Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Há crítica construtiva e destrutiva. Quando se trata de funcionalismo público...a sua vai sempre para a segunda opção e todos já sabemos porquê. Mas se é feliz assim, sem analisar concretamente o porquê da não actuação dos C130 no território Português...força!

    E se há interesses por trás de TODAS as tomadas de decisão? Claramente que sim. Mas vamos falar, trocar ideias, não apenas destilar fel a torto e a direito.
  2.  # 122

    O fiasco dos C130 está explicado no comunicado do dito Oficial :
    - Não serve para atacar incêndios em orografias como a portuguesa. Como ele diz só para "regar" corta fogos ou prevenir reacendimentos.
    - Não carrega em voo o que leva horas entre descargas. E como em Portugal já não é permitido o uso de calda retardante anadr a despejar agua a muita altitude é inútil. Os Beriev que os russos nos quiseram vender têm problemas semelhantes e embora carreguem em voo só no mar ou estuários o podem fazer. E com agua salgada que não é recomendável.
    - Também fica claro no comunicado que os oficiais ad FA não estavam disponíveis para receberem ordens de um qualquer comandante de bombeiros. E pretender levar um bombeiro num avião guia para orientar as largadas só pode ser anedota.
    - Criar uma esquadra de canadair's para operar 2 messes por ano teria que ser muito bem explicado. E criar outra para helicópteros ligeiros?? Já se espatifaram centenas de milhões de euros no projeto dos helis para o exército e agora vamos repetir a asneira???
  3.  # 123

    Carvai os Canadair que falei anteriormente são multifunções, tanto dão para combater incêndios como para fazer missões SAR, libertando os C-295 só para as missões de transporte, visto que os C-130 estão meio nas lonas...

    Os helicópteros vão ter que ser adquiridos quer sejam para isso ou não, visto que os Alouette já não aguentam muito mais tempo. Os mesmos podem começar por ser os que estão neste momento sobre a alçada do Ministério do interior e são propriedade do Estado Português.
  4.  # 124

    Canadair na busca e salvamento causa-me muitas dúvidas mas não sou especialista na area. E para isso temos os P3 -Orion que não servem só para fazer rapadas na praia. E os espanhóis têm 12 canadair's no Exercito do Ar e continuam a alugar outros tantos bem como helis e outros aviões ligeiros.
    E sobre helis ligeiros para operações militares e combate a incendio fico com as mesmas dúvidas.
    Mas o mais importante nesta discussão é que transferir uma parte dos meios aéreos de combate aos incêndios para a Força Aérea não é de certeza a melhor solução para combater a eventual corrupção nos contratos públicos na area. Tal como combater a corrupção nas obras publicas não se faz pondo a Engenharia Militar a a construir autoestradas ou escolas publicas.
  5.  # 125

    Colocado por: CarvaiLamento que a critica a determinados lobbies ou corporações provoque tantas reações alérgicas.
    Poderia rebater com argumentos válidos


    Causa reações alérgicas porque as criticas feitas não são com argumentos válidos.
    Você dispara para tudo quanto é lado porque a sua família não lhe liga nenhuma, essa é a verdade.
    Você diz que foi militar mas na volta não aprendeu nada e só viveu à sombra da bananeira.

    Mas vamos lá.
    Quem é que faz / fez os negócios com qualquer equipamento militar?
    São os políticos, empresários, banqueiros.
    Os militares apenas dão pareceres que muitas vezes nem são tidos em consideração porque o que manda são os negócios paralelos.

    Por exemplo os F-16 (que desconheço por completo o processo).
    Por um lado os americanos vendem com as condições que quer.
    Por outro lado, dominam a politica externa que "obrigam" a comprar os ditos F-16.
    Essa parte de obrigar é criar uma condição que apenas eles tenham para ser obrigados a optar pela única opção que cumpre com os requisitos.
    Fácil, não?

    Isso é só um exemplo, entre muitos.
  6.  # 126

    Colocado por: CarvaiCanadair na busca e salvamento causa-me muitas dúvidas mas não sou especialista na area. E para isso temos os P3 -Orion que não servem só para fazer rapadas na praia. E os espanhóis têm 12 canadair's no Exercito do Ar e continuam a alugar outros tantos bem como helis e outros aviões ligeiros.


    Só os últimos dois que foram adquiridos, são da versão que eu defendo que Portugal compre. É a última versão dos velhos conhecidos Canadair e como já disse antes, são multifunções.

    E sobre helis ligeiros para operações militares e combate a incendio fico com as mesmas dúvidas.


    Quantas fotos quer?

    Mas o mais importante nesta discussão é que transferir uma parte dos meios aéreos de combate aos incêndios para a Força Aérea não é de certeza a melhor solução para combater a eventual corrupção nos contratos públicos na area. Tal como combater a corrupção nas obras publicas não se faz pondo a Engenharia Militar a a construir autoestradas ou escolas publicas.


    Então qual é a solução? Manter empresas que pagam 5 vezes mais aos pilotos que a FAP? Contractar empresas que se recusam a ir para a Madeira porque não estava acordado? Manter contractos milionários que se pagavam a si próprios se adquirissem esses meios para a FAP em meia dúzia de anos?
  7.  # 127

    Colocado por: nielskyCausa reações alérgicas porque as criticas feitas não são com argumentos válidos.
    Você dispara para tudo quanto é lado porque a sua família não lhe liga nenhuma, essa é a verdade.
    Você diz que foi militar mas na volta não aprendeu nada e só viveu à sombra da bananeira.

    Continuo a não responder a insultos pessoais. É uma questão de educação...

    Colocado por: nielskyQuem é que faz / fez os negócios com qualquer equipamento militar?
    São os políticos, empresários, banqueiros.
    Os militares apenas dão pareceres que muitas vezes nem são tidos em consideração porque o que manda são os negócios paralelos.

    Totalmente falso. Um ministro ou sec estado não distingue uma G3 de uma H&K quanto mais um helicóptero de combate de um de turismo. Os cadernos de encargos são elaborados por militares bem qualificados na area e a decisão sobre qual o equipamento a adquirir é sempre deles. Depois as condições do negócio é que são "trabalhadas" por politicos e banqueiros.
    Por acaso lembra-se dos 2 nomes que o tribunal alemão identificou na corrupção da adjudicação dos submarinos ?? Pois não está lá o P Portas mas de um almirante.

    Colocado por: nielskyPor exemplo os F-16 (que desconheço por completo o processo).
    Por um lado os americanos vendem com as condições que quer.

    Por estas e outras o embaixador americano dizia que os militares portugueses gostavam de brinquedos caros.
    • Carvai
    • 16 agosto 2016 editado

     # 128

    Colocado por: branco.valter
    Quantas fotos quer?

    É como as fotos dos C130 a combater fogos em Portugal. Só existem as tiradas no Montijo para ministro ver .

    Colocado por: branco.valterEntão qual é a solução? Manter empresas que pagam 5 vezes mais aos pilotos que a FAP? Contractar empresas que se recusam a ir para a Madeira porque não estava acordado? Manter contractos milionários que se pagavam a si próprios se adquirissem esses meios para a FAP em meia dúzia de anos?

    Não conhece mesmo a area. Os pilotos dos incêndios são pagos á hora e o resto do ano andam a fazer biscates nas plataformas de petróleo ou na agricultura. E reformam-se aos 65 anos e não aos 50 ( para depois trabalharem no privado acumulando ordenados).
    Ir á Madeira??? Meios aéreos na Madeira só se fosse um helicóptero ligeiro e esse teria que ser desmontado e levado de barco. No Porto Santo está um Melin da FAP mas esse não carrega baldes ( mas pode encontrar fotos na net a faze-lo ).
    E ter meios aéreos não é só comprar. Mante-los a voar custa tanto ou mais que comprar. Não é por acaso que a Força Aérea tem uma taxa de operacionalidade cerca de 50% . E não tem seguros, quando caem têm de os pagar.
  8.  # 129

    Colocado por: Carvai
    É como as fotos dos C130 a combater fogos em Portugal. Só existem as tiradas no Montijo para ministro ver .


    Os Kamov são helicópteros militares usados para fins civis, mas há mais e usados todos os dias:









    Os nossos EH-101 não são usados porque temos poucos e nem todos estão operacionais por falta de peças. Essa situação é decorrente a uma aquisição que foi feita sem qualquer tipo de contracto (agradeça ao Paulo das feiras). Depois fez-se um contracto que não incluía a manutenção das turbinas. Finalmente e depois da FAP muito penar lá conseguiram um contracto que engloba-se tudo. Neste momento os índices de operacionalidade rondam o que se é espectável para uma esquadrilha equipada com este aparelho. Há falta de peças deste helicóptero no mercado internacional devido à grande necessidade decorrente das várias guerras que o RU se enfiou desde 2001. Mas tem a tendência a melhorar.
  9.  # 130

    Colocado por: CarvaiPor estas e outras o embaixador americano dizia que os militares portugueses gostavam de brinquedos caros.


    Esqueceu-se de dizer em que situação ele disse isso e porquê. E penso que saiba tão bem como eu o que ele queria é que Portugal perde-se uma parte da sua soberania a favor de Espanha e os EUA. Acima de tudo e ao contrário dos caças, os EUA não fabrica SSK como os que nós compramos à Alemanha, por isso eles não iriam lucrar com mais uma venda de armas a Portugal.

    Uma das coisas que eu defendo é dentro dos possíveis, Portugal só compre armamento na UE.
  10.  # 131

    Colocado por: branco.valterma das coisas que eu defendo é dentro dos possíveis, Portugal só compre armamento na UE.

    Porque?
  11.  # 132

    Para diminuir a nossa dependência nos EUA, visto que sempre que compramos armamento a eles, ficamos com armamento que não podemos usar ao nosso belo proveito, visto que há limitações ao seu uso. Basta ver o que aconteceu nos anos 60/70.
  12.  # 133

    Para isso basta comprar a quem fizer o melhor contrato. Nao se trata da origem mas sim de quem analisa e assina o contrato de compra de equipamento por parte do nosso governo.
  13.  # 134

    Se fosse por aí, há muito indivíduo que devia prestar contas à justiça (responsáveis políticos e militares).

    Sim, eu concordo com o Carvai nesta, há muito General e Almirante que devia estar atrás das grades.
    Concordam com este comentário: treker666, Tyrande
  14.  # 135

    Colocado por: branco.valterSe fosse por aí, há muito indivíduo que devia prestar contas à justiça (responsáveispolíticos e militares).

    Sim, eu concordo com o Carvai nesta, há muito General e Almirante que devia estar atrás das grades.
    Concordam com este comentário:treker666,Tyrande


    Se fossem só Generais e Almirantes....
    (atenção que continuamos a falar da mesma coisa.)
  15.  # 136

    Se estamos a falar dos grandes programas de reequipamento militar é mesmo só os grandes responsáveis políticos e militares.

    Se estás a falar dos empresários que andaram a enriquecer com os Submarinos através de contrapartidas... isso já estamos a falar de algo perfeitamente "normal", afinal empresário que é empresário pensa que o lucro é privado, as dividas é que são públicas, certo?!

    A não ser que estejas a falar do sô Sargento responsável pelas messes que leva para casa as sobras (porque hoje em dia se o zé feijão não gostar da comida vai a um restaurante), ou então o outro que que é responsável pelo fardamento que leva para casa umas fardas/botas para os putos.
  16.  # 137

    Ou isto :
    "Exército confirma detenção de sargento-chefe em operação contra o tráfico de armas"
    Pois, temos sempre o argumento que o exemplo vem de cima e "tásse bem".
  17.  # 138

    Aí esses malandros... como é que em 21 anos de casa ainda não tinha reparado no cheiro da carrinha de transporte do pessoal da messe....
    Se isso me faz comichão? nope
    Se preciso de tirar alguma coisa do meu serviço? nope
    Ou os construtores são todos santinhos e nunca levaram um saco de cimento para "o amigo". (ironia)

    Voltando ao assunto, quem assina realmente é o General/Almirante, mas quem é que faz o relatório do material a adquirir?
    Quem é que foi dizer ao PPortas que o Submarino até tirava cafés? (ironia)
    Mas os submarinos/caças são uma ponta de um iceberg de dividas PÚBLICAS, claro.
    Já tinha referido no tópico dos "bate no funcionário público" que os maiores "mamões" foram privados.
    É só ir ver as vendas/rendas do Estado...
  18.  # 139

    Ambos sabemos que se fossem armas do nosso Regimento a noticia nem sequer tinha chegado aos media.
  19.  # 140

    Colocado por: luismsJá tinha referido no tópico dos "bate no funcionário público" que os maiores "mamões" foram privados.
    É só ir ver as vendas/rendas do Estado...

    Pois os privados são uns bandidos, para além de pagarem os impostos que sustentam o Estado TODO ainda querem mamar algum leitinho.
    Ha, o facto de 80% da despesa primária do Estado serem para salários e pensões dos FP é apenas um pormaior...
 
0.1311 seg. NEW