam muito tempo e antes de utilizar novamente temos que fazer limpeza...
    Por 24h não sabia.... Porque antigamente as pessoas tinham depósito de água no telhado e estavam mais de 24h...
    Não sei se será uma boa comparação
    • jo.san
    • 26 junho 2018 editado
    Colocado por: jorgealvesmuito enganado. nunca ouviu falar de Legionella?


    Daí ter falado do cloro. Os depositos de acumulaçao também todos eles conseguem atingir altas temperaturas que matam a Legionella, aliás o principal problema nem são os depósitos mas sim a água que está parada nas tubagens correcto?

    Vejo aqui no forum recomendarem valvulas misturadora a saida do deposito. Quer dizer que desde o deposito ate a saida da agua a agua nunca vai estar muito quente, alias vai estar no valor do pico crescimento da Legionella 40-45ºC.

    De qualquer das formas a mim parece-me quase impossivel num sistema moderno qualquer ele que seja existir contaminação por Legionella, bem mais perigoso é o ar condicionado até porque a Legionella só é transmitida por via aerea e nunca por ingestão de agua contaminada.


    Além de de que a 50ºC a Legionella não se multiplica .

    Quem quer resolver a 99,99% o problema de legionella é instalando um sistema UV com capacidade de aplicar uma dose de 25 mJ/cm2.
    Agora entre um depósito de acumulação ou de inercia não vejo qualquer desvantagem no 1º em relação a Legionella, está inactiva (50ºC) e esses sistemas tem picos de 70ºC que matam a bactéria.

    Em vez de dizer que a Legionella é um problema nos depositos de acumulação acho que é mais correcto dizer as desvantagens associadas aos mecanismos de controlo da Legionella que esses depositos usam, neste caso são os picos de temperatura (70ª) e o aumento da energia consumida.
  14. Por isso é mais para de botas a ech2o é melhor pois não tem necessidade de picos de prevenção da Legionella e dos outros poluentes.
  15. uma pergunta de um ignorante, um compressor para ser inverter, é diferente dos outros no seu interior ou existe alguma placa (modulo conversão de frequência) no exterior que o faz inverter? obrigado
    • eu
    • 4 julho 2018 editado
    Colocado por: jo.sanQuer dizer que desde o deposito ate a saida da agua a agua nunca vai estar muito quente, alias vai estar no valor do pico crescimento da Legionella 40-45ºC.

    Só se essa água permanecesse nos tubos nessa gama de temperaturas durante muito tempo é que a bactéria poderia reproduzir-se de forma perigosa. Mas como a água desses tubos está sempre a ser renovada, não dá tempo à bactéria para se reproduzir.

    A legionella é um risco relevante acima de tudo em grandes sistemas de circuito fechado, como as torres de refrigeração industriais.
  16. Colocado por: eucomo as torres de refrigeração industriais.
    que além disso ainda "vaporizam" água.
  17. Os: É obrigatório legalmente a existência de válvula termostática a saída de depósitos com ligação a solar chamando de anti queimadura .
    Concordam com este comentário: eu
  18. Colocado por: eu
    Só se essa água permanecesse nos tubos nessa gama de temperaturas durante muito tempo é que a bactéria poderia reproduzir-se de forma perigosa. Mas como a água desses tubos está sempre a ser renovada, não dá tempo à bactéria para se reproduzir.

    A legionella é um risco relevante acima de tudo em grandes sistemas de circuito fechado, como as torres de refrigeração industriais.


    Concordo. Da mesma forma que problemas de Legionella em bombas de calor com depósito de acumulação o risco de Legionella é irrelevante, certo?
 
0.5125 seg. NEW