Colocado por: benignolopesClaro que os Conandos nao são melhores que o GOE/PSP, nem são piores, são diferentes... no curso dos GOE/PSP não morre ninguém? Acredito. Quantos deles ouviram rajadas com munições reais em pleno Afeganistão? Quantos deles viram uma viatura ir pelos ares matando um militar no Afeganistão? Está respondido. Quantos de vocês passaram por esta situação.... pois... aí iam agradecer muita da formação que tiveram... mais uma vez repito, tropas especiais não são escuteiros. Atenção, isto aplica-se às outras tropas especiais também. E sim, o chavão " instrução dificil, combate fácil" aplica-se e muito bem, veja-se por exemplo os atletas.
ATENÇÃO, deve-se apurar até às ultimas consequencias o que aconteceu e punir, se for caso disso os responsaveis, é isso que eu defendo.
Quantos dos que estão a comentar tiveram instrução nos ultimos 10 anos? A tropa de hoje nada tem a ver com a de à 20, 30 anos, em que a maior parte do tempo era passado a fazer flexões e a campinar. Os formadores hoje são avaliados, nas tropas especiais tem-se optado em colocar pessoal com formação numa determinada matéria a dar essa matéria, as instruções obedecem a horários rígidos, toda e qualquer instrução tem de estar em horário. Já não existe o fazer flexões e campinar só para encher chouriço. Reparem noutra coisa, esta malta andava a ser monitorizada por uma universidade... já estamos num nivel de exigência em que não se está a brincar às casinhas, pelo contrário, já se está a um nivel altamente profissional com monitorizacoes e acompanhamento constante.
Agora como em tudo, há bons e maus instrutores, há bons e maus médicos, há bons e maus arquitetos, engenheiros, fiscais, construtores,DO, etc... já agora, quantos morrem por ano nos SEALS, nos RANGER, nos SAS, na Legião e por essas tropas especiais pelo mundo "civilizado" fora? O que quer então dizer que são todos uns maus profissionais e que nao percebem nada da poda.
É verdade que os Comandos sempre foram um bocado arruaceiros, faz parte do ADN deles, bem ou mal??? Mas os paraquedistas também não se ficam atrás.
Valter, não duvido da sua história, mas é das poucas negativas que conheço, normalmente todos adoram trabalhar com os portugueses, sejam OE, PQ, CMD, FUZ, seja a chamada tropa do arremache...
Colocado por: branco.valter
Terem visto dois camaradas morrerem, mais a pressão familiar e terem tido uma semana para pensarem que aquilo não é brincadeira, até estranho só terem desistido 17. Já agora, os militares podem simplesmente desistirem?! Não gozem com a situação, puderam estes por causa do que aconteceu, num curso normal era tudo corrido a pontapé, arranhavam o resto do curso e só depois é que os deixavam desistir.
Colocado por: benignolopesClaro que os Conandos nao são melhores que o GOE/PSP, nem são piores, são diferentes... no curso dos GOE/PSP não morre ninguém? Acredito. Quantos deles ouviram rajadas com munições reais em pleno Afeganistão? Quantos deles viram uma viatura ir pelos ares matando um militar no Afeganistão? Está respondido.
Colocado por: benignolopesFA. Eles estiveram em Angola, as FA também, as FA estiveram a fazer extração de pessoal português no Ex-Zaire, actual congo.
Colocado por: benignolopesÉ verdade que os Comandos sempre foram um bocado arruaceiros, faz parte do ADN deles, bem ou mal???
Colocado por: benignolopesValter, sim, quem teve inicialmente a vertente na formação de áreas edificadas foram os Paraquedistas e foram eles que transmitiram grande parte dos conhecimentos. Obviamente que tropa especial não é para estar sentada a ouvir instrução, mas é importante que estejam atentos e concentrados em certo tipo de matérias
15 instructeurs commandos formés par l’EUTM.
Lors d’une cérémonie de clôture, 15 commandos ont reçu leur brevet des mains des instructeurs de l’EUTM Mali le 16 septembre.
Félicitations à eux !