Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas, estou com uma dúvida...
    Estando em projeto painéis solares, e eu agora não achar k me seja favorável, posso desistir deles?
  2.  # 2

Colocado por: Miguel Pintoposso desistir deles?
    se tiver produção energética por outro meio renovável equivalente ou superior para a produção de AQS, sim, senão tem mesmo que os instalar.
    Concordam com este comentário: Skinkx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergioleite57
  3.  # 3

Colocado por: jorgealvesse tiver produção energética por outro meio renovável equivalente ou superior para a produção de AQS, sim, senão tem mesmo que os instalar.
    No meu caso tinha gás para AQS, mas optei por não colocar, vou ter uma BC para AQS, com isto não vejo k me seja em conta gastar € em painéis solares... Está alteração não dará para me livrar dos painéis solares?
  4.  # 4

Miguel

Leia este tópico, acho que fala sobre isso

https://forumdacasa.com/discussion/42072/melhor-bomba-de-calor-para-aqs/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel Pinto
  5.  # 5

Colocado por: Miguel PintoEstando em projeto painéis solares, e eu agora não achar k me seja favorável, posso desistir deles?

Colocado por: Miguel PintoNo meu caso tinha gás para AQS, mas optei por não colocar, vou ter uma BC para AQS, com isto não vejo k me seja em conta gastar € em painéis solares... Está alteração não dará para me livrar dos painéis solares?

isso são questões para discutir com os projectistas que executaram o projecto térmico.

Eu também faço obras e estou constantemente a falar com os projectistas, para avaliar que implicações tem as minhas escolhas com o certificado energético, alterações às caixilharias, isolamentos, ventilações, produção de AQS....., óbvio que no final tenho que lhes pagar por esse trabalho, mas não são assuntos para resolver num forum.
    Concordam com este comentário: Skinkx
  6.  # 6

Colocado por: Picareta

isso são questões para discutir com os projectistas que executaram o projecto térmico.

Eu também faço obras e estou constantemente a falar com os projectistas, para avaliar que implicações tem as minhas escolhas com o certificado energético, alterações às caixilharias, isolamentos, ventilações, produção de AQS....., óbvio que no final tenho que lhes pagar por esse trabalho, mas não são assuntos para resolver num forum.
    Concordam com este comentário:Skinkx

Pergunta-se o que quer.
    Responde/ajuda quem quiser.
    Isso de mandar perguntar ao projetista-enfim é o que é!!!
    Concordam com este comentário: Miguel Pinto
  7.  # 7

Colocado por: Picareta

Concordam com este comentário:Skinkx
    Mais valia não se ter dado ao trabalho de escrever tal texto...
    Então quais são os assuntos que para este fórum?
    É que todas as situações que aqui tenho lido no fórum também são assuntos para discutir com os vários projectistas de cada caso e cada obra...
    E se o colega assim pensa não sei porquê aqui está a anos?!!!

E você deve saber bem, que todos projectistas, Engº , Impreiteiros, fiscais, é tudo como convém a cada um, mas quem paga tudo isto, é este que se lixa sempre...
  8.  # 8

O Picareta tem razão.
    A não ser que coloque aqui no fórum o projecto, só o projectista lhe pode indicar se pode ou não não colocar os painéis.
    Esta a fazer um raciocínio errado por mais que seja económico produzir AQS com uma bomba de calor, produzir AQS de Maio a Outubro, normalmente é gratuito e na maioria dos cenários e famílias, nesse período não precisa de gastar energia em AQS.
  9.  # 9

Colocado por: Miguel PintoEntão quais são os assuntos que para este fórum?

Neste forum pode-se discutir tudo, mas existe um pré certificado energético, e o Miguel Pinto tem um de certeza, e só o projectista que o fez lhe poderá dizer se pode, ou não, substituir o esquentador por uma BC, para as AQS, ou se isso lhe vai baixar a certificação energética.

Para a próxima pense um bocadinho antes de dizer disparates.
  10.  # 10

Ok....
  11.  # 11

Muito possivelmente vou instalar uma solução de bomba de calor integrada com painéis solares para AQS e aquecimento/arrefecimento via piso radiante, mas tenho uma dúvida sobre o modo de interacção entre a BC e os painéis solares. A bomba de calor será Daikin.

Numa solução destas, quando/como é que a bomba de calor decide que vai trabalhar para fazer AQS? Para que o sistema funcione de forma eficiente, este tem que perceber se existe sol suficiente para fazer AQS, certo? Como é que isto é controlado?
  12.  # 12

Colocado por: rigsyNuma solução destas, quando/como é que a bomba de calor decide que vai trabalhar para fazer AQS? Para que o sistema funcione de forma eficiente, este tem que perceber se existe sol suficiente para fazer AQS, certo? Como é que isto é controlado?
    isso é defenido por via da parametrização tendo que ser ajustado em função da instalação e das necessidades.

Indo desde o apoio permanente ao apoio condicional em horários específicos.
    • zeto
    • 19 janeiro 2018

# 13

Boas, qua é a diferença de uma bomba de calor e um multi split por exemplo da mitsubishi, é que li nas características de um multisplit e consta que tb é uma bomba de calor,,, é verdade..
    • zeto
    • 20 janeiro 2018

# 14

Colocado por: zetoBoas, qua é a diferença de uma bomba de calor e um multi split por exemplo da mitsubishi, é que li nas características de um multisplit e consta que tb é uma bomba de calor,,, é verdade..
  13.  # 15

Sim, um AC é uma BC.
  14.  # 16

ms não faz a mesmas coisas
  15.  # 17

existem 3 tipos basicos de bombas de calor:

ar\ar: vulgo AC´s
    ar\agua: as normais bombas de calor para aquecimento ambiente e AQS com permuta com o ar tipo as habituais monobloco exteriores ou split´s
    agua\agua: bombas de calor com permuta exclusivamente liquida por exemplo as geotermicas.
  16.  # 18

Bomba de calor jumbo
      IMG_20180202_181838.jpg
  17.  # 19

E a do Pingo Doce?
  18.  # 20

Bomba de calor jumbo;

Avaliação tecnica pro bono de ums instalação

Colocado por: PandRE a do Pingo Doce?
    uma moradia,

Ps: por cima sao os quartos 😂,
      IMG_20180202_1818382.jpg